Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1216299 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #2445 em: Setembro 12, 2021, 08:57:07 pm »
Um excelente nome nas manhãs. Catarina Miranda é nesta altura, a voz mais refrescante da 1, uma verdadeira comunicadora com uma sonoridade na voz espectacular.

Agora sobre o que o Atento escreveu, será que a única alternativa às músicas é o desporto e que por inerência, o futebol?

Porque não programas ao vivo a partir do País, como faz a TSF com o Terra a Terra?

Para mim uma solução deveras Interessanre..

Atento

• Hero Member
« Responder #2446 em: Setembro 12, 2021, 09:35:09 pm »
Um excelente nome nas manhãs. Catarina Miranda é nesta altura, a voz mais refrescante da 1, uma verdadeira comunicadora com uma sonoridade na voz espectacular.

Agora sobre o que o Atento escreveu, será que a única alternativa às músicas é o desporto e que por inerência, o futebol?

Porque não programas ao vivo a partir do País, como faz a TSF com o Terra a Terra?

O fim de semana é de desporto.

Dar destaque ao desporto.

Praticando desporto, há menos gastos com o SNS.

::::::::::

Nunca votei em Jorge Sampaio, em todo caso merece todo o respeito já que era alguém arejado que ouvia música clássica,  lia e via imensos jogos de futebol. Não se limitava ao seu clube de coração  - o Sporting.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2447 em: Setembro 12, 2021, 11:28:42 pm »
Desde que haja jogos relevantes ( de quaisquer modalidade), para acompanhar. Não havendo, não se inventa.

Eu também sou defensor do desporto e das virtudes para a saúde, que deve começar na escola e deve ser sempre uma preocupação para qualquer indivíduo, para mimé mesmo uma, questão de cidadania.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2448 em: Setembro 13, 2021, 01:42:43 am »
É uma novidade, Catarina Miranda nas manhãs da Antena 1 a partir de amanhã.

Parece que a moda de por influencers no horário nobre já extravasou as fronteiras das rádios jovens e atingiu no coração a rádio mais formal de Portugal.
A Antena 1 a seguir a mesma exata lógica das suas concorrentes privadas: apostar na figura mais popular nas redes sociais e atira-la para as manhãs, ainda que não seja, nem de longe nem de perto a melhor voz da estação. Cada vez mais, o que conta são os (no caso 107 mil) seguidores no Instagram, não o talento. Para mim não me faz grande diferença, porque nas manhãs há excelente oferta na concorrência, mas não me deixa de preocupar pois acho péssimo para a Antena 1.

O que posso escrever sobre a Catarina, já o referi algumas vezes no tópico da Mega sobre a Mafalda, descontando os 20 anos de diferença entre elas. O problema não é a pessoa. É o usar a rádio como trampolim.
A Catarina tem uma voz bonita? Tem sim, de escuta agradável. Condiz com a mulher interessantíssima que é com mais de 45 anos. Se a rádio é a sua prioridade? Basta ver as redes dela, a resposta é não. Até pode já ter sido, no início de carreira, hoje já não é assim. E isso pode trazer audiência a curto prazo, mas a médio vai dar asneira e grande. Se é o adequado para o público da Antena 1? Honestamente, acho que não.

Ao menos vai ter companhia (masculina) ou vai ser a solo? Se for a solo pior ainda.

Por outro lado, ponham-se nos sapatos dos colegas, com verdadeira paixão por rádio, que se esfolam a trabalhar e vem a influencer para chegar e vencer. Pois, o marketing pessoal hoje é tudo.

De qualquer das formas, desejo-lhe todo o sucesso e se esta for a oportunidade de recuperar o bichinho, e agarrar a rádio a sério, sem que sirva de rampa de lançamento para outros voos, vamos a isso. Poderá ganhar um ouvinte! Espero que seja eu a estar errado na análise que realizei.

PS: Só por acaso ontem a Noémia Gonçalves mandou a bicada de amar o que faz, mas ser chato trabalhar 12 dias consecutivos sem folgas. Estas coisas criam sempre mossa, quer se queira quer não. Se a escolha fosse minha, de uma voz feminina para as manhãs, estava encontrada a solução.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #2449 em: Setembro 13, 2021, 05:19:16 am »

Parece que a moda de por influencers no horário nobre já extravasou as fronteiras das rádios jovens e atingiu no coração a rádio mais formal de Portugal.
A Antena 1 a seguir a mesma exata lógica das suas concorrentes privadas: apostar na figura mais popular nas redes sociais e atira-la para as manhãs, ainda que não seja, nem de longe nem de perto a melhor voz da estação. Cada vez mais, o que conta são os (no caso 107 mil) seguidores no Instagram, não o talento. Para mim não me faz grande diferença, porque nas manhãs há excelente oferta na concorrência, mas não me deixa de preocupar pois acho péssimo para a Antena 1.

O que posso escrever sobre a Catarina, já o referi algumas vezes no tópico da Mega sobre a Mafalda, descontando os 20 anos de diferença entre elas. O problema não é a pessoa. É o usar a rádio como trampolim.
A Catarina tem uma voz bonita? Tem sim, de escuta agradável. Condiz com a mulher interessantíssima que é com mais de 45 anos. Se a rádio é a sua prioridade? Basta ver as redes dela, a resposta é não. Até pode já ter sido, no início de carreira, hoje já não é assim. E isso pode trazer audiência a curto prazo, mas a médio vai dar asneira e grande. Se é o adequado para o público da Antena 1? Honestamente, acho que não.

Ao menos vai ter companhia (masculina) ou vai ser a solo? Se for a solo pior ainda.

Por outro lado, ponham-se nos sapatos dos colegas, com verdadeira paixão por rádio, que se esfolam a trabalhar e vem a influencer para chegar e vencer. Pois, o marketing pessoal hoje é tudo.

De qualquer das formas, desejo-lhe todo o sucesso e se esta for a oportunidade de recuperar o bichinho, e agarrar a rádio a sério, sem que sirva de rampa de lançamento para outros voos, vamos a isso. Poderá ganhar um ouvinte! Espero que seja eu a estar errado na análise que realizei.

PS: Só por acaso ontem a Noémia Gonçalves mandou a bicada de amar o que faz, mas ser chato trabalhar 12 dias consecutivos sem folgas. Estas coisas criam sempre mossa, quer se queira quer não. Se a escolha fosse minha, de uma voz feminina para as manhãs, estava encontrada a solução.

1- Catarina Miranda tem condições para pegar nas manhãs;

2- Gonçalves nas manhãs? Você queria mesmo arruinar as manhãs...

3- Se o turno da informação acabar no Porto no horário nobre da rádio, os responsáveis da 1 tentaram através da Catarina Miranda segurar a audiência... Da última vez (2017ou 2018) aquilo teve de acabar abruptamente em abril, pois a audiência virou  as costas e lá teve de vir Mário Rui Cardoso recuperar a audiência...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2450 em: Setembro 13, 2021, 09:46:56 am »
Mas que é que tem a ver a Catarina ter actividades paralelas?

Nos anos 80, o António Sala, fazia as manhãs da RR, era cantor, tinha uma banda, produzia outros cantores e tinha programas na TV e nunca deixou de ter foco na rádio. Foi mau é para a saúde dele, teve um cancro( muito devido ao stress) e praticamente teve de deixar tudo.

E se tem Cento e tal seguidores, é bom para a Antena 1 que pelo menos alguns passem ouvir a rádio.

A Catarina foi um ar refrescante que entrou na 1, aquela cumplicidade dela com o homem do trânsito Paulo Galvão foi uma pedrada no charco, numa rádio onde os animadores são muito circunspectos e raramente saem do alinhamento determinado.

Eu até admiro a Noemia e seu amor à rádio, por esta altura ela trabalhou TODOS os dias da semana. Isto é de elogiar, mas não a torna numa locutora ao nível da Catarina. Cumpre bem os mínimos e pouco mais...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2451 em: Setembro 13, 2021, 10:31:32 am »
Entende-se a escolha da Catarina, agora se a ideia era ir mais ao encontro das manhãs da RR não percebo como nem agora o Augusto Fernandes dá o salto para as Manhãs neste caso para uma dupla. Só se for alguma questão contratual ou pessoal, caso contrário é mesmo um eterno desperdiçado.

Com todo o respeito, mas sempre achei um pouco ingénuo pensar que com o estado atual da rádio pública iria haver um grande esforço para substituir a Tarde Desportiva.

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk

« Última modificação: Setembro 13, 2021, 10:50:40 am por radiokilledtheMTVstar »

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #2452 em: Setembro 13, 2021, 11:10:58 am »

1- Catarina Miranda tem condições para pegar nas manhãs;

2- Gonçalves nas manhãs? Você queria mesmo arruinar as manhãs...

3- Se o turno da informação acabar no Porto no horário nobre da rádio, os responsáveis da 1 tentaram através da Catarina Miranda segurar a audiência... Da última vez (2017ou 2018) aquilo teve de acabar abruptamente em abril, pois a audiência virou  as costas e lá teve de vir Mário Rui Cardoso recuperar a audiência...

O atento está desesperado porque as manhas informativas da Antena 1 estão a ser feitas do Monte da Virgem?
È incrível que todos os comentários do Atento sejam reveladores de um centralismo brutal.
Já aqui li a criticar o Miguel Soares, porquê?
Porque está no Porto.
A Antena 1 só perde em ter a Catarina Miranda como a voz das manhas. A Antena 1 devia aproveitar o António Jorge e coloca-lo como a voz das manhas da Antena 1 e ter o Miguel Soares e a Eduarda Maio nos noticiários. Seria uma manha excelente.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2453 em: Setembro 13, 2021, 11:56:22 am »
Ouvi hoje entre as 09.00 e as 10:00, é o registo da Catarina Miranda, nada de novo. Eu não sou particularmente fã, mas como disse acima, é normal termos opiniões divergentes. Não a acho má, só não a acho espetacular, mas reconheço que é fresca na abordagem. Simplesmente, acho que há melhores na Antena 1.
Para além disso, continuo a achar mau dar os lugares primordiais a pessoas que não têm tanto empenho no projeto quanto quem está com mais  amor à camisola, mas são opções editoriais. O tempo dirá se foi, ou não, uma boa solução.
Aquilo a que chamam formatação na Antena 1, podem não acreditar, mas tem ouvintes, conheço vários, que apreciam essa fromatação. Confesso que eu próprio, numa rádio informativa, aprecio um estilo menos enérgico. Não espero que a Antena 1 seja a RFM ou a Comercial. Não obstante, poder ter uma dupla era capaz de não ser mal pensado nas manhãs, mas acredito que os constrangimentos orçamentais falem mais alto. Não precisando de ser umas 3 da Manhã, poderia ficar a meio caminho entre aquilo que é o rigor e alguma iteração mais dinâmica. 

O que entendo como problemático nos posts acima é o porquê de se achar que a informação feita a partir do Porto é de pior qualidade ou leva a uma diminuição da audiência por si. Parece que só o que é feito em Lisboa é que é bom. Trata-se de uma rádio nacional, convêm não esquecer.
« Última modificação: Setembro 13, 2021, 12:12:49 pm por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2454 em: Setembro 13, 2021, 12:17:47 pm »
Finalmente parecem estar a ganhar a noção de que os estúdios do Monte da Virgem estavam subaproveitados.
Na 3 o Pedro Ferreira esteve hoje pela primeira vez em estúdio, provavelmente aquele que estava reservado apenas para o Bons Rapazes e o MQ3.

« Última modificação: Setembro 13, 2021, 12:19:55 pm por radiokilledtheMTVstar »

pdnf

• Hero Member
« Responder #2455 em: Setembro 13, 2021, 12:35:12 pm »
Finalmente parecem estar a ganhar a noção de que os estúdios do Monte da Virgem estavam subaproveitados.
Na 3 o Pedro Ferreira esteve hoje pela primeira vez em estúdio, provavelmente aquele que estava reservado apenas para o Bons Rapazes e o MQ3.

Ainda bem! Já não era sem tempo. Finalmente, dar nota que a programção continua desatualizada no site da Antena 1.
Rádio é:

Atento

• Hero Member
« Responder #2456 em: Setembro 13, 2021, 10:14:08 pm »
Notas soltas...

A informação no horário nobre da rádio a partir do Porto foi sofrível...

Miguel Soares anda apressado para cumprir os 10 minutos (parece que a informação está a perder minutos em antena), ficando tudo pela rama e, por vezes, de forma descontextualizada.

Cláudia Costa, nas sínteses à meia hora,comete argoladas atrás de argoladas...péssima leitura ...confusão entre infecções  e infracções...

Falta de preparação...desleixo???

Quem gosta de informação vai-se afastar disto...

Se tivermos alguns noticiários panfletários como aconteceu em 2017/2018 a pancada nas audiências da manhã vai ser inevitável...nem a Catarina Miranda salva o convento...

Da última vez (2017/2018) aguentaram-se entre outubro e abril...

Depois lá teve de aparecer Mário Rui Cardoso para levantar aquilo...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2457 em: Setembro 13, 2021, 11:29:29 pm »
E portanto, na sua opinião as pessoas não podem ser humanas e ter nervos ou enganar-se no primeiro dia de emissão a partir de um outro ponto que não Lisboa? Tem de sair tudo bem, perfeitinho e à primeira, é isso?

Meu deus do céu. Um dia, *um* dia e já se faz um funeral?

É preciso é ter calma.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #2458 em: Setembro 14, 2021, 12:01:07 am »
Notas soltas...

Miguel Soares anda apressado para cumprir os 10 minutos (parece que a informação está a perder minutos em antena), ficando tudo pela rama e, por vezes, de forma descontextualizada.

Cláudia Costa, nas sínteses à meia hora,comete argoladas atrás de argoladas...péssima leitura ...confusão entre infecções  e infracções...

Se tivermos alguns noticiários panfletários como aconteceu em 2017/2018 a pancada nas audiências da manhã vai ser inevitável...nem a Catarina Miranda salva o convento...

Já mete nojo este tipo de discurso bacoco, provinciano e parolo lisboeta anti Porto. As desculpas que se se arranjam para se justificar que tudo tem que estar em Lisboa, só falta querer que todos os portugueses devem nascer em lisboa e mudar o nome de Portugal.
A manha informativa foi excelente.
È pena não estar o António Jorge ou o Diamantino Jose ao comandos da emissão.
O mais engraçado de tudo isto é que a Antena 1 parou no tempo desde que centralizou quase tudo em Lisboa, as audiências da Antena 3 são miseráveis e a Antena 1 sempre a cair.
Como é que este Atento justifica uma Antena 1 tão má se as manhãs informativas são feitas em Lisboa há tantos anos?
« Última modificação: Setembro 14, 2021, 12:04:10 am por Zeca 2021 »

Atento

• Hero Member
« Responder #2459 em: Setembro 14, 2021, 12:03:47 am »
Notas soltas...

Já mete nojo este tipo de discurso bacoco, provinciano e parolo lisboeta anti Porto. As desculpas que se se arranjam para se justificar que tudo tem que estar em Lisboa, só falta querer que todos os portugueses devem nascer em lisboa e mudar o nome de Portugal.
A manha informativa foi excelente.
È pena não estar o António Jorge ou o Diamantino Jose ao comandos da emissão.

O que eu disse é factual...

Infecções/ infracções...

Até Cabul dançou na síntese das 08:30...

A leitura foi sofrível...aos solavancos. Inadmissível.

Nota negativa, para mim.

A continuarem assim, e tomando como bússola orientadora aqueles meses entre outubro e abril de 2017/2018, terão um defecho semelhante.

Repito: nem a Catarina Miranda salva o convento.
« Última modificação: Setembro 14, 2021, 12:09:47 am por Atento »