A SIC Notícias tem noticiado que o PR eleito, António José Seguro, foi locutor na Comercial. Apelo à memória dos com mais experiência de vida do que eu: em que ano foi? Locução de continuidade, ou programa de autor?
https://sicnoticias.pt/especiais/eleicoes-presidenciais/2026/2026-02-09-dos-versos-num-guardanapo-a-vida-de-dj-o-lado-menos-conhecido-do-novo-presidente-da-republica-27282dad
Terá sido seguramente pelos anos 80/90, uma vez que tem outros cargos a partir de 91 e a Comercial versão Presslivre não o tinha (que saiba).
A Comercial agora transmite informacao, pelo menos ate as 22.
Entretanto By Night acabou defenitivamente?
Aquele programa ja nasceu torto, comecou com o Miguel Simoes, depois o Goncalo Cmara, acabando na Ana Martins.
O Oceano Pacifico com mais de 30 anos, tambem 3, Marcos Andre, Joao Chaves e agora Ana Colaco.
Terao desistido de ter um programa com estas caracteristicas?
Mais uma vez: Diogo Beja bem, muito bem mesmo. Informação até às 22h é uma ótima extensão. Ainda deveria ser até às 00h, mas se essa for a intenção dele não se contratam profissionais ou convence-se gente a estender o horário em dois dias ou duas semanas, e é sinceramente mais aceitável que a situação anterior.
Quanto ao resto. Temos que ser francos: o By Night era o Gonçalo Câmara. Ou o Miguel Simões. A Ana Martins, com todo o respeito que lhe tenho, e apesar do excelente esforço que fez, não tem o perfil para o programa em causa. A Ana Isabel Arroja surpreendentemente saía-se muito bem quando o fez no tempo da pandemia.
Mas isto para dizer que o By Night, a partir do momento que começou a ser feito como começou após a saída do Gonçalo Câmara (e com a exceção da Ana Isabel Arroja), perdeu o atrativo que tinha. A própria playlist tornou-se repetitiva, descuidada e desequilibrada. Na casa quase só um nome teria um impacto bom para fazer isto: o Nuno Markl. Talvez a Filipa Galrão também funcionasse bem, em especial com o conhecimento musical que ela tem, e o timbre está muito lá.
Por isso, mais uma vez e na minha opinião, o Diogo Beja esteve bem em acabar com o programa. Foi bom enquanto durou. E infelizmente, é a 2a tentativa que falha, a seguir ao Feitiço da Lua com Marta Santos (de 2006/2007). Para piorar, o OP melhorou um pouco, apesar de continuar com excessos significativos e continuar a não ser o que era com o João Chaves.
Tanta mudança, o Beja tem que ter algum cuidado, uma descida no bareme pode comprometer muita coisa para o lado dele.
Eu até agora acho que ele acertou em todas. Nota-se que ele pensou nisto antes de começar a trabalhar no assunto e que pensa rádio. Isso é positivo. Estas mudanças farão crescer audiência porque o que estava no lugar não era tão bom.
Próximo passo (talvez): conseguir equalizar os blocos de publicidade para serem mais suportáveis, dividindo-os para serem mais curtos. Os da Comercial são longuíssimos e um convite a mudar o posto, são aos 5 e 7 minutos de cada vez de manhã e mesmo no corpo do dia atingem facilmente 4/5 minutos. Nesse aspeto a Comercial de 2008 era mais saudável, rondavam pelos 3 minutos de cada vez. Não se pede que captem menos publicidade, mas que ajustem os tempos de transmissão dos blocos para os dividir melhor pelos 60 minutos.
A playlist continua também com excesso de música portuguesa. Podiam ensaiar "agrupar" a música portuguesa em períodos de 10 minutos cada. Neste momento toca 1 música portuguesa entre 2/3 temas internacionais e nem toda de grande qualidade. É muito.
Até agora estou a gostar de ver o que anda a mudar na Comercial.