Se que a Tarde Desportiva arranca às 15, mas o noticiário das 15, ter apenas 3 minutos, parece me inconcebível.
Não há desculpas.
Colocam-se a jeito para depois haver críticas via Provedora que é por causa do futebol.
Será que os responsáveis pela programação, informação e deporto fazem de propósito para criar estes episódios, criando uma imagem negativa junto dos vários ouvintes?
No entretanto, o Dr. Paulo Sérgio já disse que a emissão de desporto termina às 20:45...
O Sporting Clube de Braga não merece respeito.
Ah...
E o Portugal-Espanha em Futsal também vai pelo cano abaixo.
Tristes!
Vão cantando de galo porque os contribuintes estarão sempre presentes, pelo menos, na CAV.
Até um dia!
Absolutamente deprimente!
Realmente....
Parece-me gravissimo que num domingo à tarde "cheio de eventos noticiosos", e com acontecimentos desportivos a iniciar-se ou a decorrer nessa altura o noticiário tenha 3 minutos.
Sobre a gestão de contéudos desportivos na rádio pública, já aqui escrevi no passado e inclusivamente o fiz também para o provedor.
No passado, ao fim de semana, a Antena1 transmitia os jogos dos "três grandes" e tinha emissão fixa ao domingo.
Há dois anos suspendeu a emissao de domingo devido a ditadura da televisão, que espartilha os jogos da 1 Liga em 7 ou 8 horários diferentes. Felizmente retomou as emissões regulares neste ano civil, independentente dos jogos a cobrir, o que desde já aplaudo, pois aumenta a visibilidade de Clubes e Modalidades.
Ou seja, se no passado (<2020) a situação da cobertura desportiva da Antena 1 estava, reconhecidamente, a ser feita de modo satisfatório, o que mudou desde então, para justificar tantas criticas?
Podemos discutir aqui a situação do Braga, este ano a lutar pelos dois primeiros lugares, mas a verdade é que o Braga há mais de 3 ou 4 anos que não esta nesta posição, pelo que o estatuto de candidato ao titulo, nem tão pouco o numero de adeptos, justifica um regime de cobertura integra dos jogos para todo o território nacional.
Ao fazê-lo estaria também a ser obrigado a fazê-lo para equipas como o Portimonense ou o Guimarães que têm uma representatividade de adeptos semelhante ao Braga, pelas regiões e/ou desempenho que estão a fazer. Que critérios usar?
Em boa verdade, a forma como a jornada se estende e a crescente divulgação de modalidades e a cada vez mais importância das modalidades no feminino, obrigaria, a contento de todos, a fazer uma emissão continua de sexta a domingo à noite e isso não é de todo exequivel, nem tão pouco é o serviço publico desejado.
Finalizo sobre a questão da cobertura da finalissima de Futsal. A RTP Rádio entendeu, por uma questão de gestão de recursos não enviar um jornalista à Argentina, que é perfeitamente compreensivel no contexto em que estamos. Dado que a TV assegurava a emissão em direto e de forma gratuita na TDT e RTP Play, nao me choca que não o tenha feito, primeiro porque o serviço publico no seu todo o assegurou e depois porque, a fazer um relato em estudio não ia acresecentar nada ao que a TV fez, isto numa moda
Há muitos anos que o Sporting de Braga é terceiro ou quarto classificado...
É a única rádio pública europeia no país onde o futebol é desporto rei que despreza as equipas fora dos grandes e as outras modalidades.
Vejamos o que faz a BBC, RAI1, RNE, por exemplo.
O que faz nesse campo a Antena1 é vergonhoso. Ponto.
1. Ser 3 ou 4 a 15 pontos do primeiro justifica ser transmitido para todo o territorio nacional? Tem adeptos espalhados a nivel nacional que justifique?
2. "É a única rádio pública europeia no país onde o futebol é desporto rei que despreza as equipas fora dos grandes e as outras modalidades." - Aconselho o vivamente a ouvir a emissão de domingo à tarde. Parece-me que anda mesmo mal informado.
Está enganado...
Oiça a BBC, RNE, RAI1, por exemplo...
O que a Antena1 faz é mais ou menos uma coisa para enganar o Zé pagante...
Meu amigo, nao estou a ver a RNE1 a dar uma emissao especial da liga baloncesto ao sabado de manhã, para acompanhar o Las Palmas...
Mas já que tem tantas ideias diferents, diga me como compoe a programação de sabado e domingo na Antena1.
Caro SAM, não sei se deixou de participar no fórum...
Em todo caso, veja com atenção a programação da RNE:
https://www.rtve.es/play/radio/a-z/radio-nacional/
Claro que não deixei de participar no fórum, mas há tempo para todas as coisas, além do fórum...
Depois de tudo o que já li depois deste post, em muitas coisas me revejo pelo leio de outros companheiros, mas penso que o equilibrio está no atual molde das emissões desportivas da Antena 1.
Como já foi escrito aqui, as imensas "apps", ou mesmo o relato escrito pelo "media" tem substituido a importancia da rádio, ainda que, para quem vai a conduzir, a rádio ainda seja o meio principal de difusão de informação (desportiva).
Querer comparar a RNE e Espanha com a RDP/RTP e Portugal sem atender ao contexto e dimensão dos países parece-me injusto e descuidado, mas mesmo assim não posso deixar de observar que ao dizer de "boca cheia" que a RNE1 tem 15 horas de emissão ao fim de semana, como se isso possa ser (bom) exemplo para alguma coisa. A Espanha tem 5 vezes mais habitantes que Portugal, e as regiões e cidades dos clubes das mais diversas modalidades não são comparáveis, em dimensão, com as cidades de Portugal. O peso mediático, o retorno de mercado, é muito superior... Basta ver as multidões nos estádios em Espanha e em Portugal, tirando os grandes e o Guimaraes, nenhum clube tem mais 10 mil pessoas no estádio. Se formos ver o ranking mais para baixo, então vimos que o top10 termina nos 3 ou 4 mil espectadores, e na segunda liga espanhola há jogos com 15 ou 20 mil pessoas. E se formos para as modalidades de pavilhão as diferenças são ainda mais abissais entre os dois países...
Mesmo assim se atendermos que os 3 grandes portugueses ( e em Espanha existem quantos grandes?? Em dimensão existem 6 ou 7 seguramente), jogando ao sábado ou domingo garantem sempre umas 7/8 horas de emissão, que somando às 3 ou 3,5 horas de domingo, e em simultâneo com modalidades e campeonato feminino, até resulta em 11 ou 12 horas. Interessante não é??
Portanto vir para aqui comparar horas de emissão, baseando-se apenas num horário fixo, que se for ver bem, mesmo em Espanha hoje nem começava às 16h, mas sim às 18h, parece injusto, para ser leve...
Por fim, cumpre-me observar que teve tanta pontaria no link da RAI, que conseguiu um noticiário de 3 minutos nas tardes de fim de semana....