A Inês Bento está a substituir hoje a Catarina Figueiredo. Boa aposta.
Finalmente! E ainda bem que a d4arklight o diz, para não ser sempre eu a bater... É que soluções de 7 horas ou mais no ar de um animador, já não eram muito compreensíveis com duas novas locutoras a reforçar a estação.
Quanto à emissão em si, já não ouvia a Inês praticamente desde o Verão, ainda na Mega, hoje estava em viagem apanhei uma boa parte do painel, logo desde o início. Com 99% de certeza foi gravado, compreensível, sendo noite de Carnaval. O José Carlos Silva entrou logo a pés juntos pela publicidade para aí uns 5 segundos no primeiro noticiário (é mau o jornalista não poder parar a emissão) e não houve informação de trânsito que, salvo erro, costuma existir ali pelas 19:50, apenas temperaturas.
A Inês abriu o painel com uma excelente escolha musical, se foi o software a escolher teve bom gosto, se foi dela não podia ser melhor, o Glimpse é aquela música que prende naturalmente e não convida a mudar a frequência.
O timbre da Inês para mim, já o disse no tópico da Mega, funciona muitíssimo bem, pois consegue usá-lo para mostrar um sorriso, num meio sem imagem. Claro, é sempre uma questão de gosto. Nota-se o à vontade e diria que até felicidade, também bastante positiva a evolução na forma de colocar a voz, sem que com isso tenha perdido a autenticidade. Adaptou-se muito bem ao estilo RFM, que sinceramente, assenta melhor à Inês do que o de uma Mega.
Não se limitou ao óbvio passou X, vai tocar Y, mesmo sendo desafiante meter o Rossio na Betesga em 30 segundos ou menos, quase todos os takes tiveram um apontamento, o que é positivo. No entanto, alguns, acabam por ficar muito compactos, o que faz com que dê um efeito de "correr para o comboio". Mas esse é um problema de organização da RFM, que já nos noticiários me deixa desconfortável: parece a bomba relógio a rebentar e a causar pressão a quem está no ar.
Dois pequenos apontamentos construtivos: tem uma bengala que não me recordo de lhe notar na Mega, o uso excessivo do nome. Para além disso, há uma palavra que ganhou um ligeiro tique de entoação "se...guidas". Não fica mal, mas como a repete muito, porque é parte da imagem da estação, torna-se previsível, mas também acaba por ser cartão de visita da Inês.
Globalmente, dado que foi a primeira emissão que ouvi dela na RFM, e penso ser estreia a dia útil, está de parabéns, nota muito positiva. Espero que tenha mais oportunidades, é uma voz que sem dúvida o éter merece e que tem todo um caminho pela frente para crescer ainda mais. Ah...e aconteceu mesmo no Verão, só que para os ouvintes da RFM que estão no hemisfério sul.

Estou curioso agora para ver a Jéssica, também numa emissão aos dias úteis.
Já agora, dois apontamentos sobre a estação:
Primeiro estranha-se, depois entranha-se, mas de facto, esta trilha do noticiário ficou espetacular. É pena ser francamente curta. Em termos de pacote de jingles está muito mais pobre, em relação à anterior versão de 2020, o que para uma rádio com a identidade da RFM é de facto pena.
Segundo, Catarina Filipe na RFM? Quando nem na Mega consegue ir para a playlist? A evitar...