Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1217026 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #4605 em: Março 25, 2023, 07:33:33 pm »
Uma pena o programa ser gravado. Sinais dos tempos que vivemos.

Sábado de manhã é difícil para mim, ouvir integralmente qualquer programa de rádio, mas do que ouvi, gostei.

Aquela voz dele, cativa - me, faz me lembrar no tempo das grandes vozes da rádio.

Mas achei um programa dinâmico, variado e próprio de um programa de rádio de um fim de semana, ou seja, não é muito pesado.

Mas preciso de ouvir mais programas, para ter uma posição mais sustentada...

Mas uma grande notícia, o regresso do Aurélio...

Atento

• Hero Member
« Responder #4606 em: Março 25, 2023, 07:52:00 pm »
Uma pena o programa ser gravado. Sinais dos tempos que vivemos.

Sábado de manhã é difícil para mim, ouvir integralmente qualquer programa de rádio, mas do que ouvi, gostei.

Aquela voz dele, cativa - me, faz me lembrar no tempo das grandes vozes da rádio.

Mas achei um programa dinâmico, variado e próprio de um programa de rádio de um fim de semana, ou seja, não é muito pesado.

Mas preciso de ouvir mais programas, para ter uma posição mais sustentada...

Mas uma grande notícia, o regresso do Aurélio...

Direi o seguinte...

1- Sauda-se o regresso de Aurélio Gomes à rádio.

2- Primeira hora nota 15, apesar de um ou outro erro.

3- Segunda hora nota 8... andaram às voltas com o fascismo e não houve imparcialidade.  Reis Torgal e Irene Pimentel estavam claramente impreparados e foram mais ativistas do que outra coisa...
Era a mesma coisa que convidar Ventura e satélites para falarem acerca do comunismo.

4- Há umas semanas estive presente num debate em que Francisco Seixas da Costa esteve presente e o embaixador vai ao encontro daquilo que é dito por alguns historiadores: em Portugal não houve fascismo. Houve uma ditadura muito mais leve que em Espanha e nos países pertencentes à cortina de ferro. Seixas da Costa contou a sua história pessoal, referindo-se à mocidade portuguesa como uma organização ideologicamente pouco ativa que privilegiava sobretudo a vertente física dos jovens. Referiu ainda que a Legião era uma organização pouco organizada e sem qualquer meio que pudesse fazer um contra golpe, imediatamente a seguir ao 25 de abril.
Só a polícia política estava minimamente organizada e matou algumas pessoas mas muito longe das polícias sinistras comunistas e franquistas, por exemplo.

Nota 12,5 valores...pode subir mas também pode descer.
Tudo que esteja na órbita NAS...

Aliás, NAS e Relvas nem com pulseira eletrónica deviam rondandar as imediações do grupo RTP quanto mais entrarem... Já entraram é absolutamente inaudito...

O programa do Gobern leva nota 16,5 valores. Boa seleção musical com os textos certos.
Merece claramente duas horas.

Mas noto que o programa está a prazo...
Gobern lamentou-se, dizendo que para a semana o programa só será emitido no rtp play...

A Antena1 vai transmitir a final de futebol feminino...
« Última modificação: Março 25, 2023, 07:57:47 pm por Atento »

joao_s

• Hero Member
« Responder #4607 em: Março 25, 2023, 08:11:15 pm »
(...)
Ouvi o inicio do programa 'Destacável' do Aurélio Gomes, e fiquei pelo inicio, quando ouvi o apresentador do programa dizer: ' Portanto'... 'Portanto'  num programa, preparado, escrito, e por isso deveria ser cuidadoso na linguagem, bom português, e surge ali um 'Portanto'. Se tivesse sido numa conversa informal, sai um 'portanto', passa. Agora na apresentação de um programa que deve ser bem preparado, julgo que também é gravado, não há justificação para palavras rasteiras.

É por estas e por outras que gosto de ouvir as rubricas e os Programas do Fernando Alves, são sempre excelentes, dá gosto ouvir. Esse sim, um enorme profissional de Rádio.

Do Aurélio Gomes tenho como melhor referência o 'Eixo do Mal', uma boa prestação como mediador de conversa. No RCP apresentava o programa da tarde, um programa para donas de casa, com rubricas cor de rosa, banalidades, ele era o Pivot.

A Antena 1 tem profissionais que fariam muito bem o programa que o Aurélio Gomes está a fazer, até diria que se o diretor, João Paulo Baltazar se chegasse à frente, julgo que teriamos aí sim um programa excelente.

Também ouvi o início do programa “Destacável”, até procurei pilhas e um rádio portátil que não é ligado há anos, para acompanhar de perto a emissão antes de sair de casa. Primeiro, o horário, não é o mais adequado para um magazine radiofónico, uma vez que ao sábado de manhã muitos do público-alvo estão nos hipermercados e lojas a realizar as compras da semana. Ouvir, é de forma descontínua/parcelar quando se anda de carro de um lado para o outro. Também notei isso, a utilização do …”Portanto”…, dá a ideia que se está “aos papéis”, improvisação, alinhar as ideias em cima do acontecimento, mas não atribui importância a essa, digamos, pausa. Não me soou bem a utilização do verbo “farejar”, “farejar um livro”, foi dito. “Farejar” soa a algo do género, “farejar a vida alheia”, “meter-se onde não é chamado”, etc. Deu a impressão de um programa gravado, pois ao sábado de manhã não há vistas de estudo ao Museu do Teatro, os alunos do  11.º ano não têm aulas ao fim de semana. A cultura é muito vasta, cuidado com o bailado e afins que vão afastar potenciais ouvintes, já que esse género cultural não diz nada à maior parte do universo de potenciais ouvintes. Próximo das 12h, já no carro, parado num semáforo, captou a minha atenção a apreciação de cinema com um critico da 7.ª arte.

Também estou de acordo consigo acerca do programa da tarde do <R CLUB P>, versão 2, após a reformulação de 180 graus da primeira versão. Esse programa era, de facto, execrável. Já o programa da manhã do <R CLUB P>, versão 1, era excelente. O programa foi substituído  por outro com um ritmo frenético de informação, conduzido pelo João Adelino Faria, atual pivot do “Telejornal” da ‘RTP1’, após reconfiguração do <R CLUB P> que gerou uma total descontinuidade com o que vinha a ser feito anteriormente, o que afastou muitos ouvintes. Relembra-se que o <R CLUB P>, versão 1, vinha em crescendo de audiência quando foi descontinuado, suponho a rondar os 4%. Não se compreende o porquê de interromper um projeto de rádio quando está em pleno crescimento, para substituir por outro que não tem nada a ver com na fórmula anterior.

O Aurélio Gomes, tal como qualquer outro profissional de qualquer área, necessita de tempo para se adaptar às novas funções e identidade do principal canal de uma estação pública. Como sabemos, por essa Europa fora, os diferentes canais públicos são muito relevantes para a maioria do população porque são diferenciadores e trazem substância para o éter.

pdnf

• Hero Member
« Responder #4608 em: Março 25, 2023, 09:35:50 pm »
Ainda não tive oportunidade de ouvir nenhum dos programas estreantes da Antena 1, mas vou procurar fazê-lo em breve. De qualquer das formas, ao ginal de uma semana pasaar o Gobern para o online... é mesmo de não se saber o que se anda a fazer. E é o problema da Antena 1, ter de ir a tudo. Mas nesses casos, bem que podia ser mudado de horário, para uma hora de playlist. Nem que fosse durante a semana. Entendo que é uma falta de respeito por quem prepara o programa e ouvintes fiéis.
De resto, um apontamento muito breve. Ontem ouvi o Verdes Anos, já não o fazia há algum tempo. E fiquei surpreendido porque não é norma na Antena 1 tratar os ouvintes na segunda pessoa. Independentemente de ser um espaço mais informal, para mim soa estranho, porque foge da norma da estação. É que se até a 3 usa o você...
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #4609 em: Março 25, 2023, 09:42:06 pm »
Ainda não tive oportunidade de ouvir nenhum dos programas estreantes da Antena 1, mas vou procurar fazê-lo em breve. De qualquer das formas, ao ginal de uma semana pasaar o Gobern para o online... é mesmo de não se saber o que se anda a fazer. E é o problema da Antena 1, ter de ir a tudo. Mas nesses casos, bem que podia ser mudado de horário, para uma hora de playlist. Nem que fosse durante a semana. Entendo que é uma falta de respeito por quem prepara o programa e ouvintes fiéis.
De resto, um apontamento muito breve. Ontem ouvi o Verdes Anos, já não o fazia há algum tempo. E fiquei surpreendido porque não é norma na Antena 1 tratar os ouvintes na segunda pessoa. Independentemente de ser um espaço mais informal, para mim soa estranho, porque foge da norma da estação. É que se até a 3 usa o você...

Soares deve andar a ouvir a rfm...ou então pensa que está a tratar a Dra. Maio por tu...

É caso para citar:

"Hoje toda a gente se trata por tu, já deves ter reparado, é uma forma despachada e falsamente confidencial. Eu não gosto, por­que é inconveniente... Acho que quando duas pessoas se esti­mam devem tratar-se por você, é uma forma que revela civilidade e respeito pelo outro. E além disso marca aquela distância necessária para exprimirmos mutuamente que apesar de nos conhecermos bem, intimamente, até, e de sabermos os nossos respectivos segredos, continuamos a fazer de conta que não, que não sabemos certas coisas, e fazemo-lo para que o outro se sinta mais à-vontade, como quando alguém te confessou uma coisa importante que não diria a ninguém, mas era como se estivesses distraído, claro que não é bem assim, ouviste-o com muita aten­ção, mas... lá está, é como se já não estivesses a pensar nisso, guardaste aquilo num compartimento secreto do teu coração e fechaste-o à chave...“
.
— Antonio Tabucchi (24 de Setembro de 1943 - 25 de Março de 2012), escritor e professor de Língua e Literatura Portuguesa italiano, no romance “Tristano Morre”.

.

Kante

• Full Member
« Responder #4610 em: Março 25, 2023, 09:52:54 pm »
Olá, olá....tudo a correr bem?  ;)

Vamos por partes.

Não ouvi a Antena 1.

Portanto, não estou em condições de criticar só por criticar.

Portanto, o Aurélio Gomes já está queimado...portanto.

Nem faço considerações sobre considerações tecidas por "fachos". Isto tornou-se num fórum politico?!

Já agora, para os interessados....nem tu, nem você. Você é um erro gigante!

Portanto, gostei das vossas considerações.

Haja paciência!!!! 8)

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #4611 em: Março 25, 2023, 10:12:09 pm »
Sinceramente só ouvi o tratamento por você na 3 com alguns convidados da Prova Oral, coisa que o Alvim recusava-se a fazer antigamente.

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk

Atento

• Hero Member
« Responder #4612 em: Março 25, 2023, 10:25:34 pm »
Olá, olá....tudo a correr bem?  ;)

Vamos por partes.

Não ouvi a Antena 1.

Portanto, não estou em condições de criticar só por criticar.

Portanto, o Aurélio Gomes já está queimado...portanto.

Nem faço considerações sobre considerações tecidas por "fachos". Isto tornou-se num fórum politico?!

Já agora, para os interessados....nem tu, nem você. Você é um erro gigante!

Portanto, gostei das vossas considerações.

Haja paciência!!!! 8)

Boa noite, Kante!

Se não ouviu,  seria hilariante comentar.

A rádio tem vários conteúdos,  incluindo o político.
O programa "Destacável " tem vários conteúdos,  incluindo o político.

Continua a ser sensível como no tempo do botas?

É natural que os extremos não gostem de que se fale de política. Sobre o que disse, mantenho. Falar acerca do fascismo e convidar Irene Pimentel e Reis Torgal é a mesma coisa que convidar Ventura e satélites para falarem sobre o comunismo. Não  são,  naturalmente,  para levar a sério.

Antes da intervenção de João Lopes ainda houve o rodopio de análise política de Vasconcelos Romão. Que análise!!!

Com Aurélio Gomes a usar as seguintes expressões: o imperador Xi e o Rei Putin...lol
« Última modificação: Março 25, 2023, 10:32:54 pm por Atento »

pdnf

• Hero Member
« Responder #4613 em: Março 25, 2023, 10:49:13 pm »
Sinceramente só ouvi o tratamento por você na 3 com alguns convidados da Prova Oral, coisa que o Alvim recusava-se a fazer antigamente.

Não ouço muito a 3, mas dirigem-se ao ouvinte na segunda pessoa? Fico com a ideia que não. Entre os locutores e convidados sim, mas isso acontece em todas as rádios. Pelo menos se o fazem, não abusam tanto quanto noutras rádios. A norma é a terceira pessoa mas no plural, mas quando é no singular, é também a 3a pessoa

@Kante, tem razão, remete para V.Exa ou vossa majestade, etc. "Você" vem do PT do Brasil e em Portugal ninguém usa numa frase, nem no português falado. Foi um facilitismo da minha parte apenas. A não ser que seja mal educado ou displicente (como alguns Professores que tive na Faculdade).
Quanto ao portanto, tendo a concordar, não vejo que venha mal ao mundo pelo uso desse advérbio, que até não é de uso comum na linguagem falada.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #4614 em: Março 26, 2023, 02:24:40 am »
Ora bem... a A1 finalmente aprendeu a gravar as falas dos locutores de início e fim do noticiário, em lugar da voz robotizada a lembrar as carruagens do Metro do Paulo Rocha...  ;) Entretanto, devido à mudança de hora, Costa a Costa hoje apenas com uma hora. Começou agora a repetir o Destacável... confirmo, o portanto ali está devidamente enquadrado. Boa escolha musical para início e uma boa conversa com um autor brasileiro, vencedor do prémio Saramago.
Rádio é:

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4615 em: Março 26, 2023, 12:16:50 pm »
Segundo vi nas notícias este Domingo o Motogp vai ter um record de espectadores, já há contragismentos do trânsito a esta hora e, a Antena 1, nem um repórter? Seja ele da delegação do Algarve ou do Departamento Desportivo?

Incrível...

Atento

• Hero Member
« Responder #4616 em: Março 26, 2023, 12:39:16 pm »
Segundo vi nas notícias este Domingo o Motogp vai ter um record de espectadores, já há contragismentos do trânsito a esta hora e, a Antena 1, nem um repórter? Seja ele da delegação do Algarve ou do Departamento Desportivo?

Incrível...

Não há recursos humanos suficientes...lol...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #4617 em: Março 26, 2023, 01:20:29 pm »
Deve ter um relato improvisado do Paulo Sérgio... isto se houver Tarde Desportiva hoje. É mau demais.

« Última modificação: Março 26, 2023, 01:22:05 pm por radiokilledtheMTVstar »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #4618 em: Março 26, 2023, 01:23:28 pm »

Não ouço muito a 3, mas dirigem-se ao ouvinte na segunda pessoa? Fico com a ideia que não. Entre os locutores e convidados sim, mas isso acontece em todas as rádios. Pelo menos se o fazem, não abusam tanto quanto noutras rádios. A norma é a terceira pessoa mas no plural, mas quando é no singular, é também a 3a pessoa

Costuma ser o vocês, sim.

Deve ter um relato improvisado do Paulo Sérgio... isto se houver Tarde Desportiva hoje. É mau demais.

Atento

• Hero Member
« Responder #4619 em: Março 26, 2023, 01:33:57 pm »

Costuma ser o vocês, sim.

Ridículo absoluto no noticiário nacional das 13:00 editado por Marta Pacheco.

Noticiário que anda a repetir as mesmas notícias desde as 10:00...

O das 13 andou à volta de tretas a partir do Luxemburgo,  passou pela conversa Marcelo & Costa e rematou de forma insuficiente e quase atabalhoada sobre o grande prémio de Portugal, sem qualquer intervenção de um repórter a partir do local...

A Observador, pelo menos, ainda ouviu a Presidente da Câmara de Portimão...

Absolutamente ridículo e repugnante!

Afinal para que serve a redação do Algarve quando há um evento de grande projecção?

A nomenclatura organizacional cristalizada tem que ser derrubada para sairmos desta verdadeira palhaçada que está a afetar vários canais de tv e rádio do grupo rtp.