Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1199135 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #3360 em: Fevereiro 17, 2022, 06:56:50 pm »
Sobre as "novas manhãs" da Antena 1: uma desgraça...Muitas vezes parece que estou a ouvir uma rádio local ( com muito respeito pelas rádios locais!). O rapaz tem pouco jeito para a coisa.(Mais um pára-quedista que aparece em antena sabe-se lá como). Há pouca fluidez na emissão. Ricardo Soares? Augusto Fernandes? Mesmo o José Carlos Trindade. E porque não o Daniel Belo a conduzir a emissão?
Tenho de concordar.

Terça e hoje do pouco que ouvi conseguiu ser pior que na segunda...

Vamos dar tempo e ver no que dá, mas...

É certo que estão na primeira semana, ainda em estado de graça, mas também tenho de concordar que as emissões não têm corrido bem, não estão a fluir, e pelo que ouvi até agora, parece-me muito pouco o que os animadores da manhã estão a apresentar, não é perceptivel a preparação das manhãs como deviam ser preparadas, parece que se levantam, chegam á rádio, acomodam-se no estúdio e limitam-se aos minimos: lêm o tempo, lançam o transito, os noticiários, a música, as rúbricas, fazem uma pequena entrevista antes das dez, e dizem muitas vezes bom dia...Para muitas rádios, talvez fosse o suficiente. Mas, são as manhãs de uma rádio nacional, com ouvintes, que diria exigentes, que gostam de estar bem informados, e querem ouvir mais e esta dupla, por esse lado, está manifestamente a falhar. Mesmo que estejam só na primeira semana, têm de começar a melhorar, é que nestes casos, os ouvintes ouvem as primeiras emissões, e se não lhes agrada, deixam de ouvir, e depois regressar é mais complicado. Para mim e até agora esta dupla não está  a funcionar. Abro um parentesis para dar como referência uma boa dupla (goste-se ou não) na Renascença ao fim da Tarde: 'A Filipa e o Daniel', funcionam muito bem para os ouvintes da Renascença.  Não quero com isto dizer que a manhã da Antena 1 tivessem de ser assim, chamo só a atenção para um bom exemplo de uma boa dupla.

Em relação ao José Carlos Trindade, o melhor animador da Antena 1, não sei se não será por parte dele que não está a fazer qualquer painel de emissão, poderá ser por esse lado (que há algum tempo atrás deixou de fazer emissão para ocupar um outro trabalho, não sei se de acessoria, deixou de fazer emissões na Antena 1) porque não seria concebível, sendo um dos melhores, não estar a fazer qualquer espaço de emissão.

Como é possível o responsável da direção de programas ter tido mais de três meses para arquitetar o horário nobre da rádio- de uma rádio pública- que ser quer exigente e completa e presentear os acionistas da estação  - os portugueses que pagam a CAV - com um programa medíocre?

Afinal os responsáveis estão lá para construir um bom prograna para os ouvintes, ou para os amigos, conhecidos, ou dependentes de redes de contacto(s)?

O diretor de informação volta meia volta ainda cita a Rádio Pública da Suécia...

É preciso não ter vergonha na cara.

Mais respeito pelos contribuintes...

Quanto a JCT, notou-se na voz na passada sexta-feira que estava desiludido, desanimado  ou triste...
« Última modificação: Fevereiro 17, 2022, 07:01:08 pm por Atento »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3361 em: Fevereiro 17, 2022, 07:06:30 pm »
Eu ouço as mesmas manhãs que vocês e não noto qualquer falta de articulação a um nível inadmissível ou inaceitável para algo tão recente. Estão a ser demasiado duros para uma primeira semana de emissões com duas pessoas que não estavam na rádio e em rigoroso direto há pelo menos 5/6 anos. O tempo médio para estas coisas endireitarem são 15 dias. Para se fazer uma avaliação justa e honesta só deixando passar este tempo. O resto é instrumentalização a reboque de interesses menos claros.

Há também uma excessiva beneficiação de opinião a um único animador - José Carlos Trindade - que não é uma prática saudável para qualquer rádio ou qualquer estação. Chega até a ser suspeito. Eu sou do tempo em que as rádios são EQUIPAS, não estrelas isoladas, por melhores ou piores que sejam. É toda uma campanha por aqui que não faz sentido algum e sim, continuarei a remar contra a maré que alguns querem levantar, através da minha opinião, doa a quem doer.

E não é como se achasse a grelha 100% perfeita ou algo assim, já teci alguns reparos como qualquer pessoa sensata tem, mas em termos pontuais, não isto.  Agora isto da maneira que se escreve aqui é inadmissível para a rádio pública, é toda uma campanha à descarada que é notável. Talvez a diferença é que eu seja “apenas” ouvinte e uma pessoa com 11 anos de experiência na rádio. Talvez! Que sei eu, não é mesmo?

Ah, e a título de notas finais: implicar com alguém duas vezes em dois posts diferentes porque num dado dia, a uma dada hora, disse “16 da tarde”, é para la de ridículo, porque a expressão não tem mal nenhum. Mais depressa via com olhos piores o excesso do uso de um “vocês”, que nem sequer já acontece de maneira alargada.
« Última modificação: Fevereiro 17, 2022, 07:13:30 pm por Memorias da Radio »

Atento

• Hero Member
« Responder #3362 em: Fevereiro 17, 2022, 07:42:51 pm »
Eu ouço as mesmas manhãs que vocês e não noto qualquer falta de articulação a um nível inadmissível ou inaceitável para algo tão recente. Estão a ser demasiado duros para uma primeira semana de emissões com duas pessoas que não estavam na rádio e em rigoroso direto há pelo menos 5/6 anos. O tempo médio para estas coisas endireitarem são 15 dias. Para se fazer uma avaliação justa e honesta só deixando passar este tempo. O resto é instrumentalização a reboque de interesses menos claros.

Há também uma excessiva beneficiação de opinião a um único animador - José Carlos Trindade - que não é uma prática saudável para qualquer rádio ou qualquer estação. Chega até a ser suspeito. Eu sou do tempo em que as rádios são EQUIPAS, não estrelas isoladas, por melhores ou piores que sejam. É toda uma campanha por aqui que não faz sentido algum e sim, continuarei a remar contra a maré que alguns querem levantar, através da minha opinião, doa a quem doer.

E não é como se achasse a grelha 100% perfeita ou algo assim, já teci alguns reparos como qualquer pessoa sensata tem, mas em termos pontuais, não isto.  Agora isto da maneira que se escreve aqui é inadmissível para a rádio pública, é toda uma campanha à descarada que é notável. Talvez a diferença é que eu seja “apenas” ouvinte e uma pessoa com 11 anos de experiência na rádio. Talvez! Que sei eu, não é mesmo?

Ah, e a título de notas finais: implicar com alguém duas vezes em dois posts diferentes porque num dado dia, a uma dada hora, disse “16 da tarde”, é para la de ridículo, porque a expressão não tem mal nenhum. Mais depressa via com olhos piores o excesso do uso de um “vocês”, que nem sequer já acontece de maneira alargada.

Oiça o que os responsáveis da informação e programação disseram no programa da provedora...

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #3363 em: Fevereiro 17, 2022, 08:12:55 pm »

Este é um Fórum sobre Rádio, um fórum que está sempre em funcionamento, assim como a Rádio está 24 horas por dia, e aqui são feitos comentários do que está a acontecer, a qualquer momento: agora, amanhã, daqui a 15 dias um mês. Irei continuar a ouvir as manhãs da Antena 1, e se tiver algo a comentar, comentarei. As coisas neste momento estão neste ponto, é uma constatação. Aliás antes da nova grelha começar, e as novas manhãs da Antena 1 terem inicio, desejei, e continuo a desejar que esta dupla de apresentadores tenha sucesso, nomeadamente a Mónica Mendes que em tempos passados ouvia muito na Antena 3 e gostava muito de ouvi-la. E espero continuar a gostar de ouvi-la nas manhãs da Antena 1. Em relação ao José Carlos Trindade, considero-o o melhor animador da Antena 1, com algum avanço em relação aos outros animadores, estando numa rádio como a Antena 1. Para mim a locução do JCT está de acordo com uma Rádio com o perfil da Antena 1. Não há mal algum que escreva isso, não estou própriamente a idolatrar alguém, a favorecer, estarei quanto muito a elogiar, mas é isso que eu penso como ouvinte.
« Última modificação: Fevereiro 17, 2022, 08:18:06 pm por Luis P Borges »

Pach

• Newbie
  • *
« Responder #3364 em: Fevereiro 18, 2022, 12:01:30 am »
Eu nas minhas opiniões não pretendo prejudicar, nem beneficiar ninguém. Só dou a minha opinião pessoal enquanto ouvinte. E volto a frisar, a Antena 1 com tanto pessoal da casa melhor, vai sempre buscar vozes de fora que depois dão em nada.( Barbara Guevara, Catarina Miranda). Se querem apostar em alguém novo, então façam um verdadeiro casting, que haverá muitas pérolas por aí.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3365 em: Fevereiro 18, 2022, 01:07:13 am »
Ainda não ouvi... tenho tido uma semana difícil em termos profissionais, nunca consigo ligar o rádio antes das 10h!
Ainda assim:

1. O José Carlos Trindade é, de facto, uma excelente voz "da velha guarda", tal como o é o Jorge Afonso, o Augusto Fernandes, ou a Filomena Crespo. Qualquer um destes quatro nomes têm que ter lugar cativo na grelha da Antena 1. Contudo, como bem referiu o Memórias, a equipa tem de ser o primado. Estes excelentes profissionais têm de levar para a equipa o rigor, o capital de conhecimento acumulado, uma certa função professoral, mas têm de receber também a irreverência, novas ideias e um espírito dinâmico que trazem novos nomes. Numa rádio deste tipo seria muito fã de a juntar a esta dupla, estar lá uma voz de peso.

2. Não é razoável a Antena 1 ir já em quantas manhãs no espaço de 1/2 anos? Quero com isto dizer que é preciso dar tempo para olear equipas e se não estiver a resultar, antes de desfazer, adicionar um elemento. Diria que 1 a 2 meses é o tempo indicado, ou talvez até olhar para os dados do próximo Bareme. As tardes, já agora, também funcionariam bem com dois locutores.

3. A Catarina Miranda foi um erro de casting. Como referi várias vezes, esta não era rádio para ela, como aliás se vê. Sair da Antena 1 e na semana seguinte comentar Big Brother só será suplantado por ser ex Primeiro-Ministro e entrar no Big Brother. Pode ser só minha impressão, mas Big Brother, para mim, é mais castigo que bênção, é um rótulo que se cola à pele do profissional e dificilmente sai. Veja-se o caso da Teresa Guilherme. Se a Catarina se tivesse mantido na A1 acho que afastaria mais ouvintes do que o que ganharia.

4. Por muito que o Galopim tenha ideias de mudança (não acho que tenha assim tanto, a julgar pela entrevista que publicaram por aqui), parece-me difícil que as mesmas sejam rápidas e bruscas. Como em qualquer organização, mais a mais no Estado, há sempre os pequenos poderes, as quintas intocáveis, que fazem com que a mudança radical se torne na "evolução na continuidade".

5. A ideia dos castings é excelente, e o serviço público deveria ser o primeiro a promovê-la, particularmente, sendo detentor de uma rede nacional com as características da da Antena 3. Na Antena 1, admito que experiência e maturidade sejam um bom capital, não obstante pudesse ter um ou dois elementos da geração 30.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #3366 em: Fevereiro 18, 2022, 08:02:44 am »
Pérolas de hoje...

1- Entra tudo a martelo;

2- Muletas até à exaustão "Bom dia", "Boa sexta-feira ", "Daqui a bocadinho";

3- Falar por cima das canções...Usam e abusam...
Hoje as vítimas foram Toca Xutos (ainda por cima quando o miúdo está a ler...) e "Assobia para o lado"...

Que falta de noção...de tudo... pelo meio o artista Pedro Miguel Ribeiro manda uma piadinha sem qualquer substância...

4- Não há química com Miguel Soares e restantes intervenientes ...

Entra tudo à martelada...

Pobre! Muito pobre...

Haverá alguma relação entre estes dois paraquedistas da manhã e o CanalQ e Nuno Artur Silva e ramificações várias?

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #3367 em: Fevereiro 18, 2022, 11:48:23 am »
A Antena 1 deveria diversificar as vozes.
Há tanta gente com qualidade em outras zonas do país que um programa da manha feito no Porto, Coimbra ou Faro seria uma lufada de ar fresco na rádio nacional. Sempre o mesmo sotaque.
Portugal tem boas vozes a Norte, centro e Sul.
Apostem fora da capital.
Esta dupla de amigos  mostra que a linha de Cascais está o rubro na RDP.

Atento

• Hero Member
« Responder #3368 em: Fevereiro 18, 2022, 01:52:02 pm »
Há tanta gente com qualidade em outras zonas do país que um programa da manha feito no Porto, Coimbra ou Faro seria uma lufada de ar fresco na rádio nacional. Sempre o mesmo sotaque.
Apostem fora da capital.

Isso não faz sentido.

Sentido faz criar um canal regional que sirva verdadeiramente as regiões.

Começaria pelas regiões do interior do país,  numa espécie de projeto piloto.

A Antena 1 tem de apresentar bons conteúdos informativos, culturais e desportivos com vozes de referência, seguindo uma estratégia tendo por base as linhas orientadoras plasmadas no contrato de concessão e não os gostos e as redes de amigalhaços ou de contactos...

Por exemplo - Felisbela Lopes, mulher do ex-secretário de estado do ambiente, José Mendes, está há anos pendurada em todos os canais nacionais da RTP TV e eis que isso não chega para passar a sua verborreia...como prémio ainda tem lugar cativo na Antena1 no programa antídoto...

A Antena1 reduz a informação em antena...

Será uma estratégia ou maldosamente com outros objetivos?

Na RTP3, o comentário com representantes políticos também desapareceu...

Estratégia ou maldosamente com outros objetivos?

miguelalex23

• Full Member
« Responder #3369 em: Fevereiro 18, 2022, 03:04:28 pm »
Afinal qual é o horário da Tarde Desportiva  aos sábados e domingos?

Sábado: 19:00 até às 23:00, sem interrupções musicais?

Domingo: 15:00 até às 23:00, sem interrupções musicais?

Alguém confirma, ou refuta?
O horário "base" é Domingos das 15h às 18h. O resto depende dos jogos.

Atento

• Hero Member
« Responder #3370 em: Fevereiro 18, 2022, 03:16:12 pm »
Afinal qual é o horário da Tarde Desportiva  aos sábados e domingos?

Sábado: 19:00 até às 23:00, sem interrupções musicais?

Domingo: 15:00 até às 23:00, sem interrupções musicais?

Alguém confirma, ou refuta?
O horário "base" é Domingos das 15h às 18h. O resto depende dos jogos.

Bem me parecia...

Diziam os diretores que a Antena1 seria uma rádio que teria mais diretos...

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #3371 em: Fevereiro 18, 2022, 08:45:58 pm »
Apostem fora da capital.

Isso não faz sentido.

A Antena 1 tem de apresentar bons conteúdos informativos, culturais e desportivos com vozes de referência, seguindo uma estratégia tendo por base as linhas orientadoras plasmadas no contrato de concessão e não os gostos e as redes de amigalhaços ou de contactos...

Por exemplo - Felisbela Lopes, mulher do ex-secretário de estado do ambiente, José Mendes, está há anos pendurada em todos os canais nacionais da RTP TV e eis que isso não chega para passar a sua verborreia...como prémio ainda tem lugar cativo na Antena1 no programa antídoto...

Ainda bem que a Felisbela Lopes está num espaço da Antena 1.
Quem está a mais são os mesmos de sempre sentados na sede.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3372 em: Fevereiro 18, 2022, 09:52:16 pm »
5. A ideia dos castings é excelente, e o serviço público deveria ser o primeiro a promovê-la, particularmente, sendo detentor de uma rede nacional com as características da da Antena 3. Na Antena 1, admito que experiência e maturidade sejam um bom capital, não obstante pudesse ter um ou dois elementos da geração 30.

Penso que já está na casa dos 40, mas o Luís Oliveira merecia uma oportunidade para continuar o que mostrou quando foi chamado à Antena 1 por altura do Euro.
Na altura lá o devem ter convidado pensando apenas no facto de ser um apaixonado por futebol mas nessas emissões sentia-se à vontade com os mais diversos temas e a situação dele na 3 cada vez é menos compreensível, está mais uma vez ausente das emissões (para deixar a Andreia Pinto a crescer pelo menos) mas nunca deixa de comparecer no programa da Sport TV.
« Última modificação: Fevereiro 18, 2022, 10:07:07 pm por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #3373 em: Fevereiro 18, 2022, 10:06:46 pm »
Apostem fora da capital.

Isso não faz sentido.

Ainda bem que a Felisbela Lopes está num espaço da Antena 1.
Quem está a mais são os mesmos de sempre sentados na sede.
Ahahah

pdnf

• Hero Member
« Responder #3374 em: Fevereiro 19, 2022, 12:44:12 am »
Nova grelha de fim-de-semana a iniciar muito bem, com Verdes Anos de Miguel Soares. Uma boa conjugação de diferentes estilos musicais, música pouco comercial, mas de excelente qualidade. Fazem falta programas deste tipo nas rádios musicais. A meu ver teria lugar na grelha da Antena 3, sem dúvida, mas a estação mais velha aloja-o bem. Poderia passar em repetição num horário com mais visibilidade. O único ponto de que discordo é de ter um Instagram próprio. Redes sociais estilo cogumelo, não faz qualquer sentido.

Curioso para ver a prestação da Isilda Sanches na Antena 1 em "À Volta do Groove".

Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.