Autor Tópico: RTP Rádio - Ideias para frequências regionais  (Lida 4162 vezes)

Yagi

• Full Member
Re: RTP Rádio - Ideias para frequências regionais
« Responder #30 em: Abril 30, 2026, 09:54:01 pm »
Tendo estado nos Açores na última semana (e na Madeira antes) reforço a ideia de que devia ser criada a RTP Antena Açores (e RTP Antena Madeira), em frequências próprias.

A emissão nacional da Antena 1 neste território tem muito poucas horas de emissão, ainda menos que na Madeira. E a desculpa do éter "sobrecarregado" não se aplica de todo. 

No caso madeirense também não se entende bem a existência da Antena 3 Madeira, é no fundo um resquício.

A Antena 3 Madeira foi criada porque o Governo da Madeira (liderado por Alberto João Jardim) ficou muito insatisfeito com alguma programação (por exemplo a Prova Oral) da Antena 3 Continente.

A Antena 3 Madeira apenas apareceu em 2002 portanto? Acho isso muito estranho.
Não foi nada disso.

A Antena 3 Madeira foi a sucessora do segundo canal da RDP Madeira, a Super FM, que foi criada em 1988.

https://aprenderamadeira.net/article/radiodifusao-portuguesa-rdp-madeira

PS: Fazendo fé nas grelhas disponibilizadas pelo Diário de Notícias da Madeira, a Antena 3 Madeira terá substituído a Super FM em outubro de 1997.
https://biblioteca-abm.madeira.gov.pt/media/publicacoesPeriodicas/Jornais/DiarioNoticias/1997/PT-ABM-COLJOR-DN_19971022.pdf

A Prova Oral começou em 2002 e foi por essa altura ou pouco tempo depois que houve polémica com alguma programação da Antena 3. O Governo (conservador) da Madeira não "apreciava" alguns temas e linguagem utilizada e, ou não transmitiu alguma programação ou ameaçou não a transmitir. Julgava que a Antena 3 Madeira tinha nascido depois disso e erradamente associei esta polémica à sua criação. Obrigado pela correção.

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: RTP Rádio - Ideias para frequências regionais
« Responder #31 em: Maio 01, 2026, 03:48:03 pm »
Para te ser sincero, penso exatamente o mesmo.
Sobre a RFM no arquipélago, vou-te dar um exemplo real que eu vivenciei.
Estive na Madeira há cerca de duas semanas.
Quando apanhei o Aerobus do Aeroporto para o Funchal, o motorista do autocarro tinha a RFM ligada.
Fui ouvindo, dentro dos túneis, e o sinal não vacilava.
Logicamente que fiquei com a pulga atrás da orelha.
Liguei o meu recetor FM, e havia um deelay de 10 segundos do que ouvia do meu receptor, para o que se ouvia no autocarro.
Conclusão: o motorista do autocarro tinha a emissão online da RFM ligada nas colunas do autocarro.
Sobre o PEF, mudaram de estúdios e os estúdios há relativamente pouco tempo.
Digitalizaram os estúdios, estão muito mais presentes nas redes sociais, estão em crescimento.
Sobre a TSF Madeira, esqueceste a dizer que há também desdobramentos quando o Nacional ou o Marítimo jogam em casa.
O resto, não acrescentaria mais, é exatamente o que penso.
Se tivéssemos o vício que há do outro lado da fronteira, das emissões "+" das principais rádios nacionais, e a coisa era exequível.
Mas sinceramente, não me importava nada aqui no Algarve, que existissem mais e maiores desdobramentos de emissão, nas nacionais.

Bom ver que estamos em sintonia :)

O motorista foi inteligente no caso da RFM. Porque nem sempre perdes sinal 4G naqueles túneis (eu no Meo umas vezes perdia outras não) e pelo menos o tempo de atraso e de carregamento do online dá para colmatar aqueles túneis curtinhos, é um bom exemplo de utilização do online.

Tenho que dar tempo de escuta ao PEF então, muito boas notícias com essas mudanças todas!

No caso da TSF Madeira, nem sequer foi esquecimento, confesso mesmo é que não sabia de todo :D mas isso é um desdobramento muito bem pensado também!

Devia mesmo haver esse desdobramento. No Algarve faz bastante sentido, inclusive sinto mais a distância geográfica a Lisboa na prática, mesmo em épocas de Verão em que boa parte das pessoas que lá estão vem da região de Lisboa. Nota-se bastante bem a clivagem, mesmo em zona urbana.