Autor Tópico: Rádio Comercial  (Lida 613651 vezes)

pdnf

• Hero Member
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Hero Member
Re: Rádio Comercial
« Responder #2791 em: Janeiro 31, 2026, 12:11:51 pm »
Um Sam The Kid completamente sem filtro ontem na Prova Oral deixou a acusação de que o Pedro Ribeiro tenta claramente convencer artistas a alterarem elementos das suas músicas para entrarem na playlist.

Depois do que aconteceu com os Capitão Fausto e vendo o estado horroroso da playlist da Comercial atualmente, estão à espera de perder a liderança para mudar algo? Esperemos que o Diogo Beja possa ter alguma liberdade para alterar as coisas.

https://www.instagram.com/reel/DUI2mybDLTH/?igsh=YXppamNhemxjZzJ1

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk
É verdade que os Capitão Fausto deviam passar na Comercial ou RFM, na playlist diária, mas também é verdade, que não têm precisado muito disso para terem sucesso e encher salas. Curioso é o caso da Maro, que é uma cantora portuguesa que não é muito estilo Comercial, mas foi actuar ao Programa da Manhã e tem música a passar na playlist, lá terá entrado nos gosto do Pedro Ribeiro e não estou nada contra é excelente.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2792 em: Fevereiro 01, 2026, 07:08:49 pm »
O HQMC vai virar filme:

https://www.msn.com/pt-pt/entretenimento/tv/nuno-markl-taskmaster-tem-um-novo-projeto-a-caminho-ap%C3%B3s-avc/ar-AA1Vg9wo?ocid=winp2fpent&cvid=0b29c0347d4d4b3eb4d9d8f5c74e49e3&ei=9

Parece que os autores do artigo estão desatualizados ou quiseram dar a entender que seria uma grande novidade.
Recordo-me de ouvir o Markl no ar falar do projeto de um filme do HQMC há pelo menos dois anos.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk
É verdade que os Capitão Fausto deviam passar na Comercial ou RFM, na playlist diária, mas também é verdade, que não têm precisado muito disso para terem sucesso e encher salas. Curioso é o caso da Maro, que é uma cantora portuguesa que não é muito estilo Comercial, mas foi actuar ao Programa da Manhã e tem música a passar na playlist, lá terá entrado nos gosto do Pedro Ribeiro e não estou nada contra é excelente.

Claramente, daí existirem tantos sucessos de Tik Tok (agora vai ocorrer uma tour das Guerreiras do K-Pop, sim, por todo o país). Agora o que o Sam disse não deixa de ser paradigmático.
Para além da Maro, recordo-me da Comercial ter passado há uns meses durante poucas semanas uma música da Garota Não que nem pela 3 andava, mas lá está não é nada consistente.
« Última modificação: Fevereiro 01, 2026, 07:13:51 pm por radiokilledtheMTVstar »

pdnf

• Hero Member
« Responder #2793 em: Fevereiro 01, 2026, 07:21:20 pm »
Curioso é o caso da Maro, que é uma cantora portuguesa que não é muito estilo Comercial, mas foi actuar ao Programa da Manhã e tem música a passar na playlist, lá terá entrado nos gosto do Pedro Ribeiro e não estou nada contra é excelente.
A Maro tem andado a passar em várias estações. Na Mega, no outro dia, foi lugar às novas, tem tocado na RFM de volta e meia, e até já na Cidade FM a ouvi. É um talento enorme, mas pouco conhecido, além da 3 e da 1. Já ouvi um concerto dela, no Sá da Bandeira, a procura foi tanta, que ela até abriu, no fim-de-semana, uma segunda hora, e a sala encheu às 17h00 de uma segunda-feira de dia útil, e não foi por adolescentes da Escola, com muito tempo livre.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2794 em: Fevereiro 01, 2026, 11:16:27 pm »
Curioso é o caso da Maro, que é uma cantora portuguesa que não é muito estilo Comercial, mas foi actuar ao Programa da Manhã e tem música a passar na playlist, lá terá entrado nos gosto do Pedro Ribeiro e não estou nada contra é excelente.
A Maro tem andado a passar em várias estações. Na Mega, no outro dia, foi lugar às novas, tem tocado na RFM de volta e meia, e até já na Cidade FM a ouvi. É um talento enorme, mas pouco conhecido, além da 3 e da 1. Já ouvi um concerto dela, no Sá da Bandeira, a procura foi tanta, que ela até abriu, no fim-de-semana, uma segunda hora, e a sala encheu às 17h00 de uma segunda-feira de dia útil, e não foi por adolescentes da Escola, com muito tempo livre.

Também já a vi ao vivo uma vez e gostei bastante.Ainda bem que as rádios estão a apostar nela, merece.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #2795 em: Fevereiro 02, 2026, 11:17:40 am »

Uma belíssima forma de "atrair" mais jovens para a escuta da rádio!
Também já a vi ao vivo uma vez e gostei bastante.Ainda bem que as rádios estão a apostar nela, merece.

MEGAHITS_SINTRA

• Sr. Member
« Responder #2796 em: Fevereiro 04, 2026, 04:37:24 pm »

A nova da Maro, chamada Kiss Me, já entrou mesmo nas playlists da Mega e da Comercial, o que é de louvar, já que a música é absolutamente fantástica.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2797 em: Fevereiro 07, 2026, 11:43:58 am »
Na tarde, salvo erro de Sexta, apanhei o Digo Beja, a por no ar uma ouvinte a queixar-se que os Vizinhos e um outro cantor que não recordo, passavam sempre pelas 17h, que passassem outra coisa, ainda que ela gostasse de os ouvir, nem que fosse o Pavarotti. O Diogo e a Joana gozaram, até colocaram um pouco de Pavarotti, e ainda disseram que os iriam passar, mas que não era às 17h, mas para lá das 17h.30, ridículo. Depois fui ouvir outra coisa, não sei se os passaram ou não.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2798 em: Fevereiro 07, 2026, 01:13:00 pm »
Na tarde, salvo erro de Sexta, apanhei o Digo Beja, a por no ar uma ouvinte a queixar-se que os Vizinhos e um outro cantor que não recordo, passavam sempre pelas 17h, que passassem outra coisa, ainda que ela gostasse de os ouvir, nem que fosse o Pavarotti. O Diogo e a Joana gozaram, até colocaram um pouco de Pavarotti, e ainda disseram que os iriam passar, mas que não era às 17h, mas para lá das 17h.30, ridículo. Depois fui ouvir outra coisa, não sei se os passaram ou não.

Bela primeira apresentação como diretor da rádio... A playlist continua lastimável (agora tenho notado uma insistência em Linkin Park), a vinda do César Mourão com certeza já estaria planeada há algum tempo portanto nada para a mostra.

MEGAHITS_SINTRA

• Sr. Member
« Responder #2799 em: Fevereiro 08, 2026, 12:50:59 am »
Bom, não sei o que aconteceu àquele programa de música mais mexida ao fim de semana que era a partir das 20, mas parece que continuam com um resquício dele....

É que a partir das 22, há uma abundância de música eletrónica, como por exemplo, Ibiza for Dreams de Diego Miranda e Liliana, Avicii, Calvin Harris, Jax Jones, Joel Corry etc....

Uma playlist muito mais agradável do que a normal diurna, até a fazer alguma concorrência à Orbital, ou Nova Era....

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2800 em: Fevereiro 11, 2026, 11:01:55 pm »
A Comercial agora transmite informacao, pelo menos ate as 22.

Entretanto By Night acabou defenitivamente?

Aquele programa ja nasceu torto, comecou com o Miguel Simoes, depois o Goncalo Cmara, acabando na Ana Martins.
O Oceano Pacifico com mais de 30 anos, tambem 3, Marcos Andre, Joao Chaves e agora Ana Colaco.

Terao desistido de ter um programa com estas caracteristicas?

pdnf

• Hero Member
« Responder #2801 em: Fevereiro 12, 2026, 12:31:00 am »
A SIC Notícias tem noticiado que o PR eleito, António José Seguro, foi locutor na Comercial. Apelo à memória dos com mais experiência de vida do que eu: em que ano foi? Locução de continuidade, ou programa de autor?

https://sicnoticias.pt/especiais/eleicoes-presidenciais/2026/2026-02-09-dos-versos-num-guardanapo-a-vida-de-dj-o-lado-menos-conhecido-do-novo-presidente-da-republica-27282dad

Rádio é:

ouvinte

• Hero Member
« Responder #2802 em: Fevereiro 12, 2026, 05:59:26 am »
Tanta mudança, o Beja tem que ter algum cuidado, uma descida no bareme pode comprometer muita coisa para o lado dele.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2803 em: Fevereiro 12, 2026, 11:42:56 am »
No dia Mundial da Rádio, vão voltar a fazer o que fizeram no ano passado, a ter tudo feiro em directo, inclusive as músicas serão cantadas por cantores ao vivo.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2804 em: Fevereiro 12, 2026, 06:11:28 pm »
A SIC Notícias tem noticiado que o PR eleito, António José Seguro, foi locutor na Comercial. Apelo à memória dos com mais experiência de vida do que eu: em que ano foi? Locução de continuidade, ou programa de autor?

https://sicnoticias.pt/especiais/eleicoes-presidenciais/2026/2026-02-09-dos-versos-num-guardanapo-a-vida-de-dj-o-lado-menos-conhecido-do-novo-presidente-da-republica-27282dad

Terá sido seguramente pelos anos 80/90, uma vez que tem outros cargos a partir de 91 e a Comercial versão Presslivre não o tinha (que saiba).

A Comercial agora transmite informacao, pelo menos ate as 22.

Entretanto By Night acabou defenitivamente?

Aquele programa ja nasceu torto, comecou com o Miguel Simoes, depois o Goncalo Cmara, acabando na Ana Martins.
O Oceano Pacifico com mais de 30 anos, tambem 3, Marcos Andre, Joao Chaves e agora Ana Colaco.

Terao desistido de ter um programa com estas caracteristicas?

Mais uma vez: Diogo Beja bem, muito bem mesmo. Informação até às 22h é uma ótima extensão. Ainda deveria ser até às 00h, mas se essa for a intenção dele não se contratam profissionais ou convence-se gente a estender o horário em dois dias ou duas semanas, e é sinceramente mais aceitável que a situação anterior.

Quanto ao resto. Temos que ser francos: o By Night era o Gonçalo Câmara. Ou o Miguel Simões. A Ana Martins, com todo o respeito que lhe tenho, e apesar do excelente esforço que fez, não tem o perfil para o programa em causa. A Ana Isabel Arroja surpreendentemente saía-se muito bem quando o fez no tempo da pandemia.

Mas isto para dizer que o By Night, a partir do momento que começou a ser feito como começou após a saída do Gonçalo Câmara (e com a exceção da Ana Isabel Arroja), perdeu o atrativo que tinha. A própria playlist tornou-se repetitiva, descuidada e desequilibrada. Na casa quase só um nome teria um impacto bom para fazer isto: o Nuno Markl. Talvez a Filipa Galrão também funcionasse bem, em especial com o conhecimento musical que ela tem, e o timbre está muito lá.

Por isso, mais uma vez e na minha opinião, o Diogo Beja esteve bem em acabar com o programa. Foi bom enquanto durou. E infelizmente, é a 2a tentativa que falha, a seguir ao Feitiço da Lua com Marta Santos (de 2006/2007). Para piorar, o OP melhorou um pouco, apesar de continuar com excessos significativos e continuar a não ser o que era com o João Chaves.

Tanta mudança, o Beja tem que ter algum cuidado, uma descida no bareme pode comprometer muita coisa para o lado dele.

Eu até agora acho que ele acertou em todas. Nota-se que ele pensou nisto antes de começar a trabalhar no assunto e que pensa rádio. Isso é positivo. Estas mudanças farão crescer audiência porque o que estava no lugar não era tão bom.

Próximo passo (talvez): conseguir equalizar os blocos de publicidade para serem mais suportáveis, dividindo-os para serem mais curtos. Os da Comercial são longuíssimos e um convite a mudar o posto, são aos 5 e 7 minutos de cada vez de manhã e mesmo no corpo do dia atingem facilmente 4/5 minutos. Nesse aspeto a Comercial de 2008 era mais saudável, rondavam pelos 3 minutos de cada vez. Não se pede que captem menos publicidade, mas que ajustem os tempos de transmissão dos blocos para os dividir melhor pelos 60 minutos.

A playlist continua também com excesso de música portuguesa. Podiam ensaiar "agrupar" a música portuguesa em períodos de 10 minutos cada. Neste momento toca 1 música portuguesa entre 2/3 temas internacionais e nem toda de grande qualidade. É muito.

Até agora estou a gostar de ver o que anda a mudar na Comercial.