Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1187849 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #7020 em: Fevereiro 23, 2025, 10:21:06 pm »
Tambe são.
Alguns desses mais da televisao do que da rádio.
Podia tambem falar em Rui Pego, para mim o melhor...
So que lhe quis dizer que a rádio  vale por si própria.
Tem sido mais a televisão a vir buscar valores à  rádio  e aí  tinha não 10, mas 100 nomes.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #7021 em: Fevereiro 23, 2025, 10:23:59 pm »
Mais de 90% dos nomes que eu e você  citamos comecaram e fizeram sucesso na RÁDIO.
E foi depois disso,que a televisão os foram buscar.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #7022 em: Fevereiro 24, 2025, 12:30:10 am »
Porque é uma pivô que, não estando num nível de uma Clara de Sousa, cumpre. Além disso, ela há uns anos, alegadamente, iria ser afastada do Bom Dia Portugal e o enorme número de seguidores da Carla Trafaria se rebelaram nas redes sociais.

https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT74912

https://www.instagram.com/carlatrafaria.oficial?igsh=MTg2b2J2bzBsNnFkcg==
Tendo a concordar com grande parte das tuas análises, Bigodes, mas aqui, tenho mesmo de discordar. Sempre que falamos em audiência, lá vem a conversa das redes, e já agora, das estrelas de TV na Radio. A Observador teve o Júlio Magalhães nas manhãs da Observador, e viu-se no que deu. Saiu, nem arrefeceu, nem aqueceu. Para mim, o melhor lado da rádio é mesmo esse, mesmo já tendo alguma imagem, nos dias de hoje.
O lado voyeur, sentido figurativo, do ser humano é algo que deveras me intriga. Eu quando aprecio o trabalho de alguém, tento fazê-lo pelo mérito, sendo objetivo. Achas mesmo que a Carla Trafaria tem os seguidores que tem por causa, exclusivamente, do seu trabalho?
Consigo pensar em várias pivots que, na minha opinião, têm melhor desempenho, mormente em entrevistas, onde sempre achei a Carla Trafaria fraca, por vezes até, mal preparada. E sim, durante muitos anos, até 03/2020, via o BDPT diariamente, obviamente, não todo o programa, mas uma parte, enquanto me preparava para sair para trabalhar.

Mas, por mim, morreu aqui o offtopic. O ponto que quero salientar é este: a rádio não precisa nem de vedetas, nem de pessoas da TV para se fazer com enorme qualidade.
Não se aplicando isto tanto à informação, mas mais ao entretenimento, quanto mais tiveres alguém, do outro lado do microfone, com quem te identifiques, que trave as mesmas lutas que tu, maior conexão crias. Manifestamente, é difícil isso ocorrer com grandes vedetas

Totalmente de acordo. Aliás, o que mais acontece é vedetas da tv não se conseguirem adaptar/vingar na rádio porque não a entendem. Não sabem gerir tempos, o discurso não se adapta ao meio rádio, e todo um outro conjunto de factores.

Mais rapidamente um profissional da rádio se torna profissional da TV. Ao contrário, nem por isso.

Desculpem a continuidade do off-topic, mas tenho que explanar isto.

Eu não defendo a ideia do Atento de ter a Carla Trafaria na Antena 1, antes pelo contrário.

É óbvio que os 200 000 seguidores que tem no Instagram, os três perfis que teve no Facebook e a Petição Pública criada para o não afastamento da pivô do BDPT também são infraccionados pela sua beleza e pelas fotografias ousadas que mete na NET.
Eu sei que isto é objectificar o corpo de uma profissional de televisão, mas a TV é propícia a isso, além do mais a Carla tem a liberdade de o fazer.

Eu, tal como muitos nós, sou um acérrimo da rádio e digo que é muito mais fácil meter profissionais da rádio em TV, do que o contrário.
Na rádio não há teleponto, não existe a muleta da imagem para suprir alguma falta de saber construir um cenário através das palavras.

Até deixei de ver o BDPT e migrei para o Esta Manhã (o seu fim foi um erro, pois era um produto diferenciador).
Actualmente, até pequeno-almoço ao som da Antena 1.

O que quis dizer sobre a Carla Trafaria é que ela para TV cumpre, não sendo uma pivô excepcional, além de que é alavancada pelo hype nas redes, o que potencializa audiências.

Na rádio isso ainda não funciona e duvido que funcionará (é uma lição para os Nélson Cunhas e António Mendes).

Agora, num cenário muito hipotético (pois dificilmente acontecerá), o José Alberto Carvalho regressar a rádio, dada a sua carreira na TV e as suas qualidades como jornalista e comunicador, certamente que arrastaria gente.
Mas normalmente acontece o contrário. Desde do Joaquim Agostinho, ao meu amo e Olga Cardoso, passando pelo António Macedo e Emídio Rangel, indo àquela geração de pivôs que iniciaram jovens as TV's privadas, até ao Vasco Palmeirim.

Sobre a Luísa Barbosa... Do que acompanho da rádio e do que leio aqui, existem três pecados capitais nas duas décadas de direcção do Pedro Ribeiro na Rádio Comercial:

- O despedimento do António Sérgio porque a voz não se enquadrava no perfil da estação;

- O caso Inês Cordeiro;

- A saída da Senhora da Rádio Vanda Miranda, para colocar a Luísa Barbosa.

Reitero, ser uma figura bonita, ter seguidores nas redes sociais e apresentar programas superficiais (à excepção do 5PMN) não são requisitos para se ser um bom profissional de rádio.

O Pacheco (Pedro Fernandes) foi uma excepção à regra, pois já tinha uma grande experiência de directos, entrevistas, guionista, de actor e... Alguma de rádio na Antena 3.
Em relação á Comercial acrescento a esses um outro pecado, a rápida entrada e quase logo saída do comediante Antônio Raminhos. Suponho que tenha sido por culpa da Joana Azevedo, não ir muito com ele, mas a coisa nunca foi bem explicada e eu até gostava.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #7023 em: Fevereiro 24, 2025, 12:40:55 am »
Se eu aqui apontar 10 nomes dos maiores comunicadores de rádio,  nenhum tem nada a ver com a televisão  ou apenas coisas pontuais.
Por outro lado a rádio,  com a riquíssima história  que tem não se tem que nenorizar face à  televisão.

Duopolio é um nome  pomposo para se teferir aos órgãos  de comunicação privados.
Quer na televisão, com a RTP cada vez mais irrelevante, as radios públicas  com resultados pifios.
Portanto liderar o quê?
Este pais prefere a inciativa privada,  seja na educação, seja na saúde ou na comunicação.
Portanto este Atento está a falar de quê?
Só  se for para a sua bolha estatista, que tem ódio ao privado.

Neste momento só vejo 5 pessoas, são elas:
Vasco Palmeirim
Aurélio Gomes
Pedro Fernandes
Fernando Alvim
E o Rui Maria Pego, se assim o desejasse.

Atento

• Hero Member
« Responder #7024 em: Fevereiro 24, 2025, 10:29:25 pm »
É desta que o Sporting Clube de Braga vai ter direito a relato em direto?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #7025 em: Fevereiro 24, 2025, 10:58:04 pm »
Preferia o Vitória de Guimarães...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #7026 em: Fevereiro 24, 2025, 11:04:59 pm »
Não há comentadores para tantos jogos. O caso do Nuno Coelho já a comentador de jogos grande em simultâneo na A1 e SportTV é que devia ser analisado, Atento...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #7027 em: Fevereiro 24, 2025, 11:08:13 pm »
Não há comentadores para tantos jogos. O caso do Nuno Coelho já a comentador de jogos grande em simultâneo na A1 e SportTV é que devia ser analisado, Atento...
Mais absurda se torna a dispensa de Vítor Martins.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #7028 em: Fevereiro 24, 2025, 11:26:55 pm »
Mais absurda se torna a dispensa de Vítor Martins.

O Nuno Coelho necessita de se adaptar urgentemente ao meio, tal como a Matilde Fidalgo.

Ontem, no AVS vs Sporting, tive que migrar da Antena 1 para a Rádio Observador. Não é que ache o Augusto Inácio um mago nas palavras, mas o seu conhecimento futebolístico, aliado a um discurso simples e directo, foi uma boa opção. Além disso, o Pedro Henriques é um elemento diferenciador.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Atento

• Hero Member
« Responder #7029 em: Fevereiro 25, 2025, 06:36:23 am »

?

Atento

• Hero Member
« Responder #7030 em: Fevereiro 25, 2025, 06:38:05 am »
Preferia o Vitória de Guimarães...

Há uma nova equipa na Liga Portuguesa  e eu não sabia...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #7031 em: Fevereiro 25, 2025, 10:13:08 am »
Todos os dias sabemos de coisas, que nem faziamos ideia...
É  o caso...

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #7032 em: Fevereiro 25, 2025, 11:33:23 am »
A propósito do Papa Francisco, mais uma excelente crónica de Fernando Alves que foi para o ar ontem de manhã, com uma referência elogiosa ao repórter Fernando Eurico pelo meio, por causa de um brilhante e sensível apontamento de reportagem deste último na Praça de S.Pedro na última 5ª feira...

https://www.rtp.pt/play/p13885/e832041/os-dias-que-correm

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #7033 em: Fevereiro 25, 2025, 12:10:54 pm »
Notável.
Sempre adorei ouvir as crónicas do Fernando, mesmo quando, pontualmente, discordava dele.
Ouvi mais na TSF, em certa altura nao perdia uma, infelizmente  não estou a ouvir tanto na Antena 1.
No meio de tantos comentadeiros, é  uma " luz" com a sua lucidez e liberdade de espírito...
.

Atento

• Hero Member
« Responder #7034 em: Fevereiro 25, 2025, 01:09:06 pm »
Parece-me evidente...

A) Publicitar os vários podcasts exclusivos em antena da Rádio e das TVS;

B) Criar um apartado nos sites do Grupo RTP que remetam de forma inteligente para esse formato exclusivo.

Mais um

https://antena1.rtp.pt/politica-sociedade/francisco-sena-santos-apresenta-todos-ouvidos/