Há uma diferença entre ter uma produção mais centrada em Lisboa mas com vários pólos no país (Porto, Coimbra, Faro, para não falar de correspondentes noutras localidades para alguns programas) e haver uma produção apenas em Lisboa que renega o resto do país.
Eu nasci no Porto mas os meus pais mudaram-se para Lisboa quando tinha nem 3 anos. Apesar disso, vou muitas vezes ao Porto e tenho uma ligação grande à cidade (e em antena, na emissão e em vários programas, já referi isso).
Que há um centralismo no país que se torna evidente em várias situações do quotidiano, é evidente. Mas a antena 1 não é, de todo, uma rádio centralista. É estranho sequer colocar-se isso em causa quando existem programas que olham para todo o país (Portugal em Directo e, em causa própria, Mortinhos por Sair de Casa). Se essa atenção é perfeita? Talvez não (falo aqui, por mim e não pelo trabalho dos meus colegas). Mas há um trabalho adicional de olhar pelo país inteiro que, creio que posso dizê-lo, não existe noutra rádio nacional.
Posso dizer mesmo que, no caso dos Mortinhos, acreditem que seria muito mais fácil centrar-me em Lisboa e colocar só dicas na cidade em todos os dias da semana (como outros roteiros culturais fazem!). Mas isso não me interessa e, creio eu, a quem ouve também não...