Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1188132 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #5520 em: Janeiro 21, 2024, 03:55:14 pm »
Não há repórter num jogo importante para a permanência-LeixõesvsPenafiel

Certo.

Enfim...

É certo que perderam o Cadete para o PSD...

Mas ainda há mais de 10 a Norte...

pdnf

• Hero Member
« Responder #5521 em: Janeiro 21, 2024, 03:56:34 pm »
A Antena 1 anda a dormir na forma, desculpem, mas é a verdade. Ter um dos principais programas de comentário da grelha fora do formato podcast é muito amadorismo.
Entretanto, hoje o noticiário das 15H entrou a seco, logo a seguir ao sinal horário, sem sequer entrar o locutor. Durou 2,5 minutos, para a seguir entrar chouriços no início da tarde desportiva.
Concordo, a MFP é uma excecional moderadora, ainda vai sendo das grandes vozes que teriam lugar na TV e se mantêm na rádio. Bem haja por isso.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #5522 em: Janeiro 23, 2024, 09:35:45 am »
FINALMENTE A SITUAÇÃO ESTÁ REGULARIZADA!!!

https://antena1.rtp.pt/podcast/radicais-livres/

Uma vergonha!!! Foram precisos quase trinta dias para atualizar o podcast do programa. Qualquer treta sobre uma musiquinha qualquer tem célere atualização...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #5523 em: Janeiro 23, 2024, 09:39:47 am »

Uma vergonha!!! Foram precisos quase trinta dias para atualizar o podcast do programa. Qualquer treta sobre uma musiquinha qualquer tem célere atualização...

Uma situação regularizada após a denúncia aqui no Fórum.
Afinal, o caro Atento tem uns poderes especiais. 😎
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

ruicleto

• Hero Member
« Responder #5524 em: Janeiro 23, 2024, 02:28:20 pm »
"Em Nome do Ouvinte", o Programa da Provedora do Ouvinte (VII Série)
Plano B|Ep. 319 jan. 2024

A Provedora visita as instalações da rádio pública, em Coimbra. Um dos centros que mais produz mas que se debate com falta de meios técnicos e humanos.

Um cenário que, infelizmente, nem com a contribuição dos portugueses para o audiovisual melhora! para onde vão os euros? ordenados chorudos dos animadores da televisão e outros? e a rádio como fica?

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #5525 em: Janeiro 23, 2024, 02:30:26 pm »

A prova de que, ao contrário do que diz aquela figura transmontana que nós não podemos dizer o nome, toda a gente lê este fórum. Há muito mais gente das rádios nacionais a lerem isto, do que vocês imaginam. Vai me chegando cada vez mais feedback's em off de profissionais da área, que lêem o fórum. Por isso, muitos dos caminhos que as rádios nacionais seguem, têm como base as críticas construtivas que aqui escrevemos.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #5526 em: Janeiro 23, 2024, 02:34:52 pm »

A prova de que, ao contrário do que diz aquela figura transmontana que nós não podemos dizer o nome, toda a gente lê este fórum. Há muito mais gente das rádios nacionais a lerem isto, do que vocês imaginam. Vai me chegando cada vez mais feedback's em off de profissionais da área, que lêem o fórum. Por isso, muitos dos caminhos que as rádios nacionais seguem, têm como base as críticas construtivas que aqui escrevemos.

E bem, e bem, que isto de certa forma acaba por ser um focus group gratuito...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #5527 em: Janeiro 23, 2024, 02:45:56 pm »

Atrevo-me a dizer que grande parte dos profissionais das rádios, das locais às nacionais, lê com atenção o fórum.

Alguns até estão registados, como anónimos, é certo...

Não há novidade aqui. É o único espaço onde se discute a nossa rádio com seriedade...

Por que razão acham que até fomos obrigados a apagar o tópico sobre a Rádio Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer? Se este fórum fosse irrelevante, a queixa nem teria sido feita...

Enfim, quem não deve, não teme... nem tenta mandar fóruns abaixo com patéticos ataques (fracos) de DDoS.

pdnf

• Hero Member
« Responder #5528 em: Janeiro 23, 2024, 05:56:00 pm »
Uma muito boa emissão especial, hoje entre as 14h e as 15h para acompanhar os nomeados aos Óscares, conduzida pelo Tiago Alves, João Lopes e o mais recente inscrito neste fórum, Rui Alves de Sousa.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ruialvesdesousa

• Jr. Member
  • **
« Responder #5529 em: Janeiro 23, 2024, 06:07:33 pm »
Obrigado.

Mas só me inscrevi para responder ao Atento, que aqui há dias considerou que a programação de domingo até às 23h era "música a metro".

Ninguém é obrigado, obviamente, a gostar do meu trabalho, mas o De Olhos Bem Fechados, que passa entre as 22h e as 23h de domingo, não é "música a metro". Foi, aliás, neste domingo, mais um programa de palavra que de música.

Por vezes leio por aqui ataques a colegas que, além de serem injustos, são uma falta de respeito pelo trabalho dos outros. Eu, pelo menos, não gosto que façam isso comigo.

Essa confusão entre uma visão crítica da rádio e desconhecimento/ignorância perante todo o espectro de programação de cada canal, é por vezes evidente neste e noutros tópicos.

Atento

• Hero Member
« Responder #5530 em: Janeiro 23, 2024, 06:44:01 pm »
Obrigado.

Mas só me inscrevi para responder ao Atento, que aqui há dias considerou que a programação de domingo até às 23h era "música a metro".

Ninguém é obrigado, obviamente, a gostar do meu trabalho, mas o De Olhos Bem Fechados, que passa entre as 22h e as 23h de domingo, não é "música a metro". Foi, aliás, neste domingo, mais um programa de palavra que de música.

Por vezes leio por aqui ataques a colegas que, além de serem injustos, são uma falta de respeito pelo trabalho dos outros. Eu, pelo menos, não gosto que façam isso comigo.

Essa confusão entre uma visão crítica da rádio e desconhecimento/ignorância perante todo o espectro de programação de cada canal, é por vezes evidente neste e noutros tópicos.

Sim...

Podia estar noutro horário.

O "Pranchas e Balões" é que passou para as madrugadas.

É  evidente que quando não há desporto ao fim  de semana temos música a metro, salvo raras exceções. Convenhamos que algo pobre dizer as horas, temperaturas e música a metro quando é mais necessário do que nunca ter gente dentro, rádio em direto, para não haver os tais cortes...

A rádio em Portugal chegou  onde chegou e não foi por acaso. Vejamos aquilo que é feito por essa Europa fora pelos serviços públicos europeus, que privilegiam a clareza dos seus vários canais e na maior parte dos casos lideram as audiências.  Há inúmeros exemplos e estou certo que Rui Alves de Sousa privilegia o estudo aturado e minucioso. Com efeito, estou convicto que conhece esses casos e o estado da arte em termos bibliográficos.
Daquilo que tenho escrito aqui sobre o seu trabalho tem sido sempre positivo.
Agora não desempenho iguais. Não elogio quem considero que não devo elogiar. Isso é evidente. Tenho opinião própria.

Quanto ao conhecimento ou desconhecimento, fica ao critério de cada um.
« Última modificação: Janeiro 23, 2024, 06:48:54 pm por Atento »

ruialvesdesousa

• Jr. Member
  • **
« Responder #5531 em: Janeiro 23, 2024, 06:54:15 pm »

Sim...

É  evidente que quando não há desporto ao fim  de semana temos música a metro, salvo raras exceções. Convenhamos que algo pobre dizer as horas, temperaturas e música a metro quando é mais necessário do que nunca ter gente dentro, rádio em direto, para não haver os tais cortes...

A rádio em Portugal chegou  onde chegou e não foi por acaso. Vejamos aquilo que é feito por essa Europa fora pelos serviços públicos europeus, que privilegiam a clareza dos seus vários canais e na maior parte dos casos lideram as audiências.  Há inúmeros exemplos e estou certo que Rui Alves de Sousa privilegia o estudo aturado e minucioso. Com efeito, estou convicto que conhece esses casos e o estado da arte em termos bibliográficos.
Agora não desempenho iguais. Não elogio quem considero que não devo elogiar. Isso é evidente. Tenho opinião própria.

Qual é o problema de passar aos domingos às 22h? Quando a emissão desportiva é alargada, o programa não passa. Não é por causa dele que não há por vezes desporto até mais tarde.

Quanto ao resto, eu vou acompanhando o que escreve por aqui, mas não sou a pessoa certa para indicar caminhos para a rádio pública. Só respondi mesmo em nome do meu trabalho.

Quanto ao conhecimento (ou falta dele), teria de repescar uma série de comentários lidos neste tópico ao longo de meses, mas não tenho capacidade nem tempo para isso. Posso só dar um exemplo recente, de quando fiz emissão na manhã de dia 1 e um utilizador comentou ser uma "voz nova". Já estou na Antena 1 há dois anos...
« Última modificação: Janeiro 23, 2024, 06:56:26 pm por ruialvesdesousa »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #5532 em: Janeiro 23, 2024, 08:52:13 pm »
Obrigado.

Olá Rui!
Vou tratar-te por tu, não por falta de educação, mas porque somos praticamente da mesma idade.

Venho parabenizar o teu trabalho na Antena 1 e pelo facto de esta, a espaços, apostar em gente jovem e de qualidade.

Normalmente acompanho o teu trabalho no «Mortinhos por Sair de Casa» e sinto que a equipa tem tido um esforço de descentralizar os eventos culturais fora das «beneficiadas» cidades de Lisboa e do Porto, priorizando os espectáculos gratuitos ou a preços mais baixos.

Já tive a oportunidade de escutar o «Pranchas e Balões» e, apesar de sentir que encaixaria melhor na Antena 3, é de louvar o tema da BD e dos mangás ao éter.

Nunca escutei o «De Olhos Bem Fechados», mas como tem o nome de um grande filme (que gosto bastante) do Stanley Kubrick, lá irei procurá-lo no RTP Play.

Por fim, não leves a mal algumas críticas que tecemos neste fórum.
Como já aqui escrevi, se muitas vezes, algum de nós crítica determinada decisão de uma rádio, é porque somos os mais fiéis ouvintes.

Espero ler-te aqui mais vezes, visto seres só a 2.ª pessoa que é assumidamente profissional de rádio neste fórum.
A primeira foi a tua colega de casa Joana Gama que anda muito desaparecida.

Saudações bigodeanas! 😎
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Atento

• Hero Member
« Responder #5533 em: Janeiro 23, 2024, 08:59:29 pm »

Sim...

Qual é o problema de passar aos domingos às 22h? Quando a emissão desportiva é alargada, o programa não passa. Não é por causa dele que não há por vezes desporto até mais tarde.

Quanto ao resto, eu vou acompanhando o que escreve por aqui, mas não sou a pessoa certa para indicar caminhos para a rádio pública. Só respondi mesmo em nome do meu trabalho.

Quanto ao conhecimento (ou falta dele), teria de repescar uma série de comentários lidos neste tópico ao longo de meses, mas não tenho capacidade nem tempo para isso. Posso só dar um exemplo recente, de quando fiz emissão na manhã de dia 1 e um utilizador comentou ser uma "voz nova". Já estou na Antena 1 há dois anos...

1- Referia-me à rádio em geral, icluindo também as antenas da RTP RÁDIO.  É uma evidência que as musicais vão cumprindo. Já as tendencialmente de palavra, que exigem mais recursos humanos e comunicadores acima da média não estão no patamar daquilo que é feito internacionalmente. A espaços há bolsas de excelência que estão ao nivel daquilo que é feito na BBC ou na Radio France, por exemplo.

2- Relativamente ao seu desempenho,  o que tenho dito por aqui é que tem sido bom. Tem potencial e prepara bem as temáticas que desenvolve em antena.

3 - No que diz respeito à rádio em Portugal, creio que é fundamental avançar para uma espécie de estados gerais para a debater e trilhar caminhos sustentáveis. Devem estar tidos envolvidos,  incluindo,  naturalmente,  a sociedade  civil. Receitas antigas jamais serão a solução.
« Última modificação: Janeiro 23, 2024, 09:02:27 pm por Atento »

ruialvesdesousa

• Jr. Member
  • **
« Responder #5534 em: Janeiro 23, 2024, 11:09:02 pm »
Olá Rui!
Vou tratar-te por tu, não por falta de educação, mas porque somos praticamente da mesma idade.

Venho parabenizar o teu trabalho na Antena 1 e pelo facto de esta, a espaços, apostar em gente jovem e de qualidade.

Normalmente acompanho o teu trabalho no «Mortinhos por Sair de Casa» e sinto que a equipa tem tido um esforço de descentralizar os eventos culturais fora das «beneficiadas» cidades de Lisboa e do Porto, priorizando os espectáculos gratuitos ou a preços mais baixos.

Já tive a oportunidade de escutar o «Pranchas e Balões» e, apesar de sentir que encaixaria melhor na Antena 3, é de louvar o tema da BD e dos mangás ao éter.

Nunca escutei o «De Olhos Bem Fechados», mas como tem o nome de um grande filme (que gosto bastante) do Stanley Kubrick, lá irei procurá-lo no RTP Play.

Por fim, não leves a mal algumas críticas que tecemos neste fórum.
Como já aqui escrevi, se muitas vezes, algum de nós crítica determinada decisão de uma rádio, é porque somos os mais fiéis ouvintes.

Espero ler-te aqui mais vezes, visto seres só a 2.ª pessoa que é assumidamente profissional de rádio neste fórum.
A primeira foi a tua colega de casa Joana Gama que anda muito desaparecida.

Saudações bigodeanas! 😎

Olá! Sem problema quanto ao trato por tu, também prefiro.

E obrigado pelo feedback. O Mortinhos, desde Setembro passado, voltou à base, a ser só feito por mim. Começou por ser semanal, em Setembro de 2022 passou a diário com a ajuda da Andreia Simão e do Pedro Miguel Ribeiro, e desde Setembro do ano passado estou então a assegurar sozinho a rubrica diariamente. Se parece que há uma grande equipa atrás do projecto, ainda bem. A missão do Mortinhos é tentar sempre descentralizar... mas muitas vezes é difícil, falta informação em alguns municípios, há propostas que chegam muito em cima da hora e, para assegurar a rubrica mais a catrefada de outros projectos que faço na rádio, por vezes tenho de deixar tudo feito com antecedência.

Quanto ao Pranchas, tenta ser de BD sem ser de nicho. O De Olhos Bem Fechados é de bandas sonoras, por vezes com programas especiais, entrevistas a realizadores ou a autores de livros (como aconteceu no passado domingo).

Eu percebo o que dizes, e sei que as críticas são aceitáveis por mais certas ou erradas que sejam. Só que, por vezes, leio algumas coisas incorrectas ou injustas (e só não escrevi no passado porque me fui sempre contendo). Um abraço!

1- Referia-me à rádio em geral, icluindo também as antenas da RTP RÁDIO.  É uma evidência que as musicais vão cumprindo. Já as tendencialmente de palavra, que exigem mais recursos humanos e comunicadores acima da média não estão no patamar daquilo que é feito internacionalmente. A espaços há bolsas de excelência que estão ao nivel daquilo que é feito na BBC ou na Radio France, por exemplo.

2- Relativamente ao seu desempenho,  o que tenho dito por aqui é que tem sido bom. Tem potencial e prepara bem as temáticas que desenvolve em antena.

3 - No que diz respeito à rádio em Portugal, creio que é fundamental avançar para uma espécie de estados gerais para a debater e trilhar caminhos sustentáveis. Devem estar tidos envolvidos,  incluindo,  naturalmente,  a sociedade  civil. Receitas antigas jamais serão a solução.

1 - Infelizmente não posso comentar quanto a isso. Apesar de conhecer o que a BBC e a Radio France vão fazendo, não sou apto para delinear uma estratégia para a rádio pública. A minha função é fazer programas, produzir outros, fazer painéis de emissão, etc. Mas percebo o seu ponto.

2 - Obrigado, mas é o mínimo que poderia fazer!

3 - O debate é fundamental neste campo, com a sociedade civil incluída.