Autor Tópico: RFM  (Lida 581928 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: RFM
« Responder #795 em: Agosto 11, 2022, 06:43:14 pm »
A RFM já está em emissão especial para acompanhar o Festival Sol da Caparica, conhecido por ser um festival só com músicos que se exprimem na língua de Camões.

Hoje há 4 concertos que a estação vai transmitir, Virgul, Calema, Fernando Daniel e Clã.

Para já, é até às 21 a emissão será conduzida pelo Paulo Fragoso, com reportagem da histórica Teresa Lage e a jovem Diana Antunes...
« Última modificação: Agosto 11, 2022, 06:49:48 pm por R4 »

Atento

• Hero Member
« Responder #796 em: Agosto 11, 2022, 06:56:04 pm »
A RFM já está em emissão especial para acompanhar o Festival Sol da Caparica, conhecido por ser um festival só com músicos que se exprimem na língua de Camões.

Hoje há 4 concertos que a estação vai transmitir, Virgul, Calema, Fernando Daniel e Clã.

Para já, é até às 21 a emissão será conduzida pelo Paulo Fragoso, com reportagem da histórica Teresa Lage e a jovem Diana Antunes...

Sendo que a Rádio Oficial é a RDP África...

Noutros tempos mais arejados, a Antena1 transmitia os concertos, ou acompanhava detalhadamente o festival...

Agora limita-se a acompanhar coisas pequeninas (quase) de cariz alternativo...

Só isso não chega nem a missão das rádios públicas se deve limitar exclusivamente a isso...

https://www.rtp.pt/rdpafrica/artes-espetaculos/festival-sol-da-caparica_17467

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #797 em: Agosto 11, 2022, 07:43:09 pm »
Há aí qualquer confusão, porque desdque o Festival existe, a Rádio oficial é a RFM.

Primeiro era um festival pequeno, quase familiar, mas foi crescendo e hoje em dia é já um festival de referência, em termos de cartaz e de  público.

pdnf

• Hero Member
« Responder #798 em: Agosto 11, 2022, 08:03:01 pm »
Há aí qualquer confusão, porque desdque o Festival existe, a Rádio oficial é a RFM.

Primeiro era um festival pequeno, quase familiar, mas foi crescendo e hoje em dia é já um festival de referência, em termos de cartaz e de  público.

Esclarecido: RFM e RDP África são ambas rádios oficiais. A RFM transmite o palco principal, a RDP África o secundário. Há ainda transmissões na RTP1.

https://www.meiosepublicidade.pt/2022/08/rtp-rdp-africa-e-rfm-apresentam-planos-para-festival-sol-da-caparica/ - De ontem!
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #799 em: Agosto 11, 2022, 09:30:54 pm »
Não estava mesmo a par, que este ano a RDP África este ano também tem responsabilidades neste festival.

E se não transmite nada, está muito mal...

Agora estou a ouvir um dos meus grupos preferidos da cena musical portuguesa, os Clã, com a voz fabulosa da Manuela Azevedo...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #800 em: Agosto 12, 2022, 06:22:54 pm »
Segundo dia do Sol da Caparica e mais dois concertos transmitidos pela RFM, HMB e Rich Campbell...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #801 em: Agosto 13, 2022, 02:37:56 pm »
RFM que está com uma alteração técnica importante: ao contrário da Comercial, que insiste em emitir em Joint Stereo desde talvez 97, a RFM emite agora em Full Stereo (sem cancelamento da informação redundante em A+B) e com ótima qualidade de som, melhor que antes. Estou em crer que alguém arranjou forma de fazer transporte de sinal mais eficientemente.

A RFM volta assim a este tipo de som quase 20 anos depois (!!!), porque com a crise de 02/03 e as alterações à RFM uma das mudanças impostas pelo Pedro Tojal (e também pela música que na altura existia) foi esta alteração para Joint Stereo. Antes disso como a música tinha efeito de Stereo, não podiam realizá-lo.

Isso é particularmente notório na maneira como fica o som na música “Mon Amour”, de zzoilo com Aitana. Na Comercial cancelam o homem aparecer de um lado e outro no estéreo de maneira perceptível, na RFM o que está do lado esquerdo ouve-se bem do lado esquerdo e igualmente do lado direito, bem como o flutuar da voz entre colunas.

Também tenho que fazer um revés na minha opinião sobre a plástica… parcial: continua sem presença em condições (e isso nota se porque agora quase só recorrem a secos em grande parte do dia, pouco se ouve além da entrada de topo da hora após as notícias e claro, nas notícias e tempo), mas a ideia já a percebi: foi desalavancar na agressividade claramente, para criar um contraste com a Comercial. É objetivamente bem jogado.

Ainda que eu deteste a plástica atual, com as alterações que fizeram rapidamente em antena a revisão ficou… tolerável vá, pelo menos não está tão cringica. E a mudança técnica saúdo-a fortemente, há 19 anos que esperava por isto e um bom som é meio caminho andado para ultrapassar a concorrência!

Mais 2 notas rápidas:
- Sempre que virem um “.” no RDS, significa que o sistema comutou para transporte por feixe/link. Isso não é facilmente detetável por causa do compressor mas nas partes silenciosas das músicas nota-se o suficiente para denunciar porque tem um ruído que não está lá de outra forma… e é similar ao que a Mega Hits tinha em Gondomar (foi assim que descobri). Deduzo que o “.” seja a forma do controlo remoto dos emissores, que em princípio está em Lisboa, saber que aquele emissor está com isso.
- Escolha curiosa de uma repórter com pronúncia do Norte para o Sol da Caparica. Invulgar mesmo… e boa.

Ainda não percebi mas penso que a RR não esteja em Full Stereo ainda, apenas em Joint Stereo, mas hei de tentar apanhar isso com tempo.
« Última modificação: Agosto 13, 2022, 02:45:07 pm por Memorias da Radio »

ToLv

• Hero Member
« Responder #802 em: Agosto 13, 2022, 02:50:50 pm »
@Memorias da Radio, não querendo que me leve a mal, e não desfazendo a questão do Full Stereo que igualmente saúdo, a questão é... o ouvinte comum liga alguma coisa a isso? Apercebe-se sequer? Eu tenho as minhas dúvidas... Eu cá continuo a achar péssima a alteração de plástica da estação (o estrangeirismo da coisa, os jingles à la M80, tirar toda a agressividade no ID da estação)... Enfim, tudo péssimo a meu ver. Isto para concluir: receio que essas mudanças são coisas "microscópicas" à perspetiva do ouvinte, daí achar exagerado a ideia de que "é meio caminho andado para ultrapassar a concorrência". Esperemos que as mudanças de grelha sejam suficientes - o que duvido.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #803 em: Agosto 13, 2022, 02:59:52 pm »
@Memorias da Radio, não querendo que me leve a mal, e não desfazendo a questão do Full Stereo que igualmente saúdo, a questão é... o ouvinte comum liga alguma coisa a isso? Apercebe-se sequer? Eu tenho as minhas dúvidas... Eu cá continuo a achar péssima a alteração de plástica da estação (o estrangeirismo da coisa, os jingles à la M80, tirar toda a agressividade no ID da estação)... Enfim, tudo péssimo a meu ver. Isto para concluir: receio que essas mudanças são coisas "microscópicas" à perspetiva do ouvinte, daí achar exagerado a ideia de que "é meio caminho andado para ultrapassar a concorrência". Esperemos que as mudanças de grelha sejam suficientes - o que duvido.

Se eu me apercebi e estava no carro sem botar sequer atenção, quanto mais… ele obviamente não vai saber porquê (isso sabemos nós e e),  mas vai ouvir o como. Isso é o suficiente. O som fica com mais palco, mais amplo, mais presença, faz destacar a estação da outra e todo o edge que eles possam ter para ultrapassar a Comercial não duvido que o aproveitem, agora que está a 2 pontos.

Quando era a Orbital também mexeu brutalmente no som que tinha para criar justamente esse efeito e foi ou não foi absurdamente mais ouvida em Lisboa no final dos anos 90? Até quem não percebia puto disto gostava da diferença. O som é importante. Pode-se falar muita coisa do produto, mas a área técnica da R/com sempre foi de excelência.

Claro que isto vai fazer parte de um lote. Claro que esse lote só fica completo em Setembro. Claro que tinha que haver mudanças porque quem chegou a estar a 0,1 e está agora a 2 pontos tem que ser.

Eu já fui sincero, não gosto da plástica atual e nem é a primeira vez que acontece com a RFM. Mas não me impede de reconhecer que as outras mudanças foram feitas num bom sentido.
« Última modificação: Agosto 13, 2022, 03:03:43 pm por Memorias da Radio »

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #804 em: Agosto 13, 2022, 03:37:33 pm »

Mais 2 notas rápidas:
- Sempre que virem um “.” no RDS, significa que o sistema comutou para transporte por feixe/link. Isso não é facilmente detetável por causa do compressor mas nas partes silenciosas das músicas nota-se o suficiente para denunciar porque tem um ruído que não está lá de outra forma… e é similar ao que a Mega Hits tinha em Gondomar (foi assim que descobri). Deduzo que o “.” seja a forma do controlo remoto dos emissores, que em princípio está em Lisboa, saber que aquele emissor está com isso.

Então suponho que seja essa a explicação para o facto de esta semana, ao ter sintonizado os 93.7 da RR (Monte da Virgem) na zona de Leiria (em perfeitas condições, diga-se de passagem), me ter surgido no visor do auto-rádio "RR.".
No entanto, comutava perfeitamente com as outras duas frequências da zona centro litoral (95.1 e 106.0) que exibiam o habitual "RR".

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #805 em: Agosto 13, 2022, 05:55:15 pm »
Terceiro dia de Sol da Caparica, hoje com a equipa do Hi Fi, Joana, Daniel e Rodrigo.

Quanto à concertos, hoje serão transmitidos os do Nuno Ribeiro e do David Piçarra.

pdnf

• Hero Member
« Responder #806 em: Agosto 13, 2022, 06:58:48 pm »

Mais 2 notas rápidas:

Então suponho que seja essa a explicação para o facto de esta semana, ao ter sintonizado os 93.7 da RR (Monte da Virgem) na zona de Leiria (em perfeitas condições, diga-se de passagem), me ter surgido no visor do auto-rádio "RR.".
No entanto, comutava perfeitamente com as outras duas frequências da zona centro litoral (95.1 e 106.0) que exibiam o habitual "RR".

Estava a ler isto e senti um salto no emissor da Lousã que estou a escutar agora. Avanço uns passos para a frente "_RFM____" e o som fica mIs frouxo. Volto para trás, fica um som mais aberto, pujante "RFM_____". Será o mesmo que o ponto? Eu de som não percebo a diferença mas não sei distinguir essas questões técnicas.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #807 em: Agosto 13, 2022, 09:13:19 pm »

Mais 2 notas rápidas:

Estava a ler isto e senti um salto no emissor da Lousã que estou a escutar agora. Avanço uns passos para a frente "_RFM____" e o som fica mIs frouxo. Volto para trás, fica um som mais aberto, pujante "RFM_____". Será o mesmo que o ponto? Eu de som não percebo a diferença mas não sei distinguir essas questões técnicas.

O RDS normal penso que seja “__RFM___” até, por isso sim. Há em histórico inclusive eles mexerem na posição do RDS como distintivo, além do ponto. Devem estar a fazer intervenções também na Lousã.

modernices

• Hero Member
« Responder #808 em: Agosto 14, 2022, 05:55:01 pm »

Se eu me apercebi e estava no carro sem botar sequer atenção, quanto mais… ele obviamente não vai saber porquê (isso sabemos nós e e),  mas vai ouvir o como. Isso é o suficiente. O som fica com mais palco, mais amplo, mais presença, faz destacar a estação da outra e todo o edge que eles possam ter para ultrapassar a Comercial não duvido que o aproveitem, agora que está a 2 pontos.

Quando era a Orbital também mexeu brutalmente no som que tinha para criar justamente esse efeito e foi ou não foi absurdamente mais ouvida em Lisboa no final dos anos 90? Até quem não percebia puto disto gostava da diferença. O som é importante. Pode-se falar muita coisa do produto, mas a área técnica da R/com sempre foi de excelência.

Claro que isto vai fazer parte de um lote. Claro que esse lote só fica completo em Setembro. Claro que tinha que haver mudanças porque quem chegou a estar a 0,1 e está agora a 2 pontos tem que ser.

Eu já fui sincero, não gosto da plástica atual e nem é a primeira vez que acontece com a RFM. Mas não me impede de reconhecer que as outras mudanças foram feitas num bom sentido.

Não quero desvalorizar o que está a dizer (na verdade nem percebo nada do que diz!) mas a questão é:

Alguém que esteja na dívida se ouve uma ou outra estação quer saber disso para alguma coisa?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #809 em: Agosto 14, 2022, 06:05:11 pm »
Quarto dia de festival da Costa da Caparica, emissão conduzida por Daniel Fontoura.

Quanto à concertos, hoje só há uma transmicao, a do africano Nelson Freitas...