Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1188302 vezes)

ruialvesdesousa

• Jr. Member
  • **
Re: RTP Antena 1
« Responder #6585 em: Dezembro 29, 2024, 01:12:44 am »
Há uma diferença entre ter uma produção mais centrada em Lisboa mas com vários pólos no país (Porto, Coimbra, Faro, para não falar de correspondentes noutras localidades para alguns programas) e haver uma produção apenas em Lisboa que renega o resto do país.

Eu nasci no Porto mas os meus pais mudaram-se para Lisboa quando tinha nem 3 anos. Apesar disso, vou muitas vezes ao Porto e tenho uma ligação grande à cidade (e em antena, na emissão e em vários programas, já referi isso).

Que há um centralismo no país que se torna evidente em várias situações do quotidiano, é evidente. Mas a antena 1 não é, de todo, uma rádio centralista. É estranho sequer colocar-se isso em causa quando existem programas que olham para todo o país (Portugal em Directo e, em causa própria, Mortinhos por Sair de Casa). Se essa atenção é perfeita? Talvez não (falo aqui, por mim e não pelo trabalho dos meus colegas). Mas há um trabalho adicional de olhar pelo país inteiro que, creio que posso dizê-lo, não existe noutra rádio nacional.

Posso dizer mesmo que, no caso dos Mortinhos, acreditem que seria muito mais fácil centrar-me em Lisboa e colocar só dicas na cidade em todos os dias da semana (como outros roteiros culturais fazem!). Mas isso não me interessa e, creio eu, a quem ouve também não...  ;D

almeidamarco

• Sr. Member
« Responder #6586 em: Dezembro 29, 2024, 10:16:27 am »
Nunca tinha ouvido o programa A história da música. Ouvi ontem.Impressionante bagagem cultural do Miguel Esteves Cardoso e Jorge Palma. Excelente conversa.

almeidamarco

• Sr. Member
« Responder #6587 em: Dezembro 29, 2024, 11:14:35 am »
Programa 135 da Cena do Ódio em repetição.Com exceção de um período do Costa a Costa (aí justificável) não conheço outro programa de autor que aconteça isto que acontece na Cena do Ódio.A Direção de programas da Antena 1 não deveria ignorar e deixar andar este facto.

Atento

• Hero Member
« Responder #6588 em: Dezembro 29, 2024, 11:25:28 am »
Programa 135 da Cena do Ódio em repetição.Com exceção de um período do Costa a Costa (aí justificável) não conheço outro programa de autor que aconteça isto que acontece na Cena do Ódio.A Direção de programas da Antena 1 não deveria ignorar e deixar andar este facto.

Não faz sentido repetir o programa,  tendo em conta o que já muitos mencionaram por aqui...

Sobre o programa do MEC estamos de acordo.

É gente desta que também faz falta na Antena 2 para alargar o público alvo e retirar a atual antena 2 do nichinho dos ultra convertidos e dos do prurido...

A Academia e organizações culrurais e não só têm gente capaz para isso...

tuscano332

• Hero Member
« Responder #6589 em: Dezembro 29, 2024, 12:09:24 pm »
Por isso mesmo quando estou em casa, deixei de ouvir A Cena do Ódio e passei para o Augusto Seabra na Radar, que aliás hoje fez uma muito boa selecção de clássicos do Funk.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #6590 em: Dezembro 29, 2024, 12:20:08 pm »
A Tarde Desportiva hoje 29 de Dezembro começa às 15h termina às 18h e volta às 19h.30 para o derby de Lisboa. A hora entre as 18h e as 19h será feita pelo Paulo Rocha e o Herberto Quaresma segundo o site entra ás 19h, não vejo muito a lógica disto, o pessoal do desporto que está em estúdio não podia excepcionalmente fazer esse bocado entre as 2 emissões desportivas, mesmo sendo mais musical?

Atento

• Hero Member
« Responder #6591 em: Dezembro 29, 2024, 02:22:03 pm »
A Tarde Desportiva hoje 29 de Dezembro começa às 15h termina às 18h e volta às 19h.30 para o derby de Lisboa. A hora entre as 18h e as 19h será feita pelo Paulo Rocha e o Herberto Quaresma segundo o site entra ás 19h, não vejo muito a lógica disto, o pessoal do desporto que está em estúdio não podia excepcionalmente fazer esse bocado entre as 2 emissões desportivas, mesmo sendo mais musical?

Simplesmente não tem lógica.

Uma decisão destas numa organização normal dava direito a despedimento de tal estapafúrdia que é...

Estão a ver esta decisão profundamente estúpida a ser tomada na BBC  ou  RAI, por exemplo?

O Sporting de Braga e o Casa Pia jogam às 18:00...
« Última modificação: Dezembro 29, 2024, 02:26:49 pm por Atento »

almeidamarco

• Sr. Member
« Responder #6592 em: Dezembro 29, 2024, 03:15:06 pm »
Infelizmente a Antena 1 funciona como a mentalidade vigente neste país de a maioria apoiar três clubes situados em Lisboa e Porto.Acabei de  ouvir na Tarde Desportiva que em Alvalade do Sado "até o cão é benfiquista"(mais ou menos assim).Ora perante isto as pessoas no interior, fora de Lisboa e Porto que se queixam que lhe tiram serviços mas depois o que fazem? Apoiam Benfica, Sporting e FC Porto e no caso de Alvalade do Sado deixam o União de Santiago afundar-se nas distritais.

Ah ! Há um Benfica vs Sporting em basquetebol. A Antena 1 faltou à chamada.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #6593 em: Dezembro 29, 2024, 03:16:54 pm »
Se seguissem o critério que seguiram no último jogo do Vitória só com o compasso de espera até às conferências de imprensa atingiam as 19h, mas parece que só fizeram isso para irem atrás do que o Rui Borges dizia (naquele momento nada, até por questões legais...)
.
Em relação ao resto, é mais uma ideia peregrina terem emissões que são elogiadas durante o Euro com uma Joana Perez ou um Luís Olveira com 3 horas seguidas de palavra a um dia de semana e nem uma horinha se pode fazer nestes casos...
« Última modificação: Dezembro 29, 2024, 03:18:36 pm por radiokilledtheMTVstar »

almeidamarco

• Sr. Member
« Responder #6594 em: Dezembro 29, 2024, 03:41:45 pm »
Tarde Desportiva ausente de jogos da II Liga?

almeidamarco

• Sr. Member
« Responder #6595 em: Dezembro 29, 2024, 03:55:53 pm »
Qual o critério de em jornadas anteriores acompanharem jogos do Marítimo nos Barreiros e esta jornada ignorarem isso?

Atento

• Hero Member
« Responder #6596 em: Dezembro 29, 2024, 04:10:40 pm »
Basquetebol...

Não há recursos...

Marítimo - Oliveirense

Não há recursos...

O Mário Ruizinho Cardoso e demais tropa da DI dispensaram toda a malta da Madeira?

E os do Continente foram brincar às escondidas?

Gozam com o dinheirinho dos contribuintes...

Parece que, por vezes, tudo é a pensar no umbiguinho...

Um queria muito apresentar a Tarde Desportiva...

E depois?

E os ouvintes?
Que tardinha...

E com uma tretinha de entrevista ao flaviense Jorge Brás...

E?
Não é uma entrevista que fique nos anais das entrevistas...

Canta, Carmen!!!

https://youtu.be/fA44IrRASE0?si=ExueXkLMJt3_xWry
« Última modificação: Dezembro 29, 2024, 04:18:32 pm por Atento »

tuscano332

• Hero Member
« Responder #6597 em: Dezembro 29, 2024, 04:38:40 pm »

Simplesmente não tem lógica.

Uma decisão destas numa organização normal dava direito a despedimento de tal estapafúrdia que é...

Estão a ver esta decisão profundamente estúpida a ser tomada na BBC  ou  RAI, por exemplo?

O Sporting de Braga e o Casa Pia jogam às 18:00...
Sim é verdade que há jogo às 18h do Braga e outros eventos, mas fazendo de conta que não havia, que sentido faz isto de um fazer 1h e outro 30m, mesmo que tenham serviço fora do ar. Para mim isto não tem lógica o de entrarem os dois para fazerem apenas este horário, no mínimo o Paulo Rocha fazia o espaço todo, ou melhor fazia o pessoal do desporto, já que vão voltar .
« Última modificação: Dezembro 29, 2024, 04:42:06 pm por tuscano332 »

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #6598 em: Dezembro 29, 2024, 04:52:59 pm »
Há uma diferença entre ter uma produção mais centrada em Lisboa mas com vários pólos no país (Porto, Coimbra, Faro, para não falar de correspondentes noutras localidades para alguns programas) e haver uma produção apenas em Lisboa que renega o resto do país.

Eu nasci no Porto mas os meus pais mudaram-se para Lisboa quando tinha nem 3 anos. Apesar disso, vou muitas vezes ao Porto e tenho uma ligação grande à cidade (e em antena, na emissão e em vários programas, já referi isso).

Que há um centralismo no país que se torna evidente em várias situações do quotidiano, é evidente. Mas a antena 1 não é, de todo, uma rádio centralista. É estranho sequer colocar-se isso em causa quando existem programas que olham para todo o país (Portugal em Directo e, em causa própria, Mortinhos por Sair de Casa). Se essa atenção é perfeita? Talvez não (falo aqui, por mim e não pelo trabalho dos meus colegas). Mas há um trabalho adicional de olhar pelo país inteiro que, creio que posso dizê-lo, não existe noutra rádio nacional.

Posso dizer mesmo que, no caso dos Mortinhos, acreditem que seria muito mais fácil centrar-me em Lisboa e colocar só dicas na cidade em todos os dias da semana (como outros roteiros culturais fazem!). Mas isso não me interessa e, creio eu, a quem ouve também não...  ;D

caro Rui,
Descentralizar significa ter emissão desde o Porto, Lisboa, Coimbra e Faro, com animadores dessas cidades, acontecendo o mesmo com os noticiários.

Descentralizar não é ter emissão em Lisboa e falar sobre outras regiões ou ter um repórter por lá.
Descentralizar também pode significar ter emissão regional como acontecia nos anos 90 em determinados horários.

A perspectiva de quem está em Lisboa é diferente de quem está no Porto ou Coimbra.
90% dos algarvios nunca foi a Bragança e a grande maioria nem ao Porto foi.
A maioria dos lisboetas nao consegue dizer o nome de 3 ruas do Porto.
Descentralizar significa ter emissão do Porto, Coimbra e Faro para o país com animadores locais.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #6599 em: Dezembro 29, 2024, 05:01:26 pm »
Mais uma facada para os ofendidos profissionais da provedora: tiveram de adiar o jornal das 17h por uns minutos devido a um penalty depois de revisão do VAR no Rio Ave - Nacional.
Muito bem o Fernando Eurico a dar ordem para manter-se no ar e ignorar mais uma ideia peregrina de cortar a Tarde Desportiva para os noticiários à tesouradas quando estes podiam perfeitamente ir para a Antena 2.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk
« Última modificação: Dezembro 29, 2024, 05:06:07 pm por radiokilledtheMTVstar »