Autor Tópico: RFM  (Lida 581953 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: RFM
« Responder #810 em: Agosto 15, 2022, 06:09:46 pm »
E no último dia de festival Sol da Caparica, emissão da RFM conduzida por Paulo Fragoso e com dos concertos a transmitir, Quatro e Meia e Carlao...

Num dia que fica marcado pela vedetinha, Barbara Bandeira que fez uma birra para ser ela fechar o festival e a organização foi na conversa. Quando era o José Cid para ser o escolhido.

Lamentável...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #811 em: Agosto 15, 2022, 06:35:33 pm »
E sobre esta situação da Bandeirinha já houve uma indirecta do Tiago Bettencourt em conversa com a Teresa Lage.

Diz o Tiago não compreender actuar antes de artistas como Kevinho e D. Juan...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #812 em: Agosto 16, 2022, 10:26:43 am »
Defensivamente este Hi Fi da manhã está a léguas de distância do ano verão passado, que foi tão fresco, tão fluido, tão solto.

O deste ano, está " plástico" puro, piadas secas, sem piada, gargalhadas forcadissimas, tudo bastante artificial.
Até os dois rapazes nem parecem os mesmo.
Uma caricatura do ano passado...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #813 em: Agosto 16, 2022, 12:11:44 pm »
Por causa dessa vedeta de nome Joana Cruz

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #814 em: Agosto 17, 2022, 08:41:47 pm »
Ouvi o final do Wi-Fi da manhã. A Joana Cruz está com excesso de presença em antena mas o programa até está leve qb.

Nota para a Ana Colaço que decidiu às 11 da manhã de um dia de semana fazer rádio na RFM com o mesmo registo do Oceano Pacífico, algo inédito…

Houve mais ajustes de equalização. O som agora está mais suavizado na gama média e nos agudos, os jingles foram equilibrados no pós-processamento para se notar menos a voz internacional, as notícias entram agora com outra força. Vem em linha com toda a conduta que vem existindo. Ou seja, a RFM está a transitar para um registo de rádio mais suave e não tão agressivo.
« Última modificação: Agosto 17, 2022, 08:43:34 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #815 em: Agosto 17, 2022, 09:44:01 pm »

Nota para a Ana Colaço que decidiu às 11 da manhã de um dia de semana fazer rádio na RFM com o mesmo registo do Oceano Pacífico, algo inédito…

Complementando o que refere o Memórias, acho incrível como se critica por os produtos serem sempre iguais, repetitivos, mas depois, quando um animador ousa sair do registo habitual e arriscar deixar uma marca, se acha absolutamente estranho. Eu sou dos que acha que a escolha da Ana Colaço para o Oceano foi acertadíssima e não vejo absolutamente mal nenhum em trazer o registo para um horário onde a maioria das pessoas que ouvem, até estão a trabalhar ou na praia, o que até pede serenidade.
Para além de ter uma excelente voz, é alguém que a meu ver sabe fazer boa rádio. Certamente será por isso que também é Professora no ramo. Não ouvi, mas parabenizo-a por essa coragem.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #816 em: Agosto 17, 2022, 09:52:08 pm »

Complementando o que refere o Memórias, acho incrível como se critica por os produtos serem sempre iguais, repetitivos, mas depois, quando um animador ousa sair do registo habitual e arriscar deixar uma marca, se acha absolutamente estranho. Eu sou dos que acha que a escolha da Ana Colaço para o Oceano foi acertadíssima e não vejo absolutamente mal nenhum em trazer o registo para um horário onde a maioria das pessoas que ouvem, até estão a trabalhar ou na praia, o que até pede serenidade.
Para além de ter uma excelente voz, é alguém que a meu ver sabe fazer boa rádio. Certamente será por isso que também é Professora no ramo. Não ouvi, mas parabenizo-a por essa coragem.

O registo é invulgar mas eu acho interessante para o horário e envelopou bastante bem.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #817 em: Agosto 18, 2022, 07:59:10 pm »
Sem dúvida que a Ana é das melhores vozes da telefonia portuguesa, tem uma voz aveludada, que a mim me encanta.

E neste momento está a fazer 8 horas diárias, substituiu o Coimbra, que está de férias (10/14) e o Oceano( 22/ 2h).

E a RFM está mesmo a precisar de mais animadores, nunca vi uma situação como esta,  locutores a fazerem 8 horas diárias...
I

Atento

• Hero Member
« Responder #818 em: Agosto 18, 2022, 08:43:53 pm »
Sem dúvida que a Ana é das melhores vozes da telefonia portuguesa, tem uma voz aveludada, que a mim me encanta.

E neste momento está a fazer 8 horas diárias, substituiu o Coimbra, que está de férias (10/14) e o Oceano( 22/ 2h).

E a RFM está mesmo a precisar de mais animadores, nunca vi uma situação como esta,  locutores a fazerem 8 horas diárias...
I

Nada de extraordinário fazer 8 horas numa rádio quase 100%  musical...

Se fosse numa de palavra, em rigoroso direto, como há por essa Europa fora aí sim exigia efetivamente muito.

pdnf

• Hero Member
« Responder #819 em: Agosto 18, 2022, 09:07:12 pm »

Se fosse numa de palavra, em rigoroso direto, como há por essa Europa fora aí sim exigia efetivamente muito.

Não deixa de ser custoso ter de fazer 8h, mesmo sendo numa musical. Claro que numa Observador, TSF ou mesmo na Antena 1 seria menos compreensível. Talvez não fosse necessário.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #820 em: Agosto 18, 2022, 09:19:57 pm »

Não deixa de ser custoso ter de fazer 8h, mesmo sendo numa musical. Claro que numa Observador, TSF ou mesmo na Antena 1 seria menos compreensível. Talvez não fosse necessário.

Em Espanha, nas rádios de palavra, o pivô assegura 6 horas diárias nos programas da manhã...

Os pivôs, nas emissões desportivas,  que são os mesmos todos os fins de semana, assegaram 10/12 horas ao sábado e outras tantas ao domingo.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #821 em: Agosto 18, 2022, 10:00:37 pm »
Não é preciso ir a Espanha, cá também a equipa das Manhãs da Obs. assegura a emissão das 7 ao meio dia.

Mas há diferenças, uma coisa é fazer 8 horas seguidas, outra fazer 4 horas de manhã, outras 4 à noite.

E depois um locutor de uma rádio de Notícias, por vezes nem se ouve, outra, mesmo numa rádio musical, o locutor está em contínuo...

Mas uma rádio que quer a liderança tem que ter mais animadores...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #822 em: Agosto 18, 2022, 10:01:29 pm »
O Oceano é gravado...
Quem passará da Mega para a RFM?
O Fontoura podia fazer 10-14 a sos...ou a Joana Cruz
..
O Fontoura gosto bastante de o ouvir...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #823 em: Agosto 19, 2022, 03:53:36 pm »
A RFM a meter a pata na poça com uma intro na bed antes de sair para publicidade que é *igual* à M80 até no próprio som utilizado.

Alguém vai ter que se mexer que duas rádios com a mesma indicação sónica só ajuda uma: a Renascença.

E como eu suspeitava, a RFM trocou de parceiro na imagem. Deixou de ter a WiseBuddah e tem mesmo a ReelWorld, sendo o atual package um resing (regravação) da RFM… francesa, de 2021!!!

https://reelworld.com/jingles/packages/rfm-2021/

Ora quem é que recorria justamente a esta produtora? Nem mais nem menos que a M80, que tem a mesma plástica desde… 2015!!! (como o tempo passa que eu nem sequer me apercebi que 7 anos já foram). Com mais 1 ou 2 trilhas novas no processo que pediram la para 2019.

A plástica já não está disponível no site da ReelWorld porque fazia parte do subsegmento ReelWorld Pure com uma assinatura sonora destinada a ser mais suave, mas a Internet não perdoa:

https://www.radiojinglespro.com/2015/08/27/m80-radio-partner-with-reelworld-for-new-jingles/

Penso que é a primeira vez em perto de 20 anos que uma rádio portuguesa adota imagem sonora de uma congénere francesa. A última rádio a fazê-lo foi a já muito longinqua Rádio Paris Lisboa…

Por acaso agora fiquei com dúvidas. Ainda que seja muito mau a RFM estar com a mesma sónica da M80 no ID, agora não sei se é pior ter feito essa escolha ou uma outra rádio manter-se com a mesma plástica há 7 anos… isto agora deixou-me a pensar.
« Última modificação: Agosto 19, 2022, 04:11:40 pm por Memorias da Radio »

Atento

• Hero Member
« Responder #824 em: Agosto 19, 2022, 06:16:25 pm »
A RFM a meter a pata na poça com uma intro na bed antes de sair para publicidade que é *igual* à M80 até no próprio som utilizado.

Alguém vai ter que se mexer que duas rádios com a mesma indicação sónica só ajuda uma: a Renascença.

E como eu suspeitava, a RFM trocou de parceiro na imagem. Deixou de ter a WiseBuddah e tem mesmo a ReelWorld, sendo o atual package um resing (regravação) da RFM… francesa, de 2021!!!

https://reelworld.com/jingles/packages/rfm-2021/

Ora quem é que recorria justamente a esta produtora? Nem mais nem menos que a M80, que tem a mesma plástica desde… 2015!!! (como o tempo passa que eu nem sequer me apercebi que 7 anos já foram). Com mais 1 ou 2 trilhas novas no processo que pediram la para 2019.

A plástica já não está disponível no site da ReelWorld porque fazia parte do subsegmento ReelWorld Pure com uma assinatura sonora destinada a ser mais suave, mas a Internet não perdoa:

https://www.radiojinglespro.com/2015/08/27/m80-radio-partner-with-reelworld-for-new-jingles/

Penso que é a primeira vez em perto de 20 anos que uma rádio portuguesa adota imagem sonora de uma congénere francesa. A última rádio a fazê-lo foi a já muito longinqua Rádio Paris Lisboa…

Por acaso agora fiquei com dúvidas. Ainda que seja muito mau a RFM estar com a mesma sónica da M80 no ID, agora não sei se é pior ter feito essa escolha ou uma outra rádio manter-se com a mesma plástica há 7 anos… isto agora deixou-me a pensar.

A RFM francesa que não ultrapassa os 4% de audiência, segundo o último estudo de audiência...