Atenção, que me confirmaram (uma fonte bastante credível), que não é nenhuma rádio do Acácio Marinho.
Sendo assim, há três hipóteses que vejo em cima da mesa:
1 - Rádio Voz de Santo Tirso
2 - Rádio Jornal de Paredes
3 - Rádio Regional de Arouca (esta acho muito pouco provável, porque tendo em conta a cobertura, acredito que negociassem com alguma nacional o aluguer).
Posto isto, ou vai haver aluguer de rádio (numa dessas que citei), ou então, eventualmente será aluguer de horários de alguma rádio local da AMP, e não aluguer de rádio.
Há qualquer coisa mal contada aqui, porque eles falam claramente em frequência FM, não em aluguer de horários. Por outro lado, pela localização do emissor, totalmente audível na cidade do Porto, estendendo-se até ao Norte de Matosinhos e Sul de Vila Nova de Gaia, é uma frequência do Monte da Virgem. Logo, será, evidentemente, 96.3 RADIO 5. E porque é que é evidente?
Deliberação da Estádio do Barreiro:
É pretensão do operador a alteração do projeto para temático musical e a futura emissão em associação num projeto comum a designar como “Rádio Metropolitana” com os serviços temáticos musicais atualmente denominados Rádio 5 FM e Rádio 5 FM Póvoa de Varzim (em associação), atualmente a ser desenvolvido de forma partilhada pelos seguintes operadores de rádio. É de salientar que o acordo formulado entre os operadores visados para a produção partilhada e transmissão simultânea da programação, nos termos do n.º 2 do artigo 10.º, só produzirá efeitos se a ERC autorizar a modificação do projeto requerida pela BAOBAD – Comunicações e Publicações, S.A. para a Rádio Estádio 96.2 MHz.
Esa deliberação foi aceite, portanto, o acordo de partilha de produção e associação está em vigor. Além disso, se colocaram a denominação Metropolitana, vamos ter duas rádios a emitir com a mesma designação? Evidentemente que não, nem seria legalmente possível tal coisa. É óbvio que eles no post se estão a referir à frequência cabeça da rede que é 96.3 de Espinho. De bónus, a rádio Metropolitana do Porto vai emitir ainda na Póvoa de Varzim e no Barreiro. E, atenção, não acho que seja sequer descabida a transmissão no Barreiro, de uma rádio mais popular. É diferente da Amália e não vejo em Lisboa, excetuando nas bordas, ou seja no Ribatejo e no Alentejo, um produto que ocupe esse espaço. Ainda para mais, sendo um emissor da margem sul, tem tudo para correr bem. E não pensem que a palavra Porto vai criar urticária. Não vai, não. Se fosse numa rádio classe A, aí seria diferente.
Imaginando que, por um mero acaso, estão as duas com a designação Metropolitana. Com a descrição do alcance do emissor, se não for 96.3 e os apêndices para o Minho e Lisboa, só há cinco hipóteses:
1. Nova Era, 101.3
2. Sudoeste, 102.7
3. Nova, 98.9
4. RECORD 95.5 - como disse hoje, constou-me que a IURD estará eventualmente vendedora, mas seria mais Vila do Conde
5. Sintonia Feirense - 92.0, deslocalizado para o Monte da Virgem
Não incluo 104.7 porque não acredito que a ANACOM autorizasse a RCF a ir para Gaia, o Monte da Virgem tem campo aberto para zonas onde os 104.7 Antena 3 Minhéu são necessários.