Autor Tópico: M80  (Lida 187352 vezes)

tuscano332

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2120
Re: M80
« Responder #720 em: Outubro 10, 2025, 11:50:13 pm »
Fim-de-semana anos 80.

pdnf

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8091
Re: M80
« Responder #721 em: Outubro 11, 2025, 12:10:43 am »
Muitos problemas na comutação de RDS da M80 na região de Aveiro: custa a comutar 98.4 com 94.4 Aveiro porque a performance de Coimbra está cinco furos abaixo do que era para Norte.

É um festim de interferências desconfortáveis que nunca aconteceu antes e que não são na maioria do tempo de entradas do Observador, é simplesmente fraca potência ou propagação do emissor de Coimbra.
A M80 de Coimbra é significativamente inferior à dos 90.0 da MegaHits, que seria o emissor com o qual a comparação mais direta pode ser feita. Dentro de edifícios em Coimbra, chega a não se conseguir ouvir decentemente, na zona da Universidade. Em abril escrevi aqui que no Fórum Romano, no Machado de Castro, se houvesse rádio naquela altura, os romanos só ouviam Mega, porque ali é a única que chega perfeita no subsolo. Ora, a M80 deveria conseguir também, imagino que não estejam a usar a potência máxima. Em parte compreendo, a Observador de Vila do Conde propaga muito bem, e até, pasme-se, passando Coimbra para sul, consegue furar, mesmo com a Antena 1 em cima, que imagino que a sul de Coimbra, também cilindrem a Observador.

98.5 não seria uma melhor solução para a cidade dos estudantes?

Por sua vez, a troca em Aveiro está desastrada: 94.4 vão até Ovar, mas após a zona industrial a troca é feita para 90.0... para nada, porque as interferências e os erros de PLL são cada vez mais. Apanhei três, três! em plena N109. O sinal só estabiliza mesmo na AE, nos acessos locais há ali um buraco de uns km's em que Aveiro chega mal, e o Porto pior chega.

Há anos que a situação dos 90.0 em Ovar é aquele horror, e sim, é, basicamente, circunscrita à EN109. A sério que não conseguiram ainda encontrar a causa? A RR chegou a ter um problema similar, sem que fosse tão forte, em frente ao Norteshopping e praticamente que o solucionaram totalmente. Só mesmo na subida para o parque superior do Continente é que ainda se nota alguma coisa...
« Última modificação: Outubro 11, 2025, 12:13:57 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2120
Re: M80
« Responder #722 em: Outubro 11, 2025, 08:41:44 pm »
Sofia Morais na M80, fez Sábado 9h-11h, e a Smooth como fica, vai andar nas duas, sinceramente não acho boa ideia esta mistura.

pdnf

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8091
Re: M80
« Responder #723 em: Outubro 11, 2025, 10:33:55 pm »
Sofia Morais na M80, fez Sábado 9h-11h, e a Smooth como fica, vai andar nas duas, sinceramente não acho boa ideia esta mistura.

Parece aquelas rádios pequeninas... Sinceramente, náo esperava isto do grupo líder em Portugal
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radio do sul

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 94
Re: M80
« Responder #724 em: Outubro 11, 2025, 10:58:05 pm »
Na M80 o investimento já é pouco, mas na Smooth (que podia chegar bem mais além com locução, mais informação e melhor seleção musical) apetece falar em desinvestimento. Qualquer dia não há um locutor dedicado à Smooth, num país em que para as faixas etárias mails altas após a morte da Sim, pouco resta (Rádio Amália é muito redutora musicalmente, mas não a matem!)

pdnf

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8091
Re: M80
« Responder #725 em: Outubro 11, 2025, 11:59:07 pm »
A faixa etária da Smooth não acho nada que seja os 50+. Acho que é uma rádio bastante transversal, diria que de fora deixa, praticamente os adolescentes. Agora, que é mal-tratado, isso é muito.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ruicleto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1503
Re: M80
« Responder #726 em: Outubro 13, 2025, 10:53:51 am »
Na M80 o investimento já é pouco, mas na Smooth (que podia chegar bem mais além com locução, mais informação e melhor seleção musical) apetece falar em desinvestimento. Qualquer dia não há um locutor dedicado à Smooth, num país em que para as faixas etárias mails altas após a morte da Sim, pouco resta (Rádio Amália é muito redutora musicalmente, mas não a matem!)

Há dias ouvi na M80, nas emissões locais de Manteigas e Penalva do Castelo, a mesma locutora - Paula Fialho, com um desfasamento de alguns segundos. Parece-me mesmo muito mal que estas situações de gravação existam com o mesmo animador em duas rádios locais diferentes e em tempos quase idênticos... julgo que não se pretenderá isto para uma rádio que até é das minhas preferidas!

Julio Carvalho

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4893
Re: M80
« Responder #727 em: Outubro 13, 2025, 11:22:44 am »
Quando a Bauer adquiriu à  Média Capital as rádios  do grupo, aqui neste forum projectaram se grandes cenários.

Eu sempre achei que as rádios,  como vencedoras dentro do seu target, não precisavam de grandes mudanças,  mas esperava que houvesse um reforço de meios humanos,  nomeadamente locutores.
Na Comercial sim, até tem um excesso de animadores, já as outras,  causa dó.
E na Smooth,  é  escandaloso. Dois locutores e uma agora a fazer locução  em duas rádios
Locutores a fazer várias horas  as férias  é  um horror...

Este desprezo,  não  deixa de ser intrigante...
« Última modificação: Outubro 13, 2025, 11:24:33 am por Julio Carvalho »

ruicleto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1503
Re: M80
« Responder #728 em: Outubro 13, 2025, 11:33:27 am »
Quando a Bauer adquiriu à  Média Capital as rádios  do grupo, aqui neste forum projectaram se grandes cenários.

Eu sempre achei que as rádios,  como vencedoras dentro do seu target, não precisavam de grandes mudanças,  mas esperava que houvesse um reforço de meios humanos,  nomeadamente locutores.
Na Comercial sim, até tem um excesso de animadores, já as outras,  causa dó.
E na Smooth,  é  escandaloso. Dois locutores e uma agora a fazer locução  em duas rádios
Locutores a fazer várias horas  as férias  é  um horror...

Este desprezo,  não  deixa de ser intrigante...

É caso para pensarmos se temos demasiadas rádios em Portugal, um país com pouca população, em detrimento de menos estações mas com uma qualidade mínima (com recursos humanos e técnicos) exigida pelos ouvintes.

Memorias da Radio

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4977
Re: M80
« Responder #729 em: Outubro 13, 2025, 09:11:06 pm »
Quando a Bauer adquiriu à  Média Capital as rádios  do grupo, aqui neste forum projectaram se grandes cenários.

Eu sempre achei que as rádios,  como vencedoras dentro do seu target, não precisavam de grandes mudanças,  mas esperava que houvesse um reforço de meios humanos,  nomeadamente locutores.
Na Comercial sim, até tem um excesso de animadores, já as outras,  causa dó.
E na Smooth,  é  escandaloso. Dois locutores e uma agora a fazer locução  em duas rádios
Locutores a fazer várias horas  as férias  é  um horror...

Este desprezo,  não  deixa de ser intrigante...

Não devem ter permissões para aumentar orçamento para a Smooth, mas a parte curiosa é que a lógica funciona num sentido (locutores da Smooth gravarem na M80) mas nunca na inversa (locutores das outras rádios do grupo gravarem na Smooth para preencherem minimamente a antena).

Tudo isto enquanto batem um recorde de audiência com cinco emissores, um coxo no Porto e outro quase só decorativo em Lisboa. É intrigante. Mas a verdade é que se ouve muito bem a rádio no horário de trabalho e é essa a razão do relativo sucesso, não se intromete, digamos assim.

Na M80 o investimento já é pouco, mas na Smooth (que podia chegar bem mais além com locução, mais informação e melhor seleção musical) apetece falar em desinvestimento. Qualquer dia não há um locutor dedicado à Smooth, num país em que para as faixas etárias mails altas após a morte da Sim, pouco resta (Rádio Amália é muito redutora musicalmente, mas não a matem!)

Há dias ouvi na M80, nas emissões locais de Manteigas e Penalva do Castelo, a mesma locutora - Paula Fialho, com um desfasamento de alguns segundos. Parece-me mesmo muito mal que estas situações de gravação existam com o mesmo animador em duas rádios locais diferentes e em tempos quase idênticos... julgo que não se pretenderá isto para uma rádio que até é das minhas preferidas!

A Paula Fialho anda em todas as capelinhas por estes dias - é fazer pontas em direto, é gravar locais... Há imensos locutores na casa e fora de casa para gravarem, porquê isto?

pdnf

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8091
Re: M80
« Responder #730 em: Outubro 17, 2025, 01:17:31 am »
A M80 é tão relevante que a mudança na grelha foi uma mera nota de rodapé neste fórum. Na concorrente direta, dava páginas e páginas de discussão. Acho que isto quer dizer algo.

https://www.linkedin.com/posts/bauer-media-audio-portugal_bauermediaaudioportugal-m80-novagrelha-activity-7382347746348969985-KmUd?utm_source=share&utm_medium=member_android&rcm=ACoAABG81lABaNdhrEZ5m1Y_Bw2YKcleyItBbXc

Posto aqui, porque gostei do marketing.

Quando a Bauer adquiriu à  Média Capital as rádios  do grupo, aqui neste forum projectaram se grandes cenários.

Eu sempre achei que as rádios,  como vencedoras dentro do seu target, não precisavam de grandes mudanças,  mas esperava que houvesse um reforço de meios humanos,  nomeadamente locutores.
Na Comercial sim, até tem um excesso de animadores, já as outras,  causa dó.
E na Smooth,  é  escandaloso. Dois locutores e uma agora a fazer locução  em duas rádios
Locutores a fazer várias horas  as férias  é  um horror...

Este desprezo,  não  deixa de ser intrigante...

Não devem ter permissões para aumentar orçamento para a Smooth, mas a parte curiosa é que a lógica funciona num sentido (locutores da Smooth gravarem na M80) mas nunca na inversa (locutores das outras rádios do grupo gravarem na Smooth para preencherem minimamente a antena).

Tudo isto enquanto batem um recorde de audiência com cinco emissores, um coxo no Porto e outro quase só decorativo em Lisboa. É intrigante. Mas a verdade é que se ouve muito bem a rádio no horário de trabalho e é essa a razão do relativo sucesso, não se intromete, digamos assim.

Na M80 o investimento já é pouco, mas na Smooth (que podia chegar bem mais além com locução, mais informação e melhor seleção musical) apetece falar em desinvestimento. Qualquer dia não há um locutor dedicado à Smooth, num país em que para as faixas etárias mails altas após a morte da Sim, pouco resta (Rádio Amália é muito redutora musicalmente, mas não a matem!)

Há dias ouvi na M80, nas emissões locais de Manteigas e Penalva do Castelo, a mesma locutora - Paula Fialho, com um desfasamento de alguns segundos. Parece-me mesmo muito mal que estas situações de gravação existam com o mesmo animador em duas rádios locais diferentes e em tempos quase idênticos... julgo que não se pretenderá isto para uma rádio que até é das minhas preferidas!

A Paula Fialho anda em todas as capelinhas por estes dias - é fazer pontas em direto, é gravar locais... Há imensos locutores na casa e fora de casa para gravarem, porquê isto?

Bom ponto, desviam a Sofia Morais para este subproduto, quando a melhor rádio que têm no portefólio está em condições medíocres, e bem que podiam pedir a outros para dar uma perninha. É verdade que quem segue os CEOs da  BMAP no LI já percebeu que a política vigente é a das sinergias entre M80 e Smooth, que agora até passaram a partilhar sala de produção, oferta de um dos visados do ED, certamente desejoso que a M80 ganhe.

A rede no Porto não é coxa, está mesmo ligada às máquinas. Este ano a TSF esteve bem mais calminha que em anos anteriores, e saio da A29 em Canelas e lá se vai o RDS. Já vim de Esmoriz/Paramos até ao Mercadona de Espinho, pelo interior do concelho, sem conseguir ter sinal nenhum da Smooth, zero, nem uma entrada, em dia em que os emissores da zona Centro chegavam limpinhos.

Em Perosinho e Grijó, o sinal é nulo, quando era normal ter excelente apoio de 92.8. Nos Carvalhos, onde dantes se ouvia bem Figueiró todo o ano, agora ouve-se razoavelmente a 1 da Serra de Bornes.

Em Viseu, há queixas de 92.8, certo, @ruicleto? Em Coimbra, há uns tempos estava a falar com uma colega de lá, que sabe que gosto destas coisas, diz que é cada vez mais difícil ouvir de jeito a Smooth, com perdas de sinal grandes na zona onde vive, junto ao Fórum, onde até se apanham bem os emissores de Leiria.

Há queixas nos 103.0 do Barreiro, descritas também pelo @MdR. Afinal de contas, onde é que não há problemas? Diria que apenas e só na AML e num pouco do Ribatejo. Tenho sequer dúvidas que com a pujança que 92.8 Loures têm neste momento, exista sequer comutação decente entre Santarém e Figueiró dos Vinhos.

Por causa de Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra, onde nem 107.2 nem 102.8 Viseu são suficientes para uma escuta confortável, vale a pena deixar de fora da rede Smooth 101.0? Honestamente, acho que não. Pelo menos, que os migrassem para 94.3 Maia, que mesmo precisando de manutenção, o sinal indoor é muito menor que o das outras três locais de Santa Justa, e até do que o da própria Comercial, em zona de fronteira com o concelho do alvará, já seria uma excelente ajuda, mas não resolve o problema de Aveiro.

A Paula Fialho é a bombeira de serviço, e até acho injusto, porque tem uma bonita voz e uma dicção interessante, muito pausada. Poderia ser uma bom reforço para a Smooth.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ruicleto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1503
Re: M80
« Responder #731 em: Outubro 17, 2025, 09:03:23 am »
Até concordo com as sinergias partilhadas entre rádios do mesmo grupo, desde que não retire especificidade às estações. Realmente, em Viseu a frequência 92,8 escuta-se muito mal, para uma rádio como a SMOOTH que carece de qualidade na receção face à tipologia musical que difunde. Cada vez estou mais convencido que os grupos radiofónicos devem apostar em menos estações mas mais qualidade e meios das mesmas!

Julio Carvalho

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4893
Re: M80
« Responder #732 em: Outubro 17, 2025, 10:55:55 am »
Segui o link indicado pelo Pdnf e eles falam em nova grelha.
Mas uma nova grelha é  apenas uma mudança  de cadeiras entre duas animadoras?

A questão é,  ficou melhor ou pior?

É  natural haver sinergias entre as duas rádios  que têm  o mesmo director e o mesmo programador musical.

Memorias da Radio

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4977
Re: M80
« Responder #733 em: Outubro 17, 2025, 12:28:33 pm »
Ainda não ouvi para poder dizer com certeza se ficou melhor ou pior, isto na minha opinião, claro.

Desta feita, concordo a 100% com o post do pdnf. Inclusive na parte em que 101.0 Vale de Cambra podiam perfeitamente ser alocados à rede da Smooth. Aliás, para mim a rede a norte, com as várias variáveis, ficava assim:

Smooth - 89.5 Matosinhos / 101.0 Vale de Cambra (em cadeia). Para norte, na área em que Vale de Cambra está tapado pela RR, a Smooth segura. Para sul, a partir de Gaia, há um apoio sólido em 101.0 e nas zonas em que esta é interferida pela RR (por exemplo, as Devesas) são zonas de maior abertura a Norte e em que Matosinhos consegue entrar. Em épocas de esporádicas (que têm que ser contadas quando se planeia uma rede, serão em torno de 60 dias por ano), quando a TSF come Matosinhos, apoiam melhor 101.0 e 92.8.

M80 - 94.3 Maia (Valongo), com a potência máxima. Faz bem as vezes de dois emissores nos termos em que são captáveis agora (90.0 + 105.8 ), apenas com ligeiríssimamente menos sinal que 105.8 para o interior do Porto, mas no interior também apoiada por 103.8 e 97.4 (sendo que Vila Real entra a partir de Paredes) e para sul com 94.4 Aveiro logo a entrar sem se interferirem mutuamente na zona de transição. Em épocas de esporádicas tem a vantagem de garantir ainda melhor a transição Aveiro - Porto através quer de Aveiro, quer de Coimbra, quer de Fafe.

Cidade FM - 107.2 Gaia / 105.8 Valongo (com maior potência, para apoiar até Aveiro em zonas mais montanhosas como na Feira, São João da Madeira, Vale de Cambra e na cidade de Aveiro, em que 107.2 pode fraquejar. Um emissor de costa, um emissor de interior). Em épocas de esporádicas não são frequências interferidas no distrito de Aveiro, por norma.

Batida FM - 90.0 Porto, apenas. A péssima performance deste emissor para sul e o foco do produto (que torna pouco relevante cobrir melhor o interior do Porto e é a única rede que não prevê continuidade de sinal) fariam disto algo mais que suficiente, até a emitir com apenas 1000w ou 500w em vez dos 5000w possíveis. Se em épocas de esporádicas for mais interferido, paciência, o foco é o Porto.

Desta forma, a BMAP conseguia fazer uma poupança de energia em eletricidade (porque apesar de subir uns 500w em Valongo e uns 500w na Maia, desce se calhar 1.5 ou 2 kW em 90.0), e melhorava a cobertura.

Também deixava de haver o incómodo das pseudo emissões locais em Vale de Cambra, reforçando a rede da Smooth.

Na M80 permitia um verdadeiro contínuo de sinal Aveiro - Porto - interior do Porto sem interferências, nem haver emissões locais a quebrar a transição de sinal para o interior do Porto 8 horas por dia quando as pessoas estão a trabalhar ou a descansar.

E na Cidade permitia uma segunda linha de apoio em áreas cruciais em que os excelentes 107.2 falham, fazendo as vezes de Vale de Cambra (só com um pouco menos de sinal que hoje) a caminho de Aveiro, e quando se estivesse já perto de Aveiro era devidamente apoiado por três frequências (107.2, 105.8 e 99.7 Penacova), o que seria suficiente.

São 2000€ pela consultoria, aceito transferência bancária. :)
« Última modificação: Outubro 17, 2025, 12:38:09 pm por Memorias da Radio »

estvmkt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2901
Re: M80
« Responder #734 em: Outubro 31, 2025, 08:28:33 am »
Nova invenção na M80. A publicidade nacional não dá nas frequências locais.
Dei conta na quarta e agora igual.
Penalva e Manteigas vs Coimbra que dá
No lugar da publicidade nacional da só mix s de enchimento.