Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1206482 vezes)

O Bigode do Sala

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #5910 em: Agosto 03, 2024, 06:20:34 pm »
Ontem, numa viagem nocturna de carro, lá tive a escutar a tão famigerada «música a metro», antes de migrar para a irmã mais nova em directo de Ponte de Lima (e que grande cobertura fizeram).

Nesses minutos de viagem, deu para apanhar temas que seriam impensáveis há uns anos na Antena 1, tais como o clássico Safe From Harm dos Massive Attack.

Claro que gostos não se discutem, mas para o meu gosto e apesar da falta de palavra em directo que crítico na estação pública, é refrescante saber que as selecções musicais são muito mais variadas que há uns tempos.

Também congratulo a decisão de não romper com os programas de fim-de-semana em período de férias, repondo antigas edições dos mesmos.
« Última modificação: Agosto 03, 2024, 06:25:33 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
« Responder #5911 em: Agosto 04, 2024, 03:14:08 am »
País centralizado no futebol (e mesmo assim só em 3 clubes) e culturalmente ignorante desportivamente no resto das outras modalidades refletido nas intervenções de José Pedro Pinto no Jornal de Desporto às 7h30 e 8h30 com as seguintes pérolas. " ouviu-se pela primeira vez a Portuguesa"- ora o hino só se ouve nos Jogos Olímpicos para o vencedor e no início dos jogos das modalidades coletivas. Outra pérola " Maria Inês Barros garantiu o diploma olímpico no Tiro com Arco" Ora foi no outro tiro que utilizada armas que não o arco e flecha.

Infelizmente, há verdade nas suas palavras.
Basta ir até Valência de Alcântara e o cenário desportivo muda.
Contudo, segundo o que leio e assisto, já fomos muito melhores nesse requisito.
Numa altura em que o Mundo era mais fechado, chegámos a ter uma Rádio Comercial que cobria em rigoroso directo, modalidades desportivas extra-futebol.
Convido-vos a assistir ao depoimento do Mestre Fernando Correia (e que lástima é neste país não se aproveitar a experiência destes velhos sábios) no âmbito do 40.º aniversário da estação da Sampaio e Pina.
A história do relato da vitória do Carlos Lopes em 1984 é deliciosa.

https://youtu.be/y2oE7ivXqaI?si=w73JkEhLuT6Txsq5

Tenho o José Pedro Pinto por um excelente profissional, acredito que tenham sido falhas de ocasião. Claro que há coisas que falham na Antena 1 e que devem ser corrigidas. Um destes dias apanhei um jornal que foi quase todo feito com os textos da Lusa, sendo que na peça da venda dos títulos da GMG foi mesmo ipsis verbis. Isto é algo que não pode acontecer.

Rádio Comercial hoje só existe o nome. O resto foi-se, e a ERC continua a renovar um alvará generalista a uma rádio que hoje é musical.

Ontem, numa viagem nocturna de carro, lá tive a escutar a tão famigerada «música a metro», antes de migrar para a irmã mais nova em directo de Ponte de Lima (e que grande cobertura fizeram).

Nesses minutos de viagem, deu para apanhar temas que seriam impensáveis há uns anos na Antena 1, tais como o clássico Safe From Harm dos Massive Attack.

Claro que gostos não se discutem, mas para o meu gosto e apesar da falta de palavra em directo que crítico na estação pública, é refrescante saber que as selecções musicais são muito mais variadas que há uns tempos.

Também congratulo a decisão de não romper com os programas de fim-de-semana em período de férias, repondo antigas edições dos mesmos.
Pois já eu, devo dizer que, pese embora aprecie as três artistas, fico um tanto ou nada chocado ao ouvir de rajada num painel diruno semanal da Antena 1 Fortnight de Taylor Swift, Houdini de Dua Lipa e Please, Please, Please de Sabrina Carpenter. É que nem a RFM lançaria esta trilogia para o ar.

Quanto à repetição de programas... cuidado! Afasta ouvintes fiés, e dificilmente atrai novos.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #5912 em: Agosto 04, 2024, 02:05:43 pm »
País centralizado no futebol (e mesmo assim só em 3 clubes) e culturalmente ignorante desportivamente no resto das outras modalidades refletido nas intervenções de José Pedro Pinto no Jornal de Desporto às 7h30 e 8h30 com as seguintes pérolas. " ouviu-se pela primeira vez a Portuguesa"- ora o hino só se ouve nos Jogos Olímpicos para o vencedor e no início dos jogos das modalidades coletivas. Outra pérola " Maria Inês Barros garantiu o diploma olímpico no Tiro com Arco" Ora foi no outro tiro que utilizada armas que não o arco e flecha.

Numa altura em que o Mundo era mais fechado, chegámos a ter uma Rádio Comercial que cobria em rigoroso directo, modalidades desportivas extra-futebol.
Convido-vos a assistir ao depoimento do Mestre Fernando Correia (e que lástima é neste país não se aproveitar a experiência destes velhos sábios) no âmbito do 40.º aniversário da estação da Sampaio e Pina.

Tenho o José Pedro Pinto por um excelente profissional, acredito que tenham sido falhas de ocasião. Claro que há coisas que falham na Antena 1 e que devem ser corrigidas. Um destes dias apanhei um jornal que foi quase todo feito com os textos da Lusa, sendo que na peça da venda dos títulos da GMG foi mesmo ipsis verbis. Isto é algo que não pode acontecer.

Rádio Comercial hoje só existe o nome. O resto foi-se, e a ERC continua a renovar um alvará generalista a uma rádio que hoje é musical.

Pois já eu, devo dizer que, pese embora aprecie as três artistas, fico um tanto ou nada chocado ao ouvir de rajada num painel diruno semanal da Antena 1 Fortnight de Taylor Swift, Houdini de Dua Lipa e Please, Please, Please de Sabrina Carpenter. É que nem a RFM lançaria esta trilogia para o ar.

Quanto à repetição de programas... cuidado! Afasta ouvintes fiés, e dificilmente atrai novos.

Creio que deviam de enverdar por novidades estivais...

Em todo caso, para serem novidades de musiquinha a metro já nem sei que diga...

Qualquer pessoa tem acesso via RTP PLAY AOS PROGRAMAS JÁ EMITIDOS...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #5913 em: Agosto 04, 2024, 02:31:14 pm »

Relativamente à RC, RR e RFM essas três redes FM foram concedidas pelo Estado em autorização legislativa, as duas primeiras ainda no tempo do Estado Novo, a da RFM em 1985, sem data de termo.

Só na Lei da Rádio de 2010 é que essas licenças passam a ter sujeitas a ter de pedir renovação do alvará nacional, de 15 em 15 anos. No caso das três rádios, os alvarás expirarão em dezembro de 2025.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #5914 em: Agosto 04, 2024, 07:20:00 pm »

Acho que tu, o Atento e o AG já responderam exactamente aquilo que penso, em tópicos diferentes.

Sobre a Antena 1, é claro que preferia programas de palavra novos para esta silly season. Contudo, é preferível isto ao que era verificado no passado, nomeadamente na música a metro.
É certo e sabido que tudo está disponível em várias plataformas de podcast, mas não creio que isto seja um repelente de quem segue os programas. Dando como exemplo os Radicais Livres, é sempre bom voltar a escutar em antena os dois decanos moderados pelo Rui Pêgo ou pelo Luís Marinho, na melhor fase d programa. Errado está em insistir nas repetições da Cena do Ódio eternamente.
Sobre a conjugação pop... Bem, nos últimos tempos do Rui Pêgo na direcção, escutava-se coisas ao nível de uma RFM. Também não acho essa sequência feliz, mas não me importo que estas estejam na playlist da A1, até porque da pop actual, devem ser das melhores artistas. Mas como disse anteriormente, gostos não se discutem.

Por fim, sobre o desporto... Não sou dos que cresceu a ouvir a RC ou a Antena 1 nos anos 80 e 90, mas era eu adolescente e a Tarde Desportiva ainda cobria nos anos 2000 jogos importantes de outras modalidades e todos os jogos da II Liga e um da II B, sendo conduzida em estúdio pelo Alexandre Afonso e com os comentários, directamente do Porto, do Álvaro Braga Júnior.
Passou-se muita coisa de lá para cá, mas isso, como diz o Atento e o almeidamarco, não pode ser motivo para se deitar a toalha ao chão. Até porque o desporto é parte activa da sociedade civil.

Sobre a Rádio Comercial... Daqui a um ano vamos ver a deliberação da ERC, contudo, segundo os trâmites legais, a ERC deverá considerar (não é que concorde) a renovação do seu alvará de generalista. Ora vejamos, apesar de magra, tem uma redacção com notícias nas horas legalmente exigidas e com serviço de trânsito, bem como se considerarmos o Programa da Manhã e os podcasts como o Debaixo da Língua, programas de palavra (mesmo a maioria deles estarem remetidos aos serviços a pedido), a Rádio Comercial pode encaixar-se numa generalista... apesar de nesse requisito estar a anos luz da Antena 1 e da Rádio Renascença.

Por fim, o JPP é um craque no relato. Mas as calinadas que deu, além de ser revelador que também é um ser humano, também espelha uma falta de cultura desportiva na rádio pública extensível a outras modalidades além do futebol. Essa falta de cultura desportiva também leva a uma menor exigência.
Como disse, basta ir a Valência de Alcântara e escutarmos o Tablero Deportivo para apanharmos notícias e relatos de outras modalidades, algumas bem distantes daquilo que o comum cidadão português costuma consumir.
Quando era criança, era comum (até porque só tinha 4 canais) ver o Desporto 2 ao fim-de-semana, com coberturas de andebol, hóquei em patins, basquetebol, entre outras modalidades. Se sou um consumidor ávido desses desportos? Não. Mas a transmissão/relato dos mesmos levou-me a ter uma cultura desportiva um pouco melhor se se tivesse apenas circunscrito aos programas de futebol que gravitam em torno dos três grandes.
E a Antena 1 como rádio de serviço público tem o dever de promover o desporto em Portugal!
« Última modificação: Agosto 04, 2024, 07:27:38 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Atento

• Hero Member
« Responder #5915 em: Agosto 10, 2024, 10:49:13 am »
Hoje para a Antena1 voltamos a ter Supertaça...

Tadinhos...

https://antena1.rtp.pt/programacao/

No novo contrato de concessão do grupo RTP o governo tem de clarificar que a rádio generalista antena 1 tem de dar enfoque substancial à informação e desporto e a RTP2 deve ser o canal das modalidades ao fim de semana.

O desporto é fundamental para ter um corpo são e uma mente sã. Muito dinheiro poupado no SNS se todos praticarmos mais desporto.

No grupo RTP, há um claro desvio da natureza, da agricultura,  do mar, das pescas, do viver saudável, do desporto.
Os dedprovedores e as desprovedoras sempre felizes por esse caminho que ajudaram e incentivaram a trilhar.

Uma vez que o cargo de provedor tem servido para, por vezes, promover, digamos assim,  coisas espúrias e obscuras é de equacionar a sua extinção.

A não ser que: absolutamente fundamental apresentar as mensagens e os nomes dos que elogiam e reclamam na página da provedora/do provedor.
« Última modificação: Agosto 10, 2024, 10:58:23 am por Atento »

almeidamarco

• Sr. Member
« Responder #5916 em: Agosto 10, 2024, 04:15:23 pm »
Noto uma playlist mais solta da Antena 1 no Verão ( e ainda bem)-na playlist já ouvi Queen (Seven seas of rhye), America (A horse with no name) Everything but the girl (missing), Michale Jackson (thriller)e Neil Young-temas/bandas que não eram habituais ouvi na música a metro, apenas em programas de autor.

almeidamarco

• Sr. Member
« Responder #5917 em: Agosto 10, 2024, 04:18:37 pm »
Tenho ideia de uma cobertura mais fraquinha dos Jogos Olímpicos por parte da Antena 1. Ainda me lembro que o Fernando Eurico relatou em direto a final do triplo salto com o Nélson Évora campeão em Pequim 2008 e relatou também em direto a prova em que a dupla Emanuel Silva/Fernando Pimenta ganhou uma medalha (prata ou bronze de memória não sei) em Londres 2012.

Atento

• Hero Member
« Responder #5918 em: Agosto 10, 2024, 05:31:49 pm »
Tenho ideia de uma cobertura mais fraquinha dos Jogos Olímpicos por parte da Antena 1. Ainda me lembro que o Fernando Eurico relatou em direto a final do triplo salto com o Nélson Évora campeão em Pequim 2008 e relatou também em direto a prova em que a dupla Emanuel Silva/Fernando Pimenta ganhou uma medalha (prata ou bronze de memória não sei) em Londres 2012.

Isto vai voltar a entrar nos eixos.

O governo vai pôr ordem no galinheiro...

Andam para aí algumas bailarinas tontas que devem ter algum trauma com.o desporto que devem estar a interferir e a tornar isto mesmo medíocre. Só pode!!!

Ou então os Ovnis mexeram nos botões e as interferências pariram uns verdinhos serôdios pejados de burocracia cristalizada...

Há que aproveitar os últimos cartuchos!!!

Chau, chau Ovnis!!!
« Última modificação: Agosto 10, 2024, 05:38:40 pm por Atento »

almeidamarco

• Sr. Member
« Responder #5919 em: Agosto 10, 2024, 06:02:56 pm »
Querem melhor exemplo da cobertura fraquinha dos Jogos Olímpicos por parte da Antena 1? Ligar a tv para acompanhar o título olímpico de Iuri Leitão/Rui Oliveira. Iuri Leitão é o primeiro desportista português a conquistar duas medalhas nos mesmos jogos? Onde estava o relato da Antena 1?

Atento

• Hero Member
« Responder #5920 em: Agosto 10, 2024, 06:15:10 pm »
Querem melhor exemplo da cobertura fraquinha dos Jogos Olímpicos por parte da Antena 1? Ligar a tv para acompanhar o título olímpico de Iuri Leitão/Rui Oliveira. Iuri Leitão é o primeiro desportista português a conquistar duas medalhas nos mesmos jogos? Onde estava o relato da Antena 1?

Devia estar a passar a música da Pantera Cor de Rosa ou estava com os olhos bem fechados a escutar vozes do além...

Atento

• Hero Member
« Responder #5921 em: Agosto 10, 2024, 06:42:25 pm »
Comparem...

https://www.rtve.es/play/audios/especial-juegos-olimpicos-paris-2024/

O Serviço Público em Portugal tem de levar uma forte vassourada.

Se não houver solução,  mais vale fechar o tasco. Daqui a uns tempos, continuando pelo caminho que estão a seguir, ninguém vai notar o seu desaparecimento...

almeidamarco

• Sr. Member
« Responder #5922 em: Agosto 10, 2024, 06:51:11 pm »
Ajudem-me por favor se estou a dizer algo errado...pareceu-me ouvir que o Augusto Fernandes anunciou que o seu Máquina no Tempo na pausa de Verão teria uma maior duração até às 19h...no entanto nesta última hora está a dar um direto do Festival Bons Sons. Descordenação? Se estou errado peço desde já desculpa.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #5923 em: Agosto 10, 2024, 08:20:20 pm »
Demissão dos atuais responsáveis pelo desporto é a única solução. Estava a passar e fronteira e os meus companheiros de viagem, já depois de termos começado a ouvir a prova na COPE, mudamos depois para ouvir as declarações dos medalhados... informações do Casa Pia-Boavista a fechar o noticiário e depois o Bons Sons... É um insulto à inteligência dos portugueses.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #5924 em: Agosto 10, 2024, 08:44:54 pm »
Ajudem-me por favor se estou a dizer algo errado...pareceu-me ouvir que o Augusto Fernandes anunciou que o seu Máquina no Tempo na pausa de Verão teria uma maior duração até às 19h...no entanto nesta última hora está a dar um direto do Festival Bons Sons. Descordenação? Se estou errado peço desde já desculpa.

Não, não ouviu mal. O Augusto Fernandes disse que iria haver 3 horas de programa.  Desconfio que a "Máquina do Tempo " seja gravada uns tantos dias antes de entrar no ar e que o Augusto esperava ter 3 horas de emissão mas terá havido uma mudança de planos...
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"