Há 4 anos, a Antena 1 praticamente só passava música portuguesa ou de expressão portuguesa, exceptuando os programas de autor... Lembro-me de ter feito na altura uma viagem aos Açores e constatar que a playlist da Antena 1 Açores era muito "comercial" passando várias músicas pop/ligeira interncional, como o Elton John, Adele, etc etc..., o que me fez confusão.
Na minha opinião, sendo a Antena 1 a principal rádio do serviço público de rádio difusão, deveria priviligiar na playlist os autores de música portuguesa e expressão lusófona, admitindo, mas em pequenas doses uma ou outra musica estrangeira.
Pelo que oiço, atualmente, inverteu-se radicalmente o passado e a música estrangeira tem tanto ou maior protagonismo que a portuguesa na sua playlist. Dá-se pouco relevo aos criadores portugueses no seu espectro desde o mais popular e tradicional até ao rock/hip hop, e nem vale a pena falar da Antena 3, pois refiro-me a autores de musica mais folk, popular, que nao passam lá... Celina da Piedade, Sérgio Godinho, Dulce Pontes, fado e outros... Os seus espaços resumem-se a programas de autor, ou em programação a horas pouco convencionais...
Dir-me-ão, que deste modo a Antena1 nao ganha mais share, mas a questão que eu coloco é, se na for a A1 a divulgar o que se faz cá, quem o faz atualmente de forma abrangente e em todo o território? De quem é essa responsabilidade? É por estas e por outras que cada vez temos menos identidade. Vejam em Espanha o que faz a rádio pública e tirem conclusões.