Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1188132 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #5535 em: Janeiro 23, 2024, 11:46:07 pm »
Olá Rui!
Vou tratar-te por tu, não por falta de educação, mas porque somos praticamente da mesma idade.

Venho parabenizar o teu trabalho na Antena 1 e pelo facto de esta, a espaços, apostar em gente jovem e de qualidade.

Normalmente acompanho o teu trabalho no «Mortinhos por Sair de Casa» e sinto que a equipa tem tido um esforço de descentralizar os eventos culturais fora das «beneficiadas» cidades de Lisboa e do Porto, priorizando os espectáculos gratuitos ou a preços mais baixos.

Já tive a oportunidade de escutar o «Pranchas e Balões» e, apesar de sentir que encaixaria melhor na Antena 3, é de louvar o tema da BD e dos mangás ao éter.

Nunca escutei o «De Olhos Bem Fechados», mas como tem o nome de um grande filme (que gosto bastante) do Stanley Kubrick, lá irei procurá-lo no RTP Play.

Por fim, não leves a mal algumas críticas que tecemos neste fórum.
Como já aqui escrevi, se muitas vezes, algum de nós crítica determinada decisão de uma rádio, é porque somos os mais fiéis ouvintes.

Espero ler-te aqui mais vezes, visto seres só a 2.ª pessoa que é assumidamente profissional de rádio neste fórum.
A primeira foi a tua colega de casa Joana Gama que anda muito desaparecida.

Saudações bigodeanas! 😎

Olá! Sem problema quanto ao trato por tu, também prefiro.

E obrigado pelo feedback. O Mortinhos, desde Setembro passado, voltou à base, a ser só feito por mim. Começou por ser semanal, em Setembro de 2022 passou a diário com a ajuda da Andreia Simão e do Pedro Miguel Ribeiro, e desde Setembro do ano passado estou então a assegurar sozinho a rubrica diariamente. Se parece que há uma grande equipa atrás do projecto, ainda bem. A missão do Mortinhos é tentar sempre descentralizar... mas muitas vezes é difícil, falta informação em alguns municípios, há propostas que chegam muito em cima da hora e, para assegurar a rubrica mais a catrefada de outros projectos que faço na rádio, por vezes tenho de deixar tudo feito com antecedência.

Quanto ao Pranchas, tenta ser de BD sem ser de nicho. O De Olhos Bem Fechados é de bandas sonoras, por vezes com programas especiais, entrevistas a realizadores ou a autores de livros (como aconteceu no passado domingo).

Eu percebo o que dizes, e sei que as críticas são aceitáveis por mais certas ou erradas que sejam. Só que, por vezes, leio algumas coisas incorrectas ou injustas (e só não escrevi no passado porque me fui sempre contendo). Um abraço!

1- Referia-me à rádio em geral, icluindo também as antenas da RTP RÁDIO.  É uma evidência que as musicais vão cumprindo. Já as tendencialmente de palavra, que exigem mais recursos humanos e comunicadores acima da média não estão no patamar daquilo que é feito internacionalmente. A espaços há bolsas de excelência que estão ao nivel daquilo que é feito na BBC ou na Radio France, por exemplo.

2- Relativamente ao seu desempenho,  o que tenho dito por aqui é que tem sido bom. Tem potencial e prepara bem as temáticas que desenvolve em antena.

3 - No que diz respeito à rádio em Portugal, creio que é fundamental avançar para uma espécie de estados gerais para a debater e trilhar caminhos sustentáveis. Devem estar tidos envolvidos,  incluindo,  naturalmente,  a sociedade  civil. Receitas antigas jamais serão a solução.

1 - Infelizmente não posso comentar quanto a isso. Apesar de conhecer o que a BBC e a Radio France vão fazendo, não sou apto para delinear uma estratégia para a rádio pública. A minha função é fazer programas, produzir outros, fazer painéis de emissão, etc. Mas percebo o seu ponto.

2 - Obrigado, mas é o mínimo que poderia fazer!

3 - O debate é fundamental neste campo, com a sociedade civil incluída.

https://www.rtp.pt/play/p2803/e743148/pecas-culturais

Programa bem estruturado e com informação relevante. Podia ter mais uns minutinhos.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #5536 em: Janeiro 27, 2024, 12:23:44 pm »
Maria Flor Pedroso a iniciar o Radicais Livres de hoje (que é sobre Davos), a pedir desculpa aos ouvintes pelos problemas técnicos nos podcasts do programa.

Andam atentos ao caro Atento.  😎

Por mim, desculpas aceites. :)
É sempre um gosto poder ouvir uma boa discussão entre duas pessoas com uma elevada cultura, sempre moderados por uma credível jornalista.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #5537 em: Janeiro 27, 2024, 01:53:39 pm »
FINALMENTE A SITUAÇÃO ESTÁ REGULARIZADA!!!

https://antena1.rtp.pt/podcast/radicais-livres/

Uma vergonha!!! Foram precisos quase trinta dias para atualizar o podcast do programa. Qualquer treta sobre uma musiquinha qualquer tem célere atualização...
A prova de que, ao contrário do que diz aquela figura transmontana que nós não podemos dizer o nome, toda a gente lê este fórum. Há muito mais gente das rádios nacionais a lerem isto, do que vocês imaginam. Vai me chegando cada vez mais feedback's em off de profissionais da área, que lêem o fórum. Por isso, muitos dos caminhos que as rádios nacionais seguem, têm como base as críticas construtivas que aqui escrevemos.

Em vez de rádios nacionais, diga rádios da Capital.
Assim é mais correcto.
Rádios da Capital com difusão nacional ou quase nacional no FM e mundial na internet.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #5538 em: Janeiro 27, 2024, 02:17:19 pm »
A Antena 1, com muitos problemas técnicos esta esta tarde.
Noticiário das 14, teve um apagao aos 7 minutos, que foi interrompido por uma música, dá o Geometria Variável com outro apagao de 5 minutos...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #5539 em: Janeiro 27, 2024, 02:20:08 pm »
A Antena 1, com muitos problemas técnicos esta esta tarde.
Noticiário das 14, teve um apagao aos 7 minutos, que foi interrompido por uma música, dá o Geometria Variável com outro apagao de 5 minutos...

Também detectei isso no final dos Radicais Livres. Contudo, pensei que fosse alguma avaria no Trevim.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!

Agostinho da Silva

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #5540 em: Janeiro 27, 2024, 02:28:36 pm »
No apagao no Geometria Variável.
Agora estão a dar novamente música.
Este começo de tarde muito acidentado...

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #5541 em: Janeiro 27, 2024, 06:19:19 pm »
E o noticiário das 15h entrou a seco com o Herberto Quaresma a pedir desculpa aos ouvintes pelos problemas técnicos.

Depois desse noticiário, o programa do João Gobern entrou sem ser antecedido pelos jingles habituais.

Aparentemente, a situação já está resolvida pois tanto às 17 como às 18h a emissão retomou a normalidade.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #5542 em: Janeiro 27, 2024, 06:44:48 pm »
Servidor do Dalet a fazer das suas...

Atento

• Hero Member
« Responder #5543 em: Janeiro 27, 2024, 11:54:36 pm »
Fernando Alves a partir de fevereiro na Antena1.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #5544 em: Janeiro 28, 2024, 12:31:31 am »

Isso é oficial?

Se for, é uma grande notícia! O regresso do Mestre à rádio pública.

Parabéns ao Galopim que, de cabeça, conseguiu trazer para a Antena 1 dois nomes de imensa qualidade: Fernando Alves e Aurélio Gomes.

Apesar de gostar bastante das qualidades do Ricardo Soares, não dá para colocar o Fernando Alves nas manhãs?
« Última modificação: Janeiro 28, 2024, 12:34:03 am por O Bigode do Sala »

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
« Responder #5545 em: Janeiro 28, 2024, 12:35:29 am »
https://www.rtp.pt/play/p7337/e743964/fala-com-ela

Já agora, o Fala com Ela é, para mim, dos melhores espaços de entrevista que, felizmente, têm espaço no linear.

A ida para a Antena 1 é um reforço de Inverno excelente.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #5546 em: Janeiro 28, 2024, 12:40:09 am »

Já agora, o Fala com Ela é, para mim, dos melhores espaços de entrevista que, felizmente, têm espaço no linear.

Tenho ideia que ainda foi com o Rui Pêgo que a Inês Meneses se transferiu da Radar para a Antena 1 (apesar de ter o Amor É há anos em antena).

Mas sim, para mim, a melhor comunicadora em rádio.

Agostinho da Silva

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #5547 em: Janeiro 28, 2024, 01:01:49 am »

Tenho ideia que ainda foi com o Rui Pêgo que a Inês Meneses se transferiu da Radar para a Antena 1 (apesar de ter o Amor É há anos em antena).

Mas sim, para mim, a melhor comunicadora em rádio.

Peço desculpa pela publicação repetida.
Já percebi pdnf. A Inês anunciou o novo programa semanal do Fernando Alves na Antena 1.

Estou a escutar embevecido a conversa.
Obrigado pela partilha.

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
« Responder #5548 em: Janeiro 28, 2024, 01:31:12 am »
Peço desculpa pela publicação repetida.
Já percebi pdnf. A Inês anunciou o novo programa semanal do Fernando Alves na Antena 1.

Estou a escutar embevecido a conversa.
Obrigado pela partilha.
Não foste o unico, a conversa prendeu-me mesmo, ao ponto de parar só para... ouvir. Também não fui muito explicito. Isto é rádio. Da muito boa.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #5549 em: Janeiro 28, 2024, 02:45:56 am »

Grande pesca que o Nuno Galopim fez. Sim senhor. Perdeu a TSF... e muito....