Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1216361 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #2325 em: Agosto 16, 2021, 09:47:13 am »
Exactamente. Porque não?

Eu entendo que a A1 tem de ir ao encontro de vários tipos de público.
Não são só alguns que pagam o serviço público, somos todos e não concordo com essa ideia peregrina que uma rádio pública tem que saber cultivar gostos musicais. Isso cabe à escola. E se a escola não faz bem o seu papel a culpa não é da rádio.

Desde que haja mínimos, as chamadas linhas vermelhas, como músicas pimbas e aparentadas.
Portanto não me choca nada, algumas concessões musicais...

Atento

• Hero Member
« Responder #2326 em: Agosto 16, 2021, 11:09:50 am »
Hoje a manhã com Augusto Fernandes...

Que diferença face às últimas semanas...

pdnf

• Hero Member
« Responder #2327 em: Agosto 16, 2021, 11:30:53 am »
Exactamente. Porque não?

Não são só alguns que pagam o serviço público, somos todos e não concordo com essa ideia peregrina que uma rádio pública tem que saber cultivar gostos musicais. Isso cabe à escola. E se a escola não faz bem o seu papel a culpa não é da rádio.

Desde que haja mínimos, as chamadas linhas vermelhas, como músicas pimbas e aparentadas.

Isso até é verdade, mas não se pode alienar o público que nos é fiel em busca de alcançar um público novo que, pode procurar a A1 ocasionalmente, mas não vai passar a trocar uma Mega ou Cidade pela rádio pública. Na semana passada, por volta da hora de almoço, a seguir às notícias apanhei hip-hop que acho que só mesmo na Cidade passaria, face à qualidade. Lá voltamos ao mesmo, esse é o papel da Antena 3, ser a rádio jovem do grupo, que devia ainda ter noticiários. Aliás, essa é que é a grande questão, há muito que defendo que mesmo as jovens deviam ter noticiários à hora certa entre as 07 e as 24h. E de preferência, melhores que os da RFM.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Boxx

• Hero Member
« Responder #2328 em: Agosto 16, 2021, 12:37:43 pm »
Concordo que a Antena 3 deveria ter blocos informativos (7-24h) a todas as horas, inclusive ao fim de semana, direcionados para o seu target.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2329 em: Agosto 16, 2021, 03:31:55 pm »

Um dos melhores pivots da sua geração.

Mal aproveitado a meu ver.

Atento

• Hero Member
« Responder #2330 em: Agosto 16, 2021, 04:29:15 pm »

Um dos melhores pivots da sua geração.

Mal aproveitado a meu ver.

Trindade também a estar bem nas horas seguintes e o mesmo acontecendo com a arejada Catarina Miranda.

Sem comerem sílabas ou com arranques gripados.

A partir das 16:00 no grupo público só a Antena 2...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2331 em: Agosto 16, 2021, 04:40:12 pm »
Exactamente. Porque não?

Isso até é verdade, mas não se pode alienar o público que nos é fiel em busca de alcançar um público novo que, pode procurar a A1 ocasionalmente, mas não vai passar a trocar uma Mega ou Cidade pela rádio pública. Na semana passada, por volta da hora de almoço, a seguir às notícias apanhei hip-hop que acho que só mesmo na Cidade passaria, face à qualidade. Lá voltamos ao mesmo, esse é o papel da Antena 3, ser a rádio jovem do grupo, que devia ainda ter noticiários. Aliás, essa é que é a grande questão, há muito que defendo que mesmo as jovens deviam ter noticiários à hora certa entre as 07 e as 24h. E de preferência, melhores que os da RFM.

Não me parece que estejam à procura do público das rádios jovens, mas sim algum da Comercial e RFM e por outro lado o que está completamente farto da playlist da RR. É curioso ver se começaram a notar mais mudanças na playlist desde a entrada da Noémia Gonçalves que veio diretamente da Antena 3 Madeira (se não estou em erro era apenas substituta na A1 regional) e agora com a Catarina Miranda podem-se estar a tornar-se ainda mais evidentes.

Eu também não vejo grande problema desde que não se perca a identidade, o problema é que por este andar não faltará muito para a 3 ter em média um público igual ou mais velho que a própria 1, pelo menos entre as 11h e as 19h...

E concordo completamente que a 3 deveria ter algo como o Newsbeat na BBC Radio 1, aliás agora que finalmente há dois jornalistas fixos na 3 depois de anos de rotações com os jornalistas da 1, seria muito mais fácil.
« Última modificação: Agosto 16, 2021, 05:07:18 pm por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #2332 em: Agosto 16, 2021, 05:08:16 pm »
Exactamente. Porque não?

Não me parece que estejam à procura do público das rádios jovens, mas sim a da Comercial e RFM e por outro lado o que está completamente farto da playlist da RR. É curioso ver se começaram a notar mais mudanças na playlist desde a entrada da Noémia Gonçalves que veio diretamente da Antena 3 Madeira (se não estou em erro era apenas substituta na A1 regional) e agora com a Catarina Miranda podem-se estar a tornar-se ainda mais evidentes.

Eu também não vejo grande problema desde que não se perca a identidade, o problema é que por este andar não faltará muito para a 3 ter em média um público igual ou mais velho que a própria 1, pelo menos entre as 11h e as 19h...

E concordo completamente que a 3 deveria ter algo como o Newsbeat na BBC Radio 1, aliás agora que finalmente há dois jornalistas fixos na 3 depois de anos de rotações com os jornalistas da 1, seria muito mais fácil.

1- a Antena 3 tem de alargar as sua escolhas musicais, captando o público jovem (foi com esse objetivo que foi criada em 1994). O grupo RTP tem um problema, entre outros , o divórcio quase total com os jovens;

2- Os responsáveis da 3 têm de colocar as pessoas certas nos painéis certos - das 07:00 até às 13:00 creio que acertaram. A partir daí não me parece e as pessoas desligam...

3- As rádio públicas necessitam, com urgência,  de uma ampla, assertiva  agressiva e enérgica campanha de promoção. Essa campanha deve fugir do estilo alternativo de tendência guetizada;

4- Colocar as peças nos lugares certos e haver mais exigência naquilo que é feito e por quem é feito. Não deve haver lugar para malandros com vícios burocráticos.
« Última modificação: Agosto 16, 2021, 05:10:00 pm por Atento »

pdnf

• Hero Member
« Responder #2333 em: Agosto 16, 2021, 11:03:52 pm »
Exactamente. Porque não?

Não me parece que estejam à procura do público das rádios jovens, mas sim algum da Comercial e RFM e por outro lado o que está completamente farto da playlist da RR. É curioso ver se começaram a notar mais mudanças na playlist desde a entrada da Noémia Gonçalves que veio diretamente da Antena 3 Madeira (se não estou em erro era apenas substituta na A1 regional) e agora com a Catarina Miranda podem-se estar a tornar-se ainda mais evidentes.

Concordo que a rádio não tem de educar o público para gostos musicais... mas se pensarmos bem, é isso que justifica a existência de uma Antena 2 e mesmo da 3, com o seu desígnio de irem buscar novos talentos que as pessoas devem ouvir.
Não obstante, é preciso ter cuidado com a seleção musical. Porque realmente, a linha vermelha que falta é a "Cerveja no Congelador" do Toy!

Rony Fuego na Antena 1, hip-hop que, como referi, só passaria na Cidade FM (acho que nem na Mega) é ir buscar público à Comercial ou à RFM? Também, mas se passam coisas que só passariam nas jovens, é também ir a elas. Mais um bocadinho e não há-de faltar muito para o tratamento por "TU", que a meu ver só se justifica nas jovens.
É claramente um disparar em todas as direções, a ver se se espeta uma lança em África que trave o desastre que é a RDP nas audiências (as da A1 são injustas, pois o produto não é mau, pelo contrário!) mas mais uma vez friso, não tem de ser a casa mãe a fazê-lo, para isso tem uma rádio jovem, que é na verdade, uma rádio alternativa.

Se em vez de Antena 1 escrevessemos Renascença, estariamos a ver o quão absurdo tudo isto seria, pois tinham a Mega e a RFM para absorver essas camadas de juventude.

Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2334 em: Agosto 18, 2021, 12:11:11 am »
Entretanto, passei hoje pelos stories no Instagram da Antena 1 e vi uma partilha de um de uma cabeleireira (agora as das famosas chamam-se hair stylist) que se filmou enquanto a Catarina Miranda lhe enviava um beijo...na emissão nacional da rádio número 1 do Estado. Oh pah, chamem-me old school aos 30, mas na Antena 1 isto é dar tiros nos pés! Nem numa RFM/Comercial gosto de ouvir os animadores usarem antena como se fosse o seu telefone. Na Antena 1, ex Emissora Nacional... Não pode acontecer, ponto! Depois disto, só falta passarem Quim Barreiros na Antena 2.
Rádio é:

Atento

• Hero Member
« Responder #2335 em: Agosto 18, 2021, 09:40:30 pm »
O repórter João Correia carrega demasiado nas sibilantes...
« Última modificação: Agosto 18, 2021, 09:43:16 pm por Atento »

Atento

• Hero Member
« Responder #2336 em: Agosto 20, 2021, 10:18:44 pm »
Uma rubrica interessante para ir ouvindo em podcast:

https://www.rtp.pt/play/p8546/teorias-da-conspiracao

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2337 em: Agosto 21, 2021, 12:26:17 am »
Também a rubrica de Pedro Tadeu, Panfletos, merece audição.

A melhor novidade deste ano da Antena 1.

Atento

• Hero Member

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2339 em: Agosto 21, 2021, 10:14:42 pm »
Recordando...

https://www.google.com/amp/s/www.publico.pt/2004/02/09/portugal/noticia/a-saida-de-sena-santos-foi-a-pior-coisa-que-me-aconteceu-1185567/amp

P. - Com a reestruturação, a informação regional diminuiu.
R.- Não. Aumentou. Mas diminuímos as horas em que a rádio tinha desdobramento. Havia quatro horas (10h/12h e 18h/20h) em que esta rádio eram quatro, o que para uma estação nacional não faz sentido. Agora temos apenas uma hora de desdobramento (13h/14h) para emissões regionais só viradas para aquela informação que dificilmente daríamos em antena nacional. Fazem debates, entrevistas e até têm programas interactivos com os ouvintes.

A negrito a afirmação inicial, a itálico a verdade para comparação (que não tem nada a ver com o que foi afirmado). Afirmação absolutamente inenarrável de Luís Marinho, esta de não fazer sentido desdobramentos regionais numa rádio nacional. Inenarrável e inadmissível. Calou-se a proximidade regional e ficou reduzida a 1/4 e apenas à informação, e Deus nos livre de haver entretenimento bom e próximo feito fora de Lisboa e Porto! Mas o que é isto?

Quando é que este pensamento é enterrado de vez? Quando é que se entende que a rádio nacional, qualquer que ela seja, ganha sempre com proximidade às regiões e não o oposto?

Perguntas para reflexão.