Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1196869 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #825 em: Janeiro 29, 2019, 11:54:15 am »
Algumas notas sobre a A1.

A rádio vai transmitir amanhã o Braga- Santa Clara, para além do jogo do Benfica, duas horas antes.

Já o escrevi, que no âmbito do serviço público, este excesso de futebol me merece algumas dúvidas. Teremos cerca de 5 horas de futebol.

Mas atendendo a pontuação do Braga no campeonato, penso que deve ter havido reuniões entre os responsáveis do desporto e programação, que terão achado por bem esta transmicao. . Como tal tenho que concordar e como adepto do futebol, ainda mais.

Mas eu analiso muito as rádios do grupo no âmbito de serviço e interesse público.

Um bom, Linha Aberta hoje, para falar de violência doméstica, um tema sempre premente. Mas estranho tantos homens a participar e mulheres só técnicas a falar numa perspectiva geral e institucional.

Mas boa emissão.

Agora, sobre José CarlosTrindade, o locutor das manhãs. Nada de especial, mas a figura ideal para este modelo das manhãs, mais até que o Macedo. Na verdade, limita se a informar sobre temperaturas e fazer a ligação da emissão, mas quando apresenta músicas, fala, com oportunidade, sobre algumas particularidades das músicas e dos intérpretes. Algo muito usual, antigamente, mas actualmente muito esquecido. Por isso o meu elogio.
A Antena 1 na minha opinião precisa de lançar um ou dois programas novos(sejam eles de música ou outra coisa), está com uma programação muito rígida, precisava de refrescar. Compreendo que tal seja complicado de conseguir, mais a mais agora com relatos de futebol do Braga a juntar aos outros 3, por estes dias quase nem dá descanso, numa semana e pouco serão para ai uns 11 ou 12 jogos, com relato na integra.

É muito difícil, pois os espaços ocupados com programas de autor são de qualidade...
Ora, para haver novos programas, que possam substituir os atuais, têm de ser de qualidade superior.

A ANTENA 1 é uma rádio generalista tendencialmente de palavra que privilegia o direto. Faz, por isso, todo o sentido que acompanhe, por exemplo, os jogos de futebol. O Sporting de Braga há muito que merecia este acompanhamento detalhado. E vai ter. Uma vitória para o desporto da ANTENA 1...

tuscano

• Hero Member
« Responder #826 em: Janeiro 29, 2019, 01:22:41 pm »

A rádio vai transmitir amanhã o Braga- Santa Clara, para além do jogo do Benfica, duas horas antes.

Já o escrevi, que no âmbito do serviço público, este excesso de futebol me merece algumas dúvidas. Teremos cerca de 5 horas de futebol.

Mas atendendo a pontuação do Braga no campeonato, penso que deve ter havido reuniões entre os responsáveis do desporto e programação, que terão achado por bem esta transmicao. . Como tal tenho que concordar e como adepto do futebol, ainda mais.

Mas eu analiso muito as rádios do grupo no âmbito de serviço e interesse público.

Um bom, Linha Aberta hoje, para falar de violência doméstica, um tema sempre premente. Mas estranho tantos homens a participar e mulheres só técnicas a falar numa perspectiva geral e institucional.

Mas boa emissão.

Agora, sobre José CarlosTrindade, o locutor das manhãs. Nada de especial, mas a figura ideal para este modelo das manhãs, mais até que o Macedo. Na verdade, limita se a informar sobre temperaturas e fazer a ligação da emissão, mas quando apresenta músicas, fala, com oportunidade, sobre algumas particularidades das músicas e dos intérpretes. Algo muito usual, antigamente, mas actualmente muito esquecido. Por isso o meu elogio.
A Antena 1 na minha opinião precisa de lançar um ou dois programas novos(sejam eles de música ou outra coisa), está com uma programação muito rígida, precisava de refrescar. Compreendo que tal seja complicado de conseguir, mais a mais agora com relatos de futebol do Braga a juntar aos outros 3, por estes dias quase nem dá descanso, numa semana e pouco serão para ai uns 11 ou 12 jogos, com relato na integra.

É muito difícil, pois os espaços ocupados com programas de autor são de qualidade...
Ora, para haver novos programas, que possam substituir os atuais, têm de ser de qualidade superior.

A ANTENA 1 é uma rádio generalista tendencialmente de palavra que privilegia o direto. Faz, por isso, todo o sentido que acompanhe, por exemplo, os jogos de futebol. O Sporting de Braga há muito que merecia este acompanhamento detalhado. E vai ter. Uma vitória para o desporto da ANTENA 1...
Por isso mesmo disse que era complicado, pois além do futebol a 1 tem excelentes programas de autor como diz o Atento. O único horário/dia que eu vejo que possa ser modificado é o horário dos Sábados de tarde discutir futebol ás 14h parece-me parvo e das 16h ás 19h, pois ter a repetição do Cinemax ás 18h, parece-me tonto e antes ter um Magazine O Mundo Fantástico de promoção a espaços e programas da Antena 1, parece-me uma coisa que já não se usa.

Atento

• Hero Member
« Responder #827 em: Janeiro 29, 2019, 02:12:32 pm »

Mas boa emissão.

Por isso mesmo disse que era complicado, pois além do futebol a 1 tem excelentes programas de autor como diz o Atento. O único horário/dia que eu vejo que possa ser modificado é o horário dos Sábados de tarde discutir futebol ás 14h parece-me parvo e das 16h ás 19h, pois ter a repetição do Cinemax ás 18h, parece-me tonto e antes ter um Magazine O Mundo Fantástico de promoção a espaços e programas da Antena 1, parece-me uma coisa que já não se usa.

Certo...embora a lógica de discutir o futebol ao sábado vise também abarcar os outros clubes da primeira liga.

tuscano

• Hero Member
« Responder #828 em: Janeiro 29, 2019, 02:51:19 pm »

Mas boa emissão.

Certo...embora a lógica de discutir o futebol ao sábado vise também abarcar os outros clubes da primeira liga.
Sim, mas talvez mais perto dos jogos da noite quando existem ao Sábado, acharia melhor, embora se possa dizer que é tempo a mais dado ao futebol seguido, por isso não sei muito bem.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #829 em: Janeiro 29, 2019, 03:19:20 pm »
Para mim, o pior da 1, são as manhãs das 7 às 10.

Sabado, a repetição do espaço do Zé Candeias e depois o programa do David Ferreira. Aos Domingos, a Missa e o espaço de entrevistas do Edgar Canelas. A excepção da Missa, tudo gravado.

A A1, devia ter, como a RR, um espaço em directo, com notícias de meia em meia hora e leitura dos jornais do dia.

A Missa é dispensável, principalmente às 8 da manhã e também o programa do Canelas, o espaço do David devia estar num horário mais nocturno.
« Última modificação: Janeiro 29, 2019, 03:22:21 pm por R4 »

Atento

• Hero Member
« Responder #830 em: Janeiro 29, 2019, 03:42:22 pm »
Para mim, o pior da 1, são as manhãs das 7 às 10.

Sabado, a repetição do espaço do Zé Candeias e depois o programa do David Ferreira. Aos Domingos, a Missa e o espaço de entrevistas do Edgar Canelas. A excepção da Missa, tudo gravado.

A A1, devia ter, como a RR, um espaço em directo, com notícias de meia em meia hora e leitura dos jornais do dia.

A Missa é dispensável, principalmente às 8 da manhã e também o programa do Canelas, o espaço do David devia estar num horário mais nocturno.

1- A Eucaristia dominical não é dispensável (cerca de 85% da população residente em Portugal diz-se católica). O horário é ótimo para mim;

2-  O programa de Edgar Canelas faz todo o sentido,abarcando outros géneros musicais que não passam maioritariamente (e é assim que deve ser) na emissão;

3- A súmula da semana do programa de um dos raros comunicadores radiofónicos (José Candeias) que domina o rigoroso direto faz todo o sentido, na minha opinião.

Não é fácil mexer, nos programas de autor e colocá -los noutro horário...

Se fosse, o ideal seria colocar um magazine informativo, cultural, de debate e participação dos ouvintes, ao fim de semana. O jornalista António Jorge disse há uns tempos, no Programa do Provedor, que gostaria de um dia abraçar um projeto desses na ANTENA 1.
« Última modificação: Janeiro 29, 2019, 03:46:39 pm por Atento »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #831 em: Janeiro 29, 2019, 04:13:28 pm »
Eu também me digo católico é há Eucaristia em duas televisões e na RR. Para mim, excesso de Missas é contraproducente. Por outro lado há pelo menos outro espaço da Igreja Católica, na 1.Chega!

Sobre o Candeias, acho que a A1, deve ter podcast do programa, hoje em dia não faz muito sentido súmulas repetitivas.

A estação devia ter um espaço em directo até às 10h.Porque as notícias ficam prejudicas, não é possível, com emissões gravadas, esticar os informativos quando necessário. Por exemplo, ao Domingo o noticiário das 8, tem pouco mais de um minuto. Para mim, isto é de todo, incompreensível.

Atento

• Hero Member
« Responder #832 em: Janeiro 29, 2019, 04:48:02 pm »
Eu também me digo católico é há Eucaristia em duas televisões e na RR. Para mim, excesso de Missas é contraproducente. Por outro lado há pelo menos outro espaço da Igreja Católica, na 1.Chega!

Sobre o Candeias, acho que a A1, deve ter podcast do programa, hoje em dia não faz muito sentido súmulas repetitivas.

A estação devia ter um espaço em directo até às 10h.Porque as notícias ficam prejudicas, não é possível, com emissões gravadas, esticar os informativos quando necessário. Por exemplo, ao Domingo o noticiário das 8, tem pouco mais de um minuto. Para mim, isto é de todo, incompreensível.

1- As transmissões das duas tvs e da RR são depois das 10:00. Há pessoas que a essa hora já "estão noutra";

2- As transmissões da Eucaristia a partir da Igreja de São de Brito são um ato de resistência e liberdade contra a verborreia populista e demagógica do BE (tem havido homilias absolutamente brilhantes a desmontar esses "democratas" de pacotilha)...O censor Louçã e alguns dos seus acólitos demonstraram em determinada altura uma ânsia pueril para que o Estado interviesse no sentido de acabar com as transmissões. Não conseguiram e não vão conseguir. É um horário completamente blindado a qualquer interferência. Está tão ou mais seguro do que o horário do Rosário da/na RR.

Já agora uma entrevista que vale a pena ler com alguma atenção:

https://barlavento.pt/destaque/edgar-canelas-a-voz-do-algarve-na-antena1
« Última modificação: Janeiro 29, 2019, 04:55:36 pm por Atento »

pdf

• Visitante
« Responder #833 em: Janeiro 29, 2019, 05:16:41 pm »

É um horário completamente blindado a qualquer interferência. Está tão ou mais seguro do que o horário do Rosário da/na RR.

E não acha isto preocupante, num estado laico? Porque é que uma instituição como a igreja católica que já tem duas redes nacionais de FM tem que ter espaço de culto na rádio paga com o dinheiro de todos nós?

Atento

• Hero Member
« Responder #834 em: Janeiro 29, 2019, 05:31:24 pm »

É um horário completamente blindado a qualquer interferência. Está tão ou mais seguro do que o horário do Rosário da/na RR.

E não acha isto preocupante, num estado laico? Porque é que uma instituição como a igreja católica que já tem duas redes nacionais de FM tem que ter espaço de culto na rádio paga com o dinheiro de todos nós?

O Estado é Laico...
Mas não é ateísta.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #835 em: Janeiro 29, 2019, 07:17:16 pm »
Caríssimo Atento, a Igreja não precisa de benesses, ainda por cima vistas como programas de resistência, seja lá, contra quem for. Nem a Igreja quer ser vista dessa forma.

Seja como for, não é por causa da Eucaristia transmitida pela 1, que há mais ou menos fé católica.

Como ouvinte, preferia nesse horário um programa feito ao vivo, dinâmico e atento à actualidade.

Nesse mesmo horário a RR, tem uma emissão em directo, com música e informação ( notícias de meia em meia hora e leitura de títulos dos jornais), Sabado e Domingo, com António Freire e a jornalista Filomena Barros.

Atento

• Hero Member
« Responder #836 em: Janeiro 29, 2019, 07:33:30 pm »
Caríssimo Atento, a Igreja não precisa de benesses, ainda por cima vistas como programas de resistência, seja lá, contra quem for. Nem a Igreja quer ser vista dessa forma.

Seja como for, não é por causa da Eucaristia transmitida pela 1, que há mais ou menos fé católica.

Como ouvinte, preferia nesse horário um programa feito ao vivo, dinâmico e atento à actualidade.

Nesse mesmo horário a RR, tem uma emissão em directo, com música e informação ( notícias de meia em meia hora e leitura de títulos dos jornais), Sabado e Domingo, com António Freire e a jornalista Filomena Barros.

A Igreja tem a obrigação de denunciar todas as canalhices, inclusivamente as próprias. A Eucaristia transmitida a partir da Igreja de São João de Brito é um ato de liberdade.

Aliás, neste ponto (o da denúncia de canalhices e defesa da liberdade), o Papa Francisco tem demonstrado uma tibieza quase cobarde face ao regime facínora, ditatorial da Venezuela. Muito longe das posições do Papa João Paulo II, relativamente a outras atrocidades.

Não podemos ser complacentes com ditaduras, ou partidos que defendem ideologias totalitárias.
« Última modificação: Janeiro 29, 2019, 07:50:01 pm por Atento »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #837 em: Janeiro 29, 2019, 08:01:58 pm »
Tenho a mesma opinião sobre o regime venezuelano. É também não tenho nenhuma condescendência, nem com partidos que defendem estas ideologias hediondas.

Mas não me consta, que neste país, haja qualquer intolerância contra a Igreja ou contra católicos.

Até por isso, a posição da Igreja tem que ser cautelosa e em linha com as posições que forem tomadas, pelos países da UE e outros. Nem penso que João Paulo 2, tivesse uma posição muito diferente de Francisco nesta matéria.

Atento

• Hero Member
« Responder #838 em: Janeiro 29, 2019, 08:28:49 pm »
Tenho a mesma opinião sobre o regime venezuelano. É também não tenho nenhuma condescendência, nem com partidos que defendem estas ideologias hediondas.

Mas não me consta, que neste país, haja qualquer intolerância contra a Igreja ou contra católicos.

Até por isso, a posição da Igreja tem que ser cautelosa e em linha com as posições que forem tomadas, pelos países da UE e outros. Nem penso que João Paulo 2, tivesse uma posição muito diferente de Francisco nesta matéria.

https://www.rtp.pt/madeira/sociedade/venezuela-igreja-catolica-acusa-o-governo-de-violar-leis-constituicao-e-os-direitos-humanos_21110

http://www.agencia.ecclesia.pt/portal/venezuela-igreja-catolica-pede-fim-da-repressao/

http://www.agencia.ecclesia.pt/portal/venezuela-igreja-catolica-pede-esclarecimentos-sobre-morte-de-vereador/

https://www.google.pt/amp/s/www.jn.pt/mundo/interior/amp/igreja-denuncia-mortes-a-fome-e-por-falta-de-medicamentos-na-venezuela-8928189.html

https://www.elmundo.es/internacional/2019/01/28/5c4e04f221efa0386a8b4613.html

O Papa João Paulo II denunciava as atrocidades. Assim aconteceu face aos regimes totalitários de Leste.

Francisco é condescendente com certos regimes totalitários...por isso é que figuras como Louçã lhe acham graça...

Francisco ainda não condenou o regime facínora ditatorial venezuelano...deixando quase ao abandono e entregue a si própria a Conferência Episcopal venezuelana...

Francisco foi algo condescendente com a corrupção na argentina, sendo Presidente Cristina Fernández de Kirchner e anteriormente o seu marido.
« Última modificação: Janeiro 29, 2019, 08:39:58 pm por Atento »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #839 em: Janeiro 29, 2019, 10:54:32 pm »
Tudo isso é verdade, mas entendo no caso, tem que haver cautelas e esperar para ver, todos os desenvolvimentos.

Os Papas também têm que distenciar das conferências episcopais locais, porque senão tinha que tomar posição sobre problemas, por vezes muito graves de certos países.

Por outro lado, tinha que voltar também contra a China ou Rússia e praticamente contra todos os países árabes, onde aí assim, há perseguições contra a Igreja.

Isto podia ter consequências incontroláveis, onde quem ficava a perder era a própria Igreja, numa altura de enormes perdas por causa do famigerado caso das violações a menores.

É a Igreja tem que se preservar, seja o Papa, João Paulo, Bento ou Francisco.

O reino da Igreja, não é terreno...
« Última modificação: Janeiro 29, 2019, 10:56:30 pm por R4 »