Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1213731 vezes)

Zeca 2021

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #3195 em: Dezembro 23, 2021, 09:22:54 am »
Esta semana, no espaço 11H/14H, a continuidade da emissão a sair de Faro (com o Edgar Canelas), a "Antena Aberta" a realizar-se a parir dos estúdios de Bragança (com o António Jorge) e o "Portugal em Directo" a ser feito de várias localidades do distrito de Bragança (com o jornalista Afonso de Sousa).

Era bom que esta descentralização na emissão da Antena 1 se tornasse mais frequente. Será que o vai passar a ser num futuro próximo?

Acho excelente e devia passar a ser mais frequente, sem sombra de dúvida!!!

Não brinque com coisas sérias...

Mas o lobby privado de mão estendida perante o estado deseja isso.

Se querem uma coisas em condições é avançar para a Antena 4 - Trás-os-Montes, Antena 4 Beira Interior, Antena 4 Minho, Antena 4 Beira Litoral, Antena4 Alentejo, Antena 4 Algarve, Antena 4 Área Metropolitana  de Lisboa e, por fim, Antena 4 Área Metropolitana do Porto.
Era um regresso a este modelo que nunca devia ter acabado:

Se alguém puder acrescentar os emissores em FM que possam faltar, fico muito agradecido.
Estás designações mostra bem que há uma noção do país completamente idiota. Dar o nome de  RDP Norte a um rmirrir que está em Gaia. O Norte será uma freguesia de Gaia ?
O Nordeste e Alto Douro não pertencem ao Norte?
Apenas a Rádio Porto estava correcta na sua designação e verdadeiramente não pertencia ao universo da RDP pois resultou da extinção do RCP Porto.
Estes nomes dados por alguém sentado em Lisboa quando confundem Norte com Porto e Porto com Norte deu sempre barraca.

Atento

• Hero Member
« Responder #3196 em: Dezembro 23, 2021, 09:24:33 am »
A extinção dos Regionais terá tido o pressuposto de que a legalização das rádios locais tornariam a existência redundante, pois iriam cumprir o papel para o qual foram legalizadas. Pois...

Foi tudo mal feito.

Tudo!

O poder político deveria ter vergonha assim como os lobbys que minam o país.

Extinto o canal regional da RDP, a RR começa a inverter a sua expansão da voz de...

Salvo algumas exceções, as rádios locais surgidas ficaram nas mãos de caciques, aldrabões, incompetentes e gente sem qualquer noção de gestão e organização...

O resultado está à vista.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3197 em: Dezembro 23, 2021, 12:18:06 pm »
Essa página da Wikipedia está extremamente confusa e falta informação.

Atento

• Hero Member
« Responder #3198 em: Dezembro 23, 2021, 12:40:28 pm »

Eu não vou à Wikipédia...

Wikipédia e afins têm escassa validade científica.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #3199 em: Dezembro 23, 2021, 02:09:19 pm »

A inglesa é de confiança.

Aquele quadro é retirado do livro de Sílvio Correia Santos, "Da rádio estatal ao modelo integrado: compreender o serviço público de radiodifusão em Portugal", que recomendo vivamente a quem se interessa por estes assuntos. Está disponível online.

Atento

• Hero Member
« Responder #3200 em: Dezembro 23, 2021, 02:28:27 pm »

A inglesa é de confiança.

Aquele quadro é retirado do livro de Sílvio Correia Santos, "Da rádio estatal ao modelo integrado: compreender o serviço público de radiodifusão em Portugal", que recomendo vivamente a quem se interessa por estes assuntos. Está disponível online.

Sim.

Ex-Antena 1 Coimbra.

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #3201 em: Dezembro 25, 2021, 08:40:23 pm »
Ainda há pouco o Jorge Afonso passou os Arcade Fire e de seguida Chico Buarque, algo completamente impensável aqui há uns meses. Levávamos com uns Maroon 5 e uns Melim, e já íamos com sorte. E a própria postura dele na emissão é bem diferente, mais descontraída e conversadora, menos amarrada.

Acho que este novo director de programas dá mais liberdade artística aos seus locutores, ao contrário do anterior que se calhar os oprimia e obrigava a passar coisas que não queriam. Ainda bem.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3202 em: Dezembro 25, 2021, 09:53:25 pm »
Ainda há pouco o Jorge Afonso passou os Arcade Fire e de seguida Chico Buarque, algo completamente impensável aqui há uns meses. Levávamos com uns Maroon 5 e uns Melim, e já íamos com sorte. E a própria postura dele na emissão é bem diferente, mais descontraída e conversadora, menos amarrada.

Acho que este novo director de programas dá mais liberdade artística aos seus locutores, ao contrário do anterior que se calhar os oprimia e obrigava a passar coisas que não queriam. Ainda bem.

De salutar, sem dúvida. Mas espero que a sequência tenha ficado pensada e soado bem. É que Arcade Fire e Chico Buarque um a seguir ao outro... é preciso cuidado.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #3203 em: Dezembro 25, 2021, 10:12:06 pm »
Excelente selecção musical estilo "música alternativa", muito eclética - de clássicos até James Blake - hoje entre a meia-noite e as duas da manhã na Antena 1. Curiosamente não houve noticiário à meia-noite, apenas à uma da manhã.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3204 em: Janeiro 16, 2022, 12:15:29 am »
Boa Noite,

Feliz 2022 a todos os foristas e votos de que este espaço se mantenha por muitos e bons anos!
A Antena 1 parece-me que está mais desempoeirada em termos musicais, concordo com o que foi dito acima, aparentemente há mais liberdade do animador para escolha dos temas que passam. Do que tenho escutado, gosto, parece existir uma definição de estilo mais adequada ao tipo de estação que se pretende que esta rádio seja, a meu ver, mais próxima agora da TSF talvez até do que da RR. Veremos as audiências de 2022.

Entretanto, não sei se foi formalmente comunicado, mas a Catarina Miranda cessou o vínculo contratual com a Antena 1, no final de dezembro de 2021 (fonte LinkedIn da própria), pese embora ainda existam algumas promos com a voz dela no ar. Ainda pensei que fossem férias ou isolamento profilático, mas quando a vi numa promo da TVI ao seu novo papel de "comentadeira" do Big Brother desconfiei que a ligação tivesse cessado. Efetivamente, odeio ter razão, mas não batia a bota com a perdigota, a Catarina não tem perfil para uma rádio como a Antena 1 que se quer séria, e que quando entretenha, seja sóbria e culta na forma como o faz. Não fazia sentido estar nos comandos da emissão de uma rádio deste tipo e depois comentar o formato audiovisual de mais baixo nível que existe em Portugal. Os públicos não casam. Já o afirmava no caso da Mafalda e o choque era deveras menos gritante. Curiosamente, abandonam as duas o barco com diferença de 15 dias. Será que a TVI deixou de autorizar a acumulação?
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #3205 em: Janeiro 17, 2022, 01:41:17 pm »
Boa Noite,

Feliz 2022 a todos os foristas e votos de que este espaço se mantenha por muitos e bons anos!
A Antena 1 parece-me que está mais desempoeirada em termos musicais, concordo com o que foi dito acima, aparentemente há mais liberdade do animador para escolha dos temas que passam. Do que tenho escutado, gosto, parece existir uma definição de estilo mais adequada ao tipo de estação que se pretende que esta rádio seja, a meu ver, mais próxima agora da TSF talvez até do que da RR. Veremos as audiências de 2022.

Entretanto, não sei se foi formalmente comunicado, mas a Catarina Miranda cessou o vínculo contratual com a Antena 1, no final de dezembro de 2021 (fonte LinkedIn da própria), pese embora ainda existam algumas promos com a voz dela no ar. Ainda pensei que fossem férias ou isolamento profilático, mas quando a vi numa promo da TVI ao seu novo papel de "comentadeira" do Big Brother desconfiei que a ligação tivesse cessado. Efetivamente, odeio ter razão, mas não batia a bota com a perdigota, a Catarina não tem perfil para uma rádio como a Antena 1 que se quer séria, e que quando entretenha, seja sóbria e culta na forma como o faz. Não fazia sentido estar nos comandos da emissão de uma rádio deste tipo e depois comentar o formato audiovisual de mais baixo nível que existe em Portugal. Os públicos não casam. Já o afirmava no caso da Mafalda e o choque era deveras menos gritante. Curiosamente, abandonam as duas o barco com diferença de 15 dias. Será que a TVI deixou de autorizar a acumulação?

Há muito público da classe A/B a chafurdar no Big Brother e nos Agricultores...

A Catarina Miranda tinha/tem lugar na Antena1...

Uma rádio credível não tem de ser cinzenta...

Veja o que se passa, por exemplo, na France Inter (principal canal da Rádio France).
« Última modificação: Janeiro 17, 2022, 01:44:25 pm por Atento »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3206 em: Janeiro 18, 2022, 10:02:41 am »
João Alexandre e Camila Vidal, ex- R. Observador, já ao serviço na Antena 1.

Atento

• Hero Member
« Responder #3207 em: Janeiro 18, 2022, 12:53:38 pm »
João Alexandre e Camila Vidal, ex- R. Observador, já ao serviço na Antena 1.

Mais há mais que vieram da Observador...

E a Freitas ex-TSF.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3208 em: Janeiro 18, 2022, 09:28:36 pm »

Pode dizer alguns nomes?
E espero bem que o João Alexandre não se fique apenas pelas peças com tudo o que já demonstrou.

Atento

• Hero Member
« Responder #3209 em: Janeiro 18, 2022, 10:55:07 pm »

Pode dizer alguns nomes?
E espero bem que o João Alexandre não se fique apenas pelas peças com tudo o que já demonstrou.

Joana Carvalho Reis.