A Mega Hits passar kizomba? Ai, c'horror, Deus nos livre, você quer levar um estalo? (citando o Herman Enciclopédia)
Aqueles meninos passarem kizomba seria um avistamento e tanto.
Acompanho a RFM desde o seu início (emissão zero), ao contrário, provavelmente, de Memorias da Radio. Sei que mudou totalmente o seu padrão musical, tendo vindo a perder ouvintes (não sei se somente por aquilo que referi) ao longo do tempo - muitos!
Por aqui, efetivamente, não tenho recuo suficiente para ter apanhado a RFM dos 80s - acompanho a RFM desde 1999 e apanhei as várias mudanças desde essa época, desde o Pedro Tojal e a playlist que virou um permanente Top 100 em 2001/2002 às mudanças pós-saída da Carla Rocha, pós-saída do André Henriques, e por aí fora. Há ainda gravações da década de 90 online entre 1994 e 1997 que complementam o meu conhecimento e que com todo o gosto já escutei, e tivesse eu acesso a ainda mais antigas igualmente as escutaria.
É verdade que mudou o padrão musical, para pior, sem dúvida. A minha rádio de referência ainda é em certas coisas a RFM que apanhei nesses primeiros 2 anos e a que se ouve nessas gravações dos 90s pese a nítida baixa de qualidade no pop após 1994/1995, que era uma rádio muito bem feita, muito dinâmica, e com uma seleção ainda razoavelmente diversificada, com locução que se não era sempre em direto parecia, um processamento de som em analógico cristalino e impecável (herança do satélite), e um fresquíssimo Paulo Fragoso a dominar a antena como ainda hoje vejo poucos. Daí para diante fomos ladeira abaixo com a qualidade, graças ao Pedro Tojal e às várias mudanças, e de lá nunca mais voltámos.
O Paulo Fragoso nos últimos 2 anos em que esteve na RFM e a primeira fase na RR 16h - 19h, nem parecia ele, estava ligado à máquina, esteva em modo frete, farto. Desde que passou a fazer sozinho na RR o horário 13h - 16h, onde inclui o jogo da descoberta da música a partir de uns segundos da mesma, voltou aos tempos áureos, assim é que ele está bem e na sua praia como se diz agora, que não o mudem.
Em relação á RFM nunca fui um grande ouvinte, muito por culpado meu pai, que sempre foi Comercial, até passar à Rock do Montez(o meu pai detestava a Olga Cardoso, por isso também não se ouvia por aqui o Despertar da RR), tendo ai se transferido para a Antena 1, como andava com ele no carro e em casa ainda não, tinha, como de há uns anos para cá, o imenso gosto de ouvir programas de rádio, não a ouvia, excepto às vezes o verdadeiro Oceano Pacifico. Comecei a dar-lhe mais atenção já para lá o ano 2000, quando fui para a faculdade de autocarro, e fui ouvindo, o Top 25 RFM, etc, junto com outras rádios, Quando apareceram as kizombas, ai deixei de ser tão regular e passei para os começos desta actual Comercial e a descobrir programas noutras rádios. Hoje em dia não tenho uma rádio fixa(ainda que fale por aqui muito da Antena 2, mas não a posso chamar de fixa), sou mais de progrmas e vozes.