Autor Tópico: Memórias da Rádio  (Lida 130052 vezes)

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: Memórias da Rádio
« Responder #105 em: Novembro 04, 2019, 05:30:58 pm »
Que grande pedaço da história que tem sido relembrado no tópico! Acho que o melhor a fazer (se os mods e admins concordarem, claro), seria transferi-lo para a parte da História da Rádio, porque infelizmente corre o risco de todo este conteúdo ficar perdido aqui no meio do tópico da 3  :D

Olha que eu não tenho essa ideia. Penso que haviam bastantes rubricas entre os painéis. Contudo, não te esqueças que a revolução na Antena 3 começou a 05 de Novembro de 2001 com a chegada de uma nova equipa das manhãs e outra malta vinda da RC.
A estação só ficou estabilizada e bem reforçada, pelo que percebo, um ano depois, com aparecimento dos programas de autor que mencionei e que por lá perduram.

Sobre as programações antigas, fica aí com uma lista para te divertires:

Janeiro de 1997:
https://web.archive.org/web/19970102093330/http://www.rdp.pt/antena3/programa.html

Dezembro de 1998:
https://web.archive.org/web/19981201090852/http://www.rdp.pt:80/antena3/programacao.html

Março de 2000 (e a pior de todas, para mim):
https://web.archive.org/web/20000303161056/http://www.rdp.pt:80/antena3/programacao.html

Curiosidades: Manhãs com Pedro Costa em 1997 (ainda criticamos o Luís Oliveira nas manhãs), Miguel Quintão chegou a fazer as tardes em 1998, antes de sair para a Voxx (acho eu), o Indiegente era apenas Indigente e em 2000 havia um painel nocturno (das 2h às 4h) com a Ana Galvão e o Ruy Estêvão.
Actualmente, ou é mera playlist, podendo ter uma voz pré-gravada, ou algum programa de autor empurrado para esse horário.

Apesar de tudo acho a grelha de 2000 superior à de 2002. Mesmo com aquelas manhãs que não me cheiram nada bem e os painéis de 2 horas (nota-se que eram tempos de vacas gordas!) existiam mais programas de autor.
Engraçado ver como a grelha atual tem um "cheirinho" dessa de 2000 com o Nuno Galopim já envolvido num programa de clássicos, os concertos ao fim de semana (para além do Domínio Público ser a versão atual desse "Serviço Público" em 2002... Depois nota-se bem o desaparecimento e regresso de programas como o Costa a Costa e o M (algo recorrente na história da 3) que já existiam em 2000 mas pelo que percebo só regressaram em 2004.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #106 em: Novembro 04, 2019, 05:45:22 pm »
Bem,eu preferiria uma Antena 3 dessas 3 grelhas...
O Miguel Peixoto pergunto o que lhe deu para ir para a Best Rock...
A Best Rock no meu ver foi uma rádio criada para manter viva a Comercial Rádio Rock,pois a nível de carreira quem lá foi parar pouco ou nada saiu valorizado.
Surpreendo-me é porque o José Marino foi para a Comercial,foi basicamente para uma praia que não era a dele...
Coisas que pouco ou nada se entende.
Mas confesso,gostava imenso de voltar a ver a Comercial Rádio Rock no Ar...
A Antena 3 bem podia fazer esse papel...
Ouvia todos os dias as manhãs da Best com o Miguel Peixoto entre a saída do Markl da 3 e depois o ínicio daquelas manhas de tédio com a Joana Dias+ Luís Oliveira e o boom das Manhãs da Comercial. Lembro-me perfeitamente das chamadas com os ouvintes mais ou menos tresloucadas e com ele sempre a despedir-se com um "Bom fim de semana" todos os dias :)
O rock era mesmo a sua praia, mas pelo que me lembro o problema da Best é que não saiam muito do soft rock/rock acústico para passar sons um pouco mais pesados e poder variar a playlist, e assim muitas vezes passavam bandas desconhecidas de qualidade duvidosa...  Possivelmente até era ele mesmo que escolhia a playlist, pelo menos no seu programa.
Se naquela altura existisse a facilidade com que se arranjam patrocínios hoje em dia provavelmente a Best ainda andaria por aí e acredito que tivesse uma playlist melhor que nessa altura... e confesso que no ínicio achava mesmo que a SBSR iria ser uma nova Best (e se assim fosse teria muito melhores resultados que os que tem).
« Última modificação: Novembro 04, 2019, 05:52:17 pm por radiokilledtheMTVstar »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #107 em: Novembro 04, 2019, 06:28:44 pm »
E a Mega Hits gostei mais da versão pop-rock.
A Best Rock faz falta... Muita mesmo...
E o RCP musical também... A M80 já teve melhor playlist...
Desde que tiraram os Supers Pop e Rock,o Top e a Zona X virou marasmo...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #108 em: Novembro 04, 2019, 06:38:25 pm »
Obrigado AG por teres movido o tópico :)

Concordo, a M80 como está é a RFM das recordações mas agora só devem mexer nela quando entrar o dinheiro fresco da Cofina e investidores...
As únicas prioridades do grupo neste momento são mesmo travar o abismo da TVI e manter a Comercial forte.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #109 em: Novembro 04, 2019, 07:02:42 pm »
Mas deviam investir nela... é a 3a mais ouvida...
A Cidade a nível de música nova muito atrás da Mega... E playlist inferior a da Mega...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #110 em: Novembro 04, 2019, 08:55:24 pm »

Bem,eu preferiria uma Antena 3 dessas 3 grelhas...
O Miguel Peixoto pergunto o que lhe deu para ir para a Best Rock...
A Best Rock no meu ver foi uma rádio criada para manter viva a Comercial Rádio Rock,pois a nível de carreira quem lá foi parar pouco ou nada saiu valorizado.
Surpreendo-me é porque o José Marino foi para a Comercial,foi basicamente para uma praia que não era a dele...
Coisas que pouco ou nada se entende.
Mas confesso,gostava imenso de voltar a ver a Comercial Rádio Rock no Ar...
A Antena 3 bem podia fazer esse papel...

Ouvia todos os dias as manhãs da Best com o Miguel Peixoto entre a saída do Markl da 3 e depois o ínicio daquelas manhas de tédio com a Joana Dias+ Luís Oliveira e o boom das Manhãs da Comercial. Lembro-me perfeitamente das chamadas com os ouvintes mais ou menos tresloucadas e com ele sempre a despedir-se com um "Bom fim de semana" todos os dias :)
O rock era mesmo a sua praia, mas pelo que me lembro o problema da Best é que não saiam muito do soft rock/rock acústico para passar sons um pouco mais pesados e poder variar a playlist, e assim muitas vezes passavam bandas desconhecidas de qualidade duvidosa...  Possivelmente até era ele mesmo que escolhia a playlist, pelo menos no seu programa.
Se naquela altura existisse a facilidade com que se arranjam patrocínios hoje em dia provavelmente a Best ainda andaria por aí e acredito que tivesse uma playlist melhor que nessa altura... e confesso que no ínicio achava mesmo que a SBSR iria ser uma nova Best (e se assim fosse teria muito melhores resultados que os que tem).

Na mouche em relação à SBSR e à M80. Eu, com uns 13/14 anos ouvia a Best Rock FM em streaming (depois dos 96.4 FM de Santarém terem ido para o Rádio Clube e depois para a M80).
Lembro-me bastante bem das manhãs do Peixoto, das chamadas bizarras e altivas da malta a dizer «Bom fim-de-semana», independentemente do dia e de que ele tinha uma companhia feminina de quem já não me recordo do nome.

Daquilo que me lembro, os últimos tempos da Best foram agonizantes e a playlist dela era um pouco estagnada, entre covers de baladas como Careless Whisper dos Seether, a decadência dos Nickelback, algum bom nu metal, um som mais imberbe dos McFly e dos Blink 182 e, lá está, aquela barra de energia nacional com os Fonzie, Fitacola, k2o3, Tara Perdida ou os Easyway. Tudo bandas nacionais que ouvia nos primeiros tempos em que escutava a Antena 3 e que agora estão basicamente proscritos e quase proibidas de serem sequer citadas em antena.

Depois curei a ressaca do seu fim, passando a ouvir o streaming da nova (e derradeira) vida da Super FM, essa sim, com sonoridades mais pesadas e fora do politicamente correcto.

Mas se um dia a MCR quiser usar uma das suas frequências (as da Cidade FM, por exemplo) para ressustirar a Rádio Rock, eu cá estarei para dar 1 € ou 2 €/ mês para ajudar as despesas.

(Obviamente que sei que isso é uma utopia).

Por fim, gostaria de dizer que a grelha de 2000 peca num aspecto: No 20.º aniversário da Antena 3, a Mónica Mendes e o José Mariño confessaram que, em 1998, quando faziam as manhãs, eles tiveram uma péssima entrevista com o Paulo Gonzo pois foi bastante desagradável e armou-se numa autêntica primadona. Pelo que leio, a A3 era um barco à deriva cuja sua playlist era muito popularucha e passava tudo o que era artista nacional. Com a entrada do Eng. Montez, tudo mudou. Modernizaram o site, criaram-se rubricas como as Bolas com Creme do Bubu, trouxe uma data de malta boa da MCR que se juntaram com outra malta porreira que por lá andaram, criou-se o Serviço Público, nesse link que deixei ainda não era visível, mas foi com ele que apareceram a Prova Oral, a Portvgália, a Caixa de Ritmos e outras apostas em programas de autor e, sobretudo, criou a lógica de mais música nova e nova música portuguesa, que até lá, não era assim tão comum apostar-se em bandas emergentes.
O Luís Montez saiu em finais de 2003, o Jorge Alexandre Lopes volta a assumir a direcção por sensivelmente um ano e picos e o Mariño, em 2005, sai da RC para ser director-adjunto do Rui Pêgo com o pelouro da Antena 3, criando a lógica da rádio da primeira vez.
Promove várias vozes novas, novas rubricas, acaba com os espaços de domínio público (a minha principal crítica à sua gestão) e a rádio com ele torna-se um pouco mais alternativa aos poucos, fazendo uma boa mescla entre o que é pop actual e os melhores sons alternativos.

Verrinando e metendo um pouco de veneno, creio que o Mariño e o Reis não se dão muito bem desde dessa altura. xD
« Última modificação: Novembro 04, 2019, 09:56:55 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

estvmkt

• Hero Member
« Responder #111 em: Novembro 04, 2019, 09:10:43 pm »
E mesmo entre Cidade e Mega,prefiro playlist da Mega.
Na da Mega ainda tocam mais músicas de jeito de cá,como David Carreira ou algum rock,como Imagine Dragons,já a Cidade pouco ou nada...
Aliás na Cidade as mesmas músicas tocam de 3 em 3 horas...
Na Mega são poucas as que repetem neste timing...
A M80 estou com receio que fique com audiências a descer... Parece uma RR 2 neste momento a playlist...
Fizeram bem em apostar nos anos 2000,mas para isso apostassem em mais variedade...
E tentar ter de novo programas temáticos...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #112 em: Novembro 04, 2019, 09:39:54 pm »
Na da Mega ainda tocam mais músicas de jeito de cá,como David Carreira ou algum rock,como Imagine Dragons,já a Cidade pouco ou nada...
A M80 estou com receio que fique com audiências a descer... Parece uma RR 2 neste momento a playlist...
Fizeram bem em apostar nos anos 2000,mas para isso apostassem em mais variedade...

Dava gosto ouvir o Zona X da M80 e o Super Rock.

Sobre a Mega e a Cidade, confesso que não sou apreciador das duas, muito menos, do David Carreira.
Mas considero a Mega mais bem estruturada e com uma playlist melhor.
E apesar da equipa das manhãs ter praticamente a minha idade, não suporto a forma como, por exemplo, o Conguito trata o seu auditório.
Acho que não condiz com uma geração que anda ou já andou na universidade e que é, ou tem possibilidades de viajar e alargar os seus horizontes.
Provavelmente estou a ser rude ou elitista, mas não me sinto à vontade com essa linguagem.
Daí, tanto eu, como o radiokilledtheMTVstar batermos tanto na tecla que urge uma Antena 3 diferente. Jovem, mas culta e variada.
« Última modificação: Novembro 04, 2019, 10:10:53 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!

Agostinho da Silva

Atento

• Hero Member
« Responder #113 em: Novembro 04, 2019, 10:05:38 pm »

É possível que a M80 seja descontinuada e surja uma espécie de CMR, de perfil mais generalista, com destaque para a informação e desporto. Uma espécie de CMTV versão rádio.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #114 em: Novembro 04, 2019, 10:08:55 pm »

É possível que a M80 seja descontinuada e surja uma espécie de CMR, de perfil mais generalista, com destaque para a informação e desporto. Uma espécie de CMTV versão rádio.

Uma rádio com Alertas CM a cobrirem crimes de faca e alguidar até poderia ser interessante do ponto de vista da construção de cenários dantestos única e exclusivamente através das palavras... Ou então, não!

Agostinho da Silva

estvmkt

• Hero Member
« Responder #115 em: Novembro 04, 2019, 10:39:05 pm »
O que é certo é que a M80 tem tido de novo problemas técnicos nas locais... Agora na emissão de Viseu a emissão nacional entrou quase meia hora depois da hora... Muito mal...A duas semanas esteve sempre a dar emissão nacional 24 horas por dia,uns 3 dias seguidos. Problemas técnicos é o que a MCR tem com as suas rádios "locais"

joao_s

• Hero Member
« Responder #116 em: Novembro 04, 2019, 11:38:01 pm »
(...)
Eu, com uns 13/14 anos ouvia a Best Rock FM em streaming (depois dos 96.4 FM de Santarém terem ido para o Rádio Clube e depois para a M80).
(...)

96.4 FM, Montejunto, não emitiram a ‘Best Rock’ (CMR, Nostalgia, R CLUB P, M80, etc.). Porventura, está a confundir com 97.7, Santarém, que emitiram a estação visada, mas também, M80, R CLUB P, Star FM e, presentemente, ‘Smooth FM’. Reside no Ribatejo, Pedro?

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #117 em: Novembro 04, 2019, 11:47:25 pm »
Tenho ouvido a Nostalgie francesa ultimamente e a nossa M80 é muito mais fraca. Espero que mudem a rádio em breve, recuperando a playlist do RCP de 2003-2007. O meu sonho era mesmo o RCP regressar (ou CMR), num formato com boa informação e música mas não tenho ilusões.
« Última modificação: Novembro 04, 2019, 11:58:13 pm por AG »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #118 em: Novembro 05, 2019, 08:16:37 am »
(...)
Eu, com uns 13/14 anos ouvia a Best Rock FM em streaming (depois dos 96.4 FM de Santarém terem ido para o Rádio Clube e depois para a M80).
(...)

96.4 FM, Montejunto, não emitiram a ‘Best Rock’ (CMR, Nostalgia, R CLUB P, M80, etc.). Porventura, está a confundir com 97.7, Santarém, que emitiram a estação visada, mas também, M80, R CLUB P, Star FM e, presentemente, ‘Smooth FM’. Reside no Ribatejo, Pedro?

Tem razão caro joao_s. Era precisamente aos 97.7 MHz que me referia. Onde actualmente se escuta a Smooth FM.
Foi lapso meu.
Sim, sou do Ribatejo e o João também é?
« Última modificação: Novembro 05, 2019, 10:08:53 am por O Bigode do Sala »

Agostinho da Silva

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #119 em: Novembro 05, 2019, 07:48:10 pm »
Dava gosto ouvir o Zona X da M80 e o Super Rock.

Sobre a Mega e a Cidade, confesso que não sou apreciador das duas, muito menos, do David Carreira.
Mas considero a Mega mais bem estruturada e com uma playlist melhor.
E apesar da equipa das manhãs ter praticamente a minha idade, não suporto a forma como, por exemplo, o Conguito trata o seu auditório.
Acho que não condiz com uma geração que anda ou já andou na universidade e que é, ou tem possibilidades de viajar e alargar os seus horizontes.
Provavelmente estou a ser rude ou elitista, mas não me sinto à vontade com essa linguagem.
Daí, tanto eu, como o radiokilledtheMTVstar batermos tanto na tecla que urge uma Antena 3 diferente. Jovem, mas culta e variada.
Acho que ninguém que ouve a Mega a partir de uns 21/22, mesmo nunca tendo andado na faculdade, pode ligar muito ao que eles dizem. Se ouve a rádio é praticamente em exclusivo pela música... mas isso também faz parte do background de youtuber que o fez chegar até aqui. Claro que está a léguas do que faz o André Santos.
Quanto à M80 não sei o que lhes passou pela cabeça, a Zona X era uma excelente alternativa para terminar o fim de semana e praticamente a única altura em que ouvia a rádio mais de 5 minutos, e aposto que haverá mais gente assim que até pode ter deixado de referir a rádio no Bareme. É que se as audiências estivessem a descer na altura ainda tentava entender, mas não...