Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1187818 vezes)

mg.luis

• Sr. Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #6090 em: Setembro 14, 2024, 10:57:35 am »
Não acho que o Miguel Soares seja um mau editor de noticiários. Até acho que nas tardes dava mais espaço ao internacional, que muitas vezes falta nas manhãs.

O que acho que falta é imaginação para os espaços depois dos noticiários. Mas isso também está a acontecer nas manhãs. Muitas vezes preenchem-nos com historinhas. Parece que é mais o "vamos lá encher estes 5 minutos" do que a ambição de fazer melhor.

E sinceramente não sei se o Nuno Rodrigues irá fazer melhor... Falta uma direção de informação que queira fazer mais e diferente. A última onde ainda havia alguma dessa ambição foi a do Fausto Coutinho. É verdade que a seguir também saiu muito gente, mas também se caiu num marasmo.

Ainda tinha esperança que o facto de a Observador estar a ultrapassa-los em Lisboa agita-se alguma coisa, mas acho que não.

Parou-se no tempo e não se sai desta formula de enlatados.

Não me choca haver crónicas gravadas, como a do Sena Santos. Se é uma crónica, seja lida em direto ou gravada vai dar um pouco ao mesmo. Mas os espaços em direto têm de ser melhor aproveitados e mais frequentes.

Atento

• Hero Member
« Responder #6091 em: Setembro 14, 2024, 11:09:10 am »
Não acho que o Miguel Soares seja um mau editor de noticiários. Até acho que nas tardes dava mais espaço ao internacional, que muitas vezes falta nas manhãs.

O que acho que falta é imaginação para os espaços depois dos noticiários. Mas isso também está a acontecer nas manhãs. Muitas vezes preenchem-nos com historinhas. Parece que é mais o "vamos lá encher estes 5 minutos" do que a ambição de fazer melhor.

E sinceramente não sei se o Nuno Rodrigues irá fazer melhor... Falta uma direção de informação que queira fazer mais e diferente. A última onde ainda havia alguma dessa ambição foi a do Fausto Coutinho. É verdade que a seguir também saiu muito gente, mas também se caiu num marasmo.

Ainda tinha esperança que o facto de a Observador estar a ultrapassa-los em Lisboa agita-se alguma coisa, mas acho que não.

Parou-se no tempo e não se sai desta formula de enlatados.

Não me choca haver crónicas gravadas, como a do Sena Santos. Se é uma crónica, seja lida em direto ou gravada vai dar um pouco ao mesmo. Mas os espaços em direto têm de ser melhor aproveitados e mais frequentes.

Certo.

Mais dia menos dia parece-me que haverá uma nova Direção de Informação para a rádio e também alguém que vai supervisionar,  como Diretor Geral de Informação, a da tv e rádio para acelerar processos de entendimento...
« Última modificação: Setembro 14, 2024, 11:11:17 am por Atento »

Atento

• Hero Member
« Responder #6092 em: Setembro 14, 2024, 01:52:06 pm »
Outros tempos recentes e bem mais positivos no desporto...

https://www.rtp.pt/programa/episodios/radio/p1642

pdnf

• Hero Member
« Responder #6093 em: Setembro 15, 2024, 11:46:18 pm »

Será que há recursos e dinheiro para tal? Salvo erro, nessa altura, a CAV era independente da da TV.

Entretanto, por vezes falamos aqui na questão dos jogos não serem à tarde. Hoje fui ver o FC Porto - SC Farense ao Dragão, iniciou às 15h30. Devo-vos dizer, a minha sorte foi ter conseguido subir e vir para a sombra. Nos lugares que tinha marcado, era impossível de se estar, tal o calor e o sol, que só deram tréguas a 15 minutos do final do encontro. De facto, ter jogos ao início da tarde, debaixo de sol tórrido, não sei se é muito convidativo a ter pessoas nos estádios. Resumindo, imensa gente ficou mais tempo no bar, nas escadas, ou no topo, onde a PSP acabou por facilitar e deixar as pessoas estarem do que no lugar. Em Inglaterra funciona bem jogos ao início da tarde, mas aqui em Portugal, confesso, tenho dúvidas, depois de hoje, da viabilidade, exceção feita aos meses entre de novembro a fevereiro, onde as noites são para os corajosos.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #6094 em: Setembro 16, 2024, 12:48:38 am »

Será que há recursos e dinheiro para tal? Salvo erro, nessa altura, a CAV era independente da da TV.
A partir de 2003 deixou de ser, ou melhor dito, a CAV era apenas para a rádio (tinha mesmo o nome de Taxa de Radiodifusão, penso eu). A televisão era financiada pelo OE (e publicidade).
« Última modificação: Setembro 16, 2024, 12:50:59 am por AG »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #6095 em: Setembro 16, 2024, 01:06:56 am »

A partir de 2003 deixou de ser, ou melhor dito, a CAV era apenas para a rádio (tinha mesmo o nome de Taxa de Radiodifusão, penso eu). A televisão era financiada pelo OE (e publicidade).

Daqueles casos em que a taxa tinha números a mais para a letra da fatura final, na rádio... Em boa hora juntaram a CAV da rádio com o valor da televisão. Do que ouço de lá para cá, não sinto que a Antena 1 tenha perdido.

Atento

• Hero Member
« Responder #6096 em: Setembro 16, 2024, 07:35:26 am »

Daqueles casos em que a taxa tinha números a mais para a letra da fatura final, na rádio... Em boa hora juntaram a CAV da rádio com o valor da televisão. Do que ouço de lá para cá, não sinto que a Antena 1 tenha perdido.

Como é evidente o desporto aí apresentado já é depois dec2004/2005...

Atento

• Hero Member
« Responder #6097 em: Setembro 16, 2024, 08:26:23 pm »
Manhã e tarde com jingles enjoativos.

Uma praga !!!!

No Programa Da Manhã ainda temos de levar com as muletas/ chavões de Ricardo Soares.

Isto não é rádio!!!

Na manhã e na tarde os jingles, chavões e tretas devem ocupar mais de 50 minutos de emissão...

mg.luis

• Sr. Member
« Responder #6098 em: Setembro 16, 2024, 09:09:58 pm »
Por acaso eu até acho que houve surpresas pela positiva. Acho que foi dado mais espaço à palavra, sem aquela pressão do "Deus nos livre de dar conversa depois do notíciário sem por uma musica pelo meio".
Nuno Rodrigues a conduzir bem a tarde informativa, infelizmente marcada pelos incêndios. O que melhoraria é o pouco espaço dado ao internacional nos noticiários. Eu entendo que hoje os incêndios ocuparam maior parte do tempo, mas no noticiário das 18h, por exemplo, preferia que tivessem cortado as historinhas do regresso as aulas e dessem internacional num minuto, que fosse...

Nota positiva também para o regresso do Daniel Belo, se não me engano desde Coimbra. Não sei se foi excepcional. Espero que seja para continuar e que o deixem ir fazer uns especiais à A3 de vez em quando se ele quiser, para desenjoar.

De manhã nas sínteses estava a Eduarda Maio, entendo que a partir do Porto.

Os separadores da tarde de facto estão um pouco fracos e com alguns chavões... Há um que diz algo do género "no rádio, na internet, em qualquer lugar". Lembra a Comercial.

No geral acho que há notas positivas... Desde logo ver que vão arriscando um pouco mais em palavra. Ainda que seja pouco a pouco, já fico contente que pelo menos não andem para trás.

Atento

• Hero Member
« Responder #6099 em: Setembro 16, 2024, 11:24:15 pm »
Por acaso eu até acho que houve surpresas pela positiva. Acho que foi dado mais espaço à palavra, sem aquela pressão do "Deus nos livre de dar conversa depois do notíciário sem por uma musica pelo meio".
Nuno Rodrigues a conduzir bem a tarde informativa, infelizmente marcada pelos incêndios. O que melhoraria é o pouco espaço dado ao internacional nos noticiários. Eu entendo que hoje os incêndios ocuparam maior parte do tempo, mas no noticiário das 18h, por exemplo, preferia que tivessem cortado as historinhas do regresso as aulas e dessem internacional num minuto, que fosse...

Nota positiva também para o regresso do Daniel Belo, se não me engano desde Coimbra. Não sei se foi excepcional. Espero que seja para continuar e que o deixem ir fazer uns especiais à A3 de vez em quando se ele quiser, para desenjoar.

De manhã nas sínteses estava a Eduarda Maio, entendo que a partir do Porto.

Os separadores da tarde de facto estão um pouco fracos e com alguns chavões... Há um que diz algo do género "no rádio, na internet, em qualquer lugar". Lembra a Comercial.

No geral acho que há notas positivas... Desde logo ver que vão arriscando um pouco mais em palavra. Ainda que seja pouco a pouco, já fico contente que pelo menos não andem para trás.

Continua muito a desejar,  tendo em conta os recursos financeiros e humanos à disposição...

Lol
Lol
Lol

Paulo Sérgio virou António Sérgio...

https://antena1.rtp.pt/programas-antena-1/nas-tardes-da-antena-1-nuno-rodrigues-junta-se-a-jose-carlos-trindade/

Lol
Lol
Lol

Atento

• Hero Member
« Responder #6100 em: Setembro 17, 2024, 07:18:48 pm »
Depois dos erros aqui apresentados, já os corrigiram...

Já há concordância...

E

Paulo Sérgio voltou a chamar-se Paulo Sérgio e não António Sérgio.

Convém que não Antena1 leiam tudo antes de publicar...

almeidamarco

• Sr. Member
« Responder #6101 em: Setembro 17, 2024, 08:58:25 pm »
Bom programa o último Duas ou três coisas sobre cinema português. Interessante programa Agente Provocador. A questão é parece semelhante ao Asas Elétricas e Bar Condicionado.

Atento

• Hero Member
« Responder #6102 em: Setembro 17, 2024, 10:52:23 pm »
Bom programa o último Duas ou três coisas sobre cinema português. Interessante programa Agente Provocador. A questão é parece semelhante ao Asas Elétricas e Bar Condicionado.

Para, das novidades, o programa de João Lopes com Isilda Sanches é que vale mesmo a pena.

Creio que Isilda  Sanches devia intervir mais, emprestando a sua voz aos textos...

https://antena1.rtp.pt/programa/a-decada-de-todas-as-aventuras/

Atento

• Hero Member
« Responder #6103 em: Setembro 19, 2024, 11:04:12 pm »
Falta o editorial no Programa da Manhã

A France Inter e a Info da Radio France não o dispensam...

https://www.radiofrance.fr/franceinter/podcasts/l-edito-politique/l-edito-politique-du-mardi-17-septembre-2024-9654042

Em vez da Zona Vip sem qualquer novidade, devíamos ter o editorial...

Atento

• Hero Member
« Responder #6104 em: Setembro 20, 2024, 12:33:08 am »
Moreirense - Famalicão
(Programação de sábado)

https://antena1.rtp.pt/programacao/

Será?

Deve haver engano...

Ao Sábado, terminam os programas de João Gobern e Augusto Fernandes...

Regressa João Pedro Bandeira à antena1.
« Última modificação: Setembro 20, 2024, 12:38:44 am por Atento »