Autor Tópico: Smooth FM  (Lida 325284 vezes)

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Re: Smooth FM
« Responder #870 em: Setembro 13, 2023, 02:42:26 pm »
Abdicar dos refletores como assim? É obrigatório por norma, não é uma opção. O emissor a ser colocado estaria no concelho de Vila do Conde.

Mas há casos em que o emissor está fora do concelho e não tem refletores, certo? Estes não são colocados para evitar as interferências noutras frequências, correto? Sendo a Comercial do mesmo grupo, e a micro tendo como propósito Viana, é a rádio "incomodada". Desculpa, sinceramente, pensei que o critério fosse esse, só se colocarem refletores quando há na proximidade rádios adjacentes que possam ser prejudicadas.

Quem define as condições técnicas em que as rádios podem emitir, incluindo a exigência ou não a restrição da potência irradiada num determinado azimute (ou até em vários azimutes), é a ANACOM. Limitar o sinal numa determinada direcção (azimute) pode ser feito recorrendo a reflectores, mas também, em determinadas situações, instalando na torre elementos radiantes direccionais.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #871 em: Setembro 13, 2023, 02:53:20 pm »
Abdicar dos refletores como assim? É obrigatório por norma, não é uma opção. O emissor a ser colocado estaria no concelho de Vila do Conde.

Mas há casos em que o emissor está fora do concelho e não tem refletores, certo? Estes não são colocados para evitar as interferências noutras frequências, correto? Sendo a Comercial do mesmo grupo, e a micro tendo como propósito Viana, é a rádio "incomodada". Desculpa, sinceramente, pensei que o critério fosse esse, só se colocarem refletores quando há na proximidade rádios adjacentes que possam ser prejudicadas.

É a ANACOM que define, como disse o Luís. Por regra, todos os emissores locais que estejam em concelhos vizinhos levam refletores ou elementos radiantes que limitem o azimute.

Os únicos que conheço que não obedecem a essa regra (nem sei porquê) são alguns emissores do Porto que estão em Vila Nova de Gaia (M80 tem). Mas a memória pode estar a atraiçoar-me.

De resto, são muitos os exemplos:

88,1 Obs;
89,0 R5;
90,0 M80;
91,0 SBSR;
94,3 Batida;

And so on, and so on. Estes foram os primeiros de que me lembrei na minha zona ao percorrer a banda na cabeça.

Danl

• Hero Member
« Responder #872 em: Setembro 13, 2023, 02:58:51 pm »
Ou então que troquem com a frequência da Batida fm, para essa rádio os 89.5 chegam...

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

Não desgostava igualmente da mudança da Smooth para os 107.2MHz do Monte da Virgem. A Cidade FM, por sua vez, transitaria para os 94.3 e essa Batida ficaria nos 89.5...
Mas já seriam demasiadas alterações... digo eu.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #873 em: Setembro 13, 2023, 02:59:25 pm »
Ou então que troquem com a frequência da Batida fm, para essa rádio os 89.5 chegam...

Não desgostava igualmente da mudança da Smooth para os 107.2MHz do Monte da Virgem. A Cidade FM, por sua vez, transitaria para os 94.3 e essa Batida ficaria nos 89.5...

Por mim estava ótimo.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #874 em: Setembro 13, 2023, 08:31:28 pm »
Seria seguramente melhor que a organização que existe já hoje. Mas a Bauer já se sabe que é extremamente letárgica na gestão das frequências no Porto...

pdnf

• Hero Member
« Responder #875 em: Setembro 13, 2023, 08:45:22 pm »
Melhor que tudo isso é por a Smooth nos 105.8 que são uma redundância à M80 Porto.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Lmviana

• Full Member
« Responder #876 em: Setembro 13, 2023, 09:36:55 pm »
Melhor que tudo isso é por a Smooth nos 105.8 que são uma redundância à M80 Porto.
São uma ponte para os 103.8 de Fafe, fazem sentido os 90.0 não chegam bem mais para o INTERIOR. A verdade é que até a comercial tem micro neste zona mesmo com os potentes 97.7 e 99.2

« Última modificação: Setembro 13, 2023, 09:38:38 pm por Lmviana »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #877 em: Setembro 13, 2023, 10:45:19 pm »

Basta só trocar 89,5 por 107,2, ficando a Cidade nos 89,5. A Cidade já tem os 101,0 que dão uma “ajuda” na Invicta.

pdnf

• Hero Member
« Responder #878 em: Setembro 14, 2023, 12:41:31 am »

Basta só trocar 89,5 por 107,2, ficando a Cidade nos 89,5. A Cidade já tem os 101,0 que dão uma “ajuda” na Invicta.

Mas para isso vão ter de arranjar a por a Cidade com horas locais noutra frequência, quiçá 106.2 do Barreiro, porque senão vamos ter meio Porto a ouvir horas locais de Vale de Cambra. Apesar de tudo, 91.6 Monsanto se não chegam bem a Lisboa, há sempre uma solução, pedir uma micro para a Banática, que agora com a migração das Antenas para Grândola, até vai ficar com frequências livres. Com exceção de Barcelos, não noto que faça grande diferença na comutaçção 105.8/90.0 com 103.8, que até estão com um desempenho mais eficiente. Senão, olhem, usem mesmo 94.3. Mas isto era tão mais simples, bastava mexer na localização de 89.5, e assumir que foi um erro os Bombeiros.
« Última modificação: Setembro 14, 2023, 12:43:10 am por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #879 em: Setembro 22, 2023, 12:44:57 am »
A Smooth FM fez ontem 12 anos, e nem um post mereceu por aqui. No meu caso particular, teria todo o gosto em ter escutado a emissão desta rádio hoje, e noutros dias com mais regularidade. Simplesmente, é uma espécie de greve, recuso-me a ouvir online, quando existe uma frequência que cobre a região onde vivo e o fazia muito bem até há uns anos. 89.5 precisam de ser a prioridade da Bauer, não uma das, mas sim a. Caso não, têm 94.3, 105.8, hipóteses não faltam, mas alg tem de ser feito por esta estação.
Ainda assim, parabéns à Smooth FM!
Rádio é:

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #880 em: Setembro 22, 2023, 03:37:55 pm »
Estive na festa, comi uma fatia de bolo e um café, e consegui ouvir um pouco do concerto da Beatriz Pessoa e da Mimi Froes, está linda de morrer, muito simpática e extrovertida e que voz bonita. Adorei conhecer esta artista que também foi uma das que cantou para o Papa, nas Jornadas.
Falei um pouco com a tímida Sofia Morais, que me disse que entre Comercial e Smooth, já tem 17 de casa. E continua uma menina.
Tambem o João Vaz, simpatiquissimo.
Tive pena de não ouvir ao vivo, mas ouvi na rádio o a incrível voz do  Fritz Khan.
Vozeirão incrível.
Tarde bem e fim de tarde, bem passada na Sampaio e Pina...

radio do sul

• Full Member
« Responder #881 em: Setembro 22, 2023, 04:25:33 pm »
Estive na festa, comi uma fatia de bolo e um café, e consegui ouvir um pouco do concerto da Beatriz Pessoa e da Mimi Froes, está linda de morrer, muito simpática e extrovertida e que voz bonita. Adorei conhecer esta artista que também foi uma das que cantou para o Papa, nas Jornadas.
Falei um pouco com a tímida Sofia Morais, que me disse que entre Comercial e Smooth, já tem 17 de casa. E continua uma menina.
Tive pena de não ouvir ao vivo, mas ouvi na rádio o a incrível voz do  Fritz Khan.
Vozeirão incrível.

Em que horários transmite  a Smooth os noticiários? Dantes tinha três de manhã e agora?

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #882 em: Setembro 22, 2023, 05:50:35 pm »
Vozeirão incrível.

Em que horários transmite  a Smooth os noticiários? Dantes tinha três de manhã e agora?
Das 7 às 10 dão seis noticiários, de meia em meia-hora.

Mas na minha opinião deviam ser até às 20 horas, como na M80.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #883 em: Setembro 22, 2023, 05:58:29 pm »
A Smooth FM fez ontem 12 anos, e nem um post mereceu por aqui. No meu caso particular, teria todo o gosto em ter escutado a emissão desta rádio hoje, e noutros dias com mais regularidade. Simplesmente, é uma espécie de greve, recuso-me a ouvir online, quando existe uma frequência que cobre a região onde vivo e o fazia muito bem até há uns anos. 89.5 precisam de ser a prioridade da Bauer, não uma das, mas sim a. Caso não, têm 94.3, 105.8, hipóteses não faltam, mas alg tem de ser feito por esta estação.

Quando a generalidade dos escribas neste tópico até está a Norte e a frequência que pior funciona do lote está justamente a Norte, convenhamos, não há milagres... por muito que a Marktest diga o contrário.

A Smooth fez 12 anos com um bolo ali a raiar o quase artesanal, de bom aspeto (a sério que estou a comentar *isto*?) e que seguramente terá feito as delícias dos locutores e programador da estação.

Não tinha mais nada a comentar aqui, por isso tive que ir para o bolo...  ::)

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #884 em: Setembro 22, 2023, 06:50:30 pm »

Não tive oportunidade de passar por cá para registar o aniversário da Smooth FM. Uma rádio disruptiva daquilo que o povo português por norma ouve. Permitiu-me enquanto ouvinte de rádio, abrir novos horizontes musicais, muito deles desconhecidos, fez-me perceber e gostar destes estilos musicais (Jazz, Soul, Blues, Bossa Nova). Inclusive tenho uma playlist no Spotify baseado nas musicas que tocam na Smooth.

É uma rádio que na era da MCR, demorou a chegar, mas que acredito seja para ficar por muitos anos, uma mais valia para a Bauer atingir outras classes. Independentemente de conseguir ouvir a Smooth no carro onde quero (na minha aplicação através da Net), ou mesmo no FM em 92,8, nas minhas voltas, acho que a expansão deste produto já era um prémio merecido. Mas primeiro metam os emissores a funcionarem bem  ;)