Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1221467 vezes)

estvmkt

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #1665 em: Abril 05, 2020, 08:47:30 pm »
Acho que é a primeira vez que ouço a Antena 1 durante mais de 4 horas.
Boa escolha musical,um misto de várias rádios,mas bem agradável de se ouvir.
Acho que se a Antena 1 mantiver esta playlist consegue rejuvenescer o seu auditório...
E acima de tudo poder rejuvenescer os seus locutores.
Ouvi músicas como o You Say da Lauren Daigle,o Cold Little Heart do Michael Kiwanuka.
Ouvi algumas de artistas não muita minha geração,mas no fundo playlist muito boa.

SamM

• Hero Member
« Responder #1666 em: Abril 06, 2020, 09:55:04 am »
Há 4 anos, a Antena 1 praticamente só passava música portuguesa ou de expressão portuguesa, exceptuando os programas de autor... Lembro-me de ter feito na altura uma viagem aos Açores e constatar que a playlist da Antena 1 Açores era muito "comercial" passando várias músicas pop/ligeira interncional, como o Elton John, Adele, etc etc..., o que me fez confusão.

Na minha opinião, sendo a Antena 1 a principal rádio do serviço público de rádio difusão, deveria priviligiar na playlist os autores de música portuguesa e expressão lusófona, admitindo, mas em pequenas doses uma ou outra musica estrangeira.

Pelo que oiço, atualmente, inverteu-se radicalmente o passado e a música estrangeira tem tanto ou maior protagonismo que a portuguesa na sua playlist. Dá-se pouco relevo aos criadores portugueses no seu espectro desde o mais popular e tradicional até ao rock/hip hop, e nem vale a pena falar da Antena 3, pois refiro-me a autores de musica mais folk, popular, que nao passam lá... Celina da Piedade, Sérgio Godinho, Dulce Pontes, fado e outros... Os seus espaços resumem-se a programas de autor, ou em programação a horas pouco convencionais...

Dir-me-ão, que deste modo a Antena1 nao ganha mais share, mas a questão que eu coloco é, se na for a A1 a divulgar o que se faz cá, quem o faz atualmente de forma abrangente e em todo o território? De quem é essa responsabilidade? É por estas e por outras que cada vez temos menos identidade. Vejam em Espanha o que faz a rádio pública e tirem conclusões.

« Última modificação: Abril 06, 2020, 10:01:17 am por SamM »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1667 em: Abril 06, 2020, 11:00:41 am »
Estou de acordo que a 1 deve preveligiar a música portuguesa ou de expressão portuguesa, agora já não concordo que agora já não o faz.

O que ouço é que grande parte dos novos temas portuguesas a 1 passa e, em primeira mão. Veja se agora o caso do novo disco da Cuca Roseta. Ou da nova da Cláudia Pascoal e da Bárbara Tinoco e podia citar muitos mais.

Agora, felizmente já não passa uma músicas pseudo intelectualoides, que num passado recente, passou.

O alvo da A1, deve ser sempre o mais amplo possível, no campo musical e noutros, indo ao encontro do português médio.

A música actual da 1, parece--me adequada...
« Última modificação: Abril 06, 2020, 11:03:41 am por R4 »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1668 em: Abril 06, 2020, 11:41:23 am »
Dir-me-ão, que deste modo a Antena1 nao ganha mais share, mas a questão que eu coloco é, se na for a A1 a divulgar o que se faz cá, quem o faz atualmente de forma abrangente e em todo o território? De quem é essa responsabilidade? É por estas e por outras que cada vez temos menos identidade. Vejam em Espanha o que faz a rádio pública e tirem conclusões.

Em Espanha a RNE 1 não passa música e a Radio 3, na mixórdia de programas para vários públicos-alvo que tem, acaba por passar no total muito mais música estrangeira que espanhola. Não sei de onde se podem retirar boas conclusões.
Quanto à Antena 1 já se viu que com música mais ou menos comercial nunca acaba por sair dos 4%-4,5%, apenas diria que uns 10% dos ouvintes a ouvem pela música, por isso na minha opinião não é a questão mais importante. A aposta na música portuguesa podia ser feita numa nova Antena 4, como defendo, com os profissionais musicais da 1 e alguns mais velhos da 3.
« Última modificação: Abril 06, 2020, 11:46:28 am por radiokilledtheMTVstar »

SamM

• Hero Member
« Responder #1669 em: Abril 06, 2020, 11:48:07 am »

Em Espanha a RNE 1 não passa música e a Radio 3, na mixórdia de programas para vários públicos-alvo que tem, acaba por passar no total muito mais música estrangeira que espanhola. Não sei de onde se podem retirar boas conclusões.
Quanto à Antena 1 já se viu que com música mais ou menos comercial nunca acaba por sair dos 4%-4,5%, apenas diria que uns 10% dos ouvintes a ouvem pela música, por isso na minha opinião não é a questão mais importante.

OK RKMTVSTAR, admito que nao seja propriamente na RNE 1 ou RNE3, mas todos sabemos que no geral a rádio espanhola é muito mais "nacionalista" a nivel musical que nós.

E pegando no teu pensamento, se a questão musical não é a mais importante, e nem sequer tem influência significativa no share, qual a necessidade de alterar em prejuizo do que é nosso? Para isso mais vale ter uma politica de playlist mais inclusiva no espectro musical portugues e em quota superior ao que há.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #1670 em: Abril 06, 2020, 12:02:05 pm »
OK RKMTVSTAR, admito que nao seja propriamente na RNE 1 ou RNE3, mas todos sabemos que no geral a rádio espanhola é muito mais "nacionalista" a nivel musical que nós.

E pegando no teu pensamento, se a questão musical não a mais importante, e nem sequer tem influencia no share, qual a necessidade de alterar em prejui«ízo do que é nosso?
Mas eu já disse isso várias vezes no tópico das audiências. Não percebo porque continuam com uma playlist mais comercial se com a playlist que tinham antes faziam o mesmo (no outro dia apanhei no Facebook deles uma grande estreia em exclusivo do single da Sara Carreira, é mais uma a juntar à família...).
Para mim o mais importante é refrescar a grelha, principalmente as manhãs e tardes.

Quanto ao que dizes da rádio espanhola isso não é mau, mas a repetição das rádios musicais deles mata qualquer boa intenção.

miguelalex23

• Sr. Member
« Responder #1671 em: Abril 06, 2020, 12:53:40 pm »
Quando critiquei a playlist da Antena 1 referia-me sobretudo à repetição exaustiva de alguns temas que se arrasta há meses. De resto, embora não me encha as medidas enquanto ouvinte, não acho que a playlist seja inapropriada para uma estação como a Antena 1. E parece-me estar melhor que há uns meses/anos, quando se passavam DAMAs e Anselmos Ralph de forma mais exaustiva.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1672 em: Abril 06, 2020, 01:24:55 pm »
RádoK... A 1 não deve pensar em audiências. As  rádios comerciais é que o têm que fazer...

Márcio Santos

• Full Member
« Responder #1673 em: Abril 06, 2020, 03:22:10 pm »

E pegando no teu pensamento, se a questão musical não a mais importante, e nem sequer tem influencia no share, qual a necessidade de alterar em prejui«ízo do que é nosso?
Mas eu já disse isso várias vezes no tópico das audiências. Não percebo porque continuam com uma playlist mais comercial se com a playlist que tinham antes faziam o mesmo (no outro dia apanhei no Facebook deles uma grande estreia em exclusivo do single da Sara Carreira, é mais uma a juntar à família...).
Para mim o mais importante é refrescar a grelha, principalmente as manhãs e tardes.

Quanto ao que dizes da rádio espanhola isso não é mau, mas a repetição das rádios musicais deles mata qualquer boa intenção.

Não é Sara Carreira, é Sara Correia.
https://www.youtube.com/watch?v=OzYcL3FzYHo

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1674 em: Abril 06, 2020, 06:21:57 pm »
Por mera curiosidade,que idades teem os locutores da Antena 1?
O Rui Santos é raro ser titular... E há o Ricardo Soares que a muito tempo não ouço.
O Miguel Freitas é dos mais novos.
O Miguel Peixoto nunca mais apareceu na 1. E tinha lugar na Antena 3... Pode ser quase cinquentão,mas na Best Rock era um grande maluco.

Atento

• Hero Member
« Responder #1675 em: Abril 06, 2020, 08:48:33 pm »
O Rui Santos é raro ser titular... E há o Ricardo Soares que a muito tempo não ouço.
O Miguel Peixoto nunca mais apareceu na 1. E tinha lugar na Antena 3... Pode ser quase cinquentão,mas na Best Rock era um grande maluco.

Todos abaixo dos 62 anos.

tuscano

• Hero Member
« Responder #1676 em: Abril 06, 2020, 09:26:39 pm »
O mais velho deve ser o José Candeias ou estou enganado?

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #1677 em: Abril 06, 2020, 09:43:30 pm »
Não é Sara Carreira, é Sara Correia.
https://www.youtube.com/watch?v=OzYcL3FzYHo
Então retiro o que disse, peço desculpa pelo erro.

Atento

• Hero Member
« Responder #1678 em: Abril 06, 2020, 10:38:29 pm »
O mais velho deve ser o José Candeias ou estou enganado?

Creio que é Jorge Afonso.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #1679 em: Abril 06, 2020, 11:36:33 pm »

O Peixoto já andou pela 3 nos primórdios...