Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1196354 vezes)

Julio Carvalho

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4897
Re: RTP Antena 1
« Responder #450 em: Maio 22, 2018, 11:50:42 pm »
Dos pause europeus, não conheço, portanto não falo.

Todos os que mencionei, já provaram o que valem em diversos programas. Hoje em dia, tirando a Carla e a Ana, os outros estão subaproveitados. É uma pena, mas é assim.

Por exemplo, a Carla, o meu caro não sabe, mas vai com muita frequência a empresas, dar conferências. Tem portanto influência e prestígio
.
Repito, esse está longe de ser o problema da RR.





joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1010
Re: RTP Antena 1
« Responder #451 em: Maio 23, 2018, 01:24:06 am »
Bem, nesse aspeto, tenho de concordar com o “Atento”. As comparações com os países do espaço europeu fazem sentido, já que temos em comum os modelos de civilização, apesar das diferenças que caracterizam cada sociedade. Na maior parte dos países, as emissoras públicas têm uma importância significativamente maior do por cá, nas mais diversas áreas, não apenas a informativa. De facto, os comunicadores denotam um discurso fluido, dominam as áreas da sua especialidade, muitos são carismáticos, e, por isso, arrastam as multidões. Os nomes que referiu não são passíveis de se comparar, ficam muito aquém.

Caso a Antena 1  modifique para melhor a banda sonora musical, e já ouvi mudanças nesse sentido, com comunicadores, mesmo de continuidade,  que estejam à vontade na matéria, a RR fica numa situação complicada, uma vez que não conseguiu evitar a debandada de ouvintes para a M80 e dificilmente conseguirá travar o fluxo na direção da Antena 1. Globalmente, o produto RR é amorfo, apático, e não consegue cativar, por um lado a playlist fraca, nada surpreende, por outro comunicadores acomodados, que não estão para se chatear. Falta ainda inovação, trazer algo de diferente para o éter, que seja característica distintiva. Se isso acontecia no passado neste grupo, extinguiu-se no presente.

Para finalizar, o prime-time da manhã. Fará sentido mudar  de equipas e formatos a cada 2 anos, quando este é um horário em que os ouvintes se fidelizam a um programa fixo residente na grelha? Todas as rádios que conheço não mexem neste horário, criam equipas experientes que se mantêm na emissão anos a fio. As partes dinâmicas da grelha de programas verificam-se fora dos períodos de prime-time.

Atento

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8094
Re: RTP Antena 1
« Responder #452 em: Maio 24, 2018, 12:31:40 pm »

Julio Carvalho

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4897
Re: RTP Antena 1
« Responder #453 em: Maio 24, 2018, 04:46:42 pm »
Marisa vai estar também nas manhãs da RR, amanhã , para apresentar o seu último disco e fará uma actuação ao vivo.

tuscano

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1161
Re: RTP Antena 1
« Responder #454 em: Maio 24, 2018, 06:26:37 pm »
Ouvi o relato da Final da Taça, a Antena 1 esteve muito bem, até o Vidigal conseguiu estar um pouco melhor que o habitual.


Se a ANTENA 1 tem nesta altura os melhores, o contrário é que seria estranho.
Eu escrevi isto por causa do Vidigal, que mesmo não tendo estado excelente, conseguiu estar um pouco melhor que habitual.

tuscano

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1161
Re: RTP Antena 1
« Responder #455 em: Maio 24, 2018, 06:35:00 pm »
Dos pause europeus, não conheço, portanto não falo.

Todos os que mencionei, já provaram o que valem em diversos programas. Hoje em dia, tirando a Carla e a Ana, os outros estão subaproveitados. É uma pena, mas é assim.

Por exemplo, a Carla, o meu caro não sabe, mas vai com muita frequência a empresas, dar conferências. Tem portanto influência e prestígio
.
Repito, esse está longe de ser o problema da RR.
O problema da RR é a selecção musical, o mau aproveitamento de algumas das vozes, o não possuir um comediante como as outras possuem, a parte desportiva já foi melhor e algumas das rubricas que são chatas.

tuscano

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1161
Re: RTP Antena 1
« Responder #456 em: Maio 24, 2018, 06:51:55 pm »
Esta última Quarta para Quinta Feira escutei a Antena 1 da 1h ás 2h da madrugada, hora em que são emitidos 2 espaços, o Folhetim da Mariana e o Rádio Aurora. Confesso que estranhei este tipo de programas, não tenho a certeza que funcionem a 100%, mais a mais que ambos não preenchem 1h, mas também já são depois da 1h da madrugada, mal também não devem fazer(gostei bastante do 1º). Em relação a este horário, não percebo porque é que em certos dias da semana são emitidas repetições(uma delas o Alma Lusa nem passa completa, só repete a 1ª hora), ou até estreias de madrugada que repetem durante o dia, casos por exemplo do Amor É, ou a Cena do Ódio e noutros programas novos como estes que citei antes ou o Oceano Atlântico, penso que talvez fosse melhor repensar o horário.
« Última modificação: Maio 24, 2018, 07:24:08 pm por tuscano »

tuscano

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1161
Re: RTP Antena 1
« Responder #457 em: Maio 24, 2018, 06:59:43 pm »
Dos pause europeus, não conheço, portanto não falo.

Todos os que mencionei, já provaram o que valem em diversos programas. Hoje em dia, tirando a Carla e a Ana, os outros estão subaproveitados. É uma pena, mas é assim.

Por exemplo, a Carla, o meu caro não sabe, mas vai com muita frequência a empresas, dar conferências. Tem portanto influência e prestígio
.
Repito, esse está longe de ser o problema da RR.
O problema da RR é a selecção musical, o mau aproveitamento de algumas das vozes, o não possuir um comediante como as outras possuem, a parte desportiva já foi melhor e algumas das rubricas que são chatas ou rápidas demais.

tuscano

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1161
Re: RTP Antena 1
« Responder #458 em: Maio 24, 2018, 07:02:05 pm »
Dos pause europeus, não conheço, portanto não falo.

Todos os que mencionei, já provaram o que valem em diversos programas. Hoje em dia, tirando a Carla e a Ana, os outros estão subaproveitados. É uma pena, mas é assim.

Por exemplo, a Carla, o meu caro não sabe, mas vai com muita frequência a empresas, dar conferências. Tem portanto influência e prestígio
.
Repito, esse está longe de ser o problema da RR.
O problema da RR é a selecção musical, o mau aproveitamento de algumas das vozes, o não possuir um comediante como as outras possuem, a parte desportiva já foi melhor e algumas das rubricas que são chatas ou rápidas demais (parabéns pela rubrica A Biblioteca de, julgo que se chama assim).

Atento

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8094
Re: RTP Antena 1
« Responder #459 em: Maio 24, 2018, 07:25:23 pm »
Marisa vai estar também nas manhãs da RR, amanhã , para apresentar o seu último disco e fará uma actuação ao vivo.


Já passou pela Manhã 1.

O disco tem o carimbo ANTENA 1. Disco ANTENA 1.

Atento

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8094
Re: RTP Antena 1
« Responder #460 em: Maio 24, 2018, 08:05:32 pm »
Para ver e ouvir com atenção António Macedo. Acredita que a rádio está a mudar de ciclo. Elogia Vasco Palmeirim. No fundo, vai ao encontro daquilo que é feito nas rádios europeias: a importância das estrelas da rádio e a forma como elas podem atrair ouvintes.

https://youtu.be/QK9BFjiK8jo

tuscano

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1161
Re: RTP Antena 1
« Responder #461 em: Maio 25, 2018, 01:29:13 pm »
Para ver e ouvir com atenção António Macedo. Acredita que a rádio está a mudar de ciclo. Elogia Vasco Palmeirim. No fundo, vai ao encontro daquilo que é feito nas rádios europeias: a importância das estrelas da rádio e a forma como elas podem atrair ouvintes.

https://youtu.be/QK9BFjiK8jo
Concordo com ele, em que as vedetas que passaram ou passam pela TV, podem ajudar muito a rádio levando as pessoas para lá e levando depois a conhecerem outras vozes e a ficarem.

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1010
Re: RTP Antena 1
« Responder #462 em: Maio 26, 2018, 12:59:19 pm »
Hoje especial:

https://www.rtp.pt/antena1/discos/mariza-_10248
A hiperligação que disponibilizou não conduz ao programa emitido com a Mariza e à possibilidade de escuta do mesmo. Assisti por 2 vezes a espetáculos da Mariza, em recintos repletos de espetadores, e, de facto, contagia e provoca emoções no público.

O operador público devia inovar, reinventar-se e reestruturar-se para o longo prazo e na melhor das tradições europeias, alterando as designações do portefólio de rádios para que qualquer ouvinte do país ou do estrangeiro saiba, inequivocamente,  que está a escutar rádios públicas de Portugal. Por exemplo:

Radio 1, nacional – Cultura contemporânea, espetáculos e entretenimento (equivalente à RTP 1)
Radio 2, nacional – Erudita (equivalente a RTP 2)
Radio 3, nacional – Informação, atualidade, desporto, documentários, etc. Predominância da palavra, a haver música, residual (equivalente à RTP 3)
Radio 4, urbana, emissores em Lisboa, Porto e Coimbra (para quê RTP África com emissores terrestres?) – Alternativa

Se a estratégia do operador público fosse a descriminada acima, porque não convidarem a Mariza e outros artistas ou músicos para fazerem o séries de programas, nas quais partilhavam com o  público os seus gostos musicais, interesses e histórias. Seguramente que seria uma mais-valia acrescida e um interesse redobrado para ouvir rádio. Este tipo de programas encaixava na perfeição numa Radio 1 que não existe, de todo, em Portugal.

Outra situação que deve ser revista é a quota de 60% de música portuguesa, 40% de música estrangeira na rádio pública. 60% é excessivo para um país como Portugal, que não tem uma indústria discográfica compatível com esse valor.

radiokilledtheMTVstar

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4914
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: RTP Antena 1
« Responder #463 em: Maio 26, 2018, 01:07:33 pm »
Hoje especial:

https://www.rtp.pt/antena1/discos/mariza-_10248
A hiperligação que disponibilizou não conduz ao programa emitido com a Mariza e à possibilidade de escuta do mesmo. Assisti por 2 vezes a espetáculos da Mariza, em recintos repletos de espetadores, e, de facto, contagia e provoca emoções no público.

O operador público devia inovar, reinventar-se e reestruturar-se para o longo prazo e na melhor das tradições europeias, alterando as designações do portefólio de rádios para que qualquer ouvinte do país ou do estrangeiro saiba, inequivocamente,  que está a escutar rádios públicas de Portugal. Por exemplo:

Radio 1, nacional – Cultura contemporânea, espetáculos e entretenimento (equivalente à RTP 1)
Radio 2, nacional – Erudita (equivalente a RTP 2)
Radio 3, nacional – Informação, atualidade, desporto, documentários, etc. Predominância da palavra, a haver música, residual (equivalente à RTP 3)
Radio 4, urbana, emissores em Lisboa, Porto e Coimbra (para quê RTP África com emissores terrestres?) – Alternativa

Se a estratégia do operador público fosse a descriminada acima, porque não convidarem a Mariza e outros artistas ou músicos para fazerem o séries de programas, nas quais partilhavam com o  público os seus gostos musicais, interesses e histórias. Seguramente que seria uma mais-valia acrescida e um interesse redobrado para ouvir rádio. Este tipo de programas encaixava na perfeição numa Radio 1 que não existe, de todo, em Portugal.

Outra situação que deve ser revista é a quota de 60% de música portuguesa, 40% de música estrangeira na rádio pública. 60% é excessivo para um país como Portugal, que não tem uma indústria discográfica compatível com esse valor.

Deixar o interior do país a ter que aguentar a RFM e a Comercial sem alternativa. Bela ideia sem dúvida...

AG

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3765
  • R CLUB P
Re: RTP Antena 1
« Responder #464 em: Maio 26, 2018, 04:22:25 pm »
Não me parece que acabar com a marca "Antena" seja boa ideia. Já foi feito no início dos anos 90 e foi logo abandonado.
A marca é muito forte (no caso da Antena 1 são quase 40 anos) e está completamente enraizada.
Quanto aos conteúdos, já sabem a minha opinião.