Eis o que aqui escrevi ontem mesmo, onde penso que fica exatamente claro que não ponho em causa o ser ou não localização.
Qualquer um desses casos beneficia somente de um facto, posicionamento da antena. Mas o raio de cobertura não vai muito além do estimado, por exemplo por um FMScan. Dos grandes grupos o único que realmente me deixa um tanto ou nada com a pulga atrás da orelha é o da Smooth. Mas se calhar é mesmo a localização. Talvez faça é mal a Comercial em não mudar para São João. Em teoria quanto mais alto melhor, mas...pode criar menos zonas sombra. O risco reputacional para os grandes grupos é deveras grande.
Para além disso, deixo aqui a definição de suspeita pelo dicionário da Porto Editora:
bold boy namesEm local algum fica patente que é uma certeza, ou algo factual, mas sim algo baseado em indícios.
“pdnf”,
sobre esse emissor, escrevo há mais de uma década. Neste período, não noto nenhuma diferença quer em termos de cobertura, quer em termos de intensidade do sinal irradiado. Que dados dispõe e que cálculos realizou para extrapolar essa suspeita? Explique como chegou a essa suposição. Está apenas a especular, certo? Não se baseie num simulador, como o “fmscan”, para aferir o que for, pois essa simulação está imprecisa desde sempre. Há locais que são apresentados com sinal forte, em não se ouve nada, e locais com sinal inexistente, em que se verifica boa receção. É assim desde o início. Um simulador é isso mesmo, uma tentativa de aproximação da realidade através de modelos matemáticos, os dados têm de ser precisos, inúmeras variáveis têm de ser processadas, e mesmo assim não é uma representação fiel da realidade. Talvez, o “fmscan” descarte variáveis que têm influência na precisão do resultado apresentado.
No caso concreto, não pus em causa que a localização de São João seja excelente. Pelo contrário, até me pergunto é se não seria mais adequada para ter emissores de nacionais. É inegável que a Smooth FM Figueiró tem melhor desempenho que por, exemplo, a Rádio Comercial ou a TSF (90.8/107.4) até mesmo na área de cobertura expectável, veja-se o caso de Coimbra, ou mesmo na zona a sul de Aveiro, onde já não há a questão do efeito sombra. E isto pressionada para Norte por um também bom emissor, os 92.9 da MegaHits, que também propaga que se farta. Dito isto, se houvessem mais uns pós, dado que não causam transtorno a nenhuma outra estação (visto que a Mega tem 90.6 e 96.5 para Norte) e a Era FM também consegue penetrar bem onde expectável, não criticaria. Se há rádios a emitirem que já perderam a licença (factual! - há uma no Minho, desconheço se há mais), qual seria o mal de ter a Smooth com mais um pouco? Eu agradecia, que quando quero ouvir aqui em dadas zonas da casa, 92.8 é mesmo a única opção, no momento.
Quanto ao FMScan e a outros simuladores, claro que têm falhas. Até porque sendo uma circunferência, que tendo elevações pelo meio, naturalmente falharão. Aqui na minha zona, como já escrevi, estou bem dentro da área de cobertura de Santa Justa e a mesma não cumpre os mínimos em nenhuma rádio, TSF incluída. Em Ovar, Estarreja ou Murtosa, que já não estão no raio de ação, ouvem-se melhor que por aqui. Lá está, simula-se, não é uma ciência exata. Percebe-se o que vale no terreno, a captar, é aí a prova. Não sendo mais pós, a otimização de 92.8 desde o ano passado ganhou sem dúvida uns 20 kms para Norte, comprovado em terreno. Bom trabalho da técnica da Baeur.
E se lhe disser que esse emissor, 92.8_SmoothFM, foi captado na costa este de Inglaterra por um radioamador (esse, entre muitos outros de Portugal. A seu tempo dei essa indicação neste ou noutro fórum de rádio), vai concluir o quê? Que está uma “bomba” a irradiar sinal no alto da serra de S. João? Obviamente que não. Portanto, não faça análises simplistas.
Mais, ainda na passada segunda-feira, captei os 89.5_SmoothFM em Pombal. Se seguisse a sua lógica, então faria a suposição que esse emissor está a operar acima da potência recomendada, o que é falso. O seu testemunho e de outros utilizadores do fórum indiciam cobertura deficitária na área de abrangência desse emissor.
Claro que sim, ninguém duvida disso. Isso são exemplos de esporádicas (talvez E?, corrijam-me se estiver enganado). Já apanhei a France Inter em 95.7 e mais surpreendente a BBC Radio 3 em cima da toda poderosa RFM do Muro. Emissores da Fóia, Grândola, Arrábida, até da Madeira também conseguem furar. Agora, uma coisa é fazê-lo diariamente, outra bem distinta é casos ocasionais, como o que relatou. E os 92.8 não são ocasionais, são mesmo sinal consistente, naturalmente, muito melhor nos meses quentes, como é óbvio.
PS: Até microcoberturas conseguem fazer viagens bem longínquas, o Verão passado apanhei duas vezes os 99.5 da Mega Rio Maior, uma no Porto, outra aqui em Gaia, a suplantarem Paivense e a causarem danos à Barca, que sai do Muro.
Toda a razão.
Já aqui uma vez noutra thread disse que o pdnf tem uma imaginação muito fértil e que não ajuda nada a especulação que muitas vezes faz dos assuntos.
Gosto de o ler, gosto do gosto que tem por rádio mas quando solta a imaginação é que perde o encanto.
Não leve a mal
Modernices, óbvio que não levo a mal, cada um tem direito à sua opinião. Para além disso, nunca podemos levar a mal uma crítica feita de forma construtiva como esta foi.
Mas também permita-me rebater. É imaginação que 89.5 até na garagem se ouvia, e agora só mesmo junto à janela? Ou também é suposição que a cobertura da SBSR, da CAIMA, ou da Dom Bosco melhoraram? Dito isto, como refere e bem o Sr. Luís muitas vezes, potência não é tudo...mas naturalmente que ajuda. Faz-me lembrar aquela máxima de que o dinheiro não traz felicidade, mas que ajuda a sermos felizes, quem o nega?
Sobre as outras estações que referi, quer comparar a TERRANOVA com a VAGOS ou M80 e MegaHits de Aveiro? Uma torre num Parque de Campismo a 18 metros de altitude, na frequência mais pressionada das 4 que citei, é a que deixa sinal mais forte? Acho que as três outras rádios que citei, de dois municípios vizinhos de Ílhavo deviam mudar para lá hoje mesmo as suas torres...Para além disso, a FAMA muda o emissor, ganha progressão para sul, uma semana depois...perde para Norte? Para mim, é estranho, admito. O caso da Nova Era, levanto a questão por oposição aos emissores de Santa Justa e da Jornal, e da própria Nova Era de Gaia, já a Marcoense, que embora beneficie de uma frequência limpa a Norte, confesso estranho que anule tão bem a São Miguel, que deveria ter um desempenho não tão inferior à Smooth quanto isso. Para além de que as rádios dos municípios vizinhos, têm imensas dificuldades na AMP (Penafiel, Amarante, Castelo de Paiva e Cinfães)... é mais um caso em que me pergunto se não andam todos a dormir, então, em não mudarem as torres para lá. É o cúmulo pensarmos que em Penafiel se ouve melhor a MARCO do que a própria PENAFIEL ou a PAIVENSE, em zonas com barreiras orográficas na direção do Marco. Mas la está, fenómenos de reflexão, fio de navalha, etc... há várias causas a poder explicar, o que não invalida que também me possa interrogar, ou qualquer outra pessoa, quanto ao porquê destas diferenças. Se calhar, justifica às rádios estudarem bem estas questões.