Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1208302 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #7695 em: Julho 25, 2025, 05:33:17 pm »
Por quem *ouve (e não houve), peço imensa desculpa.

Tudo certo, então. Em qualquer caso considero positivo.

Veria com muito bons olhos o regresso do Aurélio Gomes a horários de locução de continuidade. Fazia bem a diferença nesta Antena 1 e teria uma profundidade com a qual o Ricardo Soares, e com o devido respeito digo isto, só pode mesmo sonhar em antena. Pelo menos a avaliar pelo que ouvi. Se a tem, não pareceu.

Espero que ele aproveite para repensar o estilo de intervenções que faz. Parecia quase de loucos falar de 5 em 5 segundos em cada entrada de música e depois eram coisas com uma relevância baixíssima.

Na Quinta fez uma saída antes das notícias às 10h que eu achei no mínimo puxada. "De cravo ao peito vamos para as notícias às 10"? Sim, eu sei que tinha que ver com o podcast que foi transmitido depois das 10h, mas estamos em Julho, não em Abril, e acho que foi um daqueles casos em que a ideia foi melhor que a execução (acontece a todos).

Muito pela positiva, a condução do Edgar Canelas a partir de Faro depois das 10h. Simples, desempoeirada, cordata, com muito respeito e consideração por quem houve, mas sem ser excessivamente protocolar ou lírico no processo.

O que me parece ser um erro de gestão é: a Mónica Amaral grava madrugadas na continuidade e depois está a fazer o trânsito de manhã em direto nem 8h depois? Que lógica tem isso? Se querem aproveitar a Mónica Amaral para as duas coisas porque é que ela não faz trânsito ao final da tarde?

Tenho ideia de que não é a Mónica Amaral a fazer madrugadas já há algum tempo...

Quanto a saída de Ricardo Soares: se foi a seu pedido, terá os seus motivos. Não creio que Reis conseguisse decidir já o que quer que fosse e nem numa altura destas, em que nem teve tempo para ponderar coisa alguma ou inteirar-se sobre o que quer que seja.

Ouvi de Terça para Quarta a Mónica Amaral a dar entrada para conteúdos em antena, só não me lembro se foi à uma ou às duas da manhã, mas foi logo a seguir às notícias.

Não me atrevi de facto a correlacionar a saída do Ricardo Soares com qualquer eventual conflito dele com esta ou outra gestão porque lá está, o timing em que acontece é bastante virgem. Mas já se viram "cabeças a rolar" com menos tempo que isto de novas direções na RTP (é verdade, é só vermos o histórico) e é só por isso que achei que tinha vindo na sequência.

O porquê fica solteiro, neste caso.

Com o cravo ao peito ou não anda-se todos os dias...

O certo como a morte é que a Antena1 daqui a um ano terá menos 2% do que tem hoje.

O artista Reis que durante quase dez anos na acertou nas Manhãs da 3 ia agora acertar...

Lol
Lol
Lol

O objetivo do artista Reis é estourar com a Antena 1 para não incomodar a RR...

Daqui a um ano vai-me apetecer escrever sobre os animais na quinta...

Entre outros animais, vamos ter o Chimpanzé Viriato, o Javali M, a Hiena JG, o Sapo Milu, a Libelinha T,  o Teixugo N e o Grilo Orquídea...

Vai ser um.primor!!!

Não seria tão taxativo a dizer que tem menos 2% que hoje. De qualquer forma, não era aquele louco gestor da RR que queria audiências ao nível da própria RFM e da Comercial? Tirar 2% à Antena 1 não faria nada por isso, convenhamos, a distância é enorme.

A distância entre a RR e a Antena1 é enorme?

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #7696 em: Julho 25, 2025, 05:49:58 pm »
Da RR para a RFM e Comercial? Sim :)

Atento

• Hero Member
« Responder #7697 em: Julho 25, 2025, 06:08:16 pm »
Da RR para a RFM e Comercial? Sim :)

A Antena1 passar de 5,8% para 3,8% será absolutamente dantesco...significa perder quase 200 mil ouvintes...

No entretanto, daqui a uns dias devem surgir as entrevistas habituais do artista Reis acerca das rádios que vai liderar...
Se há metas a atingir... não sei quê não sei que mais...

O paleio habitual cheio de lugares comuns...

Absolutamente dantesco!!!

O que vem aí não vai ser bonito.
« Última modificação: Julho 25, 2025, 06:09:50 pm por Atento »

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #7698 em: Julho 25, 2025, 08:31:39 pm »
Hoje foi o último dia de Ricardo Soares no Programa da Manhã.
https://www.rtp.pt/play/p13898/e866689/anfiteatro

Enorme tiro no porta aviões da Antena1...

Só  vejo duas pessoas  que poderão segurar o barco: Aurélio Gomes ou José Carlos Trindade.

Enfim...

Parabéns à RR! Vai respirar melhor.

Isto foi o melhor que podia acontecer à Antena 1. Sempre detestei o estilo do Ricardo Soares em antena. Ótima primeira decisão do Nuno Reis.

Para a RR foi ótimo!

A decisão não foi de Reis. Foi Soares que pediu para sair.
Duas coisas sobre este tema:
1 - O nome da pessoa que vai para as manhãs, está aí em cima.
2 - A decisão já vem do tempo do Galopim, não é de agora

pdnf

• Hero Member
« Responder #7699 em: Julho 25, 2025, 08:33:37 pm »
Por acaso, acho que é pena mexerem nas manhãs, a fórmula estava acertada, não obstante também concordar que, por vezes, as excessivas intervenções do Ricardo Soares soavam estranho.
Tendo sido ele a sair, questiono-me se não irá para a concorrência. Acredito que seja uma possibilidade. Tal como não acredito em coincidências em medicina, não acredito que o timming não possa ter alguma correlação com as mudanças na Direção, a menos que, obviamente, tenha existido um convite de outras paragens.

Absolutamente de acordo quanto à hipótese Aurélio Gomes, seria, de longe, a melhor solução.

Quanto a quem mais beneficia, tenho dúvidas que seja a RR. Há uns anos, uma jornalista da RR dizia-me que a sua principal concorrente era a Comercial, seguida da RFM. Na altura não concordava, mas hoje, não sei se não será verdade. Talvez, quem mais ganhe se a Antena 1 afrouxar, seja mesmo a TSF e a Observador.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #7700 em: Julho 25, 2025, 08:48:37 pm »
A ser assim, vou apostar as fichas no JCT, o que deixa em aberto a questão das tardes, a confirmar-se.
Se já vem do tempo de Nuno Galopim, será mesmo uma opção de Ricardo Soares. Tudo indica que os resultados estavam em linha com o esperado.
Começa agora o teste de resistência à A1. Já se sabe quem fica como adjunto?
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #7701 em: Julho 25, 2025, 09:30:39 pm »
Soares não troca a Antena1 por outra qualquer...

Não sendo Aurélio Gomes, Trindade é a opção válida com Soares na tarde...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #7702 em: Julho 26, 2025, 04:02:51 am »
Também não vejo exatamente mal estar nas manhãs o José Carlos Trindade, gosto da condução dele em antena, apesar de a um ponto ter apanhado um ou outro dia isolado em que estava um bocadinho a puxar a coisa (no regresso a casa). Mas se for a escolha é só ele ter um bocadinho de foco e fazer o que ele faz de melhor e o resto flui naturalmente. Também é bom, também já dá para eu conseguir ouvir mais as manhãs que o titular que lá estava.

Agora, claro que não tem (que eu saiba) o mesmo palmarés do Aurélio Gomes que em termos de currículo tem Rádio Nova e RCP, por exemplo. Neste sentido, ser o Aurélio Gomes seria comparável a ser o António Macedo em termos de dourado, salvo as devidas distâncias numa série de coisas.

--

Hoje foi interessante, excecionalmente, o Verdes Anos - é um programa que não gosto, porque tende a ser demasiado massudo, segmentado e muito pouco focado/concreto nas entrevistas que tem; e foi interessante sobretudo porque foi um programa que podia ter sido na Antena 2: enveredou por longas incursões de jazz clássico e de improviso de nomes que eu não conhecia. Foram longos minutos em que podia ser o Jazz a 2 que eu não desconfiaria - e soube muito, muito bem, dando-me a ideia que um programa de jazz a essa hora (00-01h) na Antena 1 seria muito bom. Agarrou-me.

Elogiar a emissão que ouvi esta noite do Herberto Quaresma, "O Agente Provocador" (01-02h), enquanto ia na estrada a ouvir em 87.9. Muita viagem pela musica europeia e uma série de novidades que não se ouvem em mais lado nenhum, mas são tão ou mais escutáveis que muitas anglo-saxónicas ou portuguesas. Foi incrível para conduzir, mas também dava para ouvir a descansar. Mostrou ótimas bases nisto também e excelente locução. É um ótimo programa com a pessoa certa para ele, quis-me parecer. 5*.

Já o programa às 02h que se seguiu com a Selma Uamousse foi desinteressante. Claro que ela não tem formação de rádio, apesar de ter um timbre e dicção muito boas, e não foi por isso que achei desinteressante. O convidado é que foi um pecado capital, uma coisa muito no circlejerk interno, e a conversa em si achei um bocado desamparada na condução. Mudei para o Observador a seguir.

Hoje não ouvi a Mónica Amaral gravada nas madrugadas, foi puro computador, mas penso que é normal de 6a para sábado desde que o Nuno Galopim faz grelhas.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #7703 em: Julho 26, 2025, 09:41:30 am »
A ser assim, vou apostar as fichas no JCT, o que deixa em aberto a questão das tardes, a confirmar-se.
Se já vem do tempo de Nuno Galopim, será mesmo uma opção de Ricardo Soares. Tudo indica que os resultados estavam em linha com o esperado.
E apostas certo (já tenho sinal verde para oficializar por aqui).
É mesmo o José Carlos Trindade que vai ficar nas manhãs.
Resta saber como ficarão as tardes

Atento

• Hero Member
« Responder #7704 em: Julho 26, 2025, 10:15:26 am »

A lógica dita Ricardo Soares. Qualquer outra aposta não vai soar bem aos ouvintes.

pdnf

• Hero Member
« Responder #7705 em: Julho 26, 2025, 10:18:24 am »
Se é troca por troca, não vem mal ao mundo, os ouvintes já estão habituados, talvez até faça mais sentido, considerando o perfil de ambos. A ver...
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #7706 em: Julho 26, 2025, 10:18:55 am »

Boa, boa. Ficarei a aguardar para ver quando é que ele entra para ouvir um bocadinho.

Nas tardes espero que não seja o Ricardo Soares. Mas há varias opções na casa.

Atento

• Hero Member
« Responder #7707 em: Julho 26, 2025, 11:06:53 am »

Boa, boa. Ficarei a aguardar para ver quando é que ele entra para ouvir um bocadinho.

Nas tardes espero que não seja o Ricardo Soares. Mas há varias opções na casa.

Não há várias opções na casa...

Todas elas ditam perda de ouvintes...como já se verificou com outras experiências...

tuscano332

• Hero Member
« Responder #7708 em: Julho 26, 2025, 11:20:57 am »
Também não vejo exatamente mal estar nas manhãs o José Carlos Trindade, gosto da condução dele em antena, apesar de a um ponto ter apanhado um ou outro dia isolado em que estava um bocadinho a puxar a coisa (no regresso a casa). Mas se for a escolha é só ele ter um bocadinho de foco e fazer o que ele faz de melhor e o resto flui naturalmente. Também é bom, também já dá para eu conseguir ouvir mais as manhãs que o titular que lá estava.

Agora, claro que não tem (que eu saiba) o mesmo palmarés do Aurélio Gomes que em termos de currículo tem Rádio Nova e RCP, por exemplo. Neste sentido, ser o Aurélio Gomes seria comparável a ser o António Macedo em termos de dourado, salvo as devidas distâncias numa série de coisas.

--

Hoje foi interessante, excecionalmente, o Verdes Anos - é um programa que não gosto, porque tende a ser demasiado massudo, segmentado e muito pouco focado/concreto nas entrevistas que tem; e foi interessante sobretudo porque foi um programa que podia ter sido na Antena 2: enveredou por longas incursões de jazz clássico e de improviso de nomes que eu não conhecia. Foram longos minutos em que podia ser o Jazz a 2 que eu não desconfiaria - e soube muito, muito bem, dando-me a ideia que um programa de jazz a essa hora (00-01h) na Antena 1 seria muito bom. Agarrou-me.

Elogiar a emissão que ouvi esta noite do Herberto Quaresma, "O Agente Provocador" (01-02h), enquanto ia na estrada a ouvir em 87.9. Muita viagem pela musica europeia e uma série de novidades que não se ouvem em mais lado nenhum, mas são tão ou mais escutáveis que muitas anglo-saxónicas ou portuguesas. Foi incrível para conduzir, mas também dava para ouvir a descansar. Mostrou ótimas bases nisto também e excelente locução. É um ótimo programa com a pessoa certa para ele, quis-me parecer. 5*.

Já o programa às 02h que se seguiu com a Selma Uamousse foi desinteressante. Claro que ela não tem formação de rádio, apesar de ter um timbre e dicção muito boas, e não foi por isso que achei desinteressante. O convidado é que foi um pecado capital, uma coisa muito no circlejerk interno, e a conversa em si achei um bocado desamparada na condução. Mudei para o Observador a seguir.

Hoje não ouvi a Mónica Amaral gravada nas madrugadas, foi puro computador, mas penso que é normal de 6a para sábado desde que o Nuno Galopim faz grelhas.

O programa da Selma devia ser repetição já que ela faz o programas das Quintas de 5 em 5 semanas o 5 à Quinta que julgo que é um programa que deve estar para acabar, segundo já li por aqui.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #7709 em: Julho 26, 2025, 11:40:56 am »
Não deve acontecer, mas o Aurélio Gomes era uma excelente opção. Tem um estilo muito semelhante ao José Carlos Trindade, e imensas provas dadas.