Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1208354 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #7665 em: Julho 13, 2025, 04:05:32 pm »
Deixemo-nos de tricas e revoltas fundadas para glorificar o magnífico trabalho do JAL, do Galopim e do Alvarinho na memória do 40.º aniversário do Live Aid.

Existe um blogue no site da Antena 1 a relatar, em tempo exacto, o que se passou há 4 décadas, tendo a emissão FM contado com depoimentos da gente da rádio e com participações musicais da Cantadeira, do Miguel Guedes (Blind Zero) e do António Manuel Ribeiro (UHF).

Serviço público também é isto!
Já reiterei isto no passado, mas volto a ressalvar:
Obrigado Nuno Galopim por devolver a dignidade musical à Antena 1 e por ter dado espaço à direcção de informação encabeçada pelo Mário Galego para rubricas fantásticas e por ter posto a gente certa nos lugares certos.

A emissão do Live Aid foi do melhor que se escuta nas rádios congéneres europeias.

https://antena1.rtp.pt/musica/live-aid-40/

Grande trabalho de Galopim.

Pêgo e Galopim  estiveram duas décadas a recuperar a Antena1 para agora aparecer o artista Reis para a destruir em três tempos.

Incoerências de Nicolau Santos...

Exonera Teixeira pelos resultados desastrosos da RTP3 e promove a todo poderoso nas rádios Reis,  depois de este ter deixado a 3 em coma irreversível...

Será aceitável nomear alguém que comanda uma rádio nacional com resultados miseráveis,  ficando sistematicamente atrás de rádios com.meia dúzia de emissores?

E que dizer disto: a rádio que o artista Reis lidera,  nos últimos dez anos, tem apenas mais uma décima fo que a Smooth FM?

Se os responsáveis da ERC não chumbarem de forma veemente Reis, não estão lá a fazer nada...

Caro Atento,

É público e notório que não morro de amores pelo trabalho (volto a dizer, trabalho) do Nuno Reis enquanto director da 3, por tudo o que ela se tornou há uns anos e por esta ser «o meu clube radiofónico».

Agora devemos ser mais positivistas.
Este fórum é lido por gente da rádio. Gente que, podemos gostar ou não, trabalham para nos servir daquilo que todos nós aqui gostamos: rádio.

Enaltecemos o que de bom se faz na rádio nacional e hoje foi um claro exemplo disso.

Não tenho memoria da Antena 1 pré-Rui Pêgo, mas a rádio pública deve-lhe uma panóplia de programas/rubricas que ainda hoje são únicas no nosso panorama.
Além disso, não me esqueço do tempo relvista em que a RTP bateu no fundo e com a equipa que tinha, conseguiu segurar a Antena 3 sobre a sua gestão directa.

Comigo não há branqueamento de situações e personagens.

O mau é mau. O bom é bom.

Não deixo passar incoerências,  incompetências e outras trampas...

Comigo nem pensar e não viro a cara para o outro lado.

A ERC só tem de chumbar Reis pela incoerência de Nicolau Santos e equipa...

Exonera Teixeira, convocando os resultados das audiências da RTP3,  e nomeia para diretor das rádios o artista Reis que em dez anos estourou com a Antena 3  depois de alguns milhões de euros...

Será aceitável nomear alguém,  cujo currículo é a destruição da 3 e publicitar até há pouco tempo e de forma sistema a RR em programas como a Prova Oral?

Será aceitável nomear  alguém que lidera uma rádio nacional que fica sistematicamente atrás de rádios com meia duzia de emissores e tem apenas mais uma décima do que uma rádio que tem 3 emissores de FM (SMOOTH FM)?

INCOERÊNCIAS DE NICOLAU SANTOS!!!

A ERC se não tiver gente avestruz, chumba Reis e Gonçalves e envia uma coima de 150 mil euros para a Marechal Gomes da Costa...
« Última modificação: Julho 13, 2025, 04:08:21 pm por Atento »

tuscano332

• Hero Member
« Responder #7666 em: Julho 13, 2025, 04:44:40 pm »
Deixemo-nos de tricas e revoltas fundadas para glorificar o magnífico trabalho do JAL, do Galopim e do Alvarinho na memória do 40.º aniversário do Live Aid.

Existe um blogue no site da Antena 1 a relatar, em tempo exacto, o que se passou há 4 décadas, tendo a emissão FM contado com depoimentos da gente da rádio e com participações musicais da Cantadeira, do Miguel Guedes (Blind Zero) e do António Manuel Ribeiro (UHF).

Obrigado Nuno Galopim por devolver a dignidade musical à Antena 1 e por ter dado espaço à direcção de informação encabeçada pelo Mário Galego para rubricas fantásticas e por ter posto a gente certa nos lugares certos.

A emissão do Live Aid foi do melhor que se escuta nas rádios congéneres europeias.

Tirando o vocalista dos Napa a que não achei muita piada, no resto concordo foi uma excelente emissão, do melhor que já se fez em rádio por cá parabéns e continua ao lingo de todo o dia no site.

Em relação aos especiais dedicados aos 50 anos de independência das nossas ex colónias só ouvi o dedicado a Cabo Verde no Sábado em que festejava o aniversário. Não desgostei do que o Nuno Sardinha apresentou, deu para ter uma ideia geral do que é actualmente Cabo Verde. Em relação aos feitos durante a tarde, talvez tenham sido uma seca como diz o Atento, mas como disse não os ouvi, no entanto ouvi um especial dedicado ao Festival MED em Loulé e não achei mau.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #7667 em: Julho 13, 2025, 04:53:21 pm »

Pêgo e Galopim  estiveram duas décadas a recuperar a Antena1 para agora aparecer o artista Reis para a destruir em três tempos.

Exonera Teixeira pelos resultados desastrosos da RTP3 e promove a todo poderoso nas rádios Reis,  depois de este ter deixado a 3 em coma irreversível...

Será aceitável nomear alguém que comanda uma rádio nacional com resultados miseráveis,  ficando sistematicamente atrás de rádios com.meia dúzia de emissores?

E que dizer disto: a rádio que o artista Reis lidera,  nos últimos dez anos, tem apenas mais uma décima fo que a Smooth FM?

Se os responsáveis da ERC não chumbarem de forma veemente Reis, não estão lá a fazer nada...

Caro Atento,

É público e notório que não morro de amores pelo trabalho (volto a dizer, trabalho) do Nuno Reis enquanto director da 3, por tudo o que ela se tornou há uns anos e por esta ser «o meu clube radiofónico».

Este fórum é lido por gente da rádio. Gente que, podemos gostar ou não, trabalham para nos servir daquilo que todos nós aqui gostamos: rádio.

Enaltecemos o que de bom se faz na rádio nacional e hoje foi um claro exemplo disso.

Não tenho memoria da Antena 1 pré-Rui Pêgo, mas a rádio pública deve-lhe uma panóplia de programas/rubricas que ainda hoje são únicas no nosso panorama.
Além disso, não me esqueço do tempo relvista em que a RTP bateu no fundo e com a equipa que tinha, conseguiu segurar a Antena 3 sobre a sua gestão directa.

Exonera Teixeira, convocando os resultados das audiências da RTP3,  e nomeia para diretor das rádios o artista Reis que em dez anos estourou com a Antena 3  depois de alguns milhões de euros...

Será aceitável nomear alguém,  cujo currículo é a destruição da 3 e publicitar até há pouco tempo e de forma sistema a RR em programas como a Prova Oral?

Será aceitável nomear  alguém que lidera uma rádio nacional que fica sistematicamente atrás de rádios com meia duzia de emissores e tem apenas mais uma décima do que uma rádio que tem 3 emissores de FM (SMOOTH FM)?

A ERC se não tiver gente avestruz, chumba Reis e Gonçalves e envia uma coima de 150 mil euros para a Marechal Gomes da Costa...

Insiste no mesmo discurso, pois muito bem.

Faço público que exerci uma denúncia à moderação da sua conduta e até exponho os motivos:
- Violação (que creio existir) da regra nº3, designadamente na parte em que não são permitidos comportamentos discriminadores no plano social, político e cultural, o que o Atento reiterada e sucessivamente vem fazendo, inclusive até numa postura muito próxima a outro utilizador que foi banido, Micro;
- Comportamentos obsessivos face ao grupo RTP, aliás muito bem visíveis nas últimas 3 páginas deste tópico, mas não só. Como já lhe disse noutra vez e noutra sede não é por escrever várias vezes a mesma coisa que a mensagem vai passar ou ficar. A RTP tem um provedor, sugiro que escreva para lá.

Tenho pouco feitio para bufo e menos ainda para tolerar certas coisas. Se quer criticar, critique com factos objetivos, como todos nós fazemos, não da maneira abjecta que está a fazer e que reiteradamente faz, volta meia volta, quando algo não lhe agrada, como se isso fosse mudar alguma coisa.

O que é demais já farta.

---

Grande acompanhamento do Live Aid, muito bem a Antena 1. Mas isto devia acontecer mais vezes. O tema da independência de STP por exemplo tenho pena de não ter ouvido, mas se o ângulo foi institucional na minha opinião ficou com pouco interesse para escutar.

Atento

• Hero Member
« Responder #7668 em: Julho 13, 2025, 05:01:12 pm »

Caro Atento,

Insiste no mesmo discurso, pois muito bem.

Faço público que exerci uma denúncia à moderação da sua conduta e até exponho os motivos:
- Violação (que creio existir) da regra nº3, designadamente na parte em que não são permitidos comportamentos discriminadores no plano social, político e cultural, o que o Atento reiterada e sucessivamente vem fazendo, inclusive até numa postura muito próxima a outro utilizador que foi banido, Micro;
- Comportamentos obsessivos face ao grupo RTP, aliás muito bem visíveis nas últimas 3 páginas deste tópico, mas não só. Como já lhe disse noutra vez e noutra sede não é por escrever várias vezes a mesma coisa que a mensagem vai passar ou ficar. A RTP tem um provedor, sugiro que escreva para lá.

Tenho pouco feitio para bufo e menos ainda para tolerar certas coisas. Se quer criticar, critique com factos objetivos, como todos nós fazemos, não da maneira abjecta que está a fazer e que reiteradamente faz, volta meia volta, quando algo não lhe agrada, como se isso fosse mudar alguma coisa.

O que é demais já farta.

---

Grande acompanhamento do Live Aid, muito bem a Antena 1. Mas isto devia acontecer mais vezes. O tema da independência de STP por exemplo tenho pena de não ter ouvido, mas se o ângulo foi institucional na minha opinião ficou com pouco interesse para escutar.

Faça o que entender. Sobre o que escrevi no tópico da Antena1 não há ninguém que consiga desmentir uma única palavra.

A si só lhe resta a censura nada mais. Argumentos que contraditem o que eu escrevi não vejo.

A si resta-lhe a censura, quando as coisas começam a ficar demasiado evidentes.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #7669 em: Julho 13, 2025, 05:05:23 pm »
Se por demasiado evidente se refere às suas, sem dúvida. :)

Atento

• Hero Member
« Responder #7670 em: Julho 13, 2025, 05:16:32 pm »
Se por demasiado evidente se refere às suas, sem dúvida. :)

O que eu escrevi no tópico da Antena1 é indesmentível. Sobre as audiências da 3...os dados saíram há  dias...

Sobre as incoerências de Nicolau Santos ...

É só ouvi-lo em discurso direto...

Os  números de Reis à frente da 3 nos últimos 10 anos estão por aí...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #7671 em: Julho 13, 2025, 09:01:13 pm »
Se há  coisas que me revoltam sao estas campanhas difamatória,  onde se insulta, humilha e ridicularizam pessas, isto a coberto da capa protetora de um ecrã  de comutador.
Se eu tivesse que dizer a alguem um décimo  do aqui diz este forista, não  era aqui, mas era cara a cara, como qualquer homem de coragem faz.
Mas geralmente estes personagens que falam muito forte no digital, na vida real são uns menininhos que se borram de medo.
Aliás este corajoso forista tem que patologicamente ter sempre um alvo. Agora é  o Rui..

Enfim, nada de mais, casos destes abundam por  essas redes sociais.

Atento

• Hero Member
« Responder #7672 em: Julho 13, 2025, 09:16:59 pm »
Se há  coisas que me revoltam sao estas campanhas difamatória,  onde se insulta, humilha e ridicularizam pessas, isto a coberto da capa protetora de um ecrã  de comutador.
Se eu tivesse que dizer a alguem um décimo  do aqui diz este forista, não  era aqui, mas era cara a cara, como qualquer homem de coragem faz.
Mas geralmente estes personagens que falam muito forte no digital, na vida real são uns menininhos que se borram de medo.
Aliás este corajoso forista tem que patologicamente ter sempre um alvo. Agora é  o Rui..

Enfim, nada de mais, casos destes abundam por  essas redes sociais.

Se não estiver esquecido, isso aconteceu aqui no fórum entre mim e Reis, o qual não conseguiu rebater nenhuma das minhas chamadas de atenção digamos assim.

Aqui não há nada de difamatório. Simplesmente há a realidade.
Eu no lugar dele tinha imensa vergonha depois de estourar milhões de euros dos contribuintes, durante dez anos, e dirigir uma rádio que não sai da cepa torta, tendo cobertura nacional só tem mais uma décima que a Smooth FM que tem três emissores.

Aqui os únicos insultados são os contribuintes.
« Última modificação: Julho 13, 2025, 09:19:19 pm por Atento »

joao_s

• Hero Member
« Responder #7673 em: Julho 13, 2025, 11:15:15 pm »
Bem, “Atento”, também acho que fulaniza em demasia. Uma coisa é criticar estratégias, opções e subserviência, aqui acho que tem razão, neste aspeto de um serviço público que se verga perante interesses privados, prejudicando o interesse geral, dando uma imagem de país de terceiro mundo; outra é marcar pessoas e disparar a torto e a direito.

De facto, o serviço público português de rádio e televisão é uma espécie de “ovelha ronhosa” no meio dos congéneres europeus. As audiências são demasiado baixas, não há serviço público sem público, o serviço público não é feito para o vazio, as limitações impostas(?) são demasiadas, a maledicência do pseudoanalistas arrasadora e isso prejudica o país como um todo, quer na perceção interna, quer na imagem externa. Assiste-se à cartelização ao estilo da américa latina; não é esse o exemplo que nos chega dos serviços públicos das democracias liberais europeias em que os mesmos são estruturais nas sociedades, na coesão interna e imagem externa. Seguramente, o exemplo de gestão que o estado português faz com o serviço público de rádio e televisão e a fragilidade que denota para com os interesses de privados, não são exemplo para ninguém; não é esse o modelo de servilismo protagonizado nas sociedades e economias mais desenvolvidas.

Erroneamente, referi que as estações de rádio da RAI lideram as audiências em Itália. E porquê? As audiências italianas não incluem os canais da RAI, não há dados. O operador público RAI retirou a sua participação na medição das audiências por discordar do método. Ao que parece, a situação está prestes a mudar com a entrada de uma nova entidade responsável pela medição de audiências.

Quer a BBC, quer a RAI, disponibilizam no seu portefólio uma estação de rádio gizada para o público em geral e para as audiências, dado que contemplam componentes que rivalizam com produtos comerciais, refiro-me à BBC Radio 2, no Reino Unido, e à RAI Radio 2, em Itália. O modelo de serviço público italiano inspirou-se no modelo britânico. Em Portugal uma estação deste género, que não existe, seria alvo de maledicência e da pequenez crónica que intoxica o espaço público.

Aqui, grelha de programas da RAI Radio 2,       (qualquer semelhança com a BBC não é coincidência)
entre outros, destaca-se a transmissão simultânea com a estação de TV RAI 2 (simulcast) de alguns programas, entre os quais “I Lunatici”, que vai para o ar na rádio de terça a sábado, das 0h até às 3h, na RAI 2, apenas uma parte.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #7674 em: Julho 13, 2025, 11:23:22 pm »
As estações da RAI já deixaram de ser líderes há alguns anos mas continuam a haver dados joão_s, perdoe-me a "rara" correção.
Em relação à RAI Radio 2, é um pouco um oásis na rádio europeia pois apesar de não ser uma rádio propriamente jovem mas sim Hot AC, tem programas informais com muita palavra sobre gastronomia, desporto, etc.
« Última modificação: Julho 13, 2025, 11:27:12 pm por radiokilledtheMTVstar »

joao_s

• Hero Member
« Responder #7675 em: Julho 13, 2025, 11:34:31 pm »
As estações da RAI já deixaram de ser líderes há alguns anos mas continuam a haver dados joão_s, perdoe-me a "rara" correção.
Em relação à RAI Radio 2, é um pouco um oásis na rádio europeia pois apesar de não ser uma rádio propriamente jovem mas sim Hot AC, tem programas informais com muita palavra sobre gastronomia, desporto, etc.

“radioK…”, não sabemos. Como referi, em 2022, a RAI retirou a sua participação nas medições de audiências pelo descrédito do método, portanto os dados não são publicados nem auditados por órgãos independentes. Vai entrar outra entidade para fazer as medições.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #7676 em: Julho 16, 2025, 05:39:42 pm »
Parabéns ao jornalista Gonçalo Martins pela reportagem sobre a obsolência do Convel e a adopção do ETCS em Portugal, através da óptica dada pelo Grupo Oficinal da Medway no Poceirão.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #7677 em: Julho 16, 2025, 06:21:59 pm »
Parabéns ao jornalista Gonçalo Martins pela reportagem sobre a obsolência do Convel e a adopção do ETCS em Portugal, através da óptica dada pelo Grupo Oficinal da Medway no Poceirão.

Também ouvi, excelente e esclarecedora reportagem.

Só que há "um pequeno" problema... quem tem que implementar isso na infraestrutura é a IP... e a IP, sobretudo no que toca á gestão da ferrovia, é a incompetência deveras conhecida por todos.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #7678 em: Julho 16, 2025, 06:24:06 pm »

Também ouvi, excelente e esclarecedora reportagem.

Só que há "um pequeno" problema... quem tem que implementar isso na infraestrutura é a IP... e a IP, sobretudo no que toca gestão da ferrovia, é a incompetência deveras conhecida por todos.

Sim. Ficava bem esse esclarecimento na reportagem, visto uma franja considerável da população portuguesa não saber da existe da Infraestruturas de Portugal, S.A. e as suas funções, confundido tudo com a CP.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
« Responder #7679 em: Julho 17, 2025, 01:25:14 am »
Aqui fica: https://www.rtp.pt/noticias/pais/empresas-apresentam-novo-sistema-nos-comboios-por-sobrevivencia-e-para-liberalizar-mercado_a1669582

Já tinha passado por ela, na outra linha que frequento, destas andanças. A questão da Ferrovia, com exceção do Sobre Carris do Público, é um assunto que está muito afastado dos nossos OCS, e é um tema relevante na vida pública nacional.

Todavia, fizeste bem esse reparo, esta é uma valência que cabe à IP implementar. É mais um caso em que continuamos agarrados ao velho analógico, o ETCS e o DAB+ são dois dossiers em que Portugal está atrasado face à Europa, em matéria de infraestruturas, e, provavelmente, os mais críticos.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.