Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1199044 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #3345 em: Fevereiro 16, 2022, 12:28:16 pm »
Para o Zeca...

Edição das notícias + Portugal em Direto a partir de Gaia entre as 07:00 e as 15:00...+ programas de autor de Herberto Quaresma, Miguel Soares e Tiago Alves + edições do desporto...

+±+++ qualquer coisa...
« Última modificação: Fevereiro 16, 2022, 12:33:41 pm por Atento »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3346 em: Fevereiro 16, 2022, 02:26:08 pm »
Goste-se mais ou menos da grelha, nota-se pelo menos um esforço para explicá-la:
https://media.rtp.pt/extra/pessoas/entrevista-a-nuno-galopim-diretor-da-antena-1/

Até agora para mim a mudança mais notória é mesmo a hora das 10h onde a Eduarda Maio tem estado muito bem.

Atento

• Hero Member
« Responder #3347 em: Fevereiro 16, 2022, 03:16:36 pm »
Goste-se mais ou menos da grelha, nota-se pelo menos um esforço para explicá-la:
https://media.rtp.pt/extra/pessoas/entrevista-a-nuno-galopim-diretor-da-antena-1/

Até agora para mim a mudança mais notória é mesmo a hora das 10h onde a Eduarda Maio tem estado muito bem.

A hora das 10:00 já existia...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3348 em: Fevereiro 16, 2022, 08:22:40 pm »

Boa explicação da grelha e sobretudo boa maneira de dar a volta ao texto perante uma redução de custos na faixa 19-21 com gravados. Não fazia a mínima ideia que estes programas novos tinham este tipo de bons nomes na Antena 1.

Vejo também com muito bons olhos o quebrar da falta de fluidez informação - programação que jamais existiu na direção de Rui Pego, como aliás repetidas vezes foi falado e criticado aqui, com prioridade à informação.

Convinha, ressublinho, ajustar o nome de programas com nomes demasiado próximos. E tenho dúvidas sobre a pertinência de um Bar Condicionado para a antena mas terei que esperar pela transmissão para perceber o que vai sair dali. Já dos restantes programas de autor, nada a dizer.

Quero destacar o excelente Expresso Europa com voz off da Isilda Sanches no genérico, a música dos Kraftwerk (Trans Europa Express), e o inacreditavelmente alternativo arranque de programa com o Gonçalo Castro. Muito, muito arrojado para o que acontecia na Antena 1. Vai saber bem de ouvir à noite.

Não há muito tempo e já sob a direção do Nuno Galopim. Tenho muito presente na minha memória o tempo em que a Antena Aberta eram 2h e do Porto, 10-12. Não foi há tanto tempo assim.
« Última modificação: Fevereiro 16, 2022, 08:25:48 pm por Memorias da Radio »

Atento

• Hero Member
« Responder #3349 em: Fevereiro 16, 2022, 09:05:18 pm »

Boa explicação da grelha e sobretudo boa maneira de dar a volta ao texto perante uma redução de custos na faixa 19-21 com gravados. Não fazia a mínima ideia que estes programas novos tinham este tipo de bons nomes na Antena 1.

Vejo também com muito bons olhos o quebrar da falta de fluidez informação - programação que jamais existiu na direção de Rui Pego, como aliás repetidas vezes foi falado e criticado aqui, com prioridade à informação.

Convinha, ressublinho, ajustar o nome de programas com nomes demasiado próximos. E tenho dúvidas sobre a pertinência de um Bar Condicionado para a antena mas terei que esperar pela transmissão para perceber o que vai sair dali. Já dos restantes programas de autor, nada a dizer.

Quero destacar o excelente Expresso Europa com voz off da Isilda Sanches no genérico, a música dos Kraftwerk (Trans Europa Express), e o inacreditavelmente alternativo arranque de programa com o Gonçalo Castro. Muito, muito arrojado para o que acontecia na Antena 1. Vai saber bem de ouvir à noite.

Não há muito tempo e já sob a direção do Nuno Galopim. Tenho muito presente na minha memória o tempo em que a Antena Aberta eram 2h e do Porto, 10-12. Não foi há tanto tempo assim.

A Antena Aberta nunca teve duas horas de forma permanente...

"Vejo também com muito bons olhos o quebrar da falta de fluidez informação - programação que jamais existiu na direção de Rui Pego, como aliás repetidas vezes foi falado e criticado aqui, com prioridade à informação."

???

Não entendo o que escreveu...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #3350 em: Fevereiro 16, 2022, 09:11:03 pm »

Depende, se Maio de 2007 é pouco tempo então tens razão...   :)

E segundo as grelhas dessa época, Antena Aberta começava ás 9:42 e acabava às 11:00.

Esta hora das 10:00 há muito que é dedicada ora a entrevistas ou a uma análise mais profunda de um tema da actualidade.

Atento

• Hero Member
« Responder #3351 em: Fevereiro 16, 2022, 09:25:38 pm »

E segundo as grelhas dessa época, Antena Aberta começava ás 9:42 e acabava às 11:00.

Esta hora das 10:00 há muito que é dedicada ora a entrevistas ou a uma análise mais profunda de um tema da actualidade.

Qualquer dia ainda dizem que Galopim desbobriu a roda...

Atento

• Hero Member
« Responder #3352 em: Fevereiro 16, 2022, 09:27:39 pm »
Reitero...

"16 da tarde"... Pedro Miguel Ribeiro "dixit", por  volta das 09:56...

Será que Galopim considera que isto contribui para a tal proximidade que se pretende que aconteça na Antena1?

Já agora onde está a prometida interacção entre o animador e o/a jornalista que editaria a informação durante a manhã?

E também prometeram que na emissão da tarde haveria mais tranquilidade e reflexão...

Em que ficamos?

https://www.rtp.pt/play/p9584/e584305/em-nome-do-ouvinte-o-programa-da-provedora-do-ouvinte-vi-serie

Pach

• Newbie
  • *
« Responder #3353 em: Fevereiro 16, 2022, 09:39:49 pm »
Sobre as "novas manhãs" da Antena 1: uma desgraça...Muitas vezes parece que estou a ouvir uma rádio local ( com muito respeito pelas rádios locais!). O rapaz tem pouco jeito para a coisa.(Mais um pára-quedista que aparece em antena sabe-se lá como). Há pouca fluidez na emissão. Ricardo Soares? Augusto Fernandes? Mesmo o José Carlos Trindade. E porque não o Daniel Belo a conduzir a emissão?

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #3354 em: Fevereiro 16, 2022, 09:55:45 pm »

Já agora aproveito para corrigir um post meu de há uns dias e dizer que foi nesse 28 de maio de 2007 que estreou também o espaço de Jorge Afonso à meia-noite, semelhante ao que estreou na segunda-feira. Só terminou no fim de dezembro de 2012.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #3355 em: Fevereiro 16, 2022, 09:57:42 pm »
Sobre as "novas manhãs" da Antena 1: uma desgraça...Muitas vezes parece que estou a ouvir uma rádio local ( com muito respeito pelas rádios locais!). O rapaz tem pouco jeito para a coisa.(Mais um pára-quedista que aparece em antena sabe-se lá como). Há pouca fluidez na emissão. Ricardo Soares? Augusto Fernandes? Mesmo o José Carlos Trindade. E porque não o Daniel Belo a conduzir a emissão?
Tenho de concordar.

Terça e hoje do pouco que ouvi conseguiu ser pior que na segunda...

Vamos dar tempo e ver no que dá, mas...

Atento

• Hero Member
« Responder #3356 em: Fevereiro 17, 2022, 12:29:19 am »

Muitos paraquedistas e do grupinho da eurovisão.

Mais uma vez a RDP/RTP não tem como prioridade os ouvintes, mas uma estratégia para satisfazer egos, oportunistas, paraquedistas...

Reitero

Reitero

Reitero...

"16 da tarde"... Pedro Miguel Ribeiro "dixit", por  volta das 09:56...

Será que Galopim considera que isto contribui para a tal proximidade que se pretende que aconteça na Antena1?

Já agora onde está a prometida interacção entre o animador e o/a jornalista que editaria a informação durante a manhã?

E também prometeram que na emissão da tarde haveria mais tranquilidade e reflexão...

Em que ficamos?

https://www.rtp.pt/play/p9584/e584305/em-nome-do-ouvinte-o-programa-da-provedora-do-ouvinte-vi-serie

Aguardo que alguém me explique...

Atento

• Hero Member
« Responder #3357 em: Fevereiro 17, 2022, 12:30:16 am »

Foi a minha impressão na primeira emissão.

Soares é adjunto. Ele e Galopim deveriam estar focados em ouvir a emissão  e ver as lacunas existentes...
É o que acontece nos operadores públicos de referência...

Augusto Fernandes está entre as 10:00 e as 13:00...

Trindade foi preterido... o surreal disto tudo é que alguém que tem boa dicção passa para segundo plano...

Já no primeiro plano há gente a comer sílabas e meia engasgada...

Galopim afirmou no programa da provedora que iria evitar os enlatados e privilegiar o direto...

Os enlatados continuam...

Diretos ao fim de semana só os noticiários e a Tarde Desportiva...

Estamoa conversados...
« Última modificação: Fevereiro 17, 2022, 12:52:23 am por Atento »

Atento

• Hero Member
« Responder #3358 em: Fevereiro 17, 2022, 01:16:25 am »
Outra situação caricata...

Para recuperar o espaço de Jorge Afonso no rtp play é preciso dar umas grandes voltas...

Porque é que não colocam na programação essa funcionalidade? Há outros programas em que isso acontece...

https://www.rtp.pt/play/p1432/e598936/pecas-musicais

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #3359 em: Fevereiro 17, 2022, 02:45:09 pm »
Tenho de concordar.

Terça e hoje do pouco que ouvi conseguiu ser pior que na segunda...

Vamos dar tempo e ver no que dá, mas...

É certo que estão na primeira semana, ainda em estado de graça, mas também tenho de concordar que as emissões não têm corrido bem, não estão a fluir, e pelo que ouvi até agora, parece-me muito pouco o que os animadores da manhã estão a apresentar, não é perceptivel a preparação das manhãs como deviam ser preparadas, parece que se levantam, chegam á rádio, acomodam-se no estúdio e limitam-se aos minimos: lêm o tempo, lançam o transito, os noticiários, a música, as rúbricas, fazem uma pequena entrevista antes das dez, e dizem muitas vezes bom dia...Para muitas rádios, talvez fosse o suficiente. Mas, são as manhãs de uma rádio nacional, com ouvintes, que diria exigentes, que gostam de estar bem informados, e querem ouvir mais e esta dupla, por esse lado, está manifestamente a falhar. Mesmo que estejam só na primeira semana, têm de começar a melhorar, é que nestes casos, os ouvintes ouvem as primeiras emissões, e se não lhes agrada, deixam de ouvir, e depois regressar é mais complicado. Para mim e até agora esta dupla não está  a funcionar. Abro um parentesis para dar como referência uma boa dupla (goste-se ou não) na Renascença ao fim da Tarde: 'A Filipa e o Daniel', funcionam muito bem para os ouvintes da Renascença.  Não quero com isto dizer que a manhã da Antena 1 tivessem de ser assim, chamo só a atenção para um bom exemplo de uma boa dupla.

Em relação ao José Carlos Trindade, o melhor animador da Antena 1, não sei se não será por parte dele que não está a fazer qualquer painel de emissão, poderá ser por esse lado (que há algum tempo atrás deixou de fazer emissão para ocupar um outro trabalho, não sei se de acessoria, deixou de fazer emissões na Antena 1) porque não seria concebível, sendo um dos melhores, não estar a fazer qualquer espaço de emissão.
« Última modificação: Fevereiro 17, 2022, 02:59:41 pm por Luis P Borges »