Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1212655 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #3555 em: Abril 29, 2022, 05:14:10 pm »
Olha que eu não me queixo do som atual da Antena 2…

A Antena 2 tem sempre ligeiro ruído de fundo, havendo emissores em que é mais perceptível, noutros menos. 92.5 então, é para lá de péssimo. Dos que chegam aqui, diria que o melhorzito é o som que sai do Marão em 99.8.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #3556 em: Abril 29, 2022, 05:49:06 pm »
Na minha opinião o som das 3 Antenas não é nada satisfatório. É um som demasiado comprimido e sem grande palco. Noto que os emissores de Monsanto são melhores que todos os restantes, especialmente no caso da Antena 1.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3557 em: Abril 29, 2022, 06:15:41 pm »
Olha que eu não me queixo do som atual da Antena 2…

A Antena 2 tem sempre ligeiro ruído de fundo, havendo emissores em que é mais perceptível, noutros menos. 92.5 então, é para lá de péssimo. Dos que chegam aqui, diria que o melhorzito é o som que sai do Marão em 99.8.

Vou no carro a ouvir em movimento não raras vezes, mais o barulho da rua não me apercebo. Mas de noite é capaz de ser mais perceptível e em posto fixo também.

Na minha opinião o som das 3 Antenas não é nada satisfatório. É um som demasiado comprimido e sem grande palco. Noto que os emissores de Monsanto são melhores que todos os restantes, especialmente no caso da Antena 1.

Devem ser alimentados por link e não por satélite, quase aposto, um pouco como os de Tróia para os de Grandola (ou será de Monsanto também?)

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #3558 em: Abril 29, 2022, 08:19:55 pm »
Foi impressão minha ou o relato do SC Braga - FC Porto não foi feito a partir da Pedreira mas sim de estúdio? O ruído de fundo praticamente não se escutava quase nada, diferentemente do usual.

Se foi o Carlos Rui Abreu  foi a partir da Pedreira...

Se foi outro a narrar o jogo, terá sido a partir do estúdio...
Foi feito sim pelo Abreu, e foi feito sim na Pedreira.
Confesso que não consigo entender como é que uma rádio, que tem de longe os melhores equipamentos de captação de som deste país, consegue ter um som tão sofrível.
Nota-se bem a diferença da qualidade de som das 3 rádios nacionais informativas, sobretudo quando há transmissões do parlamento (a Renascença transmitiu parte da cerimónia do Zelensky).
Para mim, a Renascença tem de longe os melhores processadores de som da rádio portuguesa, um pouco à semelhança do que acontece com a congénere espanhola da COPE.

A RR sempre teve melhor som.

As rádios públicas também falham neste e noutros parâmetros.

Certíssimo... todas as rádios públicas são sofríveis a nível de output sonoro... todas! Em todas as frequências.

Olha que eu não me queixo do som atual da Antena 2… mesmo a Antena 1 e 3 levaram uma limpeza e há ali coisas boas para se ir buscar (palco estéreo é bom, o som da 3 mais agressivo também)…

Caminhou-se muito desde 2011 e desde o péssimo que era o som de todas as rádios públicas. O pior continua a ser o da Antena 1, mas a diferença é muito mais curta agora e já se pode ir buscando certos pontos positivos.

Nota se que há pouco Bitrate disponível especialmente na Antena 1 mas dentro do que eu percebi que se pode fazer ali, só se se subisse o orçamento para o transporte de sinal que ainda é por satélite e não por IP…

Acho pior o som da RR por exemplo atualmente: demasiado processado, demasiado agressivo, é bom nas músicas mais antigas mas de resto é um sufoco e nas notícias que saem de certos micros há sempre ruído de fundo…

A pior é a RDP África até, neste momento.
São opiniões, mas pessoalmente não concordo.
Ouvir rádios do grupo RTP, ou se ouve pela net ou por satélite.
Por FM é um desastre de qualidade.
E não estamos a falar de só um ou outro emissor.
Seja no Cerro de São Miguel (Faro), na Fóia, na Serra de Bornes, ou no Monte da Virgem, é uma qualidade deplorável para uma rádio paga com os impostos de todos.
Em relação ao som da Renascença, à semelhança da RFM do mesmo grupo, têm ambas as rádios os melhores processadores de som das nacionais.
O único emissor da Renascença em que a qualidade de som não me enche as medidas a 100%, é o da Serra de Bornes.
De resto, nada a apontar.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #3559 em: Abril 29, 2022, 11:32:48 pm »
Mesmo online fica muito aquém das rádios da MCR, por exemplo.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3560 em: Abril 30, 2022, 12:29:30 am »
O Verdes Anos é bom demais para passar apenas às 24h de Sábado. Ok, na Antena 1 estes programas de autor não podem fugir destes horários de aficionados, mas na Antena 3 não poderiam ter reposição em horário de maior consumo? É preferível do que playlist de encher chouriços!

De qualquer das formas, não deixa de ser estranho ouvir The Weekend e THe White Stripes na tão formal e previsível Antena 1.

Outra coisa, era bom terem cuidado com o RT. São 0:38 e continua a surgir Antena 1 - Noticiário. Para isso, mais vale estar o Liga Portugal em permanência.
Custa assim tanto terem um software que faça isto em condições?
« Última modificação: Abril 30, 2022, 12:39:03 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Visitante
« Responder #3561 em: Abril 30, 2022, 02:54:05 pm »
O RT das Antenas é outra coisa que tal. Até perco a conta às vezes em que fica encravado em:

ANTENA 1 - LIGA PORTUGAL
ANTENA 1 - LIGA PORTUGAL

Ou algo do género...

Nem peço que metam lá "piadas" como a RR e a RFM, mas, sei lá, um pouco mais de brio...

modernices

• Hero Member
« Responder #3562 em: Abril 30, 2022, 03:57:32 pm »
Foi impressão minha ou o relato do SC Braga - FC Porto não foi feito a partir da Pedreira mas sim de estúdio? O ruído de fundo praticamente não se escutava quase nada, diferentemente do usual.

Confesso que não consigo entender como é que uma rádio, que tem de longe os melhores equipamentos de captação de som deste país, consegue ter um som tão sofrível.
Nota-se bem a diferença da qualidade de som das 3 rádios nacionais informativas, sobretudo quando há transmissões do parlamento (a Renascença transmitiu parte da cerimónia do Zelensky).
Para mim, a Renascença tem de longe os melhores processadores de som da rádio portuguesa, um pouco à semelhança do que acontece com a congénere espanhola da COPE.

Certíssimo... todas as rádios públicas são sofríveis a nível de output sonoro... todas! Em todas as frequências.

Olha que eu não me queixo do som atual da Antena 2… mesmo a Antena 1 e 3 levaram uma limpeza e há ali coisas boas para se ir buscar (palco estéreo é bom, o som da 3 mais agressivo também)…

Caminhou-se muito desde 2011 e desde o péssimo que era o som de todas as rádios públicas. O pior continua a ser o da Antena 1, mas a diferença é muito mais curta agora e já se pode ir buscando certos pontos positivos.

Nota se que há pouco Bitrate disponível especialmente na Antena 1 mas dentro do que eu percebi que se pode fazer ali, só se se subisse o orçamento para o transporte de sinal que ainda é por satélite e não por IP…

Acho pior o som da RR por exemplo atualmente: demasiado processado, demasiado agressivo, é bom nas músicas mais antigas mas de resto é um sufoco e nas notícias que saem de certos micros há sempre ruído de fundo…

Seja no Cerro de São Miguel (Faro), na Fóia, na Serra de Bornes, ou no Monte da Virgem, é uma qualidade deplorável para uma rádio paga com os impostos de todos.
Em relação ao som da Renascença, à semelhança da RFM do mesmo grupo, têm ambas as rádios os melhores processadores de som das nacionais.
O único emissor da Renascença em que a qualidade de som não me enche as medidas a 100%, é o da Serra de Bornes.

Isso é uma questão de gosto..
As rádios que referiu por exemplo para mim têm o pior de som do país… demasiado comprimido e artificial.

Comercial parece que o áudio está comprimido mas sem volume…

Os melhores para mim são justamente a Antena 1 (boa definição de microfones, não tão bom em alguns géneros musicais mais “barulhentos”) e a Antena 3…

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3563 em: Abril 30, 2022, 09:20:37 pm »

Andreia Rocha a ex-Cidade FM?
E se a Mónica infelizmente vai ser afastada quando não era propriamente culpa dela, que o M volte à 3.

A Andreia Rocha é ex-Cidade, mas porquê diabolizar as jovens, que até são boas escolas quando tens 20 e tais anos e num cenário de  rádios públicas tremendamente fossilizadas e as quatro informativas sempre com medo de arriscar? A Andreia tem uma boa presença em antena, com uma voz e dicção agradáveis, não acho que fizesse mal o lugar na Antena 1, honestamente, puxada por um nome forte na informação.

Mais do que as muletas, há o problema das rúbricas e mais rúbricas, que ninguém tem coragem de acabar com elas. Era preferível uma emissão mais corrida e fluída, com convidados em estúdio e, no máximo, duas músicas por hora, do que estes enlatados. Ter algum humor em antena também não seria mal pensado, é, como o futebol, uma porta de entrada para ouvintes e é conteúdo de palavra. Trânsito tem de ser dado a seguir às notícias (00 e 30) e tempo só antes do noticiário, a trilha tem de ser usada para outro tipo de informações, ou nem passar de todo.

Finalmente, as manhãs da Observador estão bem, sim senhor, mas as da RR também não estão nada mal, não obstante, a minha crítica de que se dá pouco peso à informação na Renascença, tendo até um Miguel Coelho com uma boa presença em Antena.

Sim, esta dupla atual, pode e deve transitar para a Antena 3, mas o M até pode ficar na A1.

Eu sou a última pessoa a diabolizar os jovens, já sugeri que algum do pessoal do Domínio Público como a Mariana Oliveira ou o João André Oliveira (que penso que já anda pelos 30, apesar de continuar a ir aparecendo na RUC) poderiam ter perfeitamente começado logo na Antena 1  :)
Quanto ao resto concordo com o AG sobre as Manhãs, não me lembro de uma falta de ideias tão grande desde que me lembro e logo numa altura em que o consumo de rádio está a crescer e as TVs estão cada vez mais deprimentes. E um desses fatores pode ser mesmo o humor que falaste, tirando Comercial e RFM as rádios perdido rapidamente o poder de atrair humoristas: só nos últimos dois anos aconteceram as saídas do Guilherme Duarte, Manuel Cardoso, o próprio Ricardo Couto que saiu da Nova Era para uma mera residência no Maus Hábitos. Há ainda o Diogo Batáguas e Dário Guerreiro disponíveis no mercado...
« Última modificação: Abril 30, 2022, 09:24:45 pm por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #3564 em: Abril 30, 2022, 09:53:53 pm »
A France Inter - principal canal da Rádio France e líder de audiências em França  - tem um programa de humor de 50 minutos de segunda a sexta.

https://www.radiofrance.fr/franceinter/podcasts/par-jupiter

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #3565 em: Abril 30, 2022, 11:38:58 pm »

Isso é uma questão de gosto..
As rádios que referiu por exemplo para mim têm o pior de som do país… demasiado comprimido e artificial.

Comercial parece que o áudio está comprimido mas sem volume…

Os melhores para mim são justamente a Antena 1 (boa definição de microfones, não tão bom em alguns géneros musicais mais “barulhentos”) e a Antena 3…
Há gostos para tudo, realmente...

Atento

• Hero Member
« Responder #3566 em: Maio 01, 2022, 03:13:17 pm »
Já se esperava...

Um dos jogos mais relevantes da jornada Moreirense-Boavista não terá acompanhamento com relato...

A famosa pausa tonta para meter música antes da segunda parte da tarde desportiva é já um clássico.

Uma verdadeira estupidez!

Em vez de ir a Vila do Conde, Paulo Sérgio a encher chouriços com resultados já conhecidos.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #3567 em: Maio 01, 2022, 03:59:51 pm »
Já se esperava...

Um dos jogos mais relevantes da jornada Moreirense-Boavista não terá acompanhamento com relato...

A famosa pausa tonta para meter música antes da segunda parte da tarde desportiva é já um clássico.

Uma verdadeira estupidez!

Em vez de ir a Vila do Conde, Paulo Sérgio a encher chouriços com resultados já conhecidos.
Em Espanha, as rádios dedicam toda a programação ao sábado e ao domingo ao desporto.
Das 14h, até de madrugada.
Enlatados para quê?
Não é melhor apostar num produto que atrai audiências?
Mas infelizmente a mentalidade portuguesa, é gastar o mínimo, independentemente de ser um produto que traga ou não audiências.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3568 em: Maio 01, 2022, 06:24:27 pm »
E para fechar em beleza, o programa terminou uma hora antes do que estava previsto no site...

Atento

• Hero Member
« Responder #3569 em: Maio 01, 2022, 07:04:25 pm »
E para fechar em beleza, o programa terminou uma hora antes do que estava previsto no site...

Qual a lógica de passar música a metro com Quaresma,  entre as 18:00 e as 19:00?

A seguir pega Miguel Freitas para mais música a metro?

Hum...

Será pelos euritos?