Tudo isso é verdade, mas entendo no caso, tem que haver cautelas e esperar para ver, todos os desenvolvimentos.
Os Papas também têm que distenciar das conferências episcopais locais, porque senão tinha que tomar posição sobre problemas, por vezes muito graves de certos paÃses.
Por outro lado, tinha que voltar também contra a China ou Rússia e praticamente contra todos os paÃses árabes, onde aà assim, há perseguições contra a Igreja.
Isto podia ter consequências incontroláveis, onde quem ficava a perder era a própria Igreja, numa altura de enormes perdas por causa do famigerado caso das violações a menores.
É a Igreja tem que se preservar, seja o Papa, João Paulo, Bento ou Francisco.
O reino da Igreja, não é terreno...