Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1214699 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #3990 em: Setembro 24, 2022, 08:34:00 pm »
Pois, não duvido, mas estamos em Portugal.

Recordo - me agora que a RR também teve o patrocínio da Panini, marca de from os de jogadores de futebol, que durou meia época.

Em Pirtugal é isto, patrocínios em curtos espaços de tempo...

Não há consistência e nenhuma marca relevante aposta em algo que não faça a diferença.

A COPE, por exemplo, tem o Santander a patrocinar os golos...

Sempre que há um golo de equipas da primeira liga entra publicidade do Santander (20 segundos...mais de 10 mil euros).
Cá em Portugal as transmissões desportivas das diferentes rádios nada fazem para atrair anunciantes...Séguem o velho modelo de há anos...

A SER e a COPE conseguem colocar no ar um modelo apelativo e com nomes que atraiam anunciantes. Nis vários jogos, as duas rádios conseguem apresentar uma lista de comentadores como Iker Casillas, Fábio Capelo, Santi Canizares, Raul, Fernando Morientes, Jorge Valdano, etc...

pdnf

• Hero Member
« Responder #3991 em: Setembro 24, 2022, 08:42:14 pm »

Recordo - me agora que a RR também teve o patrocínio da Panini, marca de from os de jogadores de futebol, que durou meia época.

Não há consistência e nenhuma marca relevante aposta em algo que não faça a diferença.

Sempre que há um golo de equipas da primeira liga entra publicidade do Santander (20 segundos...mais de 10 mil euros).
Cá em Portugal as transmissões desportivas das diferentes rádios nada fazem para atrair anunciantes...Séguem o velho modelo de há anos...

A SER e a COPE conseguem colocar no ar um modelo apelativo e com nomes que atraiam anunciantes. Nis vários jogos, as duas rádios conseguem apresentar uma lista de comentadores como Iker Casillas, Fábio Capelo, Santi Canizares, Raul, Fernando Morientes, Jorge Valdano, etc...

As rádios de palavra em Portugal estão a morrer, porque também o conteúdo que apresentam, é manifestamente fraco. Em contrapartida, ao nível das musicais, estamos imensuravelmente melhores.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3992 em: Setembro 24, 2022, 08:49:43 pm »
Para ver se o Atento entende. Não é o desporto que afasta ouvintes da rádio, por exemplo a RR tem boas audiências nas suas Bolas Brancos, que até atraiem patricinios, o excesso de desporto, sim, afasta.

Em Espanha, no Brasil, nas Filipinas, pode ser tudo muito Difrente, mas estamos a falar da rádio em Portugal.
O Atento não deve ler o que aqui tem escrito o Nelson Soares...

Atento

• Hero Member
« Responder #3993 em: Setembro 24, 2022, 08:51:31 pm »

As rádios de palavra em Portugal estão a morrer, porque também o conteúdo que apresentam, é manifestamente fraco. Em contrapartida, ao nível das musicais, estamos imensuravelmente melhores.

Certo!

A Rádio Estádio e a Gol FM nunca vingariam.

Porquê?
O produto apresentado aos ouvintes era muito fraco em termos de conteúdos e os recursos humanos eram/são medíocres.

É a  tal pescadinha de rabo na boca...

Atento

• Hero Member
« Responder #3994 em: Setembro 24, 2022, 08:53:48 pm »
Para ver se o Atento entende. Não é o desporto que afasta ouvintes da rádio, por exemplo a RR tem boas audiências nas suas Bolas Brancos, que até atraiem patricinios, o excesso de desporto, sim, afasta.

Em Espanha, no Brasil, nas Filipinas, pode ser tudo muito Difrente, mas estamos a falar da rádio em Portugal.
O Atento não deve ler o que aqui tem escrito o Nelson Soares...

O que é que o Nelson Soares tem escrito?

Então a Bola Branca tem audiência e anunciantes?

Ótimo!

O que fazem os responsáveis da RR?

NÃO DISPENSARAM JORNALISTAS DO DESPORTO?
NÃO REDUZIRAM O TEMPO DA BOLA BRANCA DA NOITE?

Em que ficamos?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3995 em: Setembro 24, 2022, 09:24:28 pm »
Estou a falar nas edições das 12.45 e das 18.15, já a edição das 22.30 cada vez tem menos audiência. Já durante a pandemia, tinha sido suspensa.

Os relatos, incluindos na Frente Desportiva, depende do horário, se são de tarde as audiências não são más, já de noite não são grande coisa.

A RR está a dispensar( ou propor recibos verdes), acima de tudo a jornalistas, cerca de vinte já estão nessa situação, onde se incluem 2 jornalisras da área do desporto, Pedro Azevedo e João Paulo Ribeiro, os dois mais antigos jornalistas do desporto...
« Última modificação: Setembro 24, 2022, 09:31:07 pm por R4 »

Atento

• Hero Member
« Responder #3996 em: Setembro 24, 2022, 09:59:28 pm »
Estou a falar nas edições das 12.45 e das 18.15, já a edição das 22.30 cada vez tem menos audiência. Já durante a pandemia, tinha sido suspensa.

Os relatos, incluindos na Frente Desportiva, depende do horário, se são de tarde as audiências não são más, já de noite não são grande coisa.

A RR está a dispensar( ou propor recibos verdes), acima de tudo a jornalistas, cerca de vinte já estão nessa situação, onde se incluem 2 jornalisras da área do desporto, Pedro Azevedo e João Paulo Ribeiro, os dois mais antigos jornalistas do desporto...

Se estão a dispensar jornalistas, incluindo o melhor da secção de desporto , estão à espera de melhorar os resultados ou vão transformar definitivamente a RR num canal cada vez menos generalista e irão definitivamente assumir que a RR será mais um canal de música a metro, cogitando a médio prazo acabar com as transmissões desportivas e reduzir a 3 minutos os blocos informativos?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3997 em: Setembro 24, 2022, 10:20:42 pm »
Para já, o futuro da RR é uma completa incógnita. Depende do que resultar do próximo estudo das audiências e se isso se vai reflectir no mercado
Curiosamente até é tem estado com enviados especiais a alguns eventos mediáticos, esteve em Inglaterra durante vários dias, para as celebrações fúnebres da Rainha Isabel, com a chefe de redação Maria João Cunha e vai estar também com enviado especial, no caso, Maria João Costa, nas próximas eleições brasileiras...

pdnf

• Hero Member
« Responder #3998 em: Setembro 24, 2022, 10:51:59 pm »
Para já, o futuro da RR é uma completa incógnita. Depende do que resultar do próximo estudo das audiências e se isso se vai reflectir no mercado
Curiosamente até é tem estado com enviados especiais a alguns eventos mediáticos, esteve em Inglaterra durante vários dias, para as celebrações fúnebres da Rainha Isabel, com a chefe de redação Maria João Cunha e vai estar também com enviado especial, no caso, Maria João Costa, nas próximas eleições brasileiras...

Parece-me evidente que com o mercado publicitário a contrair como está, será praticamente impossível a sobrevivência da RR como generalista sem que exista para tal uma injeção significativa de capital da Igreja. É possível que possam existir cortes noutras rádios do grupo para se conseguir segurar um pouco mais a função principal da RR, mas nada de muito significativo, porque já é difícil fazer um produto mais barato do que a RFM ou a Mega. Mas não será alheio a isso, por exemplo, as dispensas do Franco Bastos e do Martinha, ou o fim do Descabido do Tiago Almeida na Mega.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #3999 em: Setembro 24, 2022, 10:57:40 pm »
Num país tomado por 32948093285092385 canais desportivos, 209480932840932840923 programas de comentário nos canais de notícias (muitas vezes a roçar o ordinário e a incendiar ainda mais um ambiente que já de si é tóxico), 398509438509435430985309485 sites online com resultados ao minuto, 934938493894 sites de apostas onde até se pode ver as jogadas em tempo real...

Bem, parece-me que a rádio fazer parte do lote que engrossa esta loucura é contraproducente.

Sou dos que torci o nariz quando a Observador resolveu começar a apostar em relatos, era a única que não o fazia e a que sintonizava quando nas outras estava a dar algum jogo que não me interessava (estou a brincar, não me interessa nenhum). A Antena 1 não tem de cortar totalmente até porque há que cumprir serviço público, mas maratonas de 12 horas é... exagerado.

Onde podem fazer a diferença - p. e. relatar o Braga, como já foi aqui dito - não fazem, por isso servem para nada, bola, zero.
A Observador passou a ter relatos porque sempre é um produto que dá para insuflar a grelha ao fim-de-semana e às noites durante a semana, em horário onde passam música ou repetições.
Sempre é mais um conteúdo de palavra, e ainda conseguem mais um ou outro patrocínio para a estação.

SamM

• Hero Member
« Responder #4000 em: Setembro 24, 2022, 11:10:48 pm »
Se que a Tarde Desportiva arranca às 15, mas o noticiário das 15, ter apenas 3 minutos, parece me inconcebível.

Não há desculpas.

Colocam-se a jeito para depois haver críticas via Provedora que é  por causa do futebol.

Será que os responsáveis pela programação,  informação e deporto fazem de propósito para criar estes episódios, criando uma imagem negativa junto dos vários ouvintes?

No entretanto, o Dr. Paulo Sérgio já disse que a emissão de desporto termina às 20:45...

O Sporting Clube de Braga  não merece respeito.

Ah...

E o Portugal-Espanha em Futsal também vai pelo cano abaixo.

Tristes!

Vão cantando de galo porque os contribuintes estarão sempre presentes, pelo menos, na CAV.

Até um dia!

Absolutamente deprimente!

Realmente....
Parece-me gravissimo que num domingo à tarde "cheio de eventos noticiosos", e com acontecimentos desportivos a iniciar-se ou a decorrer nessa altura o noticiário tenha 3 minutos.

Sobre a gestão de contéudos desportivos na rádio pública, já aqui escrevi no passado e inclusivamente o fiz também para o provedor.

No passado, ao fim de semana, a Antena1 transmitia os jogos dos "três grandes" e tinha emissão fixa ao domingo.

Há dois anos suspendeu a emissao de domingo devido a ditadura da televisão, que espartilha os jogos da 1 Liga em 7 ou 8 horários diferentes. Felizmente retomou as emissões regulares neste ano civil, independentente dos jogos a cobrir, o que desde já aplaudo, pois aumenta a visibilidade de Clubes e Modalidades.

Ou seja, se no passado (<2020) a situação da cobertura desportiva da Antena 1 estava, reconhecidamente, a ser feita de modo satisfatório, o que mudou desde então, para justificar tantas criticas?

Podemos discutir aqui a situação do Braga, este ano a lutar pelos dois primeiros lugares, mas a verdade é que o Braga há mais de 3 ou 4 anos que não esta nesta posição, pelo que o estatuto de candidato ao titulo, nem tão pouco o numero de adeptos, justifica um regime de cobertura integra dos jogos para todo o território nacional.
Ao fazê-lo estaria também a ser obrigado a fazê-lo para equipas como o Portimonense ou o Guimarães que têm uma representatividade de adeptos semelhante ao Braga, pelas regiões e/ou desempenho que estão a fazer. Que critérios usar?

Em boa verdade, a forma como a jornada se estende e a crescente divulgação de modalidades e a cada vez mais importância das modalidades no feminino, obrigaria, a contento de todos, a fazer uma emissão continua de sexta a domingo à noite e isso não é de todo exequivel, nem tão pouco é o serviço publico desejado.

Finalizo sobre a questão da cobertura da finalissima de Futsal. A RTP Rádio entendeu, por uma questão de gestão de recursos não enviar um jornalista à Argentina, que é perfeitamente compreensivel no contexto em que estamos. Dado que a TV assegurava a emissão em direto e de forma gratuita na TDT e RTP Play, nao me choca que não o tenha feito, primeiro porque o serviço publico no seu todo o assegurou e depois porque, a fazer um relato em estudio não ia acresecentar nada ao que a TV fez, isto numa moda

Há muitos anos que o Sporting de Braga é terceiro ou quarto classificado...

É a única rádio pública europeia no país onde o futebol é desporto rei que despreza as equipas fora dos grandes e as outras modalidades.

Vejamos o que faz a BBC, RAI1, RNE, por exemplo.

O que faz nesse campo a Antena1 é vergonhoso. Ponto.

1. Ser 3 ou 4 a 15 pontos do primeiro justifica ser transmitido para todo o territorio nacional? Tem adeptos espalhados a nivel nacional que justifique?
2.  "É a única rádio pública europeia no país onde o futebol é desporto rei que despreza as equipas fora dos grandes e as outras modalidades." - Aconselho o vivamente a ouvir a emissão de domingo à tarde. Parece-me que anda mesmo mal informado.

Está enganado...

Oiça a BBC, RNE, RAI1, por exemplo...

O que a Antena1 faz é mais ou menos uma coisa para enganar o Zé pagante...

Meu amigo, nao estou a ver a RNE1 a dar uma emissao especial da liga baloncesto ao sabado de manhã, para acompanhar o Las Palmas...

Mas já que tem tantas ideias diferents, diga me como compoe a programação de sabado e domingo na Antena1.

Caro SAM, não sei se deixou de participar no fórum...

Em todo caso, veja com atenção a programação da RNE:
https://www.rtve.es/play/radio/a-z/radio-nacional/

Claro que não deixei de participar no fórum, mas há tempo para todas as coisas, além do fórum...

Depois de tudo o que já li depois deste post, em muitas coisas me revejo pelo leio de outros companheiros, mas penso que o equilibrio está no atual molde das emissões desportivas da Antena 1.

Como já foi escrito aqui, as imensas "apps", ou mesmo o relato escrito pelo "media" tem substituido a importancia da rádio, ainda que, para quem vai a conduzir, a rádio ainda seja o meio principal de difusão de informação (desportiva).

Querer comparar a RNE e Espanha com a RDP/RTP e Portugal sem atender ao contexto e dimensão dos países parece-me injusto e descuidado, mas mesmo assim não posso deixar de observar que ao dizer de "boca cheia" que a RNE1 tem 15 horas de emissão ao fim de semana, como se isso possa ser (bom) exemplo para alguma coisa. A Espanha tem 5 vezes mais habitantes que Portugal, e as regiões e cidades dos clubes das mais diversas modalidades não são comparáveis, em dimensão, com as cidades de Portugal. O peso mediático, o retorno de mercado, é muito superior... Basta ver as multidões nos estádios em Espanha e em Portugal, tirando os grandes e o Guimaraes, nenhum clube tem mais 10 mil pessoas no estádio. Se formos ver o ranking mais para baixo, então vimos que o top10 termina nos 3 ou 4 mil espectadores, e na segunda liga espanhola há jogos com 15 ou 20 mil pessoas. E se formos para as modalidades de pavilhão as diferenças são ainda mais abissais entre os dois países...

Mesmo assim se atendermos que os 3 grandes portugueses ( e em Espanha existem quantos grandes?? Em dimensão existem 6 ou 7 seguramente), jogando ao sábado ou domingo garantem sempre umas 7/8 horas de emissão, que somando às 3 ou 3,5 horas de domingo, e em simultâneo com modalidades e campeonato feminino, até resulta em 11 ou 12 horas. Interessante não é??

Portanto vir para aqui comparar horas de emissão, baseando-se apenas num horário fixo, que se for ver bem, mesmo em Espanha hoje nem começava às 16h, mas sim às 18h, parece injusto, para ser leve...

Por fim, cumpre-me observar que teve tanta pontaria no link da RAI, que conseguiu um noticiário de 3 minutos nas tardes de fim de semana....

« Última modificação: Setembro 24, 2022, 11:12:42 pm por SamM »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #4001 em: Setembro 24, 2022, 11:41:49 pm »
Quanto à Antena 1: tirando a questão dos relatos dos jogos do Sporting de Braga - que a meu ver deviam ter sempre dado as prestações do clube nos últimos quase 20 anos - mas com o regresso da Tarde Desportiva deste ano, tem a quantidade de desporto certa para a estação.

Atento

• Hero Member
« Responder #4002 em: Setembro 25, 2022, 12:39:25 am »
Se que a Tarde Desportiva arranca às 15, mas o noticiário das 15, ter apenas 3 minutos, parece me inconcebível.

Não há desculpas.

Colocam-se a jeito para depois haver críticas via Provedora que é  por causa do futebol.

Será que os responsáveis pela programação,  informação e deporto fazem de propósito para criar estes episódios, criando uma imagem negativa junto dos vários ouvintes?

No entretanto, o Dr. Paulo Sérgio já disse que a emissão de desporto termina às 20:45...

O Sporting Clube de Braga  não merece respeito.

Ah...

E o Portugal-Espanha em Futsal também vai pelo cano abaixo.

Tristes!

Vão cantando de galo porque os contribuintes estarão sempre presentes, pelo menos, na CAV.

Até um dia!

Absolutamente deprimente!

Realmente....
Parece-me gravissimo que num domingo à tarde "cheio de eventos noticiosos", e com acontecimentos desportivos a iniciar-se ou a decorrer nessa altura o noticiário tenha 3 minutos.

Sobre a gestão de contéudos desportivos na rádio pública, já aqui escrevi no passado e inclusivamente o fiz também para o provedor.

No passado, ao fim de semana, a Antena1 transmitia os jogos dos "três grandes" e tinha emissão fixa ao domingo.

Há dois anos suspendeu a emissao de domingo devido a ditadura da televisão, que espartilha os jogos da 1 Liga em 7 ou 8 horários diferentes. Felizmente retomou as emissões regulares neste ano civil, independentente dos jogos a cobrir, o que desde já aplaudo, pois aumenta a visibilidade de Clubes e Modalidades.

Ou seja, se no passado (<2020) a situação da cobertura desportiva da Antena 1 estava, reconhecidamente, a ser feita de modo satisfatório, o que mudou desde então, para justificar tantas criticas?

Podemos discutir aqui a situação do Braga, este ano a lutar pelos dois primeiros lugares, mas a verdade é que o Braga há mais de 3 ou 4 anos que não esta nesta posição, pelo que o estatuto de candidato ao titulo, nem tão pouco o numero de adeptos, justifica um regime de cobertura integra dos jogos para todo o território nacional.
Ao fazê-lo estaria também a ser obrigado a fazê-lo para equipas como o Portimonense ou o Guimarães que têm uma representatividade de adeptos semelhante ao Braga, pelas regiões e/ou desempenho que estão a fazer. Que critérios usar?

Em boa verdade, a forma como a jornada se estende e a crescente divulgação de modalidades e a cada vez mais importância das modalidades no feminino, obrigaria, a contento de todos, a fazer uma emissão continua de sexta a domingo à noite e isso não é de todo exequivel, nem tão pouco é o serviço publico desejado.

Finalizo sobre a questão da cobertura da finalissima de Futsal. A RTP Rádio entendeu, por uma questão de gestão de recursos não enviar um jornalista à Argentina, que é perfeitamente compreensivel no contexto em que estamos. Dado que a TV assegurava a emissão em direto e de forma gratuita na TDT e RTP Play, nao me choca que não o tenha feito, primeiro porque o serviço publico no seu todo o assegurou e depois porque, a fazer um relato em estudio não ia acresecentar nada ao que a TV fez, isto numa moda

Há muitos anos que o Sporting de Braga é terceiro ou quarto classificado...

É a única rádio pública europeia no país onde o futebol é desporto rei que despreza as equipas fora dos grandes e as outras modalidades.

Vejamos o que faz a BBC, RAI1, RNE, por exemplo.

O que faz nesse campo a Antena1 é vergonhoso. Ponto.

1. Ser 3 ou 4 a 15 pontos do primeiro justifica ser transmitido para todo o territorio nacional? Tem adeptos espalhados a nivel nacional que justifique?
2.  "É a única rádio pública europeia no país onde o futebol é desporto rei que despreza as equipas fora dos grandes e as outras modalidades." - Aconselho o vivamente a ouvir a emissão de domingo à tarde. Parece-me que anda mesmo mal informado.

Está enganado...

Oiça a BBC, RNE, RAI1, por exemplo...

O que a Antena1 faz é mais ou menos uma coisa para enganar o Zé pagante...

Meu amigo, nao estou a ver a RNE1 a dar uma emissao especial da liga baloncesto ao sabado de manhã, para acompanhar o Las Palmas...

Mas já que tem tantas ideias diferents, diga me como compoe a programação de sabado e domingo na Antena1.

Caro SAM, não sei se deixou de participar no fórum...

Em todo caso, veja com atenção a programação da RNE:
https://www.rtve.es/play/radio/a-z/radio-nacional/

Claro que não deixei de participar no fórum, mas há tempo para todas as coisas, além do fórum...

Depois de tudo o que já li depois deste post, em muitas coisas me revejo pelo leio de outros companheiros, mas penso que o equilibrio está no atual molde das emissões desportivas da Antena 1.

Como já foi escrito aqui, as imensas "apps", ou mesmo o relato escrito pelo "media" tem substituido a importancia da rádio, ainda que, para quem vai a conduzir, a rádio ainda seja o meio principal de difusão de informação (desportiva).

Querer comparar a RNE e Espanha com a RDP/RTP e Portugal sem atender ao contexto e dimensão dos países parece-me injusto e descuidado, mas mesmo assim não posso deixar de observar que ao dizer de "boca cheia" que a RNE1 tem 15 horas de emissão ao fim de semana, como se isso possa ser (bom) exemplo para alguma coisa. A Espanha tem 5 vezes mais habitantes que Portugal, e as regiões e cidades dos clubes das mais diversas modalidades não são comparáveis, em dimensão, com as cidades de Portugal. O peso mediático, o retorno de mercado, é muito superior... Basta ver as multidões nos estádios em Espanha e em Portugal, tirando os grandes e o Guimaraes, nenhum clube tem mais 10 mil pessoas no estádio. Se formos ver o ranking mais para baixo, então vimos que o top10 termina nos 3 ou 4 mil espectadores, e na segunda liga espanhola há jogos com 15 ou 20 mil pessoas. E se formos para as modalidades de pavilhão as diferenças são ainda mais abissais entre os dois países...

Mesmo assim se atendermos que os 3 grandes portugueses ( e em Espanha existem quantos grandes?? Em dimensão existem 6 ou 7 seguramente), jogando ao sábado ou domingo garantem sempre umas 7/8 horas de emissão, que somando às 3 ou 3,5 horas de domingo, e em simultâneo com modalidades e campeonato feminino, até resulta em 11 ou 12 horas. Interessante não é??

Portanto vir para aqui comparar horas de emissão, baseando-se apenas num horário fixo, que se for ver bem, mesmo em Espanha hoje nem começava às 16h, mas sim às 18h, parece injusto, para ser leve...

Por fim, cumpre-me observar que teve tanta pontaria no link da RAI, que conseguiu um noticiário de 3 minutos nas tardes de fim de semana....

O lobby da Sportv e afins está a bater forte...
Não é  por acaso que a nossa TDT sofre de   raquitismo...

E o DAB já estourou...
Aos medíocres não interessa que haja mais plataformas.  É sempre uma dor de cabeça...

A RNE começou às 18:00 porque não há jogos do campeonato. Há pausa para as seleções.

Em Portugal, confunde-se serviço público com música que as privadas não passam. Nada mais errado.

O argumento do número de adeptos a assistirem aos jogos para justificar transmissões por parte da Antena1 é enviesado...

Seguindo esse argumento, a Antena 2 teria de encerrar e a Antena 3 andaria por lá perto.

Vamos desmontar o argumento da dimensão...
Espero que saiba o número de habitantes que cada região autónoma, em Espanha, tem...

Serviço Público...

Galiza

Rádio  Galega

http://www.crtvg.es/rg/programas/galicia-en-goles?t=13

Andaluzia

Canal SUR Rádio

https://www.canalsur.es/radio/programas/la-gran-jugada-de-canal-sur-radio/detalle/135.html?video=1857915

Catalunha
Catalunha Rádio
https://www.ccma.cat/catradio/tot-gira/programa/

Comunidade de Madrid
Onda Madrid

https://www.telemadrid.es/programas/el-partido-de-la-onda/

Etc.
Etc.
Etc.

Está visto...

As rádios generalistas estão pujantes em Portugal. Têm de continuar a dar-nos informações de trânsito a cada 15 minutos, tempo, temperaturas, chavões: daqui a bocadinho,  logicamente,  daqui a bocadinho, trânsito,  tempo, temperaturas, informação horária a cada 5 minutos...

Ah...e enlatados a martelo a cada 10/15 minutos, tendo pelo meio a musiquinha habitual.

Longa vida a estas generalistas...
« Última modificação: Setembro 25, 2022, 12:56:47 am por Atento »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #4003 em: Setembro 25, 2022, 12:55:41 am »
Há três programas excelentes nesta Antena 1 musicais (sim, não é a conversa mas vou entrar assim) que deviam ser ouvidos.

A Máquina do Tempo com o Augusto Fernandes é incrível e assenta lindamente. Sonoridade, hora, música, tudo.

Bar Condicionado, que passa às tantas da madrugada, também é muito bom dentro do estilo mais clássico da coisa, sempre é algo de diferente.

E um que ainda ninguém falou aqui mas que recomendo amplamente: Asas Elétricas. Passa também de madrugada lá para a meia-noite e é extremamente recomendável para dilatação auditiva e expansão mental. É muito mais que uma simples Antena 3 até nos seus programas especializados; mais que SBSR e Vodafone; facilmente ao nível do que era a Radar. Têm mesmo que lhe dar atenção - é excelente. E é feito em direto.

Tenho só um ponto a apontar nestes 3 programas: o texto é demasiado lido… precisava de se interpretar mais a coisa como locutor e menos ler detalhe atrás de detalhe no texto. Mas isto é só uma opinião. Podem ir tirar ideias ao Observador. É a única coisa que separa estes programas do meu 100%.

Também o Gramofone e o Verdes Anos são muito bons, mas destes ouvi menos.

Não apanhei ainda a Árvore da Música nem o outro programa do Edgar Canelas, são horas em que não ouço rádio.

Em sentido negativo, o Mixtape com a Noémia Gonçalves (antigo Mundo Fantástico Antena 1). Eu se quiser um Só Visto! da rádio vou à Internet ler, quer dizer… é basicamente inútil…

pdf

• Visitante
« Responder #4004 em: Setembro 25, 2022, 12:02:48 pm »
Tem bons programas. Mas a playlist fora dos programas de autor continua a ser uma manta de retalhos de temas medíocres cozida com os "amigos" do costume pelos "amigos" do costume. Não se aguenta.

Já agora, alguém sabe dizer-me o porquê de tanta insistência com a famigerada rádio online Brasil 200? Não valem respostas ocas tipo "ah, é para celebrar dois séculos a unir culturas" porque isso é um chavão vazio e não justifica nada.

Quem se lembrou disto? Qual a mais valia da estação? Para que vai servir e quem vai servir? Será que "entrevistas, atuações de músicos, momentos históricos ou reportagens em que o Brasil, a sua sociedade, figuras e cultura foram destacados" justifica uma rádio inteira? Porquê tanta insistência? Porquê até um estúdio próprio?

Que foi fazer uma comitiva inteira da Antena 1 ao Brasil? O que ganharam os ouvintes com isso? O passeio foi bom? As fotos estavam giras. Ok, mas e conteúdo? Há?