Autor Tópico: Rádio Futura - a rádio de autor  (Lida 4394 vezes)

Boxx

• Hero Member
Rádio Futura - a rádio de autor
« em: Novembro 12, 2021, 05:26:21 pm »
Aí está o novo projeto de Pedro Ramos - http://www.radiofutura.pt/ - com os "dissidentes" da Radar: Ines Meneses, Joana Bernardo e Duarte Pinto Coelho.

Luisf662

• Full Member
Re: Rádio Futura - a rádio de autor
« Responder #1 em: Novembro 12, 2021, 05:52:24 pm »
Aí está o novo projeto de Pedro Ramos - http://www.radiofutura.pt/ - com os "dissidentes" da Radar: Ines Meneses, Joana Bernardo e Duarte Pinto Coelho.
Mas está radio só emite pela web não transmite em FM, já não tem grande interesse para mim. Na web existe muita coisa para ver e ouvir em streaming. Rádios a transmitirem só pela web sem  transmitirem em FM não faz grande sentido.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #2 em: Novembro 12, 2021, 08:03:07 pm »
Afinal eles estavam a engendrar algo, não iriam ficar por aí só assim. A Inês, o Pedro, a Joana e o Duarte. A excelente ex-equipa Radar criaram a Rádio Futura. Espero que seja uma Rádio com um longo futuro. Pelos nomes que li como fazendo  parte da equipa desta Rádio, existe muita criatividade ali, vamos ver como a vão colocar neste projeto. Estarei atentamente à escuta, e descobrir até onde me poderão levar.

Gosto muito do trabalho em rádio da Inês Menezes e do Pedro Ramos. Para mim os melhores realizadores de Rádio em Portugal. É um verdadeiro prazer ouvi-los.

Não queria logo no inicio apontar aquelas que poderão ser fragilidades desta Rádio, mas aponto duas, a disponibilidade desta equipa para a desenvolver, já que estão todos envolvidos profissionalmente, noutros projetos. Esta Rádio, presumo, será para ser feita nos tempos livres, prevê-se que comecem com todo o fulgor, e funcionará bem enquanto novidade, e depois?... a sustentabilidade? haverá sempre disponibilidade por parte desta equipa?... ouviremos. Outra fragilidade: é emitir só em modo digital, não ter uma sintonia que a propague pelo Éter. Sei que um dia todas as rádios estarão no mesmo patamar de transmissão via digital, e a sintonia  em FM deixará de ser necessária. Isso será para daqui a alguns anos. Para já gostaria também de ouvir esta rádio em FM, poder sintonizá-la, ouvi-la no meu rádio de cabeceira, deixar-me embalar, e adormecer com ela.

É melhor não ficar a pensar muito no futuro, e aproveitar o presente, ouvi-la sempre que puder.
« Última modificação: Novembro 12, 2021, 08:05:53 pm por Luis P Borges »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3 em: Novembro 12, 2021, 08:10:45 pm »
Falta uma app para viatura, que substituiria parcialmente a sintonia de FM em viaturas com rádios que suportem Android Auto e Apple CarPlay (viaturas após Maio de 2015 e viaturas antes desta data com rádios aftermarket mais caros). É uma grande falha, no estado atual dessa tecnologia, para o público que a estação pretende abarcar.

O player e a renderização do website também deixam a desejar nalguns telemóveis, apesar do bom design. Longe da facilidade de ouvir a Rádio Observador online, que neste momento é a líder nesta área em acessibilidade.

Elementos a melhorar de forma urgente para algo que entra diretamente no campo de rádios que transmitem em FM. Estamos quase em 2022, não em 2011.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #4 em: Novembro 12, 2021, 11:12:20 pm »
Mas está radio só emite pela web não transmite em FM, já não tem grande interesse para mim. Na web existe muita coisa para ver e ouvir em streaming. Rádios a transmitirem só pela web sem  transmitirem em FM não faz grande sentido.

Explique-me uma coisa:
90% da população em casa escuta rádio pelas APP ou pela net.

Há alguma diferença entre ser uma rádio FM ou on line?

tuscano

• Hero Member

Luisf662

• Full Member
« Responder #6 em: Novembro 13, 2021, 12:11:25 am »

Explique-me uma coisa:

Ha muita diferença só se pode ouvir quando se tem net, se se ouvir durante muitas horas no telemóvel esgota se o limite de dados do tarifário para esse mês, quem se desloca de carro não escuta essa radio e a escuta dessa radio não é livre tem de se pagar para ouvir, no FM a escuta é livre free to air. Portanto muitas diferenças.

Enviado de meu Nexus 7 usando o Tapatalk

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #7 em: Novembro 13, 2021, 12:47:49 pm »

Explique-me uma coisa:

E de onde raio é que saiu essa estatística dos 90%? Nem nos 15-25 é assim lol

tuscano

• Hero Member
« Responder #8 em: Novembro 13, 2021, 04:51:21 pm »
O único problema que encontro, pois temos grandes nomes aqui, é só se puder ouvir pela net, sendo que o plano de dados de net, de muita gente não é grande e guardam-no para outro tipo de coisas. Se se pudesse ouvir num rádio, mesmo que fosse só em Lisboa para já, podia acontecer alguém que nunca ouviu falar nela, passar por ela, gostar e ficar ouvinte, agora de propósito é mais complicado.

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #9 em: Novembro 13, 2021, 04:58:40 pm »
Rádio, goste-se ou não, implica propagação herteziana. Pelo menos, com o estado atual da tecnologia ligada à internet. Faço só um desafio: tentem colocar uma rádio online a dar sinal horário à hora certa para todos os ouvintes. Pois...

E a questão dos dados é relevantíssima. Ninguém vai queimar dados para ouvir rádio, por muito bom que seja o produto.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #10 em: Novembro 13, 2021, 07:14:44 pm »

Explique-me uma coisa:

E de onde raio é que saiu essa estatística dos 90%? Nem nos 15-25 é assim lol
Hoje em dia, quem tem um rádio em casa?
A grande maioria utiliza a internet em casa e escuta a rádio pelas plataformas.

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #11 em: Novembro 13, 2021, 08:01:39 pm »
Eu por acaso ainda tenho rádio em casa, e gosto de ouvir rádio pelo rádio Aparelho. Mas creio que sim, quer em casa, no trabalho, em teletrabalho, muitas pessoas devem ouvir através de plataformas na internet, e é no que aposta esta Rádio Futura. Potenciais ouvintes que estejam: no trabalho, em teletrabalho, em casa. O Primeiro programa de Segunda a Sexta começa às 11 horas da manha, o último às 7 da tarde/noite. Vão apostar naqueles ouvintes que estejam no computador e que possam ter a rádio numa janela e a oiçam, como de resto já fazem outros ouvintes de outras rádios. Esta não será uma rádio para ouvir no horário nobre 7h-10 h da manhã, 17h-20h, ao fim da tarde. Poderiam ter programas à noite, para os que não vêem tv, porque a rádio pode funcionar muito bem á noite, alguns ambientes em rádio só mesmo á noite.
« Última modificação: Novembro 13, 2021, 08:03:10 pm por Luis P Borges »

mg.luis

• Full Member
« Responder #12 em: Novembro 13, 2021, 08:37:11 pm »
Rádio, goste-se ou não, implica propagação herteziana. Pelo menos, com o estado atual da tecnologia ligada à internet. Faço só um desafio: tentem colocar uma rádio online a dar sinal horário à hora certa para todos os ouvintes. Pois...

E a questão dos dados é relevantíssima. Ninguém vai queimar dados para ouvir rádio, por muito bom que seja o produto.

É um pouco off-topic (desculpem) mas eu por acaso já há alguns anos que no carro só uso radio online. O facto de ter emigrado também ajudou a acelerar essa transição. A verdade é que assim posso ouvir a estação que quiser de qualquer país/região.
Utilizo a APP VRadio (que recomendo) já que o zapping é bastante rápido e além disso quando utilizo os botões do carro para a estação seguinte ou anterior move-se pelas que tenho guardadas nos favoritos, à semelhança do que se passaria no rádio FM. As outras apps que experimentei moviam-se pelas estações relacionadas.
Quando ligo o carro o telemóvel conecta-se automaticamente e já está. Mas sim é preciso ter um tarifário com uma quantidade significativa de dados.
A minha esperança é que com o 5G isto passe a ser já nativo dos carros e acredito que poderá dar uma nova vida à radio já que diminuirá muito(!) os custos de transmissão e poderá haver mais oferta.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #13 em: Novembro 13, 2021, 10:38:58 pm »
O único problema que encontro, pois temos grandes nomes aqui, é só se puder ouvir pela net, sendo que o plano de dados de net, de muita gente não é grande e guardam-no para outro tipo de coisas. Se se pudesse ouvir num rádio, mesmo que fosse só em Lisboa para já, podia acontecer alguém que nunca ouviu falar nela, passar por ela, gostar e ficar ouvinte, agora de propósito é mais complicado.

Há outro problema também: a rádio é excessivamente centralizada em Lisboa em termos de nomes, com referências ao Lux, a animadores que só estavam na capital, a gerentes de casas na capital, e por aí vai.

Dirá zero fora dessa área de influência. Isto é limitador na execução.

tuscano

• Hero Member
« Responder #14 em: Novembro 14, 2021, 02:02:19 am »
Eu vivendo na Beira Baixa, oiço muita radio pela net em casa, maneira de por exemplo chegar às de Lisboa e Porto, fora de casa aturo as que aparecem no radio, mas eu sou excepção. A maioria das pessoas que eu conheço, ou só ouvem no carro, ou quando ouvem em casa, ouvem as que apanham no carro, ou no máximo a M80 pela net, que por aqui se apanha mal. Isto para dizer que  rádios que só se podem ouvir pela net, não terão grande sucesso por aqui, nem em muitas outras partes do país.