Muitos problemas na comutação de RDS da M80 na região de Aveiro: custa a comutar 98.4 com 94.4 Aveiro porque a performance de Coimbra está cinco furos abaixo do que era para Norte.
É um festim de interferências desconfortáveis que nunca aconteceu antes e que não são na maioria do tempo de entradas do Observador, é simplesmente fraca potência ou propagação do emissor de Coimbra.
A M80 de Coimbra é significativamente inferior à dos 90.0 da MegaHits, que seria o emissor com o qual a comparação mais direta pode ser feita. Dentro de edifícios em Coimbra, chega a não se conseguir ouvir decentemente, na zona da Universidade. Em abril escrevi aqui que no Fórum Romano, no Machado de Castro, se houvesse rádio naquela altura, os romanos só ouviam Mega, porque ali é a única que chega perfeita no subsolo. Ora, a M80 deveria conseguir também, imagino que não estejam a usar a potência máxima. Em parte compreendo, a Observador de Vila do Conde propaga muito bem, e até, pasme-se, passando Coimbra para sul, consegue furar, mesmo com a Antena 1 em cima, que imagino que a sul de Coimbra, também cilindrem a Observador.
98.5 não seria uma melhor solução para a cidade dos estudantes?
Por sua vez, a troca em Aveiro está desastrada: 94.4 vão até Ovar, mas após a zona industrial a troca é feita para 90.0... para nada, porque as interferências e os erros de PLL são cada vez mais. Apanhei três, três! em plena N109. O sinal só estabiliza mesmo na AE, nos acessos locais há ali um buraco de uns km's em que Aveiro chega mal, e o Porto pior chega.
Há anos que a situação dos 90.0 em Ovar é aquele horror, e sim, é, basicamente, circunscrita à EN109. A sério que não conseguiram ainda encontrar a causa? A RR chegou a ter um problema similar, sem que fosse tão forte, em frente ao Norteshopping e praticamente que o solucionaram totalmente. Só mesmo na subida para o parque superior do Continente é que ainda se nota alguma coisa...