A história de Celeste Fontela, personagem icónica do 25 de abril, mais conhecida por Celeste dos Cravos, contada pela sua Neta, Carolina Fontela, em entrevista à Jéssica Mendes:
https://www.linkedin.com/posts/j%C3%A9ssica-mendes-dos-santos-347691b7_celeste-caeiro-%C3%A9-a-celeste-dos-cravos-no-activity-7189047751593123840-4Kua?utm_source=share&utm_medium=member_androidBom serviço na celebração desta data tão relevante.
Momento elogio, que andava para por por aqui há algum tempo:
Falando da Jéssica, tem agora uma série semanal de reels/shorts/TikTok(?) de seu nome Pontos Nos I's. Faz-me, de certa forma lembrar, os "Catarina Explica", mas com o cunho pessoal do humor e sorriso com a voz que a Jéssica tem. São o tipo de conteúdo leve, mas informativo, que aprecio.
O crescimento profissional dela é cada vez mais notório. Tive fundadas dúvidas no início, porque me parecia "muito betinha" quando a RFM é uma rádio essencialmente popular, e porque o timbre não é o mais óbvio, mas fui ficando fã. A Jéssica é das betas fixes. 😊😊 Julguei o livro pela voz.
Valorizo que grande parte das vezes faça os painéis em direto, sempre cheios de animação, ultimamente com cantoria à mistura, mesmo que sejam para 3 gatos pingados notívagos, como eu escutarem. Nota-se o trabalho de pormenor no alinhamento, principalmente quando grava, e, a menos que seja coincidência, mas cada vez menos me parece, há sempre umas coisitas fora da caixa que têm o dedo dela, que só passam nos seus painéis.
Era mais fácil ir pelo gravado a mínimos. Há um evidente trabalho de preparação dos takes, muito bem feito, são pequeninos à la norma da RFM, mas o guião é bom. Não se limita a fazer o mais fácil, tocou X, passou Y, que até em certos painéis ao diruno por vezes se escuta. Fez uma muito boa emissão especial na Noite de Páscoa. Continua a manter, em paralelo ao trabalho de animadora, uma grande parte da atualização do site. Estou por fora totalmente, mas parece-me a "formiguinha trabalhadora", que vai acabar por ter outras oportunidades regulares à semana.
Quem me vai lendo e conhecendo, sabe que é o tipo de profissional que apercio: aquele em quem se nota trabalho, esforço e muita paixão. Nesse particular, partilho da visão do Prof. Mendes: não são precisas vedetas, nem as melhores vizes de rádio, são precisos corredores de fundo, que construam o seu caminho... trabalhando.