Quanto á RR e RFM, em pleno centro de Pombal, muito próximo da linha ferroviária, capto perfeitamente ambos os canais da Emissora Católica Portuguesa no meu XHDATA D-808. Ah... e como "bónus" consigo captar sinal inteligível da Mega Hits (90.0 MHz).
P.S.: pelos vistos, o caro pdnf passou quase á minha porta utilizando o comboio, eh, eh, eh...
Mas conseguiu medir o nível de sinal? Claro que o AP tem o efeito Gaiola de Fariaday, muito mais do que no AP porém, em Lisboa - Oriente captava todas menos as da R/Com, agora a passar Paialvo, nada de R/Com, as demais chegam todas.
Já agora, para teres uma ideia, a TV institucional da CP no CPA em que viajo está em 87.9 e, todavia, se meter o rádio à janela, já consigo ouvir a Antena 1 desde Santarém.
Captações/medições de sinal efectuadas há poucos minutos.
Local: centro de Pombal (próximo da via férrea), em varanda situada num 3o. andar virada ligeiramente para NE.
Equipamento: XHDATA D-808.
TX's TREVIM:
- Antena 1: 46 dBu/27 dB;
- Antena 2: 43 dBu/23 dB;
- Antena 3: 37 dBu/18 dB;
- RR: 34 dBu/20 dB;
- RFM: 44 dBu/24 dB;
- TSF: 32 dBu/24 dB.
Muito honestamente, estes são os valores habituais de intensidade de sinal obtidos na minha residência no local da casa (varanda) mencionado, inclusivé, os referentes aos dois canais da R/COM.
Por curiosidade, mais...
TX SANTO ANTÓNIO DA NEVE:
- Comercial: 42 dBu/20 dB.
TX's CRUZ DE MOUROUCOS (COIMBRA):
- M80: 20 dBu/12 dB;
- MEGAHITS: 28 dBu/13 dB.
TX's SERRA DE SICO:
- CARDAL: 44 dBu/20 dB;
- RÁDIO CLUBE DE POMBAL (97FM): 60 dBu/30 dB.
TX MONTEMOR O VELHO (AM):
- Antena 1: 62 dBu/25 dB.
Já agora, informações adicionais:
- tanto a Cardal como a Rádio Clube de Pombal retomaram a emissão a meio da tarde; provavelmente, alguma falha de energia nos emissores, pois na cidade não foi e nos últimos dias alguns locais da região em que já haviam retomado o fornecimento de electricidade volta e meia têm cortes no fornecimento da mesma.
- a Antena 1, entretanto, já re-ligou o TX de AM acima mencionado (630kHz); só dei conta disso hoje, por volta das 20h, por isso, imagino que a reentrada em funcionamento do mesmo tenha ocorrido 2a. ou 3a. pois o mesmo ainda permanecia desligado no passado Domingo.