Autor Tópico: Central FM - 93,7 MHz Amadora  (Lida 24766 vezes)

livelx90

• Hero Member
Re: Central FM - 93,7 MHz Amadora
« Responder #135 em: Agosto 28, 2026, 01:16:11 pm »
Site provisório da Central FM com emissão online:

https://centralfm937.com/
« Última modificação: Agosto 28, 2026, 01:19:16 pm por livelx90 »

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #136 em: Agosto 28, 2026, 01:18:36 pm »
Ainda se encontra em desenvolvimento.

Fizeste busca dele?
Nós estamos em desenvolvimentos do site, daí não ter sido ainda anunciado.

livelx90

• Hero Member
« Responder #137 em: Agosto 28, 2026, 01:23:36 pm »

Fizeste busca dele?
Nós estamos em desenvolvimentos do site, daí não ter sido ainda anunciado.
Ok. 👍 Sim, já está na pesquisa do Google

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #138 em: Agosto 29, 2026, 01:34:00 am »
O slogan... "Mais do que uma rádio, um estilo"? Que estilo?

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #139 em: Agosto 29, 2026, 07:40:56 pm »
Ninguém sabe.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #140 em: Agosto 31, 2026, 08:51:04 pm »
E a emissão online continua sem funcionar. Eu pelo menos não a consigo reproduzir no telemóvel. Mas talvez seja pelo melhor.

MEGAHITS_SINTRA

• Sr. Member
« Responder #141 em: Setembro 01, 2026, 12:35:26 am »
E a emissão online continua sem funcionar. Eu pelo menos não a consigo reproduzir no telemóvel. Mas talvez seja pelo melhor.

Sem dúvida. O som continua ''baço'' e a playlist é de adormecer.

Para ser mais do mesmo, ou seja, um produto esquecível, mais vale dar lugar a um projecto mais ambicioso e valioso para o éter.

livelx90

• Hero Member
« Responder #142 em: Setembro 01, 2026, 02:34:38 pm »
O endereço do stream está correto, mas a emissão online não funciona na página porque a tag de <audio> está errada no HTML <audio>.
Está erradamente como sendo 'audio/mpeg' e deveria ser 'audio/aac'. Está mal programado, está como sendo vídeo. Daí a emissão nunca arrancar no player do site.
O link está correto: http://blitoral.ddns.net:8001/stream

livelx90

• Hero Member
« Responder #143 em: Setembro 01, 2026, 04:16:28 pm »
O endereço do stream está correto, mas a emissão online não funciona na página porque a tag de <audio> está errada no HTML <audio>.
Está erradamente como sendo 'audio/mpeg' e deveria ser 'audio/aac'. Está mal programado, está como sendo vídeo. Daí a emissão nunca arrancar no player do site.
O link está correto: http://blitoral.ddns.net:8001/stream
Desculpem o double post. Não querendo ser “maçador”, só para dizer também, que o servidor do stream como ainda está em HTTP (não seguro) e o site já em HTTPS, o player rejeita a ligação incorporada no site também por este motivo, por não considerar esta ligação específica como segura. Pequenas coisas como esta, dão como certa a rejeição das ligações.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #144 em: Setembro 02, 2026, 05:10:10 pm »

Sem dúvida. O som continua ''baço'' e a playlist é de adormecer.

Para ser mais do mesmo, ou seja, um produto esquecível, mais vale dar lugar a um projecto mais ambicioso e valioso para o éter.

A propósito do som, com o truque que o livelx90 já mostrou, já fui ouvir um bocado da emissão à hora de almoço (programa "Transições" - não de música clássica, claro). O que se segue é uma apreciação honesta de quem ouve rádio há mais de 25 anos e tem tempo bom de experiência a fazê-la também.

Efetivamente o som tem alguns problemas:
- houve uma opção bastante discutível por meter os graves mais proeminentes algures nos 90-120 Hz, que fazem com que o som fique como se fosse uma daquelas velhas aparelhagens de estéreo dos anos 90, "bomba" nos graves e por vezes com tanta força que os graves abafam a música e distorcem o som, qual Rádio Mirasado revisitada;
- há uma fulgurante falta de brilho nas frequências úteis de trabalhar para rádio, 12-15 kHz, o processador está a zero ou até negativo nessas frequências, o que é inadmissível para online e mais ainda para FM, que precisa ainda mais de brilho;
- a gama média (400-1 kHz) foi deixada completamente em stock, sem elementos distintivos nem a clássica redução na casa dos 500 Hz como ocorre na RFM (assinatura típica do som deles) e noutras estações também, há zero trabalho feito neste ponto;
- há tratamento híbrido nas músicas: as que vêm da antiga Fi FM (anos 2000) têm mais agudos, por exemplo This Love dos Maroon 5 pôs o som que sempre teve em 93.7; as que foram postas na emissão pela própria Central, incluindo musica mais recente, têm zero tratamento ou agudos postos no ficheiro. Ou bem que tratam todas ou bem que não tratam nenhuma, e o padrão em rádio é mesmo todas levarem pré-tratamento para "casar" melhor com o preset do processador ou contrariar algum defeito que a equalização a montante ponha no som;
- Não há a menor expansão estéreo em condicoes neste som. Zero. Podiam aproveitar para pôr um som bonito, têm o som mais seco que pode haver. Péssimo.

Único ponto positivo que encontrei é o compressor, que está a trabalhar bem e nivela bem as músicas. Tudo o resto é fraco ou de fugir.

(Agora onde é que está aquele escriba que dizia que eu nunca tinha feito rádio, para engolir o que disse?)

A playlist também é globalmente fraca, com música portuguesa que não lembra ao menino Jesus para cumprir quota, música internacional firmemente arreigada no pop e sem sair dali, uma Comercial dos anos 2000 em ponto pequeno e mais Amadora (pun intended). Único ponto positivo que encontrei na playlist foi ter apanhado Lift Me Up do Moby mas não na versão original sequer (de 2002), já na segunda versão que é pior que a primeira, e é o mais que posso dizer dali. Amplamente inferior ao que se fazia na KissFM Lisboa e na sucessora Fi FM, porque nem o internacional tem uma direção clara ou complementar sequer, é ter por ter. A rever.

A rubrica de Economia é feita com IA e sem a menor noção de que tem que haver pausas na leitura por parte dessa IA. Puseram-se a listar preços de casas com "pixina" (conforme dito pela voz) entre Porto, Lisboa, Coimbra e Viseu e as diferenças entre preços de casas com e sem piscina, uns bons 2 minutos deste debitar de estatísticas.

O locutor que está em antena a essa hora não é mau nem é bom, é uma coisa neutra e asséptica que não puxa. Parece também ele gerado por IA, só que já uma razoável IA, porque estava a puxar de cabeça se conseguia reconhecer a voz e não consegui. É terem locução só por ter sem o mínimo de calor ou personalização. Até na IA há melhor, quanto mais.

Têm muito, muito que andar para apresentar algo com presença e com brio. É Central de nome, mas não de produto. Se precisam de ajuda com a equalização e a playlist vou eu próprio a Lisboa ajudar e não levo nada, só pelo prazer de pôr um som mais em condições e uma emissão mais em condições (porque entendo que às vezes se queira fazer melhor mas simplesmente não se saiba como e deixa-se como se consegue).

Deixo o desafio ao gomarquesradio, tenho todo o gosto em ajudar.

A propósito, porque é que aparece "blitoral.ddns.net" no stream? Tem alguma ligação com a Rádio Beira Litoral de Montemor o Velho?
« Última modificação: Setembro 02, 2026, 05:20:02 pm por Memorias da Radio »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #145 em: Setembro 10, 2026, 08:38:10 pm »
Última visita do @gomarquesradio: hoje às 16h51.

Bom... deduzo que se querem manter como estão, então. Oferece uma pessoa os seus préstimos para isto.

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #146 em: Setembro 10, 2026, 10:20:38 pm »

Bom... deduzo que se querem manter como estão, então. Oferece uma pessoa os seus préstimos para isto.
Só respondo da forma mais educada que merece apenas com isto. A sua opinião e a sua forma de escrever são para mim improcedentes e para mim não tem conduta para tais considerações.
Mostrar alguém que visitou a página é perseguição com situações destas não lido nem aqui nem em lado nenhum.
Pode não gostar ou ser Hater de certos projectos e pessoas mas não dá lhe o direito de denegrir qualquer projecto que seja nem deitar deliberadamente o nome das pessoas abaixo só porque sim.
quanto a si já vi muita forma sua de falar e escrever que não considero de bom princípio ao bom funcionamento do forum.
Aprenda a tratar os outros como quer ser tratado e não tratar quem não gosta como escriban

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #147 em: Setembro 11, 2026, 12:35:05 am »

Só respondo da forma mais educada que merece apenas com isto. A sua opinião e a sua forma de escrever são para mim improcedentes e para mim não tem conduta para tais considerações.
Mostrar alguém que visitou a página é perseguição com situações destas não lido nem aqui nem em lado nenhum.
Pode não gostar ou ser Hater de certos projectos e pessoas mas não dá lhe o direito de denegrir qualquer projecto que seja nem deitar deliberadamente o nome das pessoas abaixo só porque sim.
quanto a si já vi muita forma sua de falar e escrever que não considero de bom princípio ao bom funcionamento do forum.
Aprenda a tratar os outros como quer ser tratado e não tratar quem não gosta como escriban

Vai aqui uma confusão e tanto da sua parte. Vou explicar calmamente.

Eu não mostrei alguém que visitou a página; mencionei o seu último login neste Fórum, isso sim, e que está visível publicamente a todos os que carreguem no seu perfil - não há acesso por parte dos utilizadores a quem está em simultâneo numa página, apenas por parte da moderação. 3 segundos bastaram, não é nada de extraordinário nem fora do comum.

Mencionar isso não é perseguição, é falar de algo que é público, é mencionar que está por cá, vê as coisas e pode de facto responder, é um desafio aberto a responder e eu gosto de respostas aos desafios que mando, como as pessoas as têm minhas de desafios que aceite, em coisas para melhorar o estado atual da rádio. E isso no fim do dia é o que todos queremos aqui, porque todos escrevemos aqui, não é verdade?

De boa fé, e plenamente disponível para ajudar, sem cobrar um cêntimo e de forma voluntariosa, coloquei a minha disponibilidade e o meu conhecimento para ajudar num projeto que claramente ainda está a começar, tem nítidas dificuldades em começar e precisa de reunir mais gente que perceba do assunto. Fiz o convite abertamente porque quem não deve não teme, mesmo não sendo algo da região em que escolhi viver, pelo puro gosto em ajudar. Em 2026 percebo que isso seja normalmente encarado com desconfiança, mas eu não pertenço a essa forma de pensar nem me identifico com ela.

A sua resposta presume que, pelo facto de ter executado (aliás justas) críticas à excecução atual da antena, que sou automaticamente um hater da Central FM e de quaisquer projetos. Pelo contrário, muito pelo contrário - a minha motivação e o meu foco cingem-se à parte técnica da Central FM no que ao som e conteúdos diz respeito e apenas isso, porque a Central FM nem é uma marca, nem tem presença, nem tem impacto nem tem sequer a mínima relevância na presente data que justifique sequer essa ideia. É um projeto a começar. É algo que quer atingir.

Isso não é ser hater de um projeto. Isto é constatar um facto:

A Central FM é uma rádio recente. Facto.
A Central FM precisa de melhorar o seu som. Facto.
A Central FM precisa de distinguir e diversificar a sua playlist. Facto.
A Central FM pode melhorar a execução dos seus conteúdos. Facto.

A consequência da não execução dos 3 últimos factos? Não haver publicidade nem audiência. O que é uma consequência e tanto para alguém que dá milhares de euros por uma estação neste país.

Restaurou-se uma rádio local na Amadora numa altura em que tudo o que existe segue no sentido inverso e como é que quer que eu olhe para isso? Acha que quero mandar abaixo ou acha que quero preservar e tentar ajudar?

Uma rádio não é uma caixa estanque, é algo aberto ao público 24 horas por dia que é avaliado por quem ouve em escassos segundos. O som cativa, a qualidade e afinidade criada com os conteúdos fideliza. Não perceber isto, é não perceber a mais elementar e básica forma de fazer rádio, não só em Portugal como em qualquer parte do mundo, por parte de qualquer pessoa. É universal desde que a rádio foi inventada.

É isto que é importante corrigir.

Confunde crítica com rejeição completa, observação com perseguição, estilo de comunicação com ataque pessoal. Confunde mal, por conta própria. Já várias vezes expliquei que estilística não é feitio neste fórum, opto pela postura que acredito que melhor serve o propósito da comunicação que faço. Não é nada contra si, é uma opção da mesma forma que a CMTV tem uma, a SIC Notícias tem outra, o Porto Canal tem outra, influencers têm outra, youtubers têm outra, pessoas comuns têm várias, e por aí fora.

As confusões que faz, e as interpretações que lê, sobre o que eu escrevo ou não escrevo, são um tema que não é meu. Eu sou o exclusivo responsável pela intencionalidade e execução de todas as minhas comunicações e tenho todo o gosto em esclarecer, a qualquer altura, o que quis dizer; retratar; corrigir; afinar, e sinónimos semelhantes. E posso garantir que o objetivo não foi o da crítica cega e desmesurada, pelo contrário - trabalho com factos e com a realidade. E apenas com ela.

Tenha a decência de se posicionar de forma neutra na análise ao que os outros escrevem e fazer menos juízos de valor sobre quem não conhece e quer ajudar de forma desinteressada. Saiba distinguir estilística de crítica real. Tem problemas comigo? Ótimo, mande-me mensagem privada e falamos um bocadinho. Mas não assuma coisas que não estão lá.

Ser reto não é ser torto.

Cumprimentos!
« Última modificação: Setembro 11, 2026, 12:44:53 am por Memorias da Radio »

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #148 em: Setembro 11, 2026, 02:26:03 am »
Caros Gonçalo Marques e Memórias da Rádio,

Queiram, por favor,  ter calma. Não vale a pena transformar este tópico numa discussão altamente apaixonada sobre o que é e não é, deve ou não ser, a Central FM. É possível discutir o assunto de forma mais cordial.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

pdnf

• Hero Member
« Responder #149 em: Setembro 13, 2026, 12:36:53 am »
No caso da Stelantis os logos utilizados fazem parte o firmware do infotainment das marcas, isto nas mais recentes.
A Stelanis poderia era permitir fazer o mesmo que o grupo WS, isto é, atualizar os logos. Neste momento, no meu carro com 8 anos, só tenho logo atualizado para a RFM, MegaHits e Smooth. A Batida ainda aparece com o da Vodafone, as Antenas com os de 2010, e a M80 só tem logo para a a frequência de Bragança e do Mendro, o que não percebo a razão.

Nas versões mais recentes, a Antena 1 do Monte da Virgem tem uma coisa curiosa, é sempre Antena 1 Açores, porque também utilizam 96.7.

A Ford ainda consegue ser pior: vai buscar logos de estações de vários países. A Nova Era, salvo erro, é uma das BBC. Felizmente, tem a opção de desligar os logos. Em contrapartida, é muito chato não se conseguir saber em que frequência está sintonizado, para redes nacionais.

Em relação à questão dos PI, realmente, é um tanto ou nada absurdo não se conseguir gerar um código distinto. O clássico VOZDONEIVA e ABC P conduz no Verão a um saltitar engraçado entre as duas estações na zona do Porto.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.