Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1205613 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Re: RTP Antena 1
« Responder #5745 em: Abril 13, 2024, 01:25:42 pm »
Continua o delírio...

pdnf

• Hero Member
« Responder #5746 em: Abril 13, 2024, 03:18:00 pm »
Essa do Ruca do Anjo Selvagem foi mazinha. Queres ver que ainda tínhamos que ir buscar, à sua Aldeia da Luz natal, o Zeca Bezerra para compor o painel? Podia adoptar a persona de Leonel em antena. 😅

Sobre o Fernando Mendes na Antena 1... Acho que não é a figura correcta.

Talvez o RAP seja a única opção viável.

Pus o alerta ironia, porquanto acho o Frederico Moreno um excelente jornalista. Aliás, os boletins são muito bem editados, tem a preocupação se fugir das coisas que sejam mera espuma dos dias. Mas admito que para a minha geração, que com 10/11/12 anos consumimos essa novela (foi das poucas que vi, a par das duas primeiras temporadas de Morangos) até pode ser um ponto de contacto à Antena 1. Aliás, eu descobri que o Frederico era o Ruca, porque uma colega minha, que só ouve Antena 1, mas que sabe que gosto de rádio, me disse. A voz eu sabia que me era familiar, mas já nunca descobriria de onde. Não há vergonha nenhuma em ter sido ator, é uma arte nobre. Há uma coisa que talvez aqui pelo fórum ainda não tenham percebido: eu sou sério, mas às vezes, escorrega-me o pé para um humor mais sarcástico, que não quer dizer que seja critico. Este é o caso típico.

No tocante ao Fernando Mendes, esqueci-me de um ponto: a voz dele é muoto pouco radiofónica. Se me falassem nesse formato com José Rodrigues dos Santos, aí eu assinava já, mesmo sendo uma personalidade controversa.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #5747 em: Abril 13, 2024, 04:03:42 pm »
Essa do Ruca do Anjo Selvagem foi mazinha. Queres ver que ainda tínhamos que ir buscar, à sua Aldeia da Luz natal, o Zeca Bezerra para compor o painel? Podia adoptar a persona de Leonel em antena. 😅

Sobre o Fernando Mendes na Antena 1... Acho que não é a figura correcta.

Talvez o RAP seja a única opção viável.

Pus o alerta ironia, porquanto acho o Frederico Moreno um excelente jornalista. Aliás, os boletins são muito bem editados, tem a preocupação se fugir das coisas que sejam mera espuma dos dias. Mas admito que para a minha geração, que com 10/11/12 anos consumimos essa novela (foi das poucas que vi, a par das duas primeiras temporadas de Morangos) até pode ser um ponto de contacto à Antena 1. Aliás, eu descobri que o Frederico era o Ruca, porque uma colega minha, que só ouve Antena 1, mas que sabe que gosto de rádio, me disse. A voz eu sabia que me era familiar, mas já nunca descobriria de onde. Não há vergonha nenhuma em ter sido ator, é uma arte nobre. Há uma coisa que talvez aqui pelo fórum ainda não tenham percebido: eu sou sério, mas às vezes, escorrega-me o pé para um humor mais sarcástico, que não quer dizer que seja critico. Este é o caso típico.

No tocante ao Fernando Mendes, esqueci-me de um ponto: a voz dele é muoto pouco radiofónica. Se me falassem nesse formato com José Rodrigues dos Santos, aí eu assinava já, mesmo sendo uma personalidade controversa.

Sem maldade nenhuma nas minhas palavras. Eu também cresci a ver o Anjo Selvagem e sabia que o Frederico Moreno era o Ruca da telenovela. Aliás, em 2001 ele deveria ter uns 18 anos. Se o ordenado de actor lhe ajudou a pagar a formação académica na ESCS, está mais que justificado! Não tendo uma voz icónica, transmite uma tranquilidade em antena, sendo sempre as suas peças bem editadas. Não usando as palavras tão duras sobre o Soares, creio que a troca de pivô das manhãs foi benéfica para a Antena 1.
Também noto que todos os dias costumam passar jingles com excertos da emissão anterior. Apesar de não ser fã, acho que a troca de horários entre o País das Maravilhas e Um Dia no Mundo foi benéfica, fazendo da primeira hora do programa um pouco mais leve.
Penso que falta uma voz feminina para acompanhar o Ricardo Soares e aí, talvez, a Mónica Mendes se encaixaria.
Mas dentro de portas também têm boas vozes como a Filomena Crespo.

Sobre o Fernando Mendes...
O Vasco Palmeirim é uma estrela graças à rádio e não à TV. Concordo que se possa buscar uma estrela tipo RAP que alavanque auditório, mas isso não pode ser com todos.
Uma estação como a Antena 1 tem padrões a cumprir.
Anteriormente falei da hipótese JAF para conduzir as manhãs, transformando um programa da manhã num revivalismo do que ele fez no Rádio Clube, com a palavra e a informação em primeiro lugar.

Por fim, o grande trunfo do Galopim foi devolver uma certa dignidade musical à estação. Eu sei que a A1 tem obrigações inerentes ao serviço público e às quotas musicais em língua portuguesa, mas não podemos cair no facilitismo que se escutava nos últimos tempos do Rui Pêgo com passagens de funk brasileiro e com o Paraíso do Diogo Piçarra a cada topo de hora.
Isso e saber recrutar valores enormes para a rádio como o Aurélio e o Fernando Alves, bem como a subida de novos valores de excelência como o nosso colega Rui Alves de Sousa.
« Última modificação: Abril 13, 2024, 04:08:52 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

almeidamarco

• Sr. Member
« Responder #5748 em: Abril 14, 2024, 11:34:11 am »
Programa De olhos bem fechados prejudicado pelas transmissões de futebol ao domingo.Deveria mudar de horário. Futuramente poderia passar para as 23h de segunda-feira.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #5749 em: Abril 14, 2024, 11:41:55 am »
Programa De olhos bem fechados prejudicado pelas transmissões de futebol ao domingo.Deveria mudar de horário. Futuramente poderia passar para as 23h de segunda-feira.

Enquanto isso, a Antena 3 Madeira está a transmitir o Paços de Ferreira-Nacional devido ao acompanhamento do congresso do CDS madeirense às 12h e a Antena 1 regional vai transmitir esta noite o Marítimo-Santa Clara e não o Benfica-Moreirense sem qualquer problema...

Atento

• Hero Member
« Responder #5750 em: Abril 14, 2024, 12:09:06 pm »

Enquanto isso, a Antena 3 Madeira está a transmitir o Paços de Ferreira-Nacional devido ao acompanhamento do congresso do CDS madeirense às 12h e a Antena 1 regional vai transmitir esta noite o Marítimo-Santa Clara e não o Benfica-Moreirense sem qualquer problema...

Que passe para o horário das 14:00 aos domingos, ou para o horário do David Ferreira,  caso as repetições continuem...

Alguém escreveu que trocar a RR pela Antena 1 é descer de nível pois é uma secção cinzenta.

Não concordo.  Pelo contrário.  Hoje é de longe a melhor equipa de desporto da rádio portuguesa.

Podem fazer mais? PODEM!

Enviados especiais à Alemanha para acompanhar o Euro: Nuno Matos e Valter Madureira.

« Última modificação: Abril 14, 2024, 12:14:17 pm por Atento »

almeidamarco

• Sr. Member
« Responder #5751 em: Abril 14, 2024, 07:28:23 pm »
Na semana passada a Tarde Desportiva pareceu-me melhor gerida com acompanhamento do jogo das 14 da II Liga, final do Estoril Open  e creio que com Liga 3 e/ou futebol feminino à mistura....Esta semana voltou o ignorar de jogos da 2ªLiga e Liga 3.Já lá vai o tempo em que a Tarde Desportiva conseguia ter repórteres em todos os campos da II Liga independentemente da sua importância.

Atento

• Hero Member
« Responder #5752 em: Abril 14, 2024, 07:57:03 pm »
Na semana passada a Tarde Desportiva pareceu-me melhor gerida com acompanhamento do jogo das 14 da II Liga, final do Estoril Open  e creio que com Liga 3 e/ou futebol feminino à mistura....Esta semana voltou o ignorar de jogos da 2ªLiga e Liga 3.Já lá vai o tempo em que a Tarde Desportiva conseguia ter repórteres em todos os campos da II Liga independentemente da sua importância.

Recursos humanos há!!!

Ora hoje foi um desastre. Ignoraram olimpicamente esses jogos que mencionou e desprezaram outras modalidades assim como o clássico em futebol feminino entre o SCP-SLB.
Podiam estender naturalmente a tarde desportiva em vez da treta musical oferecida...Acresce que havia ainda dois jogos importantes da primeira liga Portimonense-Casa Pia e Arouca-Boavista, com início às 18:00.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #5753 em: Abril 14, 2024, 09:06:00 pm »

Verdade, estou por estes dias na Madeira (mais tarde vou ter de falar mais disto, apareceram-me aqui umas frequências novas que não estão em bases de dados) e hoje de manhã fiquei espantado...

ruialvesdesousa

• Jr. Member
  • **
« Responder #5754 em: Abril 15, 2024, 09:02:24 am »

Obrigado pela ideia, mas já há outros programas a rodar nesse horário.

Honestamente, com a quantidade de coisas que tenho para fazer nestas semanas, não ter o De Olhos Bem Fechados tem sido um alívio.

Boa semana!

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #5755 em: Abril 16, 2024, 11:30:48 am »
No Dia Mundial da Voz, que se celebra hoje, curiosa homenagem em forma de poema, escrito por um ouvinte, à voz da jornalista Maria Flor Pedroso...

https://www.rtp.pt/noticias/cultura/dia-da-voz-um-poema-a-voz-de-maria-flor-pedroso_a1564708

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #5756 em: Abril 16, 2024, 11:42:27 am »

Obrigado pela ideia, mas já há outros programas a rodar nesse horário.

Honestamente, com a quantidade de coisas que tenho para fazer nestas semanas, não ter o De Olhos Bem Fechados tem sido um alívio.

Boa semana!

Caro Rui,

Mas é pena que o programa seja "trucidado" constantemente com o prolongamento das transmissões futebolísticas nocturnas dominicais pois, como ouvinte, acho a ideia de uma emissão de rádio em que passam/divulgam somente bandas sonoras de filmes bem interessante e fora do comum.

Urge uma alteração de horário.

Continuação de bom trabalho!

pdnf

• Hero Member
« Responder #5757 em: Abril 16, 2024, 02:55:20 pm »

Caro Rui,

Mas é pena que o programa seja "trucidado" constantemente com o prolongamento das transmissões futebolísticas nocturnas dominicais pois, como ouvinte, acho a ideia de uma emissão de rádio em que passam/divulgam somente bandas sonoras de filmes bem interessante e fora do comum.

Não é fácil para a Antena 1, que tem uma grelha de fim-de-semana muito assente em programas de autor, que não são reposições, agendar os mesmos, porquanto a Liga Portugal é uma tristeza sem paralelo nos demais principais campeonatos europeus, isto é, não há qualquer coerência no agendamento dos jogos. Tanto podes ter os três grandes a jogar a um Domingo, o que impulsiona, naturalmente, a Tarde Desportiva, como podes ter os jogos todos terminados ao Sábado. Longe vão os tempos em que a Primeira Divisão começava às 15:00 de Domingo e só quem jogava na Liga dos Campeões à Terça-Feira é que jogava ao Sábado. Com isto, quer as Rádios, quer as TV's conseguiam organizar de uma forma muito mais eficiente a sua programação. Infelizmente, a ditadura da Sport TV dita que tenha de ser assim. Claro que o ideal, nesses casos é, não existindo outras modalidades a aplicar, ter painéis de continuidade. Isto porque se perde a fidelização do público, ao passar um programa uma semana, noutra não. Não é fácil estar à frente de uma generalista/informativa, é muito mais exigente do que uma musical.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #5758 em: Abril 16, 2024, 03:08:26 pm »

Caro Rui,

Não é fácil para a Antena 1, que tem uma grelha de fim-de-semana muito assente em programas de autor, que não são reposições, agendar os mesmos, porquanto a Liga Portugal é uma tristeza sem paralelo nos demais principais campeonatos europeus, isto é, não há qualquer coerência no agendamento dos jogos. Tanto podes ter os três grandes a jogar a um Domingo, o que impulsiona, naturalmente, a Tarde Desportiva, como podes ter os jogos todos terminados ao Sábado. Longe vão os tempos em que a Primeira Divisão começava às 15:00 de Domingo e só quem jogava na Liga dos Campeões à Terça-Feira é que jogava ao Sábado. Com isto, quer as Rádios, quer as TV's conseguiam organizar de uma forma muito mais eficiente a sua programação. Infelizmente, a ditadura da Sport TV dita que tenha de ser assim. Claro que o ideal, nesses casos é, não existindo outras modalidades a aplicar, ter painéis de continuidade. Isto porque se perde a fidelização do público, ao passar um programa uma semana, noutra não. Não é fácil estar à frente de uma generalista/informativa, é muito mais exigente do que uma musical.

Não há nada que saber: aos domingos desporto das 15:00 às 23:00. Não inventem tretas. O programa pode passar entre as 14:00 e as 15:00 ao domingo em vez da treta do programa de Noémia Gonçalves.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #5759 em: Abril 17, 2024, 11:54:45 am »
Que a fazer serviço só o faz mesmo para manter pessoas acordadas tipo lá para a 1 da manhã, diga-se...