Autor Tópico: Memórias da Rádio  (Lida 129938 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: Memórias da Rádio
« Responder #90 em: Novembro 03, 2019, 06:12:38 pm »
A programação da ANTENA 1 de 1997 era de fugir. Algo absolutamente intragável e provinciano.

Curiosamente, mesmo com as péssimas condições técnicas de agora, penso que a actual Antena 1 beneficiou com a fusão com a RTP e se rejuvenesceu.

Sem dúvida.

A ANTENA 1 faz mais e melhor do que em 1997.

Ah...e com menos dinheiro...

Já agora. .. intervenção assertiva de Manuel Maria Carrilho sobre Nuno Artur Silva e o seu agora não seu, mas daqui a dois anos talvez volte a ser seu Canal Q (Produções Fictícias):

https://m.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=r5w8mgSNZHs

estvmkt

• Hero Member
« Responder #91 em: Novembro 03, 2019, 06:26:26 pm »
E o Pedro Marques andou ali aos saltitoes...
Juro Pedro Tojal só estagnou o crescimento da MCR.
A Comercial virou rádio de clássicos praticamente.
Curiosamente ou não o Pedro Ribeiro além de ter ido buscar o José Araújo recuperou o Miguel Chagas. Mas este saiu pouco tempo depois. O Pedro Ribeiro só lá para 2010 conseguiu estabilizar a rádio.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #92 em: Novembro 03, 2019, 06:28:26 pm »
O José Mariño saiu da Antena 3 em 2000, precisamente para a Rádio Comercial - Rádio Rock do ainda director Luís Montez.
Foi para a nova Mix FM fazer as manhãs com a Sílvia Alberto.

Agora faz mais sentido pois provavelmente a MIX FM era mais a onda do Mariño.
Mesmo assim, preferiu ir para uma rádio local.
O Nuno Reis e o João Vaz também não andavam por lá?
Diogo Beja esteve na ANTENA 3 antes de 2009.
Como disseram, esteve na 3 de 2001 a 2005, onde fez primeiro o Serviço Público às 18:00 e depois substituiu o José Carlos Malato nas manhãs em 2003. Saiu em Setembro de 2004 para a Best Rock quando o Programa da Manhã com o Pedro Ribeiro (que foi para o RCP), Nuno Markl (que foi para a Antena 3) e Maria de Vasconcelos terminou.
Em Novembro de 2005 foi reforço do Pedro Ribeiro no seu regresso às manhãs da Comercial. O que implicou mudanças nas manhãs das restantes rádios: no RCP foi o Aurélio Gomes para o lugar de Pedro Ribeiro; na Cidade voltaram para as manhãs a dupla Pedro Marques e Ana Moreira que estavam na Comercial; na Best ficou o Miguel Peixoto sozinho.
Em Março de 2006 vieram também da Best para a Comercial o António Sérgio e a Ana Isabel Arroja.

Poderia dizer-me o que é que consistia o Serviço Público?

Obrigado!
« Última modificação: Novembro 03, 2019, 06:49:05 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

estvmkt

• Hero Member
« Responder #93 em: Novembro 03, 2019, 07:24:03 pm »
Ainda me lembro de que na era Tojal o programa da manhã da Comercial teve tanta mudança: João Vaz,Marta Santos e José Carlos Cunha, João Vaz e Maria João Simões, Pedro Marques e Maria João Simões e por fim Pedro Marques e Ana Moreira...em 2 anos tanta mudança...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #94 em: Novembro 03, 2019, 07:25:59 pm »

Obrigado!
O Nuno Reis depois da XFM foi para a Comercial Rock e posteriormente para a Antena 3, acho que ainda antes de Luís Montez ter mudado de estação. Portanto, não esteve na Mix.
O João Vaz só me lembro dele como voz-off da Nostalgia, não me recordo dele fora disso até ir para a Comercial de Tojal em 2003, primeiro nas manhãs e mais tarde noutros horários. Teve muito tarde na Mix, o Água e Sal quando o programa foi excluído da Comercial, em 2007 ou 2008. Esse programa ainda durou durante algum tempo.

O Serviço Público era uma espécie de magazine com novidades musicais e entrevistas a bandas, daquilo que me recordo.
« Última modificação: Novembro 03, 2019, 07:28:36 pm por AG »

Atento

• Hero Member
« Responder #95 em: Novembro 03, 2019, 07:28:12 pm »
O José Mariño saiu da Antena 3 em 2000, precisamente para a Rádio Comercial - Rádio Rock do ainda director Luís Montez.

Como disseram, esteve na 3 de 2001 a 2005, onde fez primeiro o Serviço Público às 18:00 e depois substituiu o José Carlos Malato nas manhãs em 2003. Saiu em Setembro de 2004 para a Best Rock quando o Programa da Manhã com o Pedro Ribeiro (que foi para o RCP), Nuno Markl (que foi para a Antena 3) e Maria de Vasconcelos terminou.
Em Novembro de 2005 foi reforço do Pedro Ribeiro no seu regresso às manhãs da Comercial. O que implicou mudanças nas manhãs das restantes rádios: no RCP foi o Aurélio Gomes para o lugar de Pedro Ribeiro; na Cidade voltaram para as manhãs a dupla Pedro Marques e Ana Moreira que estavam na Comercial; na Best ficou o Miguel Peixoto sozinho.
Em Março de 2006 vieram também da Best para a Comercial o António Sérgio e a Ana Isabel Arroja.

Obrigado!

Era uma espécie de "Domínio Público"  com mais música, mas menos diversidade informativa.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #96 em: Novembro 03, 2019, 08:11:20 pm »
No RCP quem passou no seu início?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #97 em: Novembro 03, 2019, 08:22:18 pm »
Bom, está aqui a história dos últimos anos da rádio em Portugal. Só falta falar do fenómeno das rádios locais e de muitos profissionais que dela saíram. Há vários casos...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #98 em: Novembro 03, 2019, 08:34:18 pm »
No RCP quem passou no seu início?
A primeira equipa foi José Candeias e Susana da Mata nas manhãs; Dora Isabel no horário 10-13; Teresa Gonçalves das 13-17; Mariana Marques Vidal das 17-20; Aurélio Gomes das 20-24 e Rui Almeida das 00-06. Um misto entre elementos ex-RR e ex-Nostalgia.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #99 em: Novembro 03, 2019, 08:42:15 pm »
Da Mega por exemplo lembro-me de ter emissão local,lembro-me do RCP Musical 1 e 2.
Lembro-me do programa Cantigamente da RCI,que era emitido em direto das 5 às 7 (não me recordo do locutor),lembro-me do Daniel Américo,que deixou a animação da mesma.
Recordo-me da Rádio No AR de Viseu. Lembro-me quando a Cidade FM e a M80 tinham emissões locais mesmo desses locais.
Lembro me de a Antena 1 ter um programa de Regresso a Casa com emissão local (tinha desdobramento na Antena 1 Centro).
Da Antena 3 lembro-me de a mesma tocar Sérgio Godinho,em 1997 ou 1998 e em 2010 (a Bomba Relógio).
Foi aí a melhor Antena 3. Tocava Pearl Jam, Linkin Park (o Burn It Down era hit de sucesso na 3). Foi entre 2010 e 2012 que conheci pela primeira vez Orelha Negra,que conheci Virgem Suta,Diabo Na Cruz,os Doismileoito,tudo boas recordações.
Do RCP lembro-me do Rui Almeida (conterrâneo Mangualdense),lembro me perfeitamente do Jorge Freitas,do José Candeias,da Mariana,da Teresa Gonçalves,lembro-me também da Rádio Cambra emitir rádio verdadeiramente local (Vale de Cambra),lembro-me da Rádio  de Canas de Senhorim (atual Estação Diária),a Rádio Expresso,lembro-me de ouvir em Mangualde a Rádio Popular de Soure em 104.4,isto quando Manteigas não entrava em Mangualde,lembro-me da Rádio Mangualde,que tinha algo peculiar,quando tocava a sirene dos bombeiro estavam sempre a avisar o que se passava,ui tanta coisa...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #100 em: Novembro 03, 2019, 08:46:14 pm »
José Candeias nas manhãs?
Depois ele passou para o das 5 quando entrou o Pedro Ribeiro. Recordo-me do Rui Almeida à noite...
E do famoso Francisco Cunha da RCP Vale de Cambra,em Penalva era a Isabel Coelho e Manteigas a Madalena Ferreira hoje na SIC. Lembro-me de na Cidade Fm Centro ser o Paulo Martins,na de Vale de Cambra o Bruno Ferreira.
E lembro-me de na Comercial uma vez o Paulo Pinto Ribeiro ter feito o painel das 14-17/18 a um dia de semana,emissão em direto e ele feito ao mesmo o trânsito para a SIC Noticias,via telemóvel...
E de o Bruno Pereira ter feito 3 paineis praticamente seguidos na Comercial...gravados...fez sábado 22-01 e Domingo 7-14...
« Última modificação: Novembro 03, 2019, 08:47:53 pm por estvmkt »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #101 em: Novembro 03, 2019, 09:12:11 pm »

Obrigado!

Obrigado!

Era uma espécie de "Domínio Público"  com mais música, mas menos diversidade informativa.
O Nuno Reis depois da XFM foi para a Comercial Rock e posteriormente para a Antena 3, acho que ainda antes de Luís Montez ter mudado de estação. Portanto, não esteve na Mix.
O João Vaz só me lembro dele como voz-off da Nostalgia, não me recordo dele fora disso até ir para a Comercial de Tojal em 2003, primeiro nas manhãs e mais tarde noutros horários. Teve muito tarde na Mix, o Água e Sal quando o programa foi excluído da Comercial, em 2007 ou 2008. Esse programa ainda durou durante algum tempo.

O Serviço Público era uma espécie de magazine com novidades musicais e entrevistas a bandas, daquilo que me recordo.

Muito obrigado pelas respostas!

Sobre o Nuno Reis, eu tinha a ideia que ele foi um dos fundadores da Mix FM, em 2000.
O João Vaz também por lá andou, entre a Nostalgia e a era Tojal na Comercial. Tanto é que na entrevista dele no âmbito do 40.º aniversário da RC, ele falou do projecto da Mix.

Por fim, sobre o Nuno Reis, encontrei esta tese na net que fala sobre o seu CV.

Fontes: Tese - «A Rádio Portuguesa Enquanto Fenómeno Cultural Popular: Análise Comparativa entre os Programas “Rock em Stock” (1979) e “Portugália” (2002)» - https://run.unl.pt/bitstream/10362/20380/2/Tese%20Final.pdf

Entrevista do João Vaz: https://www.youtube.com/watch?v=qU29LSmIWdo

PS: É engraçado como a Mix FM tinha uma fraca cobertura, mas conseguiu juntar gente muito importante da rádio. Pelo menos, dois directores da Antena 3 (Nuno Reis e José Mariño).
« Última modificação: Novembro 03, 2019, 09:15:51 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

pdf

• Visitante
« Responder #102 em: Novembro 03, 2019, 10:49:04 pm »
A Mix FM em certos momentos chegou a fazer sombra à Nova Era, isto no Porto. Estávamos em 2001...

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #103 em: Novembro 04, 2019, 10:41:33 am »
PS: É engraçado como a Mix FM tinha uma fraca cobertura, mas conseguiu juntar gente muito importante da rádio. Pelo menos, dois directores da Antena 3 (Nuno Reis e José Mariño).
E a primeira voz-off da Mix foi o António Sérgio.

pdf

• Visitante
« Responder #104 em: Novembro 04, 2019, 10:46:23 am »
E a primeira voz-off da Mix foi o António Sérgio.

Certo.