Autor Tópico: Rádio Sudoeste  (Lida 110619 vezes)

MEGAHITS_SINTRA

• Sr. Member
Re: Rádio Sudoeste
« Responder #315 em: Janeiro 14, 2026, 11:51:26 am »
Os 100.8 de Lisboa estão mais fracos do que o habitual. Há muitas zonas onde perde o RDS e a escuta é pobre, o que não acontecia antes.

Aliás, era a frequência mais forte do litoral da margem sul, um enorme contraste com os 106.2 da Cidade. Agora, está muito parecida.....

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #316 em: Janeiro 14, 2026, 12:44:11 pm »
Os 100.8 de Lisboa estão mais fracos do que o habitual. Há muitas zonas onde perde o RDS e a escuta é pobre, o que não acontecia antes.

Aliás, era a frequência mais forte do litoral da margem sul, um enorme contraste com os 106.2 da Cidade. Agora, está muito parecida.....

Devem estar a emitir com potência reduzida por alguma ordem de razão, a parte interessante é que não há calor para mandar o emissor abaixo...

ouvinte

• Hero Member
« Responder #317 em: Janeiro 25, 2026, 06:34:01 pm »
102,7 OFF neste domingo
Já foi referido no outro tópico mas fica aqui como informação adicional: a irmã mais velha ( Nova Era ) está em portadora. Parece que falta sinal vindo dos estúdios.

pdnf

• Hero Member
« Responder #318 em: Janeiro 25, 2026, 09:09:33 pm »
102,7 OFF neste domingo
Já foi referido no outro tópico mas fica aqui como informação adicional: a irmã mais velha ( Nova Era ) está em portadora. Parece que falta sinal vindo dos estúdios.
A Sudoeste também está em portadora, só que a emitir com reduzidíssima potência. Acabei de passar na A1, em frente ao emissor, a portadora é verificável e aparece na listagem de estações, sem PS, como a NOVA ERA e a RECORD.

Sais da A29 em Canelas e já ficas sem qualquer sinal.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #319 em: Janeiro 25, 2026, 09:43:45 pm »
Tentei captar a caminho de Aveiro e fiquei mesmo com a sensação que estava mesmo off.
De qualquer das formas é um problema nos estúdios de Gaia, de onde saem os sinais. Podia até dizer que talvez fosse falha de energia, mas não o posso afirmar com toda a certeza uma vez que andei no código do site da Nova Era e reparei que o computador de emissão continua a enviar informação minuto a minuto do nome da música.
Estanho é também não haver emissão on-line da Nova Era.
Pode ser uma falha parcial, só na zona dos equipamentos e safou-se o computador de emissão.

pdnf

• Hero Member
« Responder #320 em: Janeiro 25, 2026, 10:11:57 pm »
Tentei captar a caminho de Aveiro e fiquei mesmo com a sensação que estava mesmo off.
De qualquer das formas é um problema nos estúdios de Gaia, de onde saem os sinais. Podia até dizer que talvez fosse falha de energia, mas não o posso afirmar com toda a certeza uma vez que andei no código do site da Nova Era e reparei que o computador de emissão continua a enviar informação minuto a minuto do nome da música.
Pode ser uma falha parcial, só na zona dos equipamentos e safou-se o computador de emissão.
Aqui por Canelas dir-te-ia a mesma coisa, sem tirar nem por, mas, em frente ao emissor, não é o caso. Portanto, além de estar a falhar, diminuiu imenso a potência, o que é, para mim, ainda mais estranho.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #321 em: Janeiro 25, 2026, 10:45:50 pm »
Aqui por Canelas dir-te-ia a mesma coisa, sem tirar nem por, mas, em frente ao emissor, não é o caso. Portanto, além de estar a falhar, diminuiu imenso a potência, o que é, para mim, ainda mais estranho.

Tanto quanto percebi o próprio emissor da SW está a emitir ruido, ao contrário da Nova Era que, igualmente no ar, está em silêncio.
O ruído pode ser o receptor do link que, ao estar sem sinal, tem esse comportamento. Diria que se fosse um equipamento mais recente, com a falha de sinal, ficava em silêncio a aguardar.

pdnf

• Hero Member
« Responder #322 em: Janeiro 25, 2026, 11:37:25 pm »
Tanto quanto percebi o próprio emissor da SW está a emitir ruido, ao contrário da Nova Era que, igualmente no ar, está em silêncio.
O ruído pode ser o receptor do link que, ao estar sem sinal, tem esse comportamento. Diria que se fosse um equipamento mais recente, com a falha de sinal, ficava em silêncio a aguardar.
É exatamente isso. Aliás, fez-me enfrentar esta noite gélida de Janeiro, para ir à varanda fazer um teste, e confirmar essa hipótese. Porque, se estivesse desligado, tal como a RR e a TSF me deixam sinal, a RR até consegue o PI, porque hoje está bom de sinais do interior (por exemplo, a Fundação nunca me chega, e estou a apanhar com boa qualidade), se a Sudoeste estivesse desligada, a RFM que ficaria a mais limpa de todas do Minhéu, teria sinal melhor até do que o da RR. Só que não tem nada, zero, só mesmo ruído. Portanto, sim, 102.7 estão a emitir ruído. Estar em portadora em frente ao emissor, não consigo explicar o porquê.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #323 em: Janeiro 26, 2026, 12:35:17 am »
É um comportamento absolutamente habitual do emissor do Porto da Sudoeste: quando perde ligação ao estúdio e ele não regressa, fica a mandar ruído branco na portadora, não fica nem em portadora nem desligado por norma. Presumo que será também o que aconteceu aqui.

Quanto à Nova Era, é impressionante como qualquer borrasca os leva...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #324 em: Janeiro 26, 2026, 11:43:28 am »
É um comportamento absolutamente habitual do emissor do Porto da Sudoeste: quando perde ligação ao estúdio e ele não regressa, fica a mandar ruído branco na portadora, não fica nem em portadora nem desligado por norma. Presumo que será também o que aconteceu aqui.

Eu só percebi que o emissor continuava a funcionar apenas com ruído branco com recurso ao TEF. Além de parar automaticamente na frequência, a intensidade do sinal não era normal para uma frequência vazia.

pdnf

• Hero Member
« Responder #325 em: Janeiro 26, 2026, 11:54:26 am »
Entretanto, desta feita foram rápidos, a situação está normalizada nas três frequências da MnC. Por acaso, esqueci-me de picar a Amália para ver se estava conforme.  :D
Rádio é:

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #326 em: Janeiro 26, 2026, 01:00:15 pm »
Entretanto, desta feita foram rápidos, a situação está normalizada nas três frequências da MnC. Por acaso, esqueci-me de picar a Amália para ver se estava conforme.  :D

A Amália continuou sempre a dar. Devem ter deixado o equipamento na Rua da Alegria.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #327 em: Janeiro 26, 2026, 05:16:57 pm »
Foi o 'padeiro' da Nova Era que resolveu, quando lá chegou de manhã.

MEGAHITS_SINTRA

• Sr. Member
« Responder #328 em: Janeiro 30, 2026, 11:32:55 pm »
A Sudoeste 100.8 da Margem Sul do Tejo está desligada há uns dias, desde a manhã da tempestade Kristin.

A emissão já andava fraca, agora morreu por completo.

Boxx

• Hero Member
« Responder #329 em: Janeiro 31, 2026, 10:28:03 am »
Paz à sua alma!