Autor Tópico: RFM  (Lida 595100 vezes)

radio do sul

• Full Member
Re: RFM
« Responder #2250 em: Julho 24, 2026, 12:50:30 am »
A Renascença anda totalmente à deriva por desinvestimento na informação, no desporto, indecisão quanto à play list e pelo facto de montar tudo sobre o programa "3 da Manhã", programa que não agrada a uma grande parte do perfil do auditório que a RR tinha.
 A Renascença está descaracterizada, além de estar à deriva...

MEGAHITS_SINTRA

• Sr. Member
« Responder #2251 em: Julho 24, 2026, 02:49:19 pm »
A RFM tem estado a passar, ao longo da emissão,  canções dos Trovante.

Curiosamente o Repressa foi em tempos enviado especial ao rali Paris/ Dakar do Café  da Manhã,  na altura com a Carla Rocha e Zé Coimbra.

Ele era apoixonado por esta prova.

Entretanto hoje o Ta Bonito está a ser transmito do Estoril Open..

Outros tempos, meio tenebrosos (anos 2000), em que a RFM liderava. Digo meio tenebrosos não porque a locução fosse má, mas porque a música era extremamente requentada e era lentíssima a reagir a novidades.
A locução era óptima, cheia de grandes radialistas mas muito "castrados", e notava-se isso muito bem. Foi de resto o modelo que Pedro Tojal levou para a MCR com resultados catastróficos na RC (descaracterizou a estação por completo) e, com mais sucesso, no RCP que ele fez renascer.

A RFM aí tinha um perfil "Light AC" que se pode caracterizar por hits, mas "só músicas calmas". E estás certo: a playlist era requentada e muito repetitiva, ao fim de três dias ficavas saturado de ouvir a RFM. Lembro-me na altura ir a espaços públicos e conseguir perceber, pela música que estava a ouvir, qual era a estação que estava a ser difundida.

Penso que a RFM fez uma revolução por volta de 2009/2010 e mudou para ''Hot AC'', lembro-me de ouvir bastante Edward Maya, Adam Lambert, Kesha, 30 Seconds to Mars, etc. Boas memórias da minha juventude.....

Depois houve uma grande obsessão por Kizomba entre 2014 e 2015, onde música não/música sim, era Anselmo Ralph, ou era Badoxa.

A minha fase favorita da RFM foi quando era ainda ''Hot AC'', ali entre 2016-2024, onde tocava imensa música electrónica e era melhor escolha que a Mega.

Desde o ano passado, penso que mudaram para ''Adult AC'', o que fez sentido na reorganização dos ''targets'' demográficos, mas a qualidade de playlist decresceu bastante, fazendo lembrar um pouco os tempos pré-2009.

Resta saber o que aguarda a RFM no futuro, com audiências cada vez mais fracas...... A Comercial, mesmo com o formato ''Adult AC'', consegue fazer escolhas um pouco mais arriscadas e menos ''chatas''.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2252 em: Julho 29, 2026, 12:48:27 pm »

Depois houve uma grande obsessão por Kizomba entre 2014 e 2015, onde música não/música sim, era Anselmo Ralph, ou era Badoxa.

Pensar que a obsessão por kizomba durou apenas esses 2 anos e a pelo funk brasileiro já anda por cá há quase 10...

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2253 em: Julho 29, 2026, 01:43:49 pm »

Curiosamente o Repressa foi em tempos enviado especial ao rali Paris/ Dakar do Café  da Manhã,  na altura com a Carla Rocha e Zé Coimbra.

Outros tempos, meio tenebrosos (anos 2000), em que a RFM liderava. Digo meio tenebrosos não porque a locução fosse má, mas porque a música era extremamente requentada e era lentíssima a reagir a novidades.
A locução era óptima, cheia de grandes radialistas mas muito "castrados", e notava-se isso muito bem. Foi de resto o modelo que Pedro Tojal levou para a MCR com resultados catastróficos na RC (descaracterizou a estação por completo) e, com mais sucesso, no RCP que ele fez renascer.

A RFM aí tinha um perfil "Light AC" que se pode caracterizar por hits, mas "só músicas calmas". E estás certo: a playlist era requentada e muito repetitiva, ao fim de três dias ficavas saturado de ouvir a RFM. Lembro-me na altura ir a espaços públicos e conseguir perceber, pela música que estava a ouvir, qual era a estação que estava a ser difundida.

Penso que a RFM fez uma revolução por volta de 2009/2010 e mudou para ''Hot AC'', lembro-me de ouvir bastante Edward Maya, Adam Lambert, Kesha, 30 Seconds to Mars, etc. Boas memórias da minha juventude.....

A minha fase favorita da RFM foi quando era ainda ''Hot AC'', ali entre 2016-2024, onde tocava imensa música electrónica e era melhor escolha que a Mega.

Desde o ano passado, penso que mudaram para ''Adult AC'', o que fez sentido na reorganização dos ''targets'' demográficos, mas a qualidade de playlist decresceu bastante, fazendo lembrar um pouco os tempos pré-2009.

Resta saber o que aguarda a RFM no futuro, com audiências cada vez mais fracas...... A Comercial, mesmo com o formato ''Adult AC'', consegue fazer escolhas um pouco mais arriscadas e menos ''chatas''.
A obsessão por Kizomba é que os fez perder audiência, eu lembro-me de na altura o cabeleireiro onde costumo ir, sempre ouvir RFM, um dia lá ter ido e já estava a Antena 3 e de ele dizer uma coisa do tipo, fogo já não aguentava mais aquelas africanadas, para que raio lhes deu para aquilo, o certo é que agora raramente volta a RFM.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2254 em: Julho 29, 2026, 02:04:06 pm »
Agora está pior.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #2255 em: Julho 29, 2026, 03:45:33 pm »

A obsessão por Kizomba é que os fez perder audiência, eu lembro-me de na altura o cabeleireiro onde costumo ir, sempre ouvir RFM, um dia lá ter ido e já estava a Antena 3 e de ele dizer uma coisa do tipo, fogo já não aguentava mais aquelas africanadas, para que raio lhes deu para aquilo, o certo é que agora raramente volta a RFM.

Concordo. Perdeu, ao longo dos anos, a identidade, mesmo tendo a MEGA HITS para passar outro tipo de música, tal como Kizomba e outros géneros similares.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2256 em: Julho 29, 2026, 05:37:02 pm »
A Mega Hits passar kizomba? Ai, c'horror, Deus nos livre, você quer levar um estalo? (citando o Herman Enciclopédia)

Aqueles meninos passarem kizomba seria um avistamento e tanto.

MEGAHITS_SINTRA

• Sr. Member
« Responder #2257 em: Julho 29, 2026, 07:08:37 pm »
A Mega Hits passar kizomba? Ai, c'horror, Deus nos livre, você quer levar um estalo? (citando o Herman Enciclopédia)

Concordo. Mesmo na febre da ''Kizombada'', na Mega evitaram ao máximo este género musical, salvo a música mais conhecida de Nelson Freitas, por volta de 2016.

Recentemente, só me lembro de passarem uma canção de Richie Campbell, intitulada ''You'', com inspiração na Kizomba, mas que prontamente retiraram da playlist passadas algumas semanas.

Quanto à RFM, resta só referir que foi, e continua a ser interessante viver pelas várias ''eras'' da RFM, das quais a da Kizomba foi um verdadeiro surto......

ruicleto

• Hero Member
« Responder #2258 em: Julho 29, 2026, 08:25:49 pm »

Acompanho a RFM desde o seu início (emissão zero), ao contrário, provavelmente, de Memorias da Radio. Sei que mudou totalmente o seu padrão musical, tendo vindo a perder ouvintes (não sei se somente por aquilo que referi) ao longo do tempo - muitos!

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2259 em: Julho 29, 2026, 08:44:54 pm »

Acompanho a RFM desde o seu início (emissão zero), ao contrário, provavelmente, de Memorias da Radio. Sei que mudou totalmente o seu padrão musical, tendo vindo a perder ouvintes (não sei se somente por aquilo que referi) ao longo do tempo - muitos!

Por aqui, efetivamente, não tenho recuo suficiente para ter apanhado a RFM dos 80s - acompanho a RFM desde 1999 e apanhei as várias mudanças desde essa época, desde o Pedro Tojal e a playlist que virou um permanente Top 100 em 2001/2002 às mudanças pós-saída da Carla Rocha, pós-saída do André Henriques, e por aí fora. Há ainda gravações da década de 90 online entre 1994 e 1997 que complementam o meu conhecimento e que com todo o gosto já escutei, e tivesse eu acesso a ainda mais antigas igualmente as escutaria.

É verdade que mudou o padrão musical, para pior, sem dúvida. A minha rádio de referência ainda é em certas coisas a RFM que apanhei nesses primeiros 2 anos e a que se ouve nessas gravações dos 90s pese a nítida baixa de qualidade no pop após 1994/1995, que era uma rádio muito bem feita, muito dinâmica, e com uma seleção ainda razoavelmente diversificada, com locução que se não era sempre em direto parecia, um processamento de som em analógico cristalino e impecável (herança do satélite), e um fresquíssimo Paulo Fragoso a dominar a antena como ainda hoje vejo poucos. Daí para diante fomos ladeira abaixo com a qualidade, graças ao Pedro Tojal e às várias mudanças, e de lá nunca mais voltámos.
« Última modificação: Julho 29, 2026, 08:47:53 pm por Memorias da Radio »

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2260 em: Julho 30, 2026, 11:08:39 am »

Por aqui, efetivamente, não tenho recuo suficiente para ter apanhado a RFM dos 80s - acompanho a RFM desde 1999 e apanhei as várias mudanças desde essa época, desde o Pedro Tojal e a playlist que virou um permanente Top 100 em 2001/2002 às mudanças pós-saída da Carla Rocha, pós-saída do André Henriques, e por aí fora. Há ainda gravações da década de 90 online entre 1994 e 1997 que complementam o meu conhecimento e que com todo o gosto já escutei, e tivesse eu acesso a ainda mais antigas igualmente as escutaria.

É verdade que mudou o padrão musical, para pior, sem dúvida. A minha rádio de referência ainda é em certas coisas a RFM que apanhei nesses primeiros 2 anos e a que se ouve nessas gravações dos 90s pese a nítida baixa de qualidade no pop após 1994/1995, que era uma rádio muito bem feita, muito dinâmica, e com uma seleção ainda razoavelmente diversificada, com locução que se não era sempre em direto parecia, um processamento de som em analógico cristalino e impecável (herança do satélite), e um fresquíssimo Paulo Fragoso a dominar a antena como ainda hoje vejo poucos. Daí para diante fomos ladeira abaixo com a qualidade, graças ao Pedro Tojal e às várias mudanças, e de lá nunca mais voltámos.
O Paulo Fragoso nos últimos 2 anos em que esteve na RFM e a primeira fase na RR 16h - 19h, nem parecia ele, estava ligado à máquina, esteva em modo frete, farto. Desde que passou a fazer sozinho na RR o horário 13h - 16h, onde inclui o jogo da descoberta da música a partir de uns segundos da mesma, voltou aos tempos áureos, assim é que ele está bem e na sua praia como se diz agora, que não o mudem.

Em relação á RFM nunca fui um grande ouvinte, muito por culpado meu pai, que sempre foi Comercial, até passar à Rock do Montez(o meu pai detestava a  Olga Cardoso, por isso também não se ouvia por aqui o Despertar da RR), tendo ai se transferido para a Antena 1, como andava com ele no carro e em casa ainda não, tinha, como de há uns anos para cá, o imenso gosto de ouvir programas de rádio, não a ouvia, excepto às vezes o verdadeiro Oceano Pacifico. Comecei a dar-lhe mais atenção já para lá o ano 2000, quando fui para a faculdade de autocarro, e fui ouvindo, o Top 25 RFM, etc, junto com outras rádios, Quando apareceram as kizombas, ai deixei de ser tão regular e passei para os começos desta actual Comercial e a descobrir programas noutras rádios. Hoje em dia não tenho uma rádio fixa(ainda que fale por aqui muito da Antena 2, mas não a posso chamar de fixa), sou mais de progrmas e vozes.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2261 em: Julho 30, 2026, 06:33:04 pm »
O Helder Tavares e a Catarina Moreira, vão fazer as férias do programa da manhã de três a vinte e um de Agosto.

MEGAHITS_SINTRA

• Sr. Member
« Responder #2262 em: Julho 31, 2026, 02:12:38 pm »
O Helder Tavares e a Catarina Moreira, vão fazer as férias do programa da manhã de três a vinte e um de Agosto.

É o regresso da dupla às manhãs, fazendo relembrar a Cidade há cerca de 2 anos.

Se correr bem, quem sabe se não trocam de forma permanente....

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2263 em: Julho 31, 2026, 07:50:23 pm »

É o regresso da dupla às manhãs, fazendo relembrar a Cidade há cerca de 2 anos.

Se correr bem, quem sabe se não trocam de forma permanente....
Espero que não e continuem à tarde, que à tarde a concorrência, na minha opinião, é menos forte.