Espero que a Antena 1 pense bem no que anda a fazer na região do Porto, pois é a 5ª rádio a nível nacional, mas no Porto não, foi ultrapassada pela No Ar, tendo passado para 6ª.
Para ser sincero não sei o que há para concluir disso. Normalmente tenho opinião sobre muita coisa - mas essa em particular não sei o que pensar.
A Antena 1 tem vários períodos de emissão a partir do Porto, tem muita informação de lá, dá e reflete por cá o que por cá acontece. A questão é que os períodos principais saem de Lisboa e saem com um perfil, acredito, excessivamente massudo e sóbrio para o que é a realidade na região do Porto. Muita política, muito tema sério, muitas coisas que pouco interessam no Porto mas que em Lisboa são centrais, enfim, um output bastante pesado e highbrow que vai em contra ciclo com o que é a vida por aqui. Puxa pouco para ouvir.
Eu próprio ouço a Antena 1 - e está no top6 do meu autorádio - mas os períodos em que ouço mais são nas horas de algum desporto relevante, nos blocos noticiosos, em alguns Estados da Nação, nos períodos musicais, e nos fins de semana e madrugadas. Coisas de maior importâncis, por uma razão ou por outra. E ouço vários programas de autor, mas outros não os suporto, como qualquer pessoa.
Mas nessas alturas a Antena 1 equilibra muito bem estes dois aspetos: o mais sério (com boletins de 7-12 minutos) e o mais leve. Não sou ouvinte para as horas de ponta a não ser que ouça em viagens longas porque longe já foram os tempos em que achei que o "teatro de operações" do que envolve Lisboa tem assim tanta relevância. E acho que como eu pode estar muita gente por aqui. E queiramos ou não queiramos, as manhãs e os regressos a casa são grande parte da audiência de uma rádio.
Talvez a explicação possa estar algures no que estou aqui a dizer, ou talvez não. Não tenho tanta certeza e não sei onde se concentra a maior audiência da Antena 1, embora tenha um palpite que se circunscreva à cidade do Porto e talvez a Matosinhos e pouco mais, a área mais nevrálgica que ainda puxa os percentuais da RTP A1, mas não passa disso.
Atrevo-me a dizer que para a Antena 1 ter sucesso aqui a Norte tinha que essencialmente desdobrar quase por completo a emissão face ao que sai de Lisboa e adaptá-la muito ao que é a realidade local. Tornar a coisa mais equilibrada, mais generalista e mais leve, com mais conteúdos de interesse local e regional, das 7 às 20. Quase uma Antena 1 Norte, porque o output como está tem bastante formatação a Lisboa. E muito marketing e promoção, que tem faltado por aqui.
Alterar a emissão nacional para corresponder a algo mais encaixável no Porto não vai acontecer - reconheço que a emissão está bem formatada para escuta em Lisboa, no sul, mesmo até Coimbra - e portanto acho que para irem lá só mesmo com desdobramento.
Ironicamente, a Antena 3 não sofre deste problema e tem audiência no Porto. Talvez porque o que passa da emissão seja mais leve e seja das poucas mais alternativas por aqui, mesmo com todos os defeitos que possa ter.