Hoje fiz o exercÃcio de nas minhas viagens de carro só escutar a Antena 1.
Apanhei todos os painéis, Ricardo Soares e Jorge Afonso no meu topo. A Catarina Miranda, a meu ver, ainda era tempo de contribuir para a Antena 3.
Existe algum excesso de rúbricas, mas também não se pede à Antena 1 que tenha tanta música quanto a RFM. A playlist está, de facto, diversificada, tanto em termos de géneros, como geracionais. Mas passar Hoje Acordei bem Disposto em hora de ponta é de facto pouco apropriado. Percebe-se que existe uma vontade de tornar a Antena 1 uma rádio de famÃlia, ou, pelo menos agradar aos mais jovens, cujos os pais não cedem em ouvir malta aos berros à s 08:00 da manhã. Fazem questão de salientar várias vezes que é a rádio pública, a rádio do Estado, a rádio sem objetivos comerciais (apanhei estas três expressões). Precisa de um rumo mais constante, eventualmente reforçar as manhãs, tornando-as mais ao estilo da Renascença, mas, no fim de contas, é a a Antena que vai estando melhor. Os noticiários com boa qualidade, não repetindo as informações em edições consequtivas e com uma duração adequada.
O que me preocupou deveras foi que, apesar de ter andado de carro perto de 3h, fiz todas as deslocações num raio de 10 km do Monte da Virgem, e os 96,7 estarem num estado calamitoso. Quer no centro de Gaia, mas particularmente criticio entre os Carvalhos e Serzedo, com o Monte da Virgem em linha, o autoradio a comutar de 10 em 10 segundos entre os 95,2 (Marão), 87,9 (Lousã), 91,3 (Sameiro), 88,3 (Amarela) e até, pasme-se, os 95,7 de Monsanto, que têm metido sinal constantemente nos últimos tempos. Nos 96,7 só param mesmo em frente ao Monte da Virgem na A1, de resto lá começa a fritar pipocas. Diria que o comportamento dos 96,7, neste momento, não diferem substancialmente dos 107.2 da Cidade FM, num emissor com 100x mais PAR.
Mais, há momentos fiz um teste: no meu telefone, fui para uma divisão da casa, o mais possÃvel no interior do edifÃcio e sem janelas. Mandei realizar uma busca automática de canais. Surgiram todas as emissoras do Monte da Virgem, locais incluÃdas, com exceçáo dos 96,7 Mudei de sÃtio, e o mesmo problema. Circular com o rádio em 96,7 dentro de casa, significa falhas de sinal constante, o que não acontece na A2, A3 e na Ãfrica. Equivalente, só na TSF, mas está na Santa Justa.
Considerando isto, será avaria ou só mesmo uma significativa redução de potência? Sendo a segunda, deverão estar próximos de uma local, neste momento. O RDS demora até aparecer no ecrã. Não vejo a frequência muito pressionada. Por exemplo, os 92.5 hoje estão a levar forte com a Mega Hits de Rio Maior, nota-se um ou outro ruÃdo não usual, mas aguentam-se. Os 96.7 nem por isso, o que é crÃtico pois é a rádio principal do grupo RDP.