RFM que está com uma alteração técnica importante: ao contrário da Comercial, que insiste em emitir em Joint Stereo desde talvez 97, a RFM emite agora em Full Stereo (sem cancelamento da informação redundante em A+B) e com ótima qualidade de som, melhor que antes. Estou em crer que alguém arranjou forma de fazer transporte de sinal mais eficientemente.
A RFM volta assim a este tipo de som quase 20 anos depois (!!!), porque com a crise de 02/03 e as alterações à RFM uma das mudanças impostas pelo Pedro Tojal (e também pela música que na altura existia) foi esta alteração para Joint Stereo. Antes disso como a música tinha efeito de Stereo, não podiam realizá-lo.
Isso é particularmente notório na maneira como fica o som na música “Mon Amour”, de zzoilo com Aitana. Na Comercial cancelam o homem aparecer de um lado e outro no estéreo de maneira perceptível, na RFM o que está do lado esquerdo ouve-se bem do lado esquerdo e igualmente do lado direito, bem como o flutuar da voz entre colunas.
Também tenho que fazer um revés na minha opinião sobre a plástica… parcial: continua sem presença em condições (e isso nota se porque agora quase só recorrem a secos em grande parte do dia, pouco se ouve além da entrada de topo da hora após as notícias e claro, nas notícias e tempo), mas a ideia já a percebi: foi desalavancar na agressividade claramente, para criar um contraste com a Comercial. É objetivamente bem jogado.
Ainda que eu deteste a plástica atual, com as alterações que fizeram rapidamente em antena a revisão ficou… tolerável vá, pelo menos não está tão cringica. E a mudança técnica saúdo-a fortemente, há 19 anos que esperava por isto e um bom som é meio caminho andado para ultrapassar a concorrência!
Mais 2 notas rápidas:
- Sempre que virem um “.” no RDS, significa que o sistema comutou para transporte por feixe/link. Isso não é facilmente detetável por causa do compressor mas nas partes silenciosas das músicas nota-se o suficiente para denunciar porque tem um ruído que não está lá de outra forma… e é similar ao que a Mega Hits tinha em Gondomar (foi assim que descobri). Deduzo que o “.” seja a forma do controlo remoto dos emissores, que em princípio está em Lisboa, saber que aquele emissor está com isso.
- Escolha curiosa de uma repórter com pronúncia do Norte para o Sol da Caparica. Invulgar mesmo… e boa.
Ainda não percebi mas penso que a RR não esteja em Full Stereo ainda, apenas em Joint Stereo, mas hei de tentar apanhar isso com tempo.