Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1212597 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Re: RTP Antena 1
« Responder #3300 em: Fevereiro 13, 2022, 07:20:42 pm »
Quanto à Antana 1, pena o final da Rosa dos Ventos de Jorge Afonso, que era um bom programa.
Alguém tem ideia de quando começou a ser emitido nesse horário (se é que teve outro). É que apenas descobri o programa há pouco tempo.

https://www.rtp.pt/play/p1101/rosa-dos-ventos

Em princípio, começou em janeiro de 2013...

Pelo menos temos os episódios disponíveis do programa a partir daí...

Já confirmei: o programa começou em janeiro de 2013.
Obrigado. Pela audição do programa de 6 de janeiro de 2013 dá para perceber que aquele foi o primeiro a ser emitido.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #3301 em: Fevereiro 14, 2022, 01:42:12 am »
Hoje, dia 14/02/2022 começa a nova Rádio nacional de Lisboa.
A nova Rádio nacional de Lisboa é uma especie de TAL, transportes aereos de Lisboa, paga por todos os portugueses.

Nuno Galopim, transforma a Antena 1 na nova Rádio local de Lisboa paga por todos os portugueses.
Num período que se fala tanto em regionalização, Galopim, descentraliza centralizando.

Uma programação feita 100% a partir de Lisboa.
Parabéns Nuno, és o coveiro da RDP Antena 1 no Porto, Coimbra e Faro.

Uma Antena 1 podia mudar o nome para Antena Lisboa com o slogan
"Antena 1 Lisboa, em Lisboa, com Lisboa e para Lisboa, sem esquecer as províncias ".
« Última modificação: Fevereiro 14, 2022, 01:50:29 am por Zeca 2021 »

Atento

• Hero Member
« Responder #3302 em: Fevereiro 14, 2022, 07:09:00 am »
Para já isto não está famoso...

Queda de neve acima dos 100 metros??

Ai, ai Mónica...

O pior é a falta de sincronização...

Saudades do José Carlos Trindade...

Parece a metáfora Cavani.

Já ouvi emissões de rádios locais superiores a esta brincadeira.

Alguém criticou por aqui as Manhãs com Catarina Miranda e com razão...

Mas estas por aquilo que estou ouvir são piores...

Não há chama, sincronização...
Parece uma emissão de uma rádio local.

Não são vozes para as manhãs.

Ponto.
« Última modificação: Fevereiro 14, 2022, 07:22:35 am por Atento »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3303 em: Fevereiro 14, 2022, 09:20:34 am »
Já cá faltava o comentário clássico a desdenhar… pouco surpreendente. Afinal, o Atento é da brigada do reumático e sempre esteve contra esta orientação do Nuno Galopim.

Estou a ouvir. A voz da Mónica Mendes é absolutamente sublime E SIM, é bem adequada para as manhãs. O Pedro faz ali uma espécie de um joker em que flui e nunca se sabe muito bem o que sai dali mas ainda agora teve uma saída absurdamente brilhante de ligar xutos com o futsal num jogo de palavras. E está muito sólido, mais do que alguma vez esperaria numa estreia e para alguém que não era do meio.

Está extremamente fluido isto, não tenho memória de nada assim em estreias, nem a do Observador.

Comparado com isto querer qualquer regresso de qualquer dos anteriores intervenientes é preferir Perna de Pau a Corneto.

Excecionalmente, não apresento críticas ao facto das manhãs serem todas feitas de Lisboa. Para ser o que estou a ouvir aqui, nada a dizer. Excecionalmente.

EDIT: Mais um pedaço de desonestidade intelectual do Zeca, acabei de ouvir Eduarda Maio no intercalar das 09:30. Excelente.
« Última modificação: Fevereiro 14, 2022, 09:31:34 am por Memorias da Radio »

Atento

• Hero Member
« Responder #3304 em: Fevereiro 14, 2022, 09:34:17 am »
Já cá faltava o comentário clássico a desdenhar… pouco surpreendente. Afinal, o Atento é da brigada do reumático e sempre esteve contra esta orientação do Nuno Galopim.

Estou a ouvir. A voz da Mónica Mendes é absolutamente sublime E SIM, é bem adequada para as manhãs. O Pedro faz ali uma espécie de um joker em que flui e nunca se sabe muito bem o que sai dali mas ainda agora teve uma saída absurdamente brilhante de ligar xutos com o futsal num jogo de palavras. E está muito sólido, mais do que alguma vez esperaria numa estreia e para alguém que não era do meio.

Está extremamente fluido isto, não tenho memória de nada assim em estreias, nem a do Observador.

Comparado com isto querer qualquer regresso de qualquer dos anteriores intervenientes é preferir Perna de Pau a Corneto.

Excecionalmente, não apresento críticas ao facto das manhãs serem todas feitas de Lisboa. Para ser o que estou a ouvir aqui, nada a dizer. Excecionalmente.

EDIT: Mais um pedaço de desonestidade intelectual do Zeca, acabei de ouvir Eduarda Maio no intercalar das 09:30. Excelente.

Se ficar disponível em podcast, cá estaremos para ver quem fala verdade...

Não há nada como as fontes primárias.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3305 em: Fevereiro 14, 2022, 09:36:58 am »
Não tenho qualquer motivo para mentir, mais faltava. Isto está muito bom.

Sólida fífia agora da Mónica na mesa a atrapalhar se toda com as vias. Natural com os nervos, não fazia rádio numa mesa há quê, 6 anos?

É que tem que se atender aqui a que: é dia de estreia, é numas manhãs e nenhum dos dois estava a fazer rádio antes. Logo as interrupções mútuas, os erros na mesa e coisas similares são perfeitamente naturais. Muito bom está isto já.
« Última modificação: Fevereiro 14, 2022, 09:39:15 am por Memorias da Radio »

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #3306 em: Fevereiro 14, 2022, 09:38:20 am »

Acabou de escrever que a emissão será feita toda a partir de Lisboa. O Porto fica com as pequenas sobras, uma espécie de ponte aérea da TAL, linhas areas de Lisboa. Uma vergonha uma RDP Centralista

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3307 em: Fevereiro 14, 2022, 09:40:19 am »
A informação, que ocupa 1/4 da emissão, é realizada do Porto. Não é coisa menor. E com a excelente Eduarda Maio.

Boa entrevista e boa dinâmica com a Aldina Duarte (sendo que ela não é a melhor entrevistada de sempre mas pelo menos a coisa está a fluir)
« Última modificação: Fevereiro 14, 2022, 09:47:33 am por Memorias da Radio »

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #3308 em: Fevereiro 14, 2022, 09:47:52 am »
A informação, que ocupa 1/4 da emissão, é realizada do Porto. Não é coisa menor. E com a excelente Eduarda Maio.
Meu caro, contra factos não há argumento.
A animação da Antena Lisboa é feita 100% desde a capital. Nao há um animador fora de Lisboa.
Não atire areia para os olhos.
O prisma diário é sempre a partir de Lisboa.
Quando se fala tanto em regionalizar, a RDP Lisboa abafa Porto, Coimbra e Faro.
Só temos o sotaque lisboeta na RDP.
Os noticiários apenas um pequenissima parte é feita fora de Lisboa.
O cheiro a pó no Porto é total.

Até para se dar uma informação de transito as pessoas têm para ligar para Lisboa, tal o centralismo.
Uma rádio miservalemente centralista.
Quanto a estes dois da manha, enfim, mais dois que vão enterrar a RDP
« Última modificação: Fevereiro 14, 2022, 09:49:32 am por Zeca 2021 »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3309 em: Fevereiro 14, 2022, 09:50:32 am »
Já era assim antes, escusa de esticar para a estreia porque não tem nada a ver com isso. E insisto: informação do Porto não é coisa menor.

When Doves Cry do Prince em antena!!!

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #3310 em: Fevereiro 14, 2022, 09:52:03 am »
Já era assim antes, escusa de esticar para a estreia porque não tem nada a ver com isso. E insisto: informação do Porto não é coisa menor.

Não conseguiu desmentir nada do que eu escrevi.
Obrigado por saber que é  verdade.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #3311 em: Fevereiro 14, 2022, 09:57:35 am »
Algum nervosismo e uns quantos jingles "atropelados", mas de resto pareceu-me que é uma dupla que pode funcionar.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3312 em: Fevereiro 14, 2022, 09:58:31 am »

Não conseguiu desmentir nada do que eu escrevi.
Obrigado por saber que é  verdade.
A impressão é sua se achei que andei aqui a tentar desmentir o que fosse. Eu disse as coisas como elas são: a informação está a sair do Porto, não é de somenos, a continuidade está de Lisboa, ponto final. Daí a esticar para apreciar o que quer que seja das manhãs como se tem sido diferente é profundamente abusivo.

mg.luis

• Sr. Member
« Responder #3313 em: Fevereiro 14, 2022, 10:01:31 am »
O maior problema que eu vejo é que a nível de conteúdos não há nada de novo... A manhã está igual apenas com outras vozes na continuidade. Infelizmente a Antena 1 continua a ser a mesma rádio de enlatados e acho que assim "não vão lá". Segundo Nuno Galopim:
"A Informação vai decidir o rumo dos acontecimentos e depois tanto a Mónica Mendes como o Pedro Miguel Ribeiro vão unir todos os elementos para assegurar que acordamos a saber tudo o que se passa no mundo."
Mas na verdade nada mudou...
As novidades estão essencialmente à noite mas apenas com programas musicais. Relembro que a Antena 1 quando chegou ao seu máximo de audiência foi quando apostou mais em informação replicando o modelo das manhãs nas tardes com o Paulo Rocha e o Daniel Belo no último trimestre de 2013, com mais atualidade e mais rádio em direto. Depois começou a cortar na informação e a "encher chouriços" com música e enlatados e começou a definhar.
A meu ver também se deve a uma direção de informação com pouco músculo... (Seguramente também com menos meios $$ mas também falta de criatividade).

Esperar para ver se isto melhora, mas assim, e tenho muita pena de dizer isto, a rádio pública caminhará a passos largos para a irrelevância.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3314 em: Fevereiro 14, 2022, 10:04:48 am »
Co

Concordo, é uma boa estreia. Mas enquanto mantiverem o modelo das 1001 rubricas o tempo de palavra dos dois até ao momento de entrevista (que não se sabe se será diária ou não) fica muito reduzido, menos que a Mega ou a Cidade arrisco a dizer...
De resto, ouvi logo a acordar entre as 7h30 e as 8h e as 9h e as 10h parece que a Mónica Mendes vai ter muita liberdade. Passou La Fama da Rosalia e The Weekend (uma surpresa tão grande que deve ter sido até para ela poder passar na A1 que depois lá lhe escapou "hora x na Antena 3" e Calexico e tratou muitas vezes ou ouvintes por vocês.

Nota-se que isto é uma mudança de 180 graus e querem ir com cuidado, o único ponto realmente negativo foi mesmo passarem a super-mega-hilariante A Mosca colada ao noticários das 8h e 9h. Não sei de quem foi a ideia, aquilo não resulta em lado nenhum...
« Última modificação: Fevereiro 14, 2022, 10:09:18 am por radiokilledtheMTVstar »