Autor Tópico: CMR  (Lida 182863 vezes)

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: CMR
« Responder #750 em: Agosto 15, 2025, 08:33:38 pm »
Será  que a Tania Laranjo tem ambições politicas?

Fiquei com essa ideia ao ouvir mais uma maratona de reportagens dos incêndios.

Um discurso marcadamente político ( demagógico,  por sinal( e nada próprio de um jornalista...

Dentro do mesmo grupo já têm um sr. General que insinuou que poderia ser candidato pois recebe o apoio das pessoas nas redes sociais... É por isso que os "justiceiros" das TVs têm de ser controlados, isso é muito perigoso.
« Última modificação: Agosto 15, 2025, 08:36:37 pm por radiokilledtheMTVstar »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #751 em: Agosto 15, 2025, 09:38:58 pm »

Um discurso marcadamente político ( demagógico,  por sinal( e nada próprio de um jornalista...

Não deve ter. Mas é fácil ser-se contra nesta altura. Especialmente pela falta de posição marcada que o responsável governamental vem demonstrando. Agora é aquela altura em que a crítica é fácil. 15 dias e já toda a gente se esquece...
« Última modificação: Agosto 15, 2025, 09:42:17 pm por Memorias da Radio »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #752 em: Agosto 16, 2025, 12:01:10 am »
Era uma pergu nta retórica.
De qualquer aquela forma de fazer reportagem, na base da emoção  fácil  , para mim está  longe de ser um teabalho jornalístico.
Conheco a mal, não sou telespectador da CMTV e so ouvi hoje com mais atenção e já  percebi muitos comentários que dela circulam por aí...

pdnf

• Hero Member
« Responder #753 em: Agosto 16, 2025, 02:47:31 am »
Essa Senhora só lhe interessam as audiências. Se tiver de lucrar com a desgraça alheia, não tem qualquer problema. Em todo o caso, esta semana vi partilhado no LI um excerto em que ela referia que passou toda a manhã a avisar para a desgraça que ia acontecer e que ninguém foi lá por meios no terreno. Mas a mulher acha que a ANPC afeta os escassos meios no terreno em função das baboseiras debitadas na CMTV?

Falaram aí do Pedro Mourinho e da filha, mas não tem comparação possível, em termos de cumprimento ético e deontológico. Comparável a TL só a Judite de Sousa a fazer reportagem ao lado de cadáveres em Pedrógão, mas aí há uma desculpa, a senhora estava francamente mal emocionalmente.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Espectro Radiofónico

• Jr. Member
  • **
« Responder #754 em: Agosto 16, 2025, 08:30:27 am »
Pedro Mourinho é um caso à parte. É um senhor e um dos melhores da sua geração. É conciso, objectivo, de raciocínio equilibrado e longe de ser repetitivo, supérfluo ou maçador comparativamente com as outras jornalistas em apreço.

É no puro direto que se realça o profissionalismo que se tem, ou não, porque estar à frente de um monitor ou de um teleponto, até eu com a minha barriguinha, como dizia o saudoso Jorge Perestrelo.

Se peca por estar onde está? Talvez, mas ninguém o empurrou para lá. Foi uma escolha ao que consta, não apenas mas também, devido a algum descontentamento com o canal de Queluz após o regresso como enviado especial à guerra na Ucrânia.

Já me cruzei com ele dois pares de vezes, mas não posso dizer que o conheço. Conheço sim o seu trabalho e a sua carreira desde o primeiro momento, com início na rádio durante os anos 80, incluíndo curiosamente a boa e antiga CMR e a partir de 90 na televisão, onde passou por todas, leia-se RTP, SIC/SIC Notícias, TVI/CNN e agora o NOW.
Saudações Radiofónicas,

Espectro Radiofónico

• Jr. Member
  • **
« Responder #755 em: Agosto 16, 2025, 09:10:19 am »

Não sei se é a isto que se refere, mas ontem num dos diretos (ainda antes de se saber da primeira vítima e que o Governo interrompeu as férias), o que ouvi Tânia Laranjo dizer foi qualquer coisa como: "não posso deixar de mostrar a minha indignação, porque o país está a arder e o Governo está de férias".

Pois bem, se isto é coisa que um jornalista possa dizer? Sim, pode. Pode dize-lo aos amigos, conhecidos, familiares e outros. Dizê-lo em antena, na minha modesta opinião, não.

Só que a questão é mais abrangente que isto. É transversal a vários órgãos de comunicação social, mormente linhas e diretivas editoriais. Muitos jornalistas, alguns dos quais tinha em boa conta, estão a desviar-se daquela que é a sua função principal, informar, para se tornarem em opinion makers, ou se quiserem influencers.

As perguntas muitas vezes já são feitas com base em pressupostos por si assumidos, cuja pretensão subjacente é que o entrevistado corrobore o que jornalista quer ouvir como resposta.

Este caminho não é saudavel para o jornalismo sério e isento como se quer. Felizmente ainda existem boas excepções, mas até quando?
Saudações Radiofónicas,

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #756 em: Agosto 16, 2025, 12:56:26 pm »
A referida senhora numa situação normal já estaria em casa depois de estar a um passinho de morrer carbonizada, se ainda continua ali só demonstra uma fome por audiências inacreditável.
Mas não queria estar a focar-me na CMTV quando até a RTP, não pelas declarações mas pelas imagens em loop, não faz muito melhor.

pdnf

• Hero Member
« Responder #757 em: Agosto 16, 2025, 03:13:26 pm »
A referida senhora numa situação normal já estaria em casa depois de estar a um passinho de morrer carbonizada, se ainda continua ali só demonstra uma fome por audiências inacreditável.
Mas não queria estar a focar-me na CMTV quando até a RTP, não pelas declarações mas pelas imagens em loop, não faz muito melhor.
Não faz grande diferença quando, na prática, particularmente nestes especiais, a CMR é um mero retransmissor do áudio da CMTV.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #758 em: Agosto 16, 2025, 06:09:43 pm »
Essa Senhora só lhe interessam as audiências. Se tiver de lucrar com a desgraça alheia, não tem qualquer problema. Em todo o caso, esta semana vi partilhado no LI um excerto em que ela referia que passou toda a manhã a avisar para a desgraça que ia acontecer e que ninguém foi lá por meios no terreno. Mas a mulher acha que a ANPC afeta os escassos meios no terreno em função das baboseiras debitadas na CMTV?

Falaram aí do Pedro Mourinho e da filha, mas não tem comparação possível, em termos de cumprimento ético e deontológico. Comparável a TL só a Judite de Sousa a fazer reportagem ao lado de cadáveres em Pedrógão, mas aí há uma desculpa, a senhora estava francamente mal emocionalmente.
O Pedro Mourinho é um caso à parte está aqui neste grupo porque assim quer e deve ser bem pago, pois bem podia estar noutro lado e o estilo dele não mudou por ter vindo para aqui, continua tão bom como era nos outros, mas ele é uma excepção.
Em relação à filha da Tânia Laranjo, claro que entrou por causa da mãe, mas aos poucos, do muito pouco que tenho visto, parece-me estar a melhorar e a  não ir pelo estilo da mãe, acabando até por ser mais sóbria, sendo que já fez de tudo um pouco, inclusive apresentar jornal, ou trabalhar na rádio.

Atento

• Hero Member
« Responder #759 em: Agosto 16, 2025, 11:28:56 pm »

O Pedro Mourinho é um caso à parte está aqui neste grupo porque assim quer e deve ser bem pago, pois bem podia estar noutro lado e o estilo dele não mudou por ter vindo para aqui, continua tão bom como era nos outros, mas ele é uma excepção.
Em relação à filha da Tânia Laranjo, claro que entrou por causa da mãe, mas aos poucos, do muito pouco que tenho visto, parece-me estar a melhorar e a  não ir pelo estilo da mãe, acabando até por ser mais sóbria, sendo que já fez de tudo um pouco, inclusive apresentar jornal, ou trabalhar na rádio.

A Laranjo filha fez estágio/formação avançada no El Mundo e teve uma grande nota...
« Última modificação: Agosto 16, 2025, 11:32:36 pm por Atento »

joao_s

• Hero Member
« Responder #760 em: Agosto 17, 2025, 04:54:30 pm »
Ainda sobre Pedro Mourinho, que deve andar na casa dos 53, lembro-me do programa “Caderno Diário” do antigo “Canal 1” (C1) da RTP, tratava-se de um magazine informativo totalmente estruturado para os jovens, que foi para o ar em finais dos anos 80, início dos 90. Uma breve nota sobre a RTP desse período, desdobrada em marcas como C1, TV2, RTC, foi o melhor período do operador público de televisão que tenho memória. Dada a situação atual, custa a crer que a RTP desse tempo batia-se entre as melhores da Europa, sendo, por exemplo, a programação bem superior, em toda a linha, à congénere TVE (via as duas, portanto podia comparar). Na imprensa, podia ler-se secções de crítica à programação de TV e globalmente, eram bastante honrosas. O Expresso, por exemplo, enaltecia a RTP desse tempo. Começa a TV privada, o discurso mudou para o oposto, manipulador, sempre no intuito do “bota abaixo”.

Na rádio, Pedro Mourinho (posicionamento e timbre de voz bastante radiofónicos) fez um dos melhores programas que me lembro de ouvir no éter. Foi para o ar em 1999/2000 nos 96.4 NSTALGIA, chamava-se “BBC Passagem Para o Milénio”. Foi um programa de cariz histórico, desde 1950 até 2000, em que cada programa, de periodicidade semanal, correspondia a um ano. O ouvinte podia inteirar-se dos acontecimentos que marcaram esse ano, nas mais diversas áreas, e conhecer a música que o caracterizou. Interesse cultural e informativo elevado. Hoje, atribuía uma apreciação de 19|20 (escala 0-20).

Boxx

• Hero Member
« Responder #761 em: Agosto 17, 2025, 10:20:13 pm »
Ainda sobre Pedro Mourinho, que deve andar na casa dos 53, lembro-me do programa “Caderno Diário” do antigo “Canal 1” (C1) da RTP, tratava-se de um magazine informativo totalmente estruturado para os jovens, que foi para o ar em finais dos anos 80, início dos 90. Uma breve nota sobre a RTP desse período, desdobrada em marcas como C1, TV2, RTC, foi o melhor período do operador público de televisão que tenho memória. Dada a situação atual, custa a crer que a RTP desse tempo batia-se entre as melhores da Europa, sendo, por exemplo, a programação bem superior, em toda a linha, à congénere TVE (via as duas, portanto podia comparar). Na imprensa, podia ler-se secções de crítica à programação de TV e globalmente, eram bastante honrosas. O Expresso, por exemplo, enaltecia a RTP desse tempo. Começa a TV privada, o discurso mudou para o oposto, manipulador, sempre no intuito do “bota abaixo”.

Na rádio, Pedro Mourinho (posicionamento e timbre de voz bastante radiofónicos) fez um dos melhores programas que me lembro de ouvir no éter. Foi para o ar em 1999/2000 nos 96.4 NSTALGIA, chamava-se “BBC Passagem Para o Milénio”. Foi um programa de cariz histórico, desde 1950 até 2000, em que cada programa, de periodicidade semanal, correspondia a um ano. O ouvinte podia inteirar-se dos acontecimentos que marcaram esse ano, nas mais diversas áreas, e conhecer a música que o caracterizou. Interesse cultural e informativo elevado. Hoje, atribuía uma apreciação de 19|20 (escala 0-20).

Creio que comecou na RFM, onde chegou a apresentar o café da manhã e o arco do triunfo (à tarde), lembro-me também de um programa de novidades mais rock / alternativo que passava aos sábados às 22h (optimo para gravar K7…).

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #762 em: Agosto 20, 2025, 07:31:44 pm »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #763 em: Agosto 20, 2025, 08:49:54 pm »
Pedro Sousa é o novo director executivo da CMR:

https://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/20250820-012330-pedro-sousa-e-o-novo-diretor-executivo-da-cmr

Substitui alguém?
E se significar sair daquelas maratonas na Now onde só está lá para criticar a opinião dos outros... é um bom passo para ele.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #764 em: Agosto 20, 2025, 11:37:11 pm »
Pedro Sousa é o novo director executivo da CMR:

https://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/20250820-012330-pedro-sousa-e-o-novo-diretor-executivo-da-cmr

Entra como diretor executivo para a rádio alguém que tem zero experiência para a rádio. Muito bem, Medialivre.

Não só não se resolvem alguns temas da rádio como se alarga a isto...