Hoje partiu a Rainha da Soul, Aretha Franklin. Há um par de dias, vi no canal de TV espanhol, TVE-24h, uma notÃcia que dava conta dos graves problemas de saúde da cantora, pelo que o desfecho seria de esperar a qualquer momento.
No noticiário das 18h, a «RR» dedicou uma nota de rodapé ao assunto, mas, no noticiário do mesmo horário, a «Antena 1» desenvolveu, e bem, o assunto. “Estar a par do mundo†é mais do que estar a par da espuma dos dias, com tÃtulos que no dia seguinte ninguém se lembra. A «RR» esteve mal e, mais uma vez, mostra que é uma rádio culturalmente superficial.
Aretha Franklin detinha uma voz poderosa, quem ouve a «Smooth FM» conhece bem. Interpretou temas icónicos, alguns com forte cariz social e polÃtico. Foi uma defensora convicta de causas, expressando-o na sua música, da igualdade de direitos dos negros, das mulheres e dos direitos humanos. Vou aproveitar para ouvir uma coletânea de 43 temas da cantora, em CD duplo.