Essa do Ruca do Anjo Selvagem foi mazinha. Queres ver que ainda tínhamos que ir buscar, à sua Aldeia da Luz natal, o Zeca Bezerra para compor o painel? Podia adoptar a persona de Leonel em antena. 😅
Sobre o Fernando Mendes na Antena 1... Acho que não é a figura correcta.
Talvez o RAP seja a única opção viável.
Pus o alerta ironia, porquanto acho o Frederico Moreno um excelente jornalista. Aliás, os boletins são muito bem editados, tem a preocupação se fugir das coisas que sejam mera espuma dos dias. Mas admito que para a minha geração, que com 10/11/12 anos consumimos essa novela (foi das poucas que vi, a par das duas primeiras temporadas de Morangos) até pode ser um ponto de contacto à Antena 1. Aliás, eu descobri que o Frederico era o Ruca, porque uma colega minha, que só ouve Antena 1, mas que sabe que gosto de rádio, me disse. A voz eu sabia que me era familiar, mas já nunca descobriria de onde. Não há vergonha nenhuma em ter sido ator, é uma arte nobre. Há uma coisa que talvez aqui pelo fórum ainda não tenham percebido: eu sou sério, mas às vezes, escorrega-me o pé para um humor mais sarcástico, que não quer dizer que seja critico. Este é o caso típico.
No tocante ao Fernando Mendes, esqueci-me de um ponto: a voz dele é muoto pouco radiofónica. Se me falassem nesse formato com José Rodrigues dos Santos, aí eu assinava já, mesmo sendo uma personalidade controversa.
Sem maldade nenhuma nas minhas palavras. Eu também cresci a ver o Anjo Selvagem e sabia que o Frederico Moreno era o Ruca da telenovela. Aliás, em 2001 ele deveria ter uns 18 anos. Se o ordenado de actor lhe ajudou a pagar a formação académica na ESCS, está mais que justificado! Não tendo uma voz icónica, transmite uma tranquilidade em antena, sendo sempre as suas peças bem editadas. Não usando as palavras tão duras sobre o Soares, creio que a troca de pivô das manhãs foi benéfica para a Antena 1.
Também noto que todos os dias costumam passar jingles com excertos da emissão anterior. Apesar de não ser fã, acho que a troca de horários entre o País das Maravilhas e Um Dia no Mundo foi benéfica, fazendo da primeira hora do programa um pouco mais leve.
Penso que falta uma voz feminina para acompanhar o Ricardo Soares e aí, talvez, a Mónica Mendes se encaixaria.
Mas dentro de portas também têm boas vozes como a Filomena Crespo.
Sobre o Fernando Mendes...
O Vasco Palmeirim é uma estrela graças à rádio e não à TV. Concordo que se possa buscar uma estrela tipo RAP que alavanque auditório, mas isso não pode ser com todos.
Uma estação como a Antena 1 tem padrões a cumprir.
Anteriormente falei da hipótese JAF para conduzir as manhãs, transformando um programa da manhã num revivalismo do que ele fez no Rádio Clube, com a palavra e a informação em primeiro lugar.
Por fim, o grande trunfo do Galopim foi devolver uma certa dignidade musical à estação. Eu sei que a A1 tem obrigações inerentes ao serviço público e às quotas musicais em língua portuguesa, mas não podemos cair no facilitismo que se escutava nos últimos tempos do Rui Pêgo com passagens de funk brasileiro e com o Paraíso do Diogo Piçarra a cada topo de hora.
Isso e saber recrutar valores enormes para a rádio como o Aurélio e o Fernando Alves, bem como a subida de novos valores de excelência como o nosso colega Rui Alves de Sousa.