Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1221520 vezes)

tuscano

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #1620 em: Março 15, 2020, 04:11:56 pm »
A partir do próximo Sábado, o programa do João Gobern e da Margarida Pinto Correia, deixará de convidados, ordens superiores provocadas pelo surto viral de Covi-19.

guest6

• Visitante
« Responder #1621 em: Março 15, 2020, 04:24:11 pm »
E a partir de amanha o programa do Candeias suspenso. https://www.facebook.com/josecandeias/posts/3058732167481621

Atento

• Hero Member
« Responder #1622 em: Março 15, 2020, 04:25:02 pm »
O programa de José Candeias está suspenso por tempo indeterminado.

Renato S.

• Sr. Member
« Responder #1623 em: Março 16, 2020, 08:42:16 am »
Também terão feito ajustes nos horários dos painéis da Antena 1, pelo menos hoje às 06:00 o Miguel Freitas já estava no ar (não sei se foi a essa hora que começou ou antes) e continuou para o Programa da Manhã. Também já notei que não há os Jornais de Desporto, e são os jornalistas de desporto (hoje o João Gomes Dias) a fazer a síntese de notícias da meia-hora.

A RDP Internacional está com a emissão em simultâneo com a Antena 1 em vez das manhãs habituais.

tuscano

• Hero Member
« Responder #1624 em: Março 16, 2020, 11:31:09 am »
Também terão feito ajustes nos horários dos painéis da Antena 1, pelo menos hoje às 06:00 o Miguel Freitas já estava no ar (não sei se foi a essa hora que começou ou antes) e continuou para o Programa da Manhã. Também já notei que não há os Jornais de Desporto, e são os jornalistas de desporto (hoje o João Gomes Dias) a fazer a síntese de notícias da meia-hora.

A RDP Internacional está com a emissão em simultâneo com a Antena 1 em vez das manhãs habituais.
São medidas perfeitamente aceitáveis, na minha opinião deveriam optar apenas por informação e música, excepto o espaço da linha aberta com os ouvintes das 11h ás 12h que se deve manter, tudo o resto desaparecer até as 23h, especialmente a partir do meio dia(não se justificam espaços desportivos, porque não temos desporto em Portugal, ainda que existam  alguns campeonatos, no caso do futebol por exemplo na Turquia ou Rússia, mas deviam parar). Os programas de conversa que normalmente aparecem ás 23h, ás 00h e no fim de semana retira-los do ar, se possível  fazer a partir de casa, apenas com um no estúdio, ou porque não, escolhas musicais das pessoas que normalmente os fazem, aposto que é isso que o João Gobern irá fazer no Sábado de manhã.

Renato S.

• Sr. Member
« Responder #1625 em: Março 16, 2020, 09:17:31 pm »
Não sei se os programas de autor entre as 23h e as 02h também deixarão de ser emitidos, pelo menos agora na abertura da hora ouvi o Jorge Afonso dizer que vai ficar no ar até às 02h (Paulo Rocha fez 16-21).

tuscano

• Hero Member
« Responder #1626 em: Março 17, 2020, 02:23:34 am »
Não sei se os programas de autor entre as 23h e as 02h também deixarão de ser emitidos, pelo menos agora na abertura da hora ouvi o Jorge Afonso dizer que vai ficar no ar até às 02h (Paulo Rocha fez 16-21).
Julgo que o da meia noite ainda foi emitido, das 2h às 6h foi emissão em directo, com a Noêmia Gonçalves, julgo que é assim que ela se chama.

miguelalex23

• Sr. Member
« Responder #1627 em: Março 17, 2020, 09:46:30 pm »
A Antena 1 retransmite hoje às 22h12 o último concerto do cantor Pedro Barroso, falecido hoje, em Torres Novas.

tuscano

• Hero Member
« Responder #1628 em: Março 18, 2020, 10:43:18 pm »
As madrugadas enquanto durar esta pandemia vão ser em directo.

tuscano

• Hero Member
« Responder #1629 em: Março 21, 2020, 10:36:12 am »
O habitual programa de entrevista do João Gobern e da Margarida Pinto Correia aos Sábados pela manhã, foi substituído por uma emissão para os mais novos da Rádio Zig Zag(a a radio Zig Zag, irá aparecer mais vezes ao longo da semana, enquanto a pandemia durar). Parece-me uma boa ideia, devia, não necessariamente neste horário, ficar para sempre uma vez por semana. Parabéns à Joana Dias, tem muito jeito para isto.
« Última modificação: Março 21, 2020, 10:39:13 am por tuscano »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1630 em: Março 21, 2020, 10:56:15 am »
Hoje ao ouvir a rubrica do David Mourão Ferreira notei que o António Macedo é que estava a fazer a locução da emissão. Serão emissões antigas ou o grande dinossauro da rádio voltou? Pelo menos a apresentar esta rubrica?

Algo que não consigo entender é continuarem com os serviços de trânsito( quando não há trânsito) de meia em meia hora, para o locutor invariavelmente estar sempre a dizer que tudo  está a correr na mais corriqueira  normalidade...

Por exemplo a RR por esta altura suspendeu esse serviço.

pdf

• Visitante
« Responder #1631 em: Março 21, 2020, 11:42:58 am »
Serviços de informação de trânsito são cada vez mais inúteis em rádio. Ocupam espaço de emissão desnecessariamente. São pouco eficazes. Nada acrescentam.

Há uns 10 anos aceitaria. Hoje, com Google Maps e Waze ao alcance de qualquer comum mortal, não há razão para manter estes espaços pesados e desinteressantes em antena. Podem dar lugar a outros conteúdos.

Há gente que não tem carro sequer.

Podem dizer-me que serve para quem não tenha acesso a novas tecnologias... pois digo-vos que as tecnologias não são assim tão novas, não são de todo inacessíveis e, mais importante, não há nenhum condutor regular que passe sem elas. Muito menos profissionais do volante.

Conhecem alguém em pleno ano de 2020 que ainda "consulte" o estado do trânsito através da rádio ou da televisão?

A rádio é uma companhia fantástica como todos sabemos, mas neste quesito deixou de fazer sentido.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #1632 em: Março 21, 2020, 12:01:32 pm »
Serviços de informação de trânsito são cada vez mais inúteis em rádio. Ocupam espaço de emissão desnecessariamente. São pouco eficazes. Nada acrescentam.

Há uns 10 anos aceitaria. Hoje, com Google Maps e Waze ao alcance de qualquer comum mortal, não há razão para manter estes espaços pesados e desinteressantes em antena. Podem dar lugar a outros conteúdos.

Podem dizer-me que serve para quem não tenha acesso a novas tecnologias... pois digo-vos que as tecnologias não são assim tão novas, não são de todo inacessíveis e, mais importante, não há nenhum condutor regular que passe sem elas. Muito menos profissionais do volante.

Conhecem alguém em pleno ano de 2020 que ainda "consulte" o estado do trânsito através da rádio ou da televisão?

A rádio é uma companhia fantástica como todos sabemos, mas neste quesito deixou de fazer sentido.

Por acaso, tenho Waze e o Google Maps no telemóvel, mas costumo estar atento ao trânsito na rádio e achá-lo muito útil.
Isto porque as informações faladas são instantaneamente assimiladas e, ainda hoje, a larga maioria dos carros não possui um sistema GPS ou um Android Auto incorporado, que mostre o Waze ou o Google Maps.
Teria sempre que, em trânsito, mexer no telemóvel.
Ora isso não é viável.

Enviado do meu 5048U_EEA através do Tapatalk

«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

pdf

• Visitante
« Responder #1633 em: Março 21, 2020, 12:06:42 pm »

Por acaso, tenho Waze e o Google Maps no telemóvel, mas costumo estar atento ao trânsito na rádio e achá-lo muito útil.
Isto porque as informações faladas são instantaneamente assimiladas e, ainda hoje, a larga maioria dos carros não possui um sistema GPS ou um Android Auto incorporado, que mostre o Waze ou o Google Maps.
Teria sempre que, em trânsito, mexer no telemóvel.
Ora isso não é viável.

Enviado do meu 5048U_EEA através do Tapatalk
O Waze mostra previsão das ocorrências durante o percurso quando se inicia uma viagem. Tem alertas em tempo real quando estamos a aproximar-nos de uma ocorrência.

Faço regularmente Lisboa Porto e nunca precisei de mexer no telemóvel nos 300+300 kms para ser informado.

Para calcular rota alternativa bastam dois ou três taps no visor. Que corresponde na prática a mudar de rádio 3 vezes.

Um suporte para o telemóvel custa meia dúzia de euros no AliExpress.

Renato S.

• Sr. Member
« Responder #1634 em: Março 22, 2020, 02:13:46 am »
Tal como aconteceu durante a semana, hoje (sábado para domingo) também temos madrugadas em direto, com Jorge Afonso. Uma coisa que eu não percebo muito bem é a vantagem de numa altura destas de necessárias "poupanças" em termos de recursos humanos estarem a fazer madrugadas em direto quando normalmente são gravadas, não estamos a falar de um daqueles acontecimentos informativos que possa ter desenvolvimentos importantes de madrugada que exijam alguém presente para assegurar a emissão.